Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Acidentes com ralos de piscinas não são suposições, são fatos comprovados!

- 17 de fevereiro de 2009
Por estes dias o Jornal Nacional da poderosa TV Globo, noticiou com destaque o caso da brasileira Paula Oliveira, que supostamente teria sido atacada por supostos neonazistas na Suiça. Após noticiado pela mídia suíça de que a brasileira não estava grávida, e levantando-se a possibilidade de autoflagelo, criou-se um mal estar entre Brasil e Suiça. Nada tinha sido provado, mas mesmo assim a TV Globo mostrou o caso e autoridades brasileiras, incluindo o Presidente Lula, manifestaram-se mostrando indignação pelo ataque. Suposto ataque.

Em que pese minha tristeza por esta tragédia ocorrida com Paula Oliveira e sua família, (lamento principalmente pelo pai de Paula, visivelmente abalado, mas sempre gentil com a mídia) quero mostrar aqui minha indignação com a TV Globo, que até hoje tem ignorado os vários acidentes causados por ralos de piscinas assim como tem ignorado o caso de Flavia, noticiado por outras mídias e bastante pela TV Record, como por exemplo na excelente reportagem do DOMINGO ESPETACULAR.

A TV Globo, pela abrangência e alcance que tem, poderia prestar um grande serviço à população se mostrasse o caso de Flavia e todos os outros acidentes causados por ralos de piscinas, alguns muito recentes, como o do menino Gabriel de 10 anos, (Dezembro de 2008 – mencionado no vídeo do Domingo Espetacular – no link acima) que teve o braço sugado em Franca no interior de São Paulo e da menina Jaqueline, de 13 anos, (Janeiro de 2009) no estado da Bahia, que como Flavia, teve seus cabelos sugados pela força de sucção de um ralo de piscina. Assim como outras vítimas desse tipo de acidente, Gabriel e Jaqueline faleceram. Flavia, mesmo em coma, está viva para contar sua história, para lutar contra a impunidade, para pedir celeridade da justiça para ela e para as demais vítimas. Flavia está viva para alertar outras pessoas sobre o perigo existente e real dos ralos de piscinas. A TV Globo poderia, se quisesse, divulgar TODOS OS ACIDENTES causados por ralos de piscinas. A TV Globo poderia, se quisesse, ALERTAR a população sobre um perigo que é real e não suposição.

Até o próximo post.

24 comentários

Semeando disse...

Bom dia, Odele
eu tinha um blog chamado "Ser Mãe é uma Bênção" qdo conheci vc...
mas agora meu endereço mudou e hoje te encontrei novamente.
vim ter notícias da Flávia e dizer que estou solidária contigo nesta batalha.
conte comigo e com minhas orações nesta sua missão de não se calar diante de tanto descaso.
um forte abraço e fique com Deus.

Paula Raposo disse...

Concordo inteiramente contigo. Se quisesse, poderia...beijos.

Anônimo disse...

E por serem factos comprovados são, cada vez mais, menos desculpáveis.

peciscas disse...

A TV Globo poderia divulgar esses acidentes reais, se quisesse.Mas, pelos vistos, não quer.
Perguntamo-nos porquê.
Talvez porque o seu projecto jornalístico passa mais pelo imediatismo sensacionalista do que pelo dever de prestar um serviço público que poderia salvar vidas. Penso, aliás, que não são só as estações subsidiadas pelo estado que devem prestar esse tipo de serviço.
Mas, um pouco por todo o lado, este tipo de "joanalismo" está a campear. Ainda por cima, pouco honesto e nada rigoroso. Ou seja, dá-se a notícia sem se procurar a veracidade dos factos. Assim, quantas vezes, logo a seguir, verifica-se que as coisas não eram o que inicialmente se disse que eram.
Por exemplo, noticiou-se, há dias, o caso de uma adolescente de 15 anos que teria sido mãe de um bébé, cujo pai teria 12 quando a criança foi gerada.
As imagens mostram um garoto com aspecto mais do que infantil a acariciar o bébé, ao lado de uma jovem muito mais madura do que ele.. Fica-se logo a duvidar da veracidade da história.
Depois, aparecem mais dois jovens a reclamarem a paternidade da menina. Estão em curso testes de ADN para se averiguar o que realmente se passou.
Mas, a notícia já foi dada e circula por todo o mundo.
E o próprio pai do "menino-pai" já foi dizendo que quer ganhar dinheiro com a história.
E a gente fica a pensar que, afinal, são estes casos que interessa divulgar.
Tristes tempos, estes!

Daniel Savio disse...

A TV Globo só quer máterias que deêm ibope...

você que é uma fonte de noticias real, pois tenta informar a todos sobre o perigo de algo supostamente inofensivo.

Fiquem com Deus, menina Odele e menina Flávia.
Um abraço.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele
Terá a TV Globo receio de enfrentar os ricos e poderosos preferindo abdicar por isso de prestar um serviço informativo de qualidade?
Provavelmente será mas, se for mesmo esse o caso, a TV Globo receberá em troca aquilo que merece por esta pecaminosa omissão que espelha o espírito que rege um canal até agora com tanto poder de penetração.
Quem vende a alma, ou seja a capacidade de produzir noticias de utilidade pública, cedo ou tarde ficará a falar sozinho.
Façamos pois um cordão humano virtual contra a TV Globo até que esta se digne olhar para o que não deve ficar escondido.Porque nós somos uma força. Porque os ralos das piscinas podem matar e destruir pessoas inocentes. Porque é nosso dever alertar. Porque o caso de Flávia não pode ficar adormecido.

Abraço

Unknown disse...

Pois é minha querida Odele,
a TV Globo se quisesse podia, mas não quer, talvez lhe interesse casos que lhe dê mais audiência, não importando o facto de serem meras suposições.
Sabe que mesmo na informação nem sempre se trazem os casos que merecem mais atenção, respeito e divulgação! É tudo um jogo de interesses, ainda bem que existem sempre as excepções.

Beijinhos para si e Flavinha,
Ana Martins

Sandra Rocha disse...

Quando poderiamos ter os media do nosso lado apenas nos ignoram, será que não pensam que um dia pode acontecer a um filho deles? Parece que não.
Um beijo para você e para a Flávia.

♥Frann♥ disse...

Olá.passando p/ conhecer o blog....estava lendo sobre a história de sua filha,eu sinto muito,mas desejo a vc muita força sempre,Deus não dá fardo pesado a ombros fracos.Fique com Deus.

Anônimo disse...

Odele querida,
Tudo bem?
Eu desejo que sim.
Nofundo , no fundo, tudo é aquela velha questão de interesses, infelizmente.

Uma boa tarde para vocês, beijinho carinhoso, Cris

Anônimo disse...

Odele querida
Como vai voce? Sempre na luta. Um dia a justica vencera.
Passei pra deixar meu abraco e um beijo grande pra Flavia
Fique com Deus

Fatyly disse...

A Tv Globo não quer mas se todos nós escrevessemos a solicitar, exigir e pedir o que referes?

Eu vou tentar como ainda não desisti de Brasília.

Quanto ao caso da moça na Suiça, realmente foi confirmado - aqui em Portugal - que ela própria causou danos no seu corpo.

O que o Peciscas escreve é a mais pura verdade.

Beijos e não vou desistir tá?

Betty Vernieri disse...

Odele, sou suspeita para comentar sobre a Globo porque tenho restrições ao tipo de jornalismo que a emissora apresenta. Não gosto mesmo. Porém, por ser a de maior alcance e audiência, valeria, e muito, uma reportagem mostrando o perigo que se esconde nos ralos das piscinas. E, claro, daria também maior visibilidade ao caso de Flavia, podendo até influenciar na decisão judicial.

beijinho

Murilo Battisti disse...

Odele,
Não espere nada da rede Globo. A Globo é o exemplo típico da mídia brasileira golpista e manipuladora. São muitos os casos em que a mídia só pensa em seus interesses e esquece o que é realmente importante. Os jornalistas não lembram do que aprenderam na faculdade: que são os vigias da sociedade e que possuem uma função social extremamente importante. E o resultado é sempre lamentável.

gostaria de deixar aqui dois textos que escrevi há algum tempo, para se tiver tempo, você dar uma olhada:

http://www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=7070&id_noticia=1846

http://www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=7070&id_noticia=1793

um grande abraço a você e à Flávia!

Murilo

Luci Lacey disse...

Odele

A Globo, visa somente, primeiro lugar, e tambem gosta de exclusividades, lamento esta postura, porque o Brasil, necessita tanto de um jornalismo correto, mais humano.

Beijinhos

Anônimo disse...

Só acreditando em Papai Noel!
Sabe Odele, acredito mesmo na força dos blogs. Um sempre colaborando com o outro e assim caminhamos.
Quantos por aqui passam, sempre picando cartão, rs?
Doces beijos em vocês!!!
Eliana.
mariortizdamiao@superig.com.br

Maria Sá Carneiro disse...

Olá Odele:

Passei aui para te deixar um abraço.

Maria

Anônimo disse...

MINHA AMIGA, A GLOBO NAO TEM ITNERESSE EM NADA QUE ELA NAO DÊ O PONTAPÉ. NO CASO DA ANA VIRGINIA, A GLBOOG DISSE QUE SÓ DIVULGARIA SE FOSSE A PRIMEIRA.

É UAM PENA.Ö A IRRESPONSABILIDADE DESSA IMPRENSA BRASILEIRA É TERRÍVEL

DEIJOS PARA VC E PARA FLÁVIA.

Cadinho RoCo disse...

É um tanto difícil dizer dos interesses que pairam pelas emissoras de televisão. Por algum motivo, que não sei qual é, a Rede Globo não pautou ainda sobre o caso da Flávia que merece sim ser destacado. O melhor é não precipitar e nem se sentir excluída porque isso não leva a nada. Mais dia menos dia, quem sabe, a Globo surge com bela reportagem sobre a Flávia e essa questão dos ralos das piscinas. Só advirto que entendo não haver da sua parte, Odele, promover o caso específico da Flávia. Este interesse tenho eu que, enquanto jornalista e radialista percebo haver motivo de sobra para que aconteça uma matéria específica da Flávia e que dá inclusive margem para desdobramentos seríssimos. Esta é proposta minha.
Cadinho RoCo

Å®t Øf £övë disse...

Odele,
Infelizmente os mídia, como é o caso da TV Globo, só estão interessados em fazer notícia daquilo que é sensacionalista, e que vende. É verdadeiramente lamentável.
Bjo.

Nuno de Sousa disse...

Pois é Odele podem não notíciar mas tu com este blog e todos os amigos que te acompanham vão divulgando, acredito q um dia esses acidentes deixem de acontecer para bem da nossa sociedade.
Todos juntos e que Justiça seja feita.
Bjs doces em Flavia e outra grande em ti amiga Odele.
Bom fds,
Nuno

. intemporal . disse...

E venho deixar um beijo amigo e sentido a Odele, e outro do tamanho do mundo a Flávia.

De onde venho, a história de Flávia é conhecida por muitas pessoas, que algures na Ásia, se prontificam nesta aproximação de solidariedade.

Sempre,
____ p.

Cristiane Marino disse...

Olá Odele!

Eusou nova na blogosfera, estou desde janeiro. E ultimamente encontrava em alguns blog´s algo sobre "a Flavia" mas ainda não tinha parado para ler, hoje acabei encontrando seu blog e fiquei comovida, eu não consigo encontrar palavras para te escrever, nesse momento prefiro deixar o silência atônito de alguém que ficou extremamente abalada com a notícia. Talvez na época eu tenha visto no jornal, mas não me recordava do caso. Sinto muito! Mas, eu voltarei!

Anônimo disse...

Pois é Odele, a TV Globo, que deveria prestar serviços que ajudem a comunidade, tem deixado a desejar.
Só transmite aquilo que lhe covém é por isso que a TV RECORD está crescendo a cada dia mais.
O Povo não é burro!
Se a população fosse mais alertada sobre o assunto creio que tragédias como essas poderiam deixar de acontecer, sem contar que o 'povo' tem voz e quando pressiona as autoridades, eles tomam providências. Aposto que se todos soubessem desses acidentes, providência descentes seriam tomadas.
Deus te abençõe em sua luta.
Boa semana

Related Posts with Thumbnails