Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Ralo de piscina: Mais uma vítima já em 2009

- 3 de janeiro de 2009
bahia 03.01.2009 - 08h35

"Morre garota que teve cabelo puxado por sugador de piscina em Jacuípe. Redação CORREIO.


Morreu na madrugada deste sábado (03) no Hospital Geral do Estado (HGE) a garota de 13 anos que teve os cabelos puxados pelo sugador de uma piscina na região da praia de Jacuípe, no Litoral Norte, segundo informações da Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel).
De acordo com informações da 26ª Delegacia (Vila de Abrantes), Jaqueline Resende Almeida Santos, chegou a ser socorrida por banhistas nesta sexta-feira (02), quando teve o princípio de afogamento após ser sugada pelo filtro da piscina.
Veja também:
Ao ficar presa em sugador de piscina, garota tem princípio de afogamento

Para saber mais: Blog Flávia vivendo em coma "
Fonte:
Correio 24 horas.Globo.com

Lamentavelmente o ano de 2009 já contabiliza mais este acidente causado por ralo de piscina. Desta vez, uma menina de 13 anos, morreu hoje na Bahia.

Lamentavelmente os meios de comunicação de massa, notadamente a TV, (com exceção da TV Record) e revistas de grande circulação como Veja e Época, assim como os jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo, não têm me dado atenção quando solicito que divulguem de forma constante esses acidentes, com o objetivo de alertar as pessoas para este perigo causado por NEGLIGÊNCIA de quem vende os equipamentos de sucção de piscinas sem adequada e suficiente orientação, e de quem administra piscinas de uso público e coletivo. Além do mais, caso quisessem divulgar, bastaria essas revistas, jornais e TV, pesquisarem no Google, e veriam o grande número de referências ao caso de Flavia, em coma há quase 11 anos por causa de um acidente com ralo de piscina.

Uma das revistas acima, escreveu dias atrás em matéria de CAPA!: "A trágica história de amor da atriz Susana Vieira com o ex policial militar Marcelo Silva que morreu....".

Os senhores acham que a infeliz história de amor da atriz Susana Vieira é trágica?!

TRÁGICO senhores editores das Revistas Veja e Época, é ver que pessoas, principalmente crianças, continuam morrendo por acidentes causados por ralos de piscinas.

TRÁGICO senhores editores das revistas Veja e Época é ver que os senhores se preocupam em publicar assuntos que envolvem celebridades, porque sabem que vão aumentar a venda de suas revistas, mas não cumprem seu papel social de informar a população sobre o PERIGO EXISTENTE NOS RALOS DE PISCINAS, que conforme vem sendo mostrado e documentado no blog de Flavia, continuam fazendo vítimas, continuam matando pessoas, na maioria das vezes, crianças.

A Mídia precisa divulgar COM DESTAQUE esses acidentes. Os responsáveis por eles precisam ser RIGOROSAMENTE PUNIDOS! Falta mídia, falta divulgação. Falta justiça, falta punição. Como no caso de Flavia, que há quase ONZE ANOS espera por ver EXEMPLARMENTE CONDENADOS os responsáveis pela fabricação e venda, (JACUZZI DO BRASIL ) pela instalação e mantutenção do ralo da piscina, - Condomínio Jardim da Juriti - Moema - São Paulo, que causou o acidente que deixou Flavia em coma vigil irreversível.

Meu nome não é Odete, como algumas pessoas escrevem nos comentários, é Odele, com L e não com T.
Obrigada.

32 comentários

  1. Odele,

    É muito triste começar o ano lendo outra notícia dessas...

    ResponderExcluir
  2. Mas não há maneira de parar com esses assassínios??!! Eu fico tão revoltada que nem sei que dizer! O lucro fácil é mesmo mais fácil do que dar a conhecer e exigir justiça. Muitos beijos, daqui. Com indignação pelo que ocorre sem que a justiça se faça!!

    ResponderExcluir
  3. Mais do mesmo.
    A hipocrisia dos Mídia é absurda.
    É tempo de dizer BASTA.
    Os responsáveis têm de ser punidos.
    Os técnicos das empresas que fabricam e instalam Ralos das piscinas, têm de fazer um esforço acrescido, para resolverem de uma vez por todas, este grave problema, repensando novas formas de montagem e redimensinamento, sem descorarem, os imprescindíveis testes de segurança, antes da primeira utilização, prevenindo assim acidentes.
    A manutenção e constante vigilância diária, na medição e registo das potências aplicadas nas piscinas, tem de ser obrigatória.
    Enquanto estas normas mínimas não forem aplicadas, as piscinas continuarão a ser armadilhas mortais para os utentes.
    Mais uma vez repito...
    É tempo de dizer BASTA.

    :|
    bjs Odele e Flavia

    ResponderExcluir
  4. Odele,

    boa tarde!


    Abri recentemente um blog e linkei você, espero que não se importe. Eu não tenho como ajudar, talvez seja esta a forma em que posso fazê-lo, se tiver algum problema para vc me avise, por favor. Queria te dizer que minha filha acompanha a sua ela sempre te lê, sempre se emociona e de certa forma ela divulga porque a vejo conversar com as colegas sobre o caso da Flávia.

    bjs

    bjs

    ResponderExcluir
  5. É tão fácil evitar estes acidentes... ainda ninguém pensou em colocar uma rede para protejer? Sei lá... tanto Engenheiro e nenhum inventa uma defesa?
    Isto é exasperanre e triste, muito triste mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Odele,

    eu fui no seu blog e saí pegando tudo que podia! Fico satisfeita em ver que você aprovou!
    Confesso que minha filha e eu nos sensibilizamos muito com a história da Flávia e com sua luta.

    Eu vi que outra crianças faleceu e isso me deixa engasgada. SE eu puder e como puder eu vou tentar ajudar a divulgar o seu blog!

    Muito Obrigada pela visita
    Mamis

    ResponderExcluir
  7. Paula e Delfim,

    Não é difícil evitar esses acidentes.
    Primeiro: O fabricante deveria avisar em seus manuais e de forma ostensiva sobre a correta instalação e manutenção desses sistemas de sucção.
    Segundo: Os locais onde esses equipamentos são instalados, deveriam seguir rigorosamente as instruçoes do fabricante.
    Terceiro: As autoridades competentes deveriam exercer FISCALIZAÇÃO nos dois itens anteriores e no caso de haver falha de qualquer das partes citadas, aplicar PUNIÇÃO EXEMPLAR.

    Simples assim.

    E por que não se faz isso?!

    Que interesses - econômicos ou seja lá quais forem - podem ser mais importantes do que a vida de todas essas vítimas?!

    ResponderExcluir
  8. É triste que estes casos continuem a acontecer e quem pode e deve não toma providências.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. poxa,mais um caso? meu Deus do céu, que tristeza... querida Odele, eu mesma já sugeri esse tema para a TV Vanguarda daqui de São José dos Campos, inclusive, se me permite, citei seu blog, mas, até agora, não houve nenhuma matéria, talvez ainda estejam montando, pois não faz tanto tempo assim, e também acho incrível e horrível a mídia trazer a vida pessoal de artistas que soam apenas como "ibope" e não darem tanta importância ao que realmente é necessário como esse alerta que você sempre faz, querida, fique com Deus, pois, não consigo mais escrever, estou indignada!!!! beijão...
    isa
    artemanhadecroche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vítima inocente da incúria de fabricantes que não alertam para uma montagem eficaz e até os próprios deveriam fazer a fiscalização da montagem. O que interessa é vender para facturar quem deveria fiscalizar esses sistemas de sucção.
    Subscrevo na íntegra o teu grito de revolta perante esses "monopólios" e perante a "imprensa cor-de-rosa" que até metem nojo com as fofoquices habituais.

    Aos pais os meus sentidos pêsames e se prosseguirem com uma eventual acção acautelem-se porque poderão dizer "que a culpa foi vossa por deixarem a sua filha sozinha".

    Delfim: uma rede mesmo do tipo coador não é eficaz porque o problema está na força da sucção que leva a colar, tipo íman e que só desligando a maquinaria é que deixa de "sugar".

    Um HORRORRRRRRRRRRRRRR!

    Força Odele e vamos continuar a denunciar estes casos e o teu que tenha para breve o que todos nós esperamos: JUSTIÇA!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Odele, li a notícia também, e vim trazer meu abraço solidário, sincero. Que Deus continue confortando seu coração e dando-lhe forças para continuar sua luta.
    um beijo, grande menina

    ResponderExcluir
  12. Odele,
    Ano novo... mas tudo na mesma. E para comprovar isso, já há vitimas neste novo ano que ainda agora se iniciou.
    O principal problema dos mídia, é que nos enchem de futilidades, porque infelizmente ainda é isso que mais vende. O que só nos vem provar que vivemos num mundo onde só o superficial e aparente interessa ao grande público, enquanto os graves problemas continuam a ser ofuscados pelas luzes das celebridades.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  13. Odele...
    Lamento que esto continúe sucediendo...
    Lamento que otra niña sufra como Flavia...
    Lamento que la justicia sea tan lenta...
    Lamento que las normas de seguridad no cambien...
    Deseo de corazón que el 2009 cambien algunas cosas!!!!!!!!!!!!
    Un beso desde Argentina!!!!!
    Fabi, de Construyendo Caminos

    ResponderExcluir
  14. Que mais será preciso para que quem pode pôr cobro a estas tragédias acorde e tome medidas decisivas? Quantas mortes mais, quantas vidas destroçadas, serão precisas?
    E, realmente, qual o papel dos órgãos ditos de informação nas nossas sociedades? Esclarecer, informar, servir os interesses e direitos do cidadão comum? Ou mexer e remexar nas pequenas questões (travestidas de uma importância que não têm) que vendem e puxam audiências?
    Para a gente que dirige esses órgãos o serviço público que seria denunciar a negligência, a cupidez do lucro, por um lado, e alertar para a necessidade de se tomarem medidas de ordem legilativa e técnica que impeçam a repetição destes absurdos acidentes, não tem nenhum interesse.
    Mas nós não desistiremos.
    Mas tu não desistirás.
    E este blog será sempre um local de denúncia, de inconformismo, de luta!

    ResponderExcluir
  15. Odele, querida,

    Logo que vi a noticia no site Terra , corri para avisa-la. Voce já publicara o post, atenta como sempre à esse grande perigo.
    Eu rezo por sua menina, e sempre que posso menciono os casos e a necessidade de se enfrentar os grupos poderosos que nao querem a segurança de nossos filhos. Um abraço, querida.

    ResponderExcluir
  16. É Odete, imagino como vai ser trágica uma história de mais uma morte "continuada" pela negligência.

    Só aqui que ficamos nesse marrasmo para não cobrar o real papel que um governante deveria ter, cuidar do bem da população.

    Fiquem com Deus, Odele e Flavia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Simpática Amiga:
    Um mensagem poderosa. Linda!Extraordinária, que se sente poderosamente!
    Possui um génio criativo de enternecer e maravilhar
    Um texto/poético doce e de fascínio, sem fim...nunca acaba...nunca termina.
    Queria deixar-lhe algo, que é meu:
    O profundo valor da existência que está patente em mim, conheço-o.
    Bem demais!
    Coabito na compreensão dos que me amam. Sinceros. Puros. Ternos. Entendedores.
    Não vou falar do amor, porque há amor. Estou certo disso. Disso posso estar certo e convicto.
    Que alguém valioso como um tesouro escondido descortine a pureza e beleza do seu extraordinário e fantástico Ser.
    Beijinhos de imensa amizade, estima e respeito.
    Bem-Haja amiga!
    Deslumbrado pelo seu imenso encanto...

    pena

    OBRIGADO por existir e pela sua amizade para comigo.
    Um beijinho especial, terno e belo para a deliciosa e linda Flávia de todos os sonhos.

    ResponderExcluir
  18. QUE TUS SUEÑOS SE CUMPLAN EN EL 2009
    SALUDITOS

    ResponderExcluir
  19. É a segunda visita que faço ao seu blog... Da primeira vez fiquei muito chocado com isso e li vários posts tentando entender como isso poderia acontecer.

    Agora, retornei pois encontrei o link dizendo que outro caso parecido com o de Flávio aconteceu em 2009 e fiquei chocado novamente.

    Admiro sua força e sua determinação. Como forma de solidarizar contigo e participar mais do seu espaço, vou linkar o seu blog no meu espaço, ok? Talvez se cada um fizer um pouquinho mais, as coisas possam ser melhores em nosso país. Somente talvez...

    Fique com Deus e que 2009 traga forças renovadas e excelentes notícias para você e para a Flávia.

    ResponderExcluir
  20. Ohhh mi amiga!!!...pero hasta cuando!!!...he sentido mucha tristeza, no puedo entender que aún sucedan más casos.
    Tesoro espero que hayas pasado días bonitos, es mi deseo, abracitos tiernos!!!

    ResponderExcluir
  21. Odele querida, parabéns pelos 2 anos de blog!
    Que você continue alertando muitos, apesar da imprensa (com exceção) rede Record que tem feito tudo para mostrar o que o povo precisa realmente ver! Claro que não gostaríamos de notícias tristes assim, mas que a atenção fosse realmente dada a quem merece!
    Super beijos à você e Flavia.
    Beijos do coração!!!
    Eliana.

    ResponderExcluir
  22. Queria amiga,
    mais uma trágica morte a lamentar, parece que não há quem detenha estes estafermos incompetentes.
    Às vezes dá a impressão que se fala para o pinóquio, esta corja que só vê números permanece intocável e sem assumir responsabilidades. Por isso o número de vítimas aumenta sem contemplações. É simplesmente horrivel!!!!

    Dois beijões bem grandes, um para ti, o outro para Flavinha.

    Ana Martins

    ResponderExcluir
  23. Odele

    Comecar o ano com uma noticia desta, um acidente que poderia ser evitado.

    A perplexidade ainda me mata, as coisas erradas, se repetem dezenas de vezes e a justica nao toma providencia.

    Lamentavel!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Amiga, é de estarrecer ler tantas notícias ruins e fatais. Concordo com vc quando critica revistas que vendem a vida das celebridades em vez de cumprirem seu papel social.

    Minha filha me pediu para enviar para ela toda a história da Flavia para levar para o seu professor da Faculdade, que parece que tem acesso à mídia que precisamos. Vou ver isso direitinho, pois sei como precisamos que o assunto seja tratado: sem sensacionalismo, com respeito e responsabilidade.

    Qualquer notícia, eu mando por e-mail. Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  25. Vim aqui pq acabei de ler a noticia dessa morte.Mais uma resultante da inresponsabilidade e da falta de compromisso com o outro ser humano,o usuário que paga caro por um serviço que não vale zero,pois oportuniza a morte principalmente de crianças.Lembrei de você e de Flavia.Será que não há nada que se possa fazer contra esse tipo de gente?

    ResponderExcluir
  26. Cara Odele,
    É triste ver como grandes meios de comunicação (e outras empresas) "enchem a boca" para falar de responsabilidade social, mas na hora de fazer sua parte abandonam qualquer responsabilidade e pensam apenas em seu míseros e sujinhos lucros de venda.
    Não compro Veja, nem Época, nem nenhuma revista de grande circulação nacional, simplesmente porque não acredito em veículos famosos de grande circulação. Prefiro procurar notícias honestas em blogs honestos, solidários, preocupados com o verdadeiro bem-estar das pessoas e com a divulgação de fatos importantes de verdade. Esse é meu grãozinho de areia. Se revistas como essa existem, é porque populações inteiras as compram, procurando historinhas de celebridades. Uma vergonha.
    Para você, um abração e um grande desejo de esperança para esse ano que começa. Que seja o ano em que a justiça tire a venda dos olhos, se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  27. Odele!

    Tua coragem me anima, me faz acreditar.
    Nada escapa a justiça.
    Precisamos acreditar nisto, seja qual justiça for for.
    Sobre as revistas e os meios de divulgação não tenho nada a acrescentar.
    A razão está com você e ponto final.

    E que a mãe desta menininha possa ser tão forte e audaciosa como você é.


    Um beijo nos seus corações
    :)

    ResponderExcluir
  28. Thais Ishiy05 janeiro, 2009

    Odele,

    Você é uma guerreira, mtos já devem ter lhe dito isto, me admira sua força, seu carinho e seu amor...
    Continue lutando por justiça! O que mais me deixa indignada é saber que a empresa que causou essa dor tão grande a sua familia esta impune e ainda tem crescido cada vez mais, isso não pode ficar assim!!!
    Vamos as ruas, vamos protestar! Vamos nos unir e fazer a justiça acontecer!!!

    Um grande abraço,
    Thais

    ResponderExcluir
  29. Odele,

    Confesso que foi um choque ler esta notícia logo no início do ano!

    Um forte abraço
    Sérgio

    ResponderExcluir
  30. ....

    Não é apenas trágico. É confrangedor, aberrante, incompreensível, revoltante.

    Beijos à Flávia.

    Um abraço para ti

    ResponderExcluir
  31. Um abraço enorme querida amiga...sei que temos que continuar a denunciar...beijos...

    ResponderExcluir
  32. Odele, primeiro obrigada pela sua visita ao meu blog, ainda estou no começo, mas espero que ele venha a somar na sua luta, já conheço a sua historia há algum tempo e ela me sensibiliza muito, pena que não aconteça o mesmo com a justiça brasileira...carinho
    Cristina

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails