Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Programa Dia a Dia da Band alerta para o perigo dos ralos de piscinas

- 8 de julho de 2009
No final deste post o vídeo da reportagem apresentada na BAND, programa DIA A DIA, nesta terça-feira, dia 07.07.2009, mostrando o caso de Flavia e outros acidentes causados por ralos de piscinas.

Embora não tenha sido mencionado na matéria, a pessoa que faz a simulação da sucção de cabelos por um ralo de piscina, (poderia ser uma criança de cabelos compridos mergulhando e os cabelos se aproximando do ralo...) é o Sr.Augusto Araujo, Presidente da ANAPP e Diretor da empresa Sodramar, fabricante de sistema de sucção de piscinas. A participaçao de Augusto Araújo enriqueceu muito a reportagem, pela forma didática e esclarecedora com que ele abordou o assunto. Meus cumprimentos também ao Sr.Paulo César, dono de uma academia que oferece aulas de natação, por "fazer questão de não colaborar com a falta de responsabilidade".

E duas correções: O reporter diz:..."As fábricas já inventaram esta tampa chamada anti-hair que impede que os cabelos fiquem presos.."

O repórter se equivocou: Aqui no Brasil, infelizmente, o único fabricante de sistemas de sucção de piscinas que importa a tampa anti hair é a empresa Sodramar. E esta tampa não é compatível com todos os modelos de ralos: Quadrados, redondos, retangulares. Por isso a Sodramar está importando algumas tampas americanas para adaptar nos drenos nacionais. Disse-me ainda o Sr. Augusto que o Depto. de Engenharia da Sodramar está desenvolvendo uma ferramenta nova que será compatível com quase todos os drenos existentes no Brasil. Tenho certeza de que tanto a ANAPP quanto a empresa Sodramar estão dispostas a orientar, informar e dividir seus conhecimentos sobre segurança nas piscinas, com outras empresas do setor, não importando se são concorrentes ou não. O que importa é evitar acidentes e tragédias como as que temos visto acontecer, com Flavia, Rafael, Gabriel, Jaqueline....

O reporter diz:
..."a mãe de Flavia "processa" o condomínio e o fabricante do ralo..."

O processo foi encerrado em março de 2009. Processei. Por onze anos processei. Por onze anos esperei por justiça para Flavia. Mas o fabricante do ralo que sugou os cabelos de Flavia não foi co-responsabilizado pelo acidente. E a justiça para Flavia não se fez por completo.

Assistam o vídeo e saibam que evitar este tipo de acidente não é difícil, mas exige responsabilidade e respeito com a vida humana.
Até o próximo post.

30 comentários

Anônimo disse...

Odele, mais uma vez você está fazendo um grande trabalho de orientação e prevenção à sociedade.

Parabéns!!!!!

Tandai

Fatyly disse...

Mais um trabalho feito "com o coração nas mãos" onde o acidente de Flávia teve eco na PREVENÇÃO.
Que te dizer mais? que nunca desistas porque essa tua solidariedade não tenho como adjectivar e deixo o meu simples OBRIGADO e abraçando-te digo-te que te amo, que amo Flávia e que chorei e vou publicar.

Aquele chamego amigo de sempre e para sempre

Isabel Filipe disse...

Oi Odele ...

acabei de ver e ouvir ...
(por acaso até foi na Fatyly, onde estive 1º) ....

fico sempre com o coração partido ...
sem palavras e sem saber o que dizer ...

somente reiterar que te considero a MAIOR MULHER, que aguma vez conheci.

beijinhos
isabel

Anônimo disse...

Odele

Essa é a missão de flávia. Em meio a sua dor que é visivel nos seus olhos e na sua fala, você cumpre sua jornada e se torna um anjo junto com sua filha nesse caminho difícil.

um abraço forte

Rose

Paula Raposo disse...

Neste pc aqui em casa não tenho som, não posso ouvir.
Toda a força do mundo te desejo! Muitos beijos.

El Angel de cari disse...

Olá! obrigado pela visita a minha página. Eu coloquei o vídeo sobre o mesmo Flavian.

Eu admiro a sua força, gostaria de dar um beijo para Flavia, em nome da minha filha Carina. Até breve.

Zé Povinho disse...

Os Estados, que gostam de ser considerados Democráticos e avançados, estão cada vez mais dominados pelo poder económico, e a Justiça, que se diz igual para todos, é sempre mais favorável a quem tem posses e pode contratar os melhores causídicos, afinal aqueles que por coincidência ajudaram a redigir as leis em vigor.
Democracia e Justiça? Mitigada talvez, porque não somos todos iguais nos direitos e perante as leis.
Quando não se faz Justiça há sempre vítimas a lamentar, que são aqueles para quem a Justiça não funcionou.
Abraço do Zé

cris disse...

Vim pela mão da Fatyly, Querida.
Disse-o lá, digo-te aqui, do coração: Quanto te admiro, Querida!
Tu és sem dúvida das Pessoas Bonitas que conheci. Tenho, temos, aqui em casa, o maior orgulho de fazeres parte da nossa vida, tu e a nossa Flávia.
Por tudo o que nos dás, por tudo o que fizeste pela minha filha, ficar-te-ei para sempre eternamente grata.

Beijo no sol de esperança das tuas mãos, Amiga, e, um beijito doce na ponta do nariz da nossa Flávia.

Cris, Maria João e Ana Rita e, com um carinho muito especial, da minha mãe, a Avó Edu que sempre pergunta por vós.

Branca disse...

Olá querida Odele,

Vinda da Fatyly e depois de ler e ouvir tudo, só posso sentir uma enorme admiração por ti, pela esperança e pela coragem que continuas a ter. O teu amor de mãe é tão imenso como o Universo e a tua generosidade sem limites.
Obrigada por seres quem és.
Beijinho imenso.
Branca

Rosamaria disse...

Odele, infelizmente não pude assistir, vi agora aqui. Como sempre tu te sais bem e tua voz ha de servir para que não aconteça mais o que aconteceu com a Flavinha.

Bjim pras duas.

Anônimo disse...

Você é uma grande guerreira ! Que Deus possa cada dia renovar suas forças assim como as águias renovam suas penas e derrubando todas a dificuldades chegar ao final da guerra vitoriosa !
Eu perdi um sobrinho por negligencia medica recentemente, que bom que vc tem a Flávia !De verdade !
Uma Quinta maravilhosa pra vc

R.Almeida disse...

Para além de revelar uma dor que não se apaga, este programa tem uma componente didáctica muito forte. As pessoas começam antes de deixar os seus filhos entrar dentro de àgua a preocupar-se em olharem o fundo da piscinas e a verem como é que o sistema de sucção está instalado. É um despertar de consciências daqueles que cuidam dos que amam, contra a incuria daqueles que oferecem bens de consumo nem sempre com condições de segurança padrão.
Sem que ninguém note, sem o glamour das noticias nos midia, fica a pergunta no ar de quantas vidas Odele salvou, alertando para estes perigos. Heroina anónima,em gestos humanitários e altruistas,sofrendo a dor que jamais se apagará cumpre uma missão invisivel aos olhos de tantos.
A nossa vida começa a ter valor quando a entregamos totalmente ao serviço de nosso próximo.
A nossa dor existe mas deixa de ser sentida nos momentos em que evitamos a dor dos outros.
Beijos

SUELY disse...

Sim, Odele... Tudo neste mundo tem sua razão de ser. Flavia e vc certamente têm missoes nobres. Que suas esperanças sejam constantemente renovadas para que possa continuar seu trabalho. Vc é fantástica. Certamente vc sabe que Flavia percebe tudo que faz. E a presença constante ao seu lado é um gesto que inigualável. Que Deus continue a abençoá-la com muita saúde e força, preservando a serenidade em todos os momentos.

Adao Braga & Kaio Borges disse...

Desde o ano que participei da Blogagem coletiva que tenho conhecimento.
A empresa não ter sido co-responsabilizada, é aceitável dentro do argumento de que A JUSTIÇA continua com suas vista com o tapume que lhe posto sobre os olhos.
Por outro lado, a situação em que Flavia se encontra, mesmo não tendo a justiça, co-responsabilizado a empresa, depõe contra ela, e seus produtos, e agora contra sua moral, ética e respeito aos consumidores.

Obrigado querida, pela torcida e pela divulgação.

peciscas disse...

Já tinha visto, no fimal de Quarta-feira, directamente no sítio da Bandeirantes, o vídeo desta reportagem. E devo dizer, apesar das correcções que aqui deixas (designadamente foi pena não ter sido destacada a presença do Sr Augusto Araújo) que considerei esta peça, como a melhor que já vi, focando o caso da Flavia e a questão da prevenção de acidentes nas piscinas.
Tudo o que é dito é muito esclarecedor e, como já foi referido, é um serviço público de grande valor.
Esperamos que estas contribuições, não podendo, infelizmente, devolver a saúde à nossa querida Flavia, contribuam, no minímo para que os responsáveis acordem de vez para a necessidade de se criar regulamentação muito exigente e rigorosa no que se refere à construção, administração e manutenção das piscinas, públicas ou privadas.
E, é claro, nõa poderia deixar de me referir à tua presença, Odele, neste programa. Já outros o disseram, mas eu quero reforçar a tua enorme dignidade, o modo exemplar como colocas as responsabilidades junto de quem as merece e, sobretudo, a forma tão contida como consegues exprimir os sentimentos que carregam o teu coração de tristeza.
Não me canso de dizer que és uma mulher fora do comum, que se admira, que se ama, que se apoia e com quem se vai até ao fim do mundo.

Betty Vernieri disse...

Odele,

Que bom ter conseguido converter o vídeo. Achei o programa bastante esclarecedor, e divulgar é importantíssimo.
Mesmo tendo um bloguinho nada popular vou postar também, visto que se for lido por uma só pessoa já será mais uma informada.

beijinho

Juani disse...

quizas algun dia la justicia para flavia llegue al final, espero que lo consigas
saluditos
p.d. te sigo leyendo aunque no te comente, solo que en mi vida ahora esta un poco ajeteadra con la operacion de mi hija y la proxima. un beso

Elisabete Cunha disse...

ODELE
VOCÊ SABE QUE SEMPRE ESTAREI AO LADO DE VCS!

Letícia Losekann Coelho disse...

Odele,
Tu és dessas pessoas que fazem a diferença para vários! Admiro muito tua luta e a guerreira que tu és.
Tu presta um serviço público, informando as pessoas dos perigos em relação aos ralos e bombas de sucção. Tu e Flávia foram injustiçadas pela "justiça brasileira"... E mesmo passando por isso tua chama não se apagou... E tua luta continua!
Beijos Odele, em Flávia também.

Anônimo disse...

Odele, querida, sem dúvida, a " dor tatuada" deve ser triste demais, e, é impossível não desabar.
Beijos à Flavinha e a você, mulher de fibra!!!
Eliana.

Anônimo disse...

Odele, acabei de ver o vídeo do programa no blog da Grace. Quero deixar com você o meu carinho, respeito e admiração. Você está administrando essa dor com muita maestria porque luta por uma causa que pode causar grande sofrimento para outras famílias. Meus parabéns.
Beijocas
Yvonne

. intemporal . disse...

.b.o.a. .t.a.r.d.e. Odele

venho agradecer a visita ao Intemporal

deixar um beijinho para Si

deixar um beijinho para Flávia

e este vídeo já o assisti algumas vezes no blogue da Fatyly.

.u.m.a. .b.o.a. .s.e.m.a.n.a.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele

A tua presença, os teus alertas, a tua forma de falares sobre Flavia, são marcas que vão ficando e que já se tornaram uma referência.
Porém, e vendo o que a empresa Sodramar está a fazer no sentido de que os seus equipamentos sejam dotados de toda a segurança e, nesta perpectiva, sejam obviados os possíveis acidentes com os ralos das piscinas, de que infelizmente o caso de Flavia não é único, revolto-me com a indiferença da Jacuzzi e com a sua impunidade perante uma justiça que tardou e não se completou.
Hoje no meu blogue deixaste um comentário que me tocou fundo. Foi aquele a que te referiste a eu ter considerado o nascimento do meu neto como algo de muito especial.
Sei que tu sentiste que nunca irás ter esse neto de Flavia porque o percurso de Flavia foi interrompido e as alegrias simples duma vida normal lhe foram vedadas.
Odele, não desistas da tua luta por justiça. Não sei onde está a justiça nem onde se fará mas tem que ser nalgum lado.

Abraço

Luci Lacey disse...

Odele

As informacoes do video, sao muito importantes.

Beijinhos para as duas e boa semana.

Unknown disse...

Odele que todas as mães que se queixam de seus filhos se espelhem em teu exemplo. Copiem tua coragem, tua garra e teu amor. Todas nós viemos com um karma, o teu é mais pesado e o cumpres com carinho e muita dedicação.
Assisti ao vídeo do programa agora, é comovente a tua luta diária e espero que os Espíritos de Luz contiuem a iluminar vocês duas com esta chama de amor.
Beijos no coração de vocês.

Estela disse...

Olá Odele
No G1 tem uma notícia de mais uma vítima. Desta vez foi a bomba d euma piscina na Tailândia.
Veja no link abaixo
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1227795-5602,00-MENINO+MORRE+SUGADO+POR+BOMBA+DE+PISCINA+NA+TAILANDIA.html

um abraço
força na sua luta

Andrea Tikhomiroff disse...

Ia passar o link da Globo mas já fizeram isso. Infelizmente essas notícias sempre nos remetem de volta à história de Flavia...

Beijos!

Andréa

Beezzblogger disse...

acabei agora de ver, no blog da Luma, e não esperava outra coisa que não fosse o confirmar da tua força. Bem haja pela divulgação, a Flavia está feliz por poder ajudar outras crianças a se precaverem contra este problema.

Beijão às duas pelo vosso empenho.

Beezz

Nuno de Sousa disse...

Olá minha doce e amiga Odele,

Ando com meus comentários e visitas super atrasadas devido a cursos que tenho andado a tirar e que me afasta da net, hoje consegui vir aqui ver o seu vídeo e como é comovente te ouvir falar e como me sinto sensibilizado ao te ver e ouvir... não tenho palavras para descrever o que sinto... mas é mesmo como dizes quero manter sempre a esperança que um dia possamos ter s Flavia de volta, se não for assim a vida fica difícil... vamos mantendo a esperança ok...
Coloquei em meu blog este vídeo e texto caso não autorizes retiro, claro.

Bjs enormes em ti e outros bem doces na minha linda Flavia...
Adoro-vos,
Nuno

Paula disse...

Olá amiguinha!
Sei que onze anos é muito tempo, mas temos que ter esperança que a Flávia saia de coma.
Estive a ler e a ver o vídeo no Blog do Nuno Sousa e já tenho acompanhado outras mensagens que ele adiciona. Fico emocionada porque sou mãe e avó e não dá para imaginar o que é ter um desgosto destes, tudo por falta de segurança.
E as vítimas continuam, li também a mensagem do menino que foi vítima na Tailândia, é muito triste!
Este Blog é muito importante para divulgar estes casos, ainda bem que existem pessoas como você, ara o fazer.
Vou copiar o vídeo e colocá-lo no meu Blog.
Um grande beijinho,
Ana Paula

Related Posts with Thumbnails