Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

O estado de coma de Flavia é irreversível. E minha dor também

- 28 de fevereiro de 2009
O julgamento do processo de Flavia lá em Brasília, está se aproximando. Por isso é importante relembrar:
Reportagem da Semana (07.12.2008) do Domingo  Espetacular  da  TV Record.
(A divulgação deste vídeo tem por objetivo alertar as pessoas para o perigo dos ralos de piscinas que se instalados de forma irregular, podem prender embaixo dágua, matar ou deixar uma pessoa em coma. No caso de Flavia, ela ficou presa ao ralo pelos cabelos. Este é portanto, um vídeo de utilidade pública)

Também para relembrar, os réus do processo de Flavia são:
JACUZZI DO BRASIL – fabricante que vendeu o ralo sem adequada orientação técnica ao consumidor,(condomínio) quanto ao potenciais riscos de seu produto caso fosse instalado de forma inaquedaqua. Por exemplo superdimensionado. Foi o superdimensionamento do ralo a causa determinante do acidente que deixou Flavia em coma vigil irreversível.

CONDOMÍNIO JARDIM DA JURITI - Av.Juriti,541 - Moema - São Paulo, prédio onde morávamos e onde ocorreu o acidente com Flavia. Substituiu - sem orientação técnica - o equipamento de sucção da piscina. O motor de potência de 0,50 cavalos foi substituído por outro de 1,50 cavalos com potência superior em 78% o que deixou o equipamento superdimensionado e fora dos padrões de segurança, conforme perícia técnica anexada aos autos do processo de Flavia.

AGF BRASIL SEGUROS. – Seguradora do Condomínio. Não pagou, quando por mim solicitada, o seguro de responsabilidade civil existente no condomínio, vindo a fazê-lo 1 ano e 11 meses após, mediante ordem judicial mas sem juros nem correção monetária

São muitas as mortes causadas por ralos de piscinas, muitas delas documentadas neste blog. No vídeo acima, apenas alguns exemplos desses acidentes que infelizmente, tendem a continuar se a IMPUNIDADE também persistir.

Meu advogado, Dr.José Rubens Machado de Campos esteve em Brasília e me confirmou que o julgamento do processo de Flavia, vai mesmo ter início no próximo dia 03 de março. Mas Dr. José Rubens me adiantou sobre a possibilidade do julgamento não ser concluído no mesmo dia, se algum dos ministros julgadores pedir para examinar o processo.

Quero agradecer a todas as manifestações de apoio e solidariedade do Brasil e do exterior, para comigo e Flavia, neste momento que se aproxima a sentença há mais de 10 anos por nós esperada. Que os senhores ministros possam ter a mente e o coração iluminados para julgar este processo.

Que o acidente ocorrido com Flavia possa servir de alerta para todos. Que sirva de alerta para pais, mães, avós.... para que saibam do perigo existente nos ralos de piscinas. Que o acidente ocorrido com Flavia, sirva de alerta para Clubes, Parques Aquáticos, Motéis, Condomínios e Empresas Fabricantes de sistemas de sucção de piscinas, para que se conscientizem da necessidade de devidamente orientar e informar seus clientes sobre o potencial risco de seus produtos, caso venham a ser instalados e mantidos de forma inadequada. Que ninguém mais morra ou fique em coma por acidentes causados por ralos de piscinas funcionando de forma irregular.

E que após o julgamento do processo de Flavia pelos senhores ministros de justiça, eu e Flavia possamos finalmente descansar desta longa e dolorosa luta por justiça, sabendo que apesar de nossas vidas destroçadas, nossa cidadania foi plenamente exercida e nossos direitos totalmente respeitados. Que assim seja. Amém.

Transcrevo aqui alguns textos de solidariedade que li em blogs do Brasil e do exterior, que estão divulgando o julgamento do processo de Flavia lá em Brasília.

DO BLOG LUZ DE LUMA – Brasil
“Luma, já comentei até com a Odele, o problema da Flavia vira e mexe aparece aqui nos Estados Unidos. Mesmo que em canais brasileiros, o importante é divulgar, já que muitas pessoas de outras nacionalidades assistem estas TVs. Tem que dar certo, vai dar certo este julgamento””

Todoyda – (Estados Unidos) Sexta Feira, 27 de Fevereiro de 2009 – 11:59:00 PM
“Estou torcendo para que esse assunto se encerre agora. E que seja feita justiça, mesmo depois de tantos anos”.

Cejunior – (Brasil) Sexta-feira, Fevereiro 27, 2009 – 11:28:00 PM
“Finalmente. Esperemos que Deus ilumine os juízes e que se faça efectivamente justiça”

 Elvira Carvalho – ( Portugal) Sexta-feira, Fevereiro 27, 2009 – 07:53:00 PM
“Que Deus ilumine os homens que realizarão os trabalhos e que Flávia e Odele recebam finalmente o auxílio de que necessitam para o tratamento. E que os irresponsáveis sejam punidos e toda sociedade testemunha de que a impunidade não é uma força indestrutível neste país.”

Denise Rangel – (Brasil) - February 28th, 2009
“O que uma mãe pode esperar da Justiça deste país?
Uma indenização decente para que possa dar uma vida digna que o caso em questão exige. Nada mais justo, uma vez que o caso de sua filha é irreversível. Mas dinheiro algum poderá trazer de volta o sorriso de Flávia,seus sonhos desfeitos, sua infância interrompida, sua juventude perdida, quando, aos dez anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo ralo da piscina do condomínio em que morava, em Moema, São Paulo, e que provocou o coma no qual vive há dez anos.”

Denise Rangel – transcrição parcial do texto “Uma Vida Digna para Flavia,” da Blogagem Coletiva em prol de JUSTIÇA PARA FLAVIA, feita em 15 de Setembro de 2008, com a participação de mais de 250 blogs de vários países."

"Esperemos que os senhores juízes saibam ver que justiça, a verdadeira JUSTIÇA, é muito mais do que cingirem-se simplesmente à letra da lei já que esta, necessariamente genérica e limitada, não pode, em rigor, quantificar a dimensão de um crime de irresponsabilidade, que priva uma criança de viver, condenando-a perpetuamente ao "coma".
J.VITOR SILVA – PORTUGAL no post “Brasilia, Superior Tribunal de Justiça”

Meu nome não é Odete, como algumas pessoas escrevem nos comentários, é Odele, com L e não com T.
Obrigada.

37 comentários

  1. Querida Odele, e Doce Flávia, concerteza que irão ter Justiça, nem posso imaginar outro final que não seja esse.

    Aqui, deste lado do Atlântico
    Surge o anseio, Surge a dor,
    surge o pranto Surge a esperança,
    de ver quanto a Justiça feita, reduzirá o sofrimento, e acabará no entanto Com a impunidade,
    E com o espanto...

    Que Justiça seja Feita.

    Beijos para as duas lutadoras, do Beezz

    ResponderExcluir
  2. Querida Odele,
    assino por baixo de tudo o que o nosso amigo Beezz, disse.

    Que Justiça seja feita!

    Beijinhos pra vocês,
    Ana Martins

    ResponderExcluir
  3. Odele
    A justiça não pode ser um conceito vazio. A tua luta trará luz a quem duvida que a força da razão não basta quando não se tem a força dos mais fortes.
    A força, Odele, somos todos nós que dando as mãos formámos uma sólida e gigantesca corrente que permanecerá muito para além do que for decidido em Brazilia.
    Deixei no meu blogue uma flor para Flávia símbolo duma luta universal em que cada um de nós sentiu que devia caminhar contigo.

    Beijos amiga

    ResponderExcluir
  4. O que tem resistido ao longo destes anos é a sua coragem
    saudações amigas

    ResponderExcluir
  5. Agora, que estamos em contagem decrescente das horas que faltam para o julagamento decisivo, é mesmo importante lembrar mais uma vez, não só os dados referentes ao caso da Flavia, como também o que tem sido a tua luta, na procura da Justiça que tu e a tua filha merecem e também o constante alerta para que casos semelhantes não se repitam.
    Tu tens feito deste blog, muito mais do que o espaço onde relatas o absurdo acidente que roubou à Flavia os sonhos e o sorriso.Ele é, também, um leque de solidariedade e de partilha, que abres sobre o mundo.
    Por isso, à medida que se aproxima a hora do julgamento, o nosso sentimento de apoio, o entrelaçar de mãos com que vos envolvemos, fica mais e mais forte, mais íntimo, mais consistente.
    Esperamos, vivamente, que a consciência de quem vai julgar se ilumine e seja sensível à necessidade de, ainda que de modo obviamente limitado (porque como muito bem dizes há danos físicos e afectivos irreversíveis), vos ressarcir de tão profundas perdas.
    Estaremos, nestas como em todas as horas que se seguirem, firmemente convosco.

    ResponderExcluir
  6. Estamos todos juntos em sintonia para que tudo ocorra conforme a justiça deve ser feita;sem subterfugios,sem pseudoatenuantes.Um grande abraço em vocês.

    ResponderExcluir
  7. Neste momento tão importante para ti e todos os que te acompanham nesta luta só consigo dixar-te um abraço bem apertado, daqueles que dispensam palavras...fica a minha amizade e a confiança de que finalmente os culpados sejam castigados...beijos, minha querida...

    ResponderExcluir
  8. Olá, Odele!

    Força!
    Pode ser que desta tenham alguma consideração e ponham a mão na consciência.

    Beijokas para si e para a Flávia!

    ResponderExcluir
  9. Cada segundo dos próximos dias estarei torcendo MUITO e com o pensamento em vocês.

    ResponderExcluir
  10. Aproxima-se o dia, a tua ansiedade é a nossa e de certeza que a sentença será mais breve do que pensas e "Que os senhores ministros possam ter a mente e o coração iluminados para julgar este processo."

    Já respondi ao email e sossega esse teu coração:) porque estarei/estaremos ao teu/vosso lado.

    Subscrevo as palavras de todos os comentadores.

    Um enorme abração do lado de cá do oceano

    ResponderExcluir
  11. Boa Sorte Odele, tenho lido o Blog como sempre e como sei que amanhã acontece o jugamento e não sei se poderei vir aqui te desejar sorte amanhã, venho hoje desejar que a justiça seja feita e que por mais que esses valores em dinheiro não tragam a consciência de Flávia de volta, pelo menos os culpados pagaram caro pelo que fizeram e por sentirem no bolso, talvez sirva de lição e de exemplo para que estes respeitem mais a vida humana, Odele és uma mãe maravilhosa, super-mãe, mãe-coragem, torço pro ti e pela Flávia e espero que Deus a ilumine e deixo aqui meus votos de amizade e de carinho por vocês.

    beijos doces em ti e na Flavia.

    ResponderExcluir
  12. Passo para deixar um abraço, e desejar que se faça justiça, finalmente. Casos desses acontecem em todo o mundo e é preciso que efectivamente se faça justiça, e se tomem providências, para que acabem estas mortes estúpidas. Em Portugal há anos morreram 2 crianças, numa piscina de um parque aquático. Também no Barreiro, quase há dez anos aconteceu um caso com uma jovem mulher, que sobreviveu, mas que está também em coma.
    É preciso que se faça às vitimas e que se tomem providências para que não aconteçam novos casos
    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Odele,

    Estamos a torcer para que seja feita justiça! Que o julgamento de hoje comece e termine e que a decisão seja a única admissível!

    Um abraço
    Sérgio

    ResponderExcluir
  14. Olá Odele,

    Descobri-te, e à tua história, ao teu drama, apenas hoje. Sou seguidora de vários blogs mas acredita que nunca mais deixarei de te seguir. Além de MÃE, és mãe coragem, mãe sofrida, mãe perdida, mãe solidão pela sua sua menina. Que se faça justiça mas, acima de tudo, que Deus te dê a FORÇA que uma Mãe necessita para ver assim a sua menina, a filha que tanto ama. Que Deus te ajude, e a ti e à nossa Flávia.
    Um beijo do tamanho do mundo para as duas.

    ResponderExcluir
  15. Odele, estamos rezando! Que esses senhores sejam iluminados e vejam como é doloroso a omissão que aconteceu com Flávia. Está mais do que na hora da justiça ser feita!
    Beijos menina

    ResponderExcluir
  16. elisabete cuinha02 março, 2009

    ODELE

    Estou do lado de vcs duas sempre!


    beijos

    ResponderExcluir
  17. Odele

    Eu me junto a todos os teus amigos em oração e espectativa que tudo dê certo.

    Bjim e em especial pra Flavinha.

    Vai dar certo!!!!

    ResponderExcluir
  18. Estarei aqui, torcendo e rezando muito, minha querida Odele.

    Grande beijo, em vocês duas.
    ;)

    ResponderExcluir
  19. Vai sim se fazer justiça.
    Um beijo para si,e outro para flavia.

    ResponderExcluir
  20. Olá Odele,
    ...Faz algum tempo que não passo por aqui. Li a noticia no Blog do Vitor Cintra e fiquei muito FELIZ por finalmente se ir fazer justiça.

    Vou ficar torcendo por vocês!

    Beijinho enorme para as duas!

    ResponderExcluir
  21. Finalmente!
    Que se faça justiça para Flavia e Odele.

    bjs Flavia e Odele

    ResponderExcluir
  22. Se me permites deixo uma proposta para uma Blogagem colectiva no dia 3 de Março.
    O tema é o mesmo, Justiça para Flavia.

    bjs Odele e Flavia

    ResponderExcluir
  23. Queridas Odele e Flávia,
    Soube agora, pelo blog da querida Luma, da luta que vcs enfrentam pela justiça e quero deixar a minha solidariedade. Espero que os ministros do Superior Tribunal de Justiça em Brasília compreendam que a impunidade poderá também acontecer nas suas vidas, caso a justiça não seja feita. A impunidade não alcança somente alguns. Quando ela se instala por causa da ausência da responsabilidade para com a justiça, todos os segmentos sociais tornam-se vítimas. Minhas orações e meu carinho para vocês!!

    ResponderExcluir
  24. HOJE dia 3 de Março estou/estamos de mãos dadas com vocês e com o teu advogado, que corra tudo bem por Brasília e que os Srs.Ministros que já leram e releram o processo decidam pelo melhor, como homens das leis, como pais, como humanos...e que acabem de uma vez por todas o teu longo calvário judicial, decidindo como entenderem que deverão fazer.

    UM BOM DIA PARA TODOS, o meu abraço solidário e vai dando notícias.

    Um abraço sincero do lado de cá do oceano e dá um chamego em Flávia

    ResponderExcluir
  25. Odele
    Hoje meu primeiro pensamento e orações foram para que Deus ilumine os juíses que vão decidir o caso da Flavinha. Estamos contigo.
    Bjim grande pra vocês.

    ResponderExcluir
  26. Caríssima Odele....Que a força do pensamento de todos nós e o quanto torcemos por vc e Flávia façam uma diferença e que vcs finamelmente possam ter a tão merecida e esperada justiça.
    Que vc minha amiga ,mãe maravilhosa,tenha mais um pouco desta tua força exemplar...estás chegando! Todo meu carinho Vi

    ResponderExcluir
  27. Odele, assisti ao video, que coisa, às véspera do julgamento e novamente a tragédia acontece para uma outra família. Acredito muito que seja a sua Flávia gritando por justica.

    Que Deus continue te dando muita forca.

    Um abraco

    ResponderExcluir
  28. espero que todo salga bien y por fin la justicia recupere la luz y deje de estar ciega
    saluditos

    ResponderExcluir
  29. Odele, estou aqui em oraçoes...gostaria de ter noticias assimq vc tiver alguma.

    Meire

    http://meiroca.com/2009/03/justica-para-flavia-2/

    ResponderExcluir
  30. Odele, meu coração está com você e Flavia, aguardando notícias de Brasília.

    Que a justiça, finalmente, seja feita!

    beijinho

    ResponderExcluir
  31. Odele,
    que horas teremos notícias?
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  32. Deus levou meu filho ha 1 ano e meio,apesar de náo dizer a ninguem, sinto-me as vezes, miseravel.
    Mas acho, que seria pior,se eu visse todos os dias o meu filho como vc vë a sua. Lamento minha querida por vc e por mim e rogo a Deus misericordia e que Ele perdoe as murmuracoes que a saudade faz a gente deixar escapar. Deus a abencoe.

    ResponderExcluir
  33. olá odele, não tenho muito o que te falar nessa hora tão difícil ,lute percistA E NUNCA DESISTA,SEI BEM COMO É O AMOR QUE TEMOS POR UM FILHO SÃO TUDO EM NOSSAS VIDAS,BJUS NO CORAÇÃO DAS DUAS ...

    ResponderExcluir
  34. Odele, fiquei muito impressionada com a sua história.
    Espero realmente que a justiça do Brasil possa agir com seriedade
    e julgar os culpados devidamente, sabemos que isso não diminuirá seu sofrimento, porém não deixará impune uma trágedia dessa ocorrida por negligência.
    Nunca perca a fé, pois é isso que nos mantém com esperança de um futuro melhor.

    Justiça seja feita!!!!

    ResponderExcluir
  35. Odele, minha querida, li hoje a história de sua amada filha e não tenho como dizer-lhe que és uma lutadora, filha de Deus de verdade. Não tenho palavras para descrever o meu sentimento quando vi sua linda princesa da forma que está. Mas creia num Deus do impossível, da misericórdia. Continue lutando e não desista. Fé sempre! Deus as abençoe. Samya Diniz

    ResponderExcluir
  36. Que Deus abençoe você Flávia.
    E toda a sua família e amigos.
    Sou pai também, de uma filha de 5 anos, e gostaria de compartilhar AMOR. Estou torcendo para que a justiça seja feita, e espero que você, Flavia, saiba que sua mãe e todos ao seu redor te amam muito.
    Paz e Benção.
    Um pai

    ResponderExcluir
  37. Odele, estou nessa luta com você e Flávia!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails