Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Ralos de piscinas: A conscientização deste perigo

- 6 de fevereiro de 2009
No final do post anterior há uma frase minha onde digo:
” .... tenho esperança de que a história de Flavia, possa também conscientizar os fabricantes de sistemas de sucção de piscinas, da necessidade URGENTE de se desenvolver mecanismos de segurança para evitar que seus produtos continuem a oferecer perigo para os usuários de piscinas e a causar acidentes graves e fatais.”

Tenho a satisfação de informar aos leitores do blog de Flavia que essa conscientização por parte dos fabricantes de equipamentos de sucção de piscinas, já começa a acontecer.

Nesta semana fui contatada por e-mail e telefone pelo Sr. Augusto Cesar M. Araujo, Vice-Presidente da ANAPP, Associação Nacional dos Fabricantes e Construtores de Piscinas e Produtos Afins. O Sr. Augusto me disse que graças ao blog de Flavia, ele começou a se conscientizar da necessidade de se buscar soluções para o perigo existente nos ralos de piscinas. E a Sodramar, empresa fabricante de sistemas de sucção de piscinas, da qual é Diretor, já desenvolve uma campanha visando orientar seus clientes na construção de piscinas mais seguras. O Sr Augusto gentilmente me cedeu folhetos de alguns exemplos de instalações para tornar a piscina segura com relação à sucção. São esquemas hidráulicos adotados por construtores do mundo todo.

Nos próximos posts - e aos poucos - estarei divulgando o material que recebi do Vice Presidente da ANAPP. E apenas para exemplificar:

Esta ilustração faz parte do folheto estudado e idealizado pelo Depto. de Engenharia da Sodramar, com o objetivo de tornar a piscina segura com relação à sucção.

Considero muito importante que o material ilustrativo da empresa fabricante do sistema de sucção de piscinas, acompanhe SEMPRE seu produto. E que esse material seja feito em cores vibrantes, (como aqui).
A informação deve ser OSTENSIVA. É isto que se espera do fabricante de um produto que pode - se instalado e mantido de forma incorreta - matar, deixar em coma ou colocar em risco a vida de tantas pessoas: INFORMAR, ORIENTAR, ALERTAR. É isto que se espera.

Com muito gosto divulgarei aqui o nome das empresas fabricantes de ralos de piscinas que após orientação da ANAPP, a exemplo da Sodramar, passem a adotar medidas efetivas para tornar seus sistemas de sucção de piscinas mais seguros.

Muito obrigada e até o próximo post.

35 comentários

Fatyly disse...

Parabéns Odele e a finalidade deste blogue, além de pedir celeridade/justiça na justiça com o processo de Flávia, já deu frutos e isso é muito gratificante.

Os fabricantes/empresas dão-se umas com as outras e a JACUZZI DO BRASIL vai ficar mal no retrato...ohhhh se vai, a não ser que assuma o gravissimo erro que cometeu.

FORÇA, MUITA FORÇA e fico feliz ao teu lado SEMPRE!

Beijos e outro para Flávia.


Já agora também deixo aqui o meu maior apreço ao SR.Augusto Cesar M.Araújo que demonstra ser responsável e humano.

peciscas disse...

Como se vê, muito embora sem a celeridade que todos desejaríamos, vamos tendo frutos desta luta intensa e constante que aqui vais desenvolvendo.
Aqui está um bom exemplo. Este fabricante foi tocado pela tua incessante campanha em torno dos perigos dos ralos das piscinas e tomou uma atitude que teremos de louvar,
E essa solução das válvulas anti-vácuo já eu vi descrita em artigos na internet. Porque esse tipo de acidentes não pode ser encarado como uma fatalidade.Há soluções. A tecnologia não pode ser apenas usada para facilitar a vida mas sim também para a proteger.
Pena é que tenha de haver tantas vítimas antes de se começar a acordar para a realidade.
Estes progressos, devem fazer-te sentir minimamente recompensada pela tua entrega a esta causa.
Claro que é difícil falar em recompensa para quem, como tu, sofreu um tão duro golpe.
Mas,no fim de tudo, que ao menos o sacrifício da nossa querida Flavia não seja de todo desperdiçado e possa contribuir para que algo mude no futuro..
No fundo, ela está a ser como um anjo que sobrevoa as nossas mentes e as alerta.
Um beijo carinhoso para ela.

Jean Fabrício S. disse...

Que bom que os gritos são ouvidos.
Estamos no coro.

Jean F.
http://legitimando.blogspot.com

Betty Vernieri disse...

Odele, é mesmo uma boa notícia. Pena que a entidade demorou tanto tempo para se 'conscientizar da necessidade de se buscar soluções para o perigo existente nos ralos de piscinas'. Se tal conscientização tivesse vindo antes, muita dor e sofrimento seria evitado.

Mas, vamos, sim, com muito gosto, divulgar o nome das empresas que adotarem as normas de segurança para os sistemas de sucção. Conte comigo.

Só uma pergunta: A JACUZZI DO BRASIL faz parte da ANAPP?

Bem, aqui já estamos a postos aguardando o início do programa.

Boa sorte, amiga!

beijinho

Sandra Rocha disse...

É com alegria que li este post, é sempre bom não nos darmos por vencidos, lutando alcançamos aquilo que desejamos.
Esta empresa é de grande valor.

Um enorme beijo para si e para a Flávia.

Lia disse...

Parabéns Odele, é bom saber que seu blog continua a contribuir cada vez mais na ajuda de todos nós e de nossos filhos.
Abraço e bom fim-de-semana para si e para "nossa" Flávia.

Anônimo disse...

Odele, sou neuropediatra e vi ontem e novamente hoje, a reportagem da Flávia. Me solidarizo com a causa de voc~es. Sua filha é linda! Peço a Deus que lhe conserve firme nesa luta porque vc é uma mãe exemplo. Vamos orar para que a justiça seja feita e vcs possam sorrir um pouco. Que Deus abençoe essa família! Um abraço,
Adriana

Anônimo disse...

Acabei de ver a reportagem na RECORD e fiquei pasma,pois sou professora e mãe de uma menina de 9anos mas não sabia que os ralos de piscinas,podem matar!Chamei a minha Vitória aqui para ela ver o seu blog e ver o que aconteceu com a Flavinha...Obrigada Odele pelo exemplo de amor e dedicação à sua filha e à essa causa;evitando assim que outras pessos possam ser viimadas como a sua fiha e tantos outos.Acredite que nada é "por acaso" e que vcs são instrumentos do Pai para a conscientizaçao de algo que parece banal.Deus abençõe e continue te dando força.Temos q exigir dos políticos,uma legislação sobre esse assnto!Bjs o coraão

Anônimo disse...

Odele, somente por meio de seu blog tomei consciência desse terrível perigo que são os ralos de piscina.

Muito obrigada por nos ajudar nessa conscientização.

Obrigada ao Sr. Augusto Cesar M. Araujo, Vice-Presidente da ANAPP, que veio se juntar a nós nessa batalha.

Contem SEMPRE comigo, Flavia e Odele.

Beijão!

Tandai

Unknown disse...

Querida amiga,
a sua luta já está dando os seus frutos, começa finalmente a haver uma preocupação em torno desses produtos, que se mal colocados ou utilizados podem arruinar por completo a vida de muita gente.
Parabéns Odele, pela sua coragem e persistência, pois se assim não fosse até quando tudo continuaria na mesma?
É certo que pelas vitimas destes ralos, já pouco se pode fazer, a não ser continuar a pedir Justiça para lhes melhorar a qualidade de vida, como é o caso de Flavinha.
Mas com este passo muitas outras vitimas se poderão evitar finalmente!

Beijinhos para si e Flavinha,
Ana Martins

Paula Raposo disse...

Algo se começa a vislumbrar e já é bom. Fico contente porque se poderão minimizar riscos que poderiam ter sido evitáveis se houvesse mais consciência e menos a ideia de lucro! Muitos beijos para vocês.

revistaevidencianacional disse...

Odele
Tomei conhecimento do Perigo de Ralos de piscinas e também do triste acontecimento com sua filha Flávia.
Publiquei em:
www.veratabach.blogspot.com e também em
www.gostodeler.com.br (coluna Vera Tabach, que deverá ir para o ar amanhã)
Se precisar de mais divulgação conte comigo:
veratabach@yahho.com.br e
veratabach@vtabach.com.br
Abraço
vera

revistaevidencianacional disse...

Odele
Tomei conhecimento do Perigo de Ralos de piscinas e também do triste acontecimento com sua filha Flávia.
Publiquei em:
www.veratabach.blogspot.com e também em
www.gostodeler.com.br (coluna Vera Tabach, que deverá ir para o ar amanhã)
Se precisar de mais divulgação conte comigo:
veratabach@yahho.com.br e
veratabach@vtabach.com.br
Abraço
vera

Anônimo disse...

Alguma luz no fim do túnel.Se nao para Fl´åavia mas para outras criancas.
Beijos e dais felzies

Anônimo disse...

Odele,

Fico feliz que a sua luta, que já se tornou nossa também, esteja colhendo vitórias, como a iniciativa do Sr. Augusto Cesar M. Araujo.

Assim como o coração deste homem foi tocado com a gravidade do caso de Flavia e de outras crianças vitimadas, o coração dos juízes de Brasília haverão de ser tocados.

Estamos juntos, amiga!

R.Almeida disse...

Sinto-me feliz porque parece que começa a haver uma consciencialização, sobre o real perigo para os ralos de piscinas bem como para outros perigos escondidos em lugares de lazer onde há agua e adultos e crianças se refrescam e se divertem. É bom realçar a contribuição do seu blogue para que as mentalidades comecem a mudar e se possam salvar vidas humanas evitando acidentes. Há muito trabalho pela frente quer em questões de segurança quer em leis que legislem o licenciamento destes lugares públicos bem como dos privados.A voz do blogue de Flavia vai-se fazendo ouvir e ainda bem pois urge acabar com a mortandade e acidentes incapacitantes em lugares agradáveis, concebidos para se passarem momentos de diversão saudáveis e que dão qualidade à vida. A dor que acompanha as vidas daqueles que sobreviveram nunca será apagada, mas no meio desse sofrimento ainda existe alguém que tem forças para previnir que o mesmo aconteça a outros. É o seu caso Odele e tiro-lhe o meu chapéu pelo alerta que através deste blogue e de outras diligências vai dando para que este drama acabe de uma vez por todas. Bem haja por isso.

Cristiane A. Fetter disse...

Graças a Deus.
Ontem a reportagem com você foi mostrada novamente pela rede record aqui nos Estados Unidos.
bjks

Anônimo disse...

Odele.
Não quero apenas me solidarizar com palavras.
Me coloca o sua disposição, para TUDO o que precisar.
Conte comigo.
Abs.

Letícia Losekann Coelho disse...

Que bom que as coisas estão mudando Odele!
Olhei a reportagem ontem, foi ótima!
Beijos

Unknown disse...

ODELE hola gra amiga!!!...Carla ha estado en Laguna ohhh yo no tengo dinero para viajar, en mi próximas vacaciones el destino será Río!!!
Ha vuelto encantada con los paisajes, la atención dispensada SON UNOS TESOROS!!!, ya pondré algunas fotos y videos.
Me alegra tanto que se hayan eco de tu lucha!!!, lo pongo en el blog...FLAVIA besitos, abrazos y para vos también!!!

Anônimo disse...

Meu Deus, até que enfim ... gritos ouvidos, como disseram acima!!!
Odele, lembremos: "Juntos somos mais".
Beijos do coração ...
Eliana.

Anônimo disse...

Passo para deixar uma saudação.

Anônimo disse...

Vi vc na RECORD essa semana aqui na Suiça e vi uma guerreira ,uma doce guerreira,eu continuo na torcida pra justiça ser feita!!!

Nuno de Sousa disse...

Olá minha boa amiga Odele,

Sempre bom e cada vez mais que esssas divukgações se façam pois estes acidentes têm de acabar e já basta a Flavia estar como está esperanço que a justiça seja feita, então que cada vez mais sejam divulgadas estas informações, belo post e interessante,
Uma enomr bjoca e mti Odele e outra na doce Flavia, vocês moram no meu coração.
NUno

Anônimo disse...

Gracias a Dios empezó a tener ECO tu pedido y alerta de PELIGRO de los succionadores que son colocados sin medir consecuencias.
Odele me alegro por ti y gracias porque estás logrando cuidar muchas vidas.
Un abrazo ....Viviana

Nubia Brito disse...

Oi Odele! Fiquei muito contente em ver a campanha, isto mostra que você está sendo ouvida cada vez mais por pessoas relacionadas ao assunto, e que tudo o que fez até hoje foi importante e os resultados são mostrados dia a dia.
Um beijo.

Visite www.arteautismo.com disse...

Odele querida,
Seu grito de alerta e indigninação, ja esta sendo ouvido.....suas denúncias também.
Vai clareando cada dia mais seu caminho em busca de justiça.
O e-mail que voce recebeu do presidente desta empresa é prova real disso.
Um homem honesto e humano começa a produzir planfetos com esta conscientização. Que este folhero voe , voe e acabe nas mãos dos ministros que ao le-los verão que estes ralos realmente causaram.
Estes folhetos simbolizam tambem a luta de uma mãe por sua filha atingida por estes ralos.
A tua luta Odele poderá salvar vidas de outras crianças. Se todas as piscinas do mundo tivessem ralos seguros, não haveria acidentes como o de Flávia e de outras crianças.
Meus sinceros agradecimentos ao Sr. Augusto César por medidas tão seguras. Será um praser comprar de quem se preocupa com seu próximo.
Beijos em Flávia, beijo grande p/ ti Odele.
Ray

nona e eu disse...

olá, forças e fique com Deus, abraços

Anônimo disse...

Odele, você faz um excelente trabalho social ao expor para as pessoas, o que vitimou toda a sua família. Flávia não foi a única vítima neste caso e quantos casos ainda acontecerão até que os fabricantes tomem consciencia do risco que oferecem as pessoas. Clamar e alcançar a justiça é direito de todos. Será que a Jacuzzi se sente tão poderosa que não acata modificações necessárias? Beijus

Unknown disse...

Odele em primeiro lugar queria felicitala pela coragem,e lamentar pelo que esta a passar com a Flávia já a 11 anos.também tenho filhos,deve ser doloroso para si toda esta situação,desejo tudo de bom para ambas,desejo do fundo do meu coração as melhoras para ela e que um dia tudo não passe de um mau sonho,e que o tempo volte atrás,bjs Alexis

Solange Maia disse...

Odele,
Deixo aqui meu carinho e solidariedade.
há sempre uma luz no fim do túnel e um DEUS poderoso a nos guiar.
Conheço o prédio e sua história, sou de Moema tb... conte comigo, nem que seja para estar no "coro" tb de quem clama por um mundo melhor...
Beijo,
Solange

http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

Arnaldo Reis Trindade disse...

De certa forma uma boa notícia Odele, espero que os fabricantes e intaladores destes tipos de equipamentos aprendam e façam as coisas da forma correta para que não haja mais danos as vidas de pessoas inocentes,
espero que esteja tudo correndo bem contigo e com a flávia, sei que tudo é bem complicado e lento nesse país mas como sempre, continuo a torcer por tí e a gritar contigo para que nossos gritos sejam ouvidos, estive pensando em republicar o texto que fiz sobre a história da Flávia ou fazer um novo, quando tiver tempo farei um dos dois e te avisarei, no caso de um texo novo te enviarei para uma rivisão, para não cometer erros.


Beijos e abraço à ti e para a Flávia.

Nilson Barcelli disse...

Dos erros que se cometem e das coisas muito más que acontecem, podem sempre ser tiradas coisas boas.
Oxalá que o que sucedeu com a Flávia não aconteça a mais ninguém.
Beijos.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele

Alegra-me saber que o teu grito, o nosso grito, não foi indiferente e que há empresas que o ouviram e que põem seguranças acrescidas nos seus equipamentos.
Isso só demonstra que uma empresa tanto pode fazer melhor como pode negligenciar. E destas diferenças de actuação podem resultar a diferença entre a vida e a morte, entre a a vida saudável e a incapacitação.
A justiça não pode pactuar com o seu silêncio com as práticas dos que negligenciando tapam os ouvidos à agonia das vítimas numa atitude cobarde.
É bom saber que a nossa voz se ouve. Porque nós nunca nos iremos calar nem te deixaremos sozinha.


Abraço

http://graceolsson.com/blog disse...

Odele, se eu tinha pavor à piscina..agora masi que nunca.beijos, qeuridas e dias felizes

Related Posts with Thumbnails