Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Carta para minha filha em coma, dia das mães, maio de 2019

- 12 de maio de 2019

Bom dia Flavia,

Hoje é Dia das Mães querida e como nos anos anteriores, no dia de hoje, te escrevo esta carta para tentar, através das palavras, expressar sentimentos que seu silêncio tão bem expressa filha.

21 anos.  Já se vão 21 anos filha que não ouço sua voz. Mesmo sabendo que seu silêncio diz coisas que muitas palavras não conseguem dizer, sinto falta de sua voz querida. Sim Princesa, tenho saudades de sua voz, de sua alegria, de seu sorriso gaiato. Saudades de você filha, de nós três juntos, eu, você e seu irmão. Saudades de nós filha.

Flavia , desde a carta que te escrevi no ano passado, algumas coisas aconteceram e que você, por estar em coma, não viu querida.

Nosso Brasil continua difícil, com governantes mais difíceis ainda. O desemprego continua alto e as injustiças sociais também. Temos violência, pessoas morando nas ruas, hospitais sem materiais básicos, pessoas morrendo por negligência. Por fogo, por rompimentos de barragens e lama, por afogamento nas piscinas. Sim, filha, os acidentes em piscinas continuam a causar vitimas, principalmente crianças, como você era na época em que ficou presa ao ralo da piscina onde nadava e se afogou, passando a viver em coma.

Mas temos uma boa noticia que eu já te contei mas vou escrever aqui filha para deixar registrado.

A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, publicou em Setembro de 2018, a atualização da norma 10339 que versa sobre a segurança nas piscinas. A norma, mesmo não tendo força de lei é uma importante referência a ser seguida por todos os proprietários e administradores de piscinas. Lá, na norma 10339, estão mencionados todos os dispositivos de segurança que vão tornar a piscina segura.

Ter a as normas de segurança de piscinas atualizadas filha é um alento neste nosso Brasil onde o que beneficia a população caminha com uma lentidão inaceitável. Espero conseguir que a mídia se envolva em campanhas de divulgação das normas atualizadas e de conscientização para o risco dos acidentes em piscinas que infelizmente seguem acontecendo por todo o Brasil.

Filha, que eu possa seguir cuidando de você como sempre fiz.Com muito amor, mas ao mesmo tempo usando o seu exemplo para que quem sabe possamos evitar tragédias semelhantes a esta que nos atingiu.

E assim seguimos querida, vivendo nosso dia a dia com fé no amor e na esperança por dias melhores para todos nós.

12 comentários

Fatyly disse...

Queria amiga não sei se lês os meu comentários porque não vejo nenhum publicado, mas jamais deixar de dizer o que há anos digo. És uma mulher e mãe com M Grande e fico comovida com estas tuas cartas. Deus...qualquer Deus bem poderia dar-te esse momento mágico.

Sim o Brasil está sobre brasas incandescentes mas o povo votou e não há volta a dar.

Beijos mil para ti e para a tua/nossa Flavia de sempre e para sempre

Artick disse...

🙏🏻

Branca disse...

Um beijo grande para ti e Flávia neste dia da mãe, tu que és a maior força de amor e o maior exemplo de mãe que conheço. Te admiro muito e te acompanho de todo o coração, com muita amizade.

Anônimo disse...

Parabéns,guerreira,você é um exemplo de fé, força e coragem para nós, mães! Beijos de luz, Odele!Ângela Ramos

Márcia G. disse...

Que Deus continue lhe dando resistência, Odele. Vc é um exemplo de mãe.

Vivian disse...

Sempre comovente essa interação entre mãe e filha onde a conversa se dá pela alma e o amor!

Com certeza a Flavinha te ouve e te sente porque este laço é único e indissolúvel aqui, e acolá!

peciscas disse...

Esta carta que anualmente escreves à tua amada filha é sempre comovente. Este ano a carta acompanha a evolução da realidade do vosso país, como querendo manter a Flavia dentro do mundo que a rodeia. E esse fato é também significativo do imenso amor que lhe dedicas.
Um beijo carinhoso para vocês.

Paul Law disse...

Odele e Flavia,

As coisas estão mesmo difíceis, mas creio que depois da noite mais escura vem o dia mais claro. Pelas palavras que leio aqui me sinto próximo de vocês de alguma forma.

Um abraço.

Nanda disse...

Faz dois meses minha mae ta em coma vigil tb

Anônimo disse...

Oi Odele,

Acompanho a sua história e de Flávia há muitos anos. Porém já fazia um tempo que não entrava aqui. Hoje pensei em Flávia. Nós duas temos a mesma idade. Pensei nas coisas tão triviais que faço todo dia, cozinhar, cuidar do meu bebê depois de um dia de trabalho e em como essa trivialidade foi roubada dela. Mas pensei também em como a vida e o acidente dela são a força da sua luta e o motivo que muitas outras pessoas não passarão pela mesma situação. Sou muito grata pelo que você faz, Odele!

Abraço!

Anônimo disse...

Oi Odele,

Acompanho a sua história e de Flávia há muitos anos. Porém já fazia um tempo que não entrava aqui. Hoje pensei em Flávia. Nós duas temos a mesma idade. Pensei nas coisas tão triviais que faço todo dia, cozinhar, cuidar do meu bebê depois de um dia de trabalho e em como essa trivialidade foi roubada dela. Mas pensei também em como a vida e o acidente dela são a força da sua luta e o motivo que muitas outras pessoas não passarão pela mesma situação. Sou muito grata pelo que você faz, Odele!

Abraço!

Anônimo disse...

Nossos corações estão unidos. Nunca resists!

Related Posts with Thumbnails