Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Sucção dos ralos de piscinas. Mais um acidente aconteceu hoje no Brasil

- 9 de fevereiro de 2015
simulação

Nesta segunda feira, aconteceu, infelizmente,  mais um acidente causado por sucção de ralo de piscina. Desta vez uma menina de oito anos, em Santa Maria - RS. Os pais, com uma tesoura, conseguiram cortar os cabelos da criança, livrando-a da morte por afogamento. Encaminhada ao Hospital da Caridade, ainda não se tem notícias do  real estado de saúde da menina.

Fico revoltada com a inércia e o descaso das autoridades, desta vez, do SENADO FEDERAL, que mantém engavetado o Projeto de Lei Federal para Segurança nas Piscinas, projeto esse já  aprovado por três comissões. Essa Lei, se aplicada e fiscalizada com o devido rigor, evitará muitos acidentes causados nas piscinas do Brasil, a maioria deles, fatais, como tenho documentado aqui no blog de Flavia.

Abaixo, transcrevo na íntegra a matéria publicada hoje no Diário de Santa Maria.

"Menina de oito anos tem os cabelos sugados por ralo de piscina em Santa Maria
Ela foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Hospital de Caridade

Uma criança sofreu um acidente em uma piscina de Santa Maria no início da tarde desta segunda-feira. Segundo informações da Brigada Militar (BM), uma menina de oito anos estava brincando na piscina quando teve os cabelos sugados pelo ralo.

A criança recebeu atendimento e foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital de Caridade. O acidente aconteceu por volta das 13h, em uma casa localizada na Rua Silva Jardim, quase esquina com a Rua Visconde de Pelotas, no bairro Rosário.

De acordo com assessoria de Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), que coordena o Samu, a criança estava tomando banho de piscina na casa, por volta das 12h30min, quando a avó estranhou que ela não voltava para a borda. A avó puxou a menina e então percebeu que ela estava com os cabelos presos no sugador. Os pais cortaram os cabelos da criança com uma tesoura e a retiraram da piscina.

Quando a equipe do Samu chegou, policiais da BM já estavam tentando reanimar a criança. Ela foi reanimada e encaminhada ao Hospital de Caridade.

O hospital não confirma o estado de saúde da menina.

DIÁRIO DE SANTA MARIA"



5 comentários

peciscas disse...

Infelizmente os receios e as previsões que fizemos há pouco tempo estão a confirmar-se. Chegou o vosso verão e a falta da Lei de que tanto falamos contribui para a multiplicação de acidentes em piscinas. Esperamos, vivamente, que esta menina, que parece ter sido socorrida a tempo, possa ficar sem sequelas do acidente. Mas não podemos ficar à espera de que mais ou menos sorte decidam da vida das pessoas.
Senhores políticos: não sentem nenhum remorso por adiarem, sem qualquer justificação, a publicação e regulamentação de uma Lei que pode salvar vidas?

Anunciação disse...

Quando será que esse pessoal vai cumprir com suas responsabilidades, meu Deus.

Fatyly disse...

Que tristeza e o combate a esta INCÚRIA continua na gaveta a ganhar bolor!

Mais um caso e tudo que é para protecção dos cidadãos quer por aí, quer por cá... os políticos são o que são e procedem numa indiferença dantesca...mas um dia acordarão porque Deus não dorme!!!!Que mundo cão!

Beijos amiga e mil em Flavia

Anônimo disse...

Odete

Que tristeza e o combate a esta INCÚRIA continua na gaveta a ganhar bolor!

Mais um caso e tudo que é para protecção dos cidadãos quer por aí, quer por cá... os políticos são o que são e procedem numa indiferença dantesca...mas um dia acordarão porque Deus não dorme!!!!Que mundo cão!

Beijos amiga e mil em Flavia

Unknown disse...

Boa noite,

Cheguei até aqui através de uma busca pelo o oléo Dersani, e fiquei SUPER TRISTE, com o drama dessa família. É " REVOLTANTE" que nada seja feito para regularizar e minimizar esse risco. Mas quero dizer, caso ainda não saiba, que há disponivel na internet uma comunidade chamada de " Avaaz.org" A maior e mais efetiva comunidade de campanhas online para mudança social. 499 membros ao redor do mundo, na qual você mãe da Flávia ou qualquer outra pessoa, possa criar sua própria petição e lançá-la no site e daí não será mais só a sua voz a clamar por atenção para esse descaso nas piscinas brasileiras. Por favor faça lá essa petição, faça barulho, faça o que for preciso para que a fatalidade que aconteceu a sua filinha não fique sem resposta. Eu espero receber, brevemente no meu email a sua petição para poder assinar. Vamos lá fazer andar o Projeto Lei parado no Senado.

Força!!!
Jacqueline Martins

Related Posts with Thumbnails