Flavia, no passeio diário ao jardim do prédio onde moramos.
Aqui em São Paulo tem feito bonitos dias de sol. E o calor nos deu uma certa trégua. E nesses dias bonitos, invariavelmente Flavia é levada para passar uma hora no jardim do prédio onde moramos, com os necessários cuidados,obviamente. Se necessário, para proteção dela, ela usa um chapéu e óculos de sol. Os olhos de Flavia são bastante sensíveis à luz solar.
Há alguns anos Flavia foi submetida a um exame oftalmológico que mostrou que a visão dela está preservada, tanto que lhe foi prescrito o uso de óculos com lente, mas a medicina ainda não consegue precisar, como as imagens são processadas no olhar de uma pessoa em coma. Na dúvida, sugiro a quem tem um ente querido nas condições em que se encontra minha filha, que lhe proporcione estímulos visuais bonitos, como por exemplo, um quarto decorado com fotos de pessoas queridas, objetos que a pessoa gostava, assim como levá-la ao jardim para conviver, por uma hora diária que seja, com o vento no rosto, com o verde, flores e o cantar dos pássaros.
Quando os dias estiverem chuvosos ou frios, ainda assim pode-se programar uma hora de estímulos visuais agradáveis para quem vive num mundo de dependência e silêncio. Por exemplo, ler um livro para a pessoa ou um programa de TV. Ambos, cuidadosamente escolhidos, claro.
Bom domingo a todos e até o próximo post.
Em tempo: Quero publicamente agradecer à Betty Vernieri por ter feito, antes o original e agora, algumas atualizações no layout do blog de Flavia, como por exemplo, ter colocado os botões de compartilhamento dos posts, recurso que considero muito útil. Betty, mais uma vez obrigada pela paciência e pelo carinho para comigo e Flavia.
10 comentários
Amiga querida,
Você é um ser humano no qual devemos nos espelhar, desde o caráter impecável até a inteligência, a delicadeza, e a altíssima sensibilidade. A Flavia não poderia ser cuidada por mãe melhor que você.
O post de agora comprova tudo isso.
Um beijinho, com minha eterna admiração e carinho por você e Flavia.
Mais uma vez se comprova o imenso amor e desvelo com que tratas da Flavia.
Essas bonitas flores que parecem acariciar a nossa Princesa certamente que não deixarão de ser para ela estímulos agradáveis.
O chapéu e os óculos de sol são pormenores que mostram que não descuras nenhum aspeto para que a tua filha viva o melhor possível.
Tu, Odele, és um ser humano de dimensão invulgar que deveria ser um exemplo para todos nós e em especial para quem poderia homenagear esse exemplo dando seguimento a uma Lei que continua encalhada nas gavetas do poder.
Odele querida, seu texto é um poema que exprime todo o amor e cuidado que tem com sua filha Flavia. Abracinhos floridos para vocês.
Sue
...você sempre nos encantando,
e deixando lições!
maravilhoso este canteiro de
gerâneos, assim me parece ser,
colorindo o olhar da Flavinha,
que pode não ter coordenação
dos sentidos, mas a alma,
esta com certeza tudo sente,
tudo capta, tudo vê!
beijos, para as duas lindas
guerreiras, exemplo de VIDA!
Vivian
Mais um momento tão bonito, sensível e mágico, que descreves com palavras que nos toca e numa partilha de pequenas coisas que podem marcar a diferença em pessoas no estado de Flavia.
És uma mulher e mãe com "M" grande e uma verdadeira guerreira.
Infelizmente os políticos não estão nem aí...e a Lei pela qual te debateste em prol da segurança de todas as crianças brasileiras...continua a ganhar bolor numa maldita gaveta judicial. Oxalá que a gaveta "ganhe dentes" e morda quem deveria dar seguimento...talvez assim a coisa avance!
Força amiga e gosto muito de vós!
Beijos de sempre e para sempre e mil em Flavia
Querida Odele, passei para dar mais uma olhadinha no seu blog, que me é sempre tão inspirador. Preciso alimentar o meu, mas não sou tão inspirada quanto você, mas quero deixar registrada mais uma vez, minha admiração pelo seu carinho e dedicação à Flávia e pela força nesta sua luta diária, com tanta sensibilidade poética. Obrigada mais uma vez, pelo seu exemplo...
Queridas e inesquecíveis: Odele e Flávia!
Seu exemplo, Odele, alimenta minha alma, ao ver que consegue retirar a poesia da natureza e compartilhar com a Flávia, coisas tão simples e tão importantes da vida. Maia uma vez, obrigada pelo seu exemplo e pela inspiração...
Sua alma é fortíssima, Odele. Entretanto, como é permeada pelo amor, a sensibilidade a domina. Que Deus a abençoe sempre por seu amor infinito.
olá querida Odele, sempre que posso visito esse blog, pq apesar de não conhecer vocês, tenho uma admiração imensa pelo jeito e o carinho que cuida da sua filha Flavia, realmente é algo comovente, que Deus sempre lhe de forças para continuar nessa luta, e que Deus proteja vocês, grandes beijos de uma pessoa que está longe mas sempre torcendo por vocês.. ASS: Izabelle.
Olá!
Achei ótima a sua dica à algumas semanas atrás estava observando o seu blog e é a primeira vez que estou escrevendo tenho um irmão que tem 15 anos e está nas condições que sua filha está os médicos atestaram que seu coma é vigil e achei muito legal a ideia das flores e as dicas, que Deus continue te abençoando és muito forte.