Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

O perigo de aprisionamento nas piscinas do Brasil - um risco à vida, principalmente de crianças e adolescentes

- 1 de março de 2012
Simulação do acidente ocorrido com Flavia

UMA CRONOLOGIA DE CASOS DOCUMENTADOS NA MÍDIA DE MORTES E ACIDENTES DE AFOGAMENTO PELA SUCÇÃO NO RALO DE PISCINAS NO BRASIL

Infelizmente, além dos casos aqui mencionados, inúmeros outros acidentes têm ocorrido no Brasil, causados pela sucção dos ralos das piscinas. Alguns desses acidentes são inicialmente tratados como afogamentos, mas quando se busca a causa, a vítima se afogou porque ficou presa pelo sistema de sucção da piscina. Pelos casos aqui citados, já é possível demonstrar o quanto se faz necessário UMA LEI NACIONAL QUE DISCIPLINE A PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM PISCINAS, obrigando o uso de dispositivos que automaticamente interrompa o processo de sucção das piscinas. Junte-se à esta luta: Divulgue este blog, vamos cobrar posição dos políticos para que haja celeridade nesta Lei que certamente vai salvar muitas vidas.
 

06 de janeiro de 1998
Moema, São Paulo
- Flavia Souza Belo, menina de 10 anos, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina no prédio onde morava. Ela ficou presa em baixo d'água até ser resgatada. Vive em coma vigil desde o acidente.
http://flaviavivendoemcoma.blogspot.com/

10 de janeiro de 2001
Pinheiros, São Paulo
- Marlei da Silva Feliciano, 23 anos, faleceu, após ficar presa pelos cabelos no ralo da piscina do Motel Astúrias que fica localizado no bairro de Pinheiros - São Paulo

13 de março de 2005
Pinheiros, São Paulo
- Lucimeire Pereira dos Santos, 29 anos, faleceu após também ficar presa pelos cabelos no ralo da piscina do Motel Astúrias que fica localizado no bairro de Pinheiros

31 de Janeiro de 2007
Promissão, São Paulo
- Iago Pires, 11 anos, morreu afogado na piscina do clube da cidade de Promissão (SP). Segundo relatos de usuários do clube, Iago teria sido sugado pelo ralo da bomba de sucção da piscina, que estaria ligada no momento em que ele nadava. Um funcionário do clube percebeu e desligou a bomba, mas o menino já foi retirado da piscina sem vida. Banhistas ainda tentaram reanimar Iago, porém ele morreu antes de chegar ao hospital.
 http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=61494

30 de setembro de 2007
Conde, Paraíba
- Joniel Aragão da Silva, de cinco anos, morreu afogado numa das piscinas do Water Park do Nordeste, no município do Conde. A mãe de Joniel disse que a perícia encontrou vestígios da criança no sugador da piscina. O delegado do Conde, Francisco Marinho, disse ao Portal Correio que o caso da morte de Joniel está concluído. "Não há mais dúvidas de que a criança ficou presa no sugador da piscina", afirmou o delegado. "A tia do menino tinha visto ele passar por baixo do tobogã mas não sabia que lá ficava o sugador. O local é perigoso e qualquer criança que passasse teria ficado presa porque a boca do sugador é muito grande e tem muita força de sucção", concluiu o delegado.

20 de outubro de 2007
Salvador, Bahia
- Gustavo Abbott, 7 anos, filho do empresário gaúcho Jonatas Abbott, brincava com dois amiguinhos de férias quando mergulhou mais uma vez na piscina de adultos num hotel quando teve o braço sugado até a altura do ombro pelo ralo de filtragem, a 1,80 m de profundidade.  A força de sucção foi tão grande que Jonatas avalia que, se não houvesse alguns adultos por perto, naquele momento, não teria sido possível salvar Gustavo. “O primeiro adulto que tentou arrancá-lo do ralo não conseguiu, pelo fato de a força da bomba ter provocado um inchaço na altura do cotovelo do meu filho. Foi então que um deles teve o lampejo de abraçar o Gustavo por trás e apoiar os dois pés no fundo da piscina para, com toda a força, arrancá-lo de lá”. Gus recebeu massagem torácica e respiração boca-a-boca, passou umas horas no hospital, ficou com o braço roxo e muito trauma. http://www.ilhacap.com.br/edicao_dezembro08/piscinas_dez08.html

17 de Novembro de 2008
Paulista, Pernambuco
Sara Marques Bezerra, de 6 anos morreu na piscina do clube Granja Santa Terezinha de Paulista, ao Norte do Grande Recife após ser sugada pelo ralo da piscina.


04 de Dezembro de 2008
Franca, São Paulo
- Gabriel Antônio Posteraro Matias, de 10 anos, durante aula de natação  morre afogado na piscina do Internacional Esporte Clube quando teve o braço sugado pelo vão do ralo (que estava destampado) quando a bomba de sucção de água estava ligada. Várias pessoas  tentaram retirar o braço de Gabriel do vão do ralo da piscina, mas ninguém teve a iniciativa de desligá-la quando o garoto ficou preso no fundo da piscina. http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,menino-morre-em-piscina-de-clube,289439,0.htm

01 de Março de 2009
Camaçari, Bahia
- Jaqueline Resende dos Santos de Almeida, 14 anos, morreu afogada em uma piscina de condomínio quando foi sugada pelo ralo da bomba de sucção. Jaqueline, após mergulhar ficou presa  pelos cabelos ao mecanismo de sucção da piscina. Banhistas próximos ao local conseguiram desprendê-la e levá-la com vida ao Hospital Geral do Estado (HGE). Apesar dos esforços para salvá-la, Jaqueline não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3425676-EI5030,00-Jovem+que+morreu+em+piscina+na+Bahia+e+sepultada.html

05 de Julho de 2009
Academia de Natação
- Menina de três anos e meio foi sugada pelo bocal de sucção  na piscina da academia de natação onde fazia aula. A professora  conseguiu retirar a menina  do bocal de sucção, mas a criança ficou com um hematoma grave. http://flaviavivendoemcoma.blogspot.com/2010/06/ralo-de-piscina-suga-barriga-de-mais.html

28 de Dezembro de 2010
São João da Barra, Rio de Janeiro
- Joice Rangel Ribeiro, 13 anos. A menina se afogou na piscina da própria casa. De acordo com familiares de Joice a água da piscina estava sendo retirada por uma bomba de sucção. A bomba provavelmente sugou a adolescente pelo cabelo.
http://www.ururau.com.br/ururau2010/cidades7469_TRAG%C3%89DIA_DOM%C3%89STICA_Adolescente_morre_ap%C3%B3s_se_afogar_na_piscina_de_casa


30 de Janeiro de 2011
Taquaritinga, São Paulo
- João Paulo de Jesus Maria, um menino de 5 anos morreu afogado no Clube Náutico de Taquaritinga, no interior de São Paulo. Segundo a polícia, o garoto estava em uma das três piscinas do clube, que era esvaziada, e ficou preso no fundo, sugado pela tubulação. Dois soldados do Corpo de Bombeiros que estavam de folga no clube tentaram reanimar a criança, sem sucesso. http://oglobo.globo.com/pais/pai-conta-desespero-de-ver-filho-sugado-por-ralo-de-piscina-em-sp-2828906

02 de dezembro de 2011
Barra de Tijuca, Rio de Janeiro
- Luiza Migliora Santos, uma menina de 10 anos, morreu afogada após ter seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina de uma residência onde nadava.

23 de Dezembro de 2011
Brasília, DF
- Renan Rodrigues Costa , um menino de 7 anos morreu após ficar preso em uma bomba de sucção na piscina do Clube de Associados da Aeronáutica de Brasília (Cassab). De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele ficou de 15 a 20 minutos submerso.

16 de janeiro de 2012
Salgado, Sergipe
- A menina Nathalia Gabrielle Dias Fontes, de 11 anos, foi sugada pelo ralo de uma das piscinas do Parque Aquático Timbó, no município de Salgado. De acordo com a família de Nathalia, um dos funcionários do parque ligou o tubo de esvaziamento da piscina em que ela brincava e a garota foi sugada. A menina permaneceu por cerca de 40 minutos presa e já foi retirada da piscina sem vida.

10 comentários

Fatyly disse...

Junte-se à esta luta: Divulgue este blog, vamos cobrar posição dos políticos para que haja celeridade nesta Lei que certamente vai salvar muitas vidas.
.................
e é o que faço há anos e por vezes presencialmente em piscinas públicas em Portugal.

Também luto para que essa Lei Federal seja aprovada e sabes disso!

Um abraço daqueles que só os amigos sabem dar e extensível a Flavia

peciscas disse...

Mais um excelente serviço que este blog presta à comunidade.
Com efeito, ao divulgares uma lista, paciente e laboriosamente composta, de vítimas dos temíveis ralos de piscinas (quando o seu funcionamento não está devidamente acautelado) estás a documentar, mais uma vez, um problema capaz de afetar terrivelmente, cidadãos deste e de outros paises.
É claro que, para além desta vintena de casos, muitos haverá que não chegaram a ser reportados pelos órgãos de comunicação.
E, mais uma vez se comprova que essa Lei Federal por que te tens batido, já tarda tempo de mais.
Perante esta lista haverá político que ouse ainda "assobiar para o lado", desculpar-se com delongas burocráticas ou, pura e simplesmente ignorar?
Nós não queremos, de forma nenhuma ver esta lista aumentar.Já basta o que basta!

Renata disse...

Olá, Odele. Meu nome é Renata, acompanho o seu blog a um tempinho ja, porem nunca havia comentado, mas agora encontro- me num momento de questionamento e talvez vc possa me ajudar. Na semana que vem meu filho de 3 anos começará a fazer natação e eu gostaria de questionar a academia a respeito da segurança das piscinas da escola. O que especificamente a piscina tem que ter para ser segura? Um ralo que interrompa a sucção? Não exatamente o que perguntar.
Obrigada desde já e te admiro muito, pela sua força e coragem...
Um grande abraço

Odele Souza disse...

Renata,

Você faz muito bem em questionar a segurança da piscina onde seu filho vai fazer natação. E comece por perguntar como anda a manutenção da piscina, principalmente com relação à sucção do (s) ralo(s).
- A piscina tem mais de um ralo de um ralo de fundo? (há que ter no mínimo dois)
- E como são as tampas dos ralos? A piscina tem instalada dispositivos de segurança que evitam a sucção dos ralos? Já existem no mercado tampas anti-aprisionamento que se devidamente instaladas (por profissional habilitado) evitam que os cabelos
ou membros do corpo da criança fiquem presos ao ralo, assim como sistema de liberação de vácuo que interrompe a sucção no caso de obstrução do ralo. São dispositivos baratos Renata, principalmente se levar-se em conta a proteção que esses dispositivos oferecem. Dê preferência a frequentar locais e academias onde a segurança dos usuários for prioridade nas piscinas. A segurança nas piscinas é um direito dos pais e principalmente é um direito das crianças. Um abraço

Renata disse...

Muito obrigada, Odele.
Na verdade é muito simples então, tornar uma piscina segura! As pessoas não o fazem por falta de informações e pq tbem não há leis que os obriguem a isso!
Muita força na sua luta, que na verdade tbem é nossa! E estamos sempre falando do seu blog e do assunto para que as pessoas se informem e tenham conciência da importância das leis que evitariam tantas desgraças!
Um grande abraço, e mais uma vez, obrigada.

Renata

Fatyly disse...

Vamos todos fazer um apelo por esta Lei neste link:

http://darcisioperondi.com.br/projeto-visa-evitar-acidentes-por-succao-em-piscinas/#comment-1065

Beijos e vamos continuar a lutar!

Blogando Francês disse...

Triste realidade!
Passei ainda para desejar a voce a Flavinha um excelente dia da Mulher.
Parabens, Guerreiras.
Bjsno coração

SUELY disse...

ODELE,

Aproveito pra passar por aqui neste dia especial, o DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Você, Odele merece mais do que ninguém os parabéns pelo dia de hoje, pois é uma supermulher! Brava, guerreira, e vitoriosa em cada dia de cuidados especiais com Flavia e também com Fernando. Só mesmo uma GRANDE MULHER para conseguir tanto! VC, que é mais do que cuidadora, auxiliar e técnica de enfermagem. Mais do que enfermeira, fisioterapeuta, fisiatra, neurologista, nutróloga, nutricionista. Dedicada 24 horas por dia, é um exemplo de Doutorado em todas especialidades! PARABÉNS e um grande abraço
Suely

Caso Isabella disse...

Não conhecia seu blog. Encontrei-o quando estava checando as estatísticas do blog que administro, o caso Isabella Oliveira Nardoni. Parabéns pelo trabalho e pela dedicação.

Anônimo disse...

Odele,
So agora pela ilustraçao consegui entender como acontece isso. Que barbaridade!!! Bastava que um tivesse acontecido para que o mundo mudasse. Mas nao, sao diversas ocorrencias e nao se consegue votar a tal lei?
Pede para a Luma colocar no seu blog aqueles icones que ligam as redes sociais para podermos passar seus posts para as redes. Sabe do que estou falando? Daquele jeito de postar direto daqui para um Facebook por exemplo. Eu nao sei como faz, mas ela que colocou no meu.
Beijos,
Cam

Related Posts with Thumbnails