Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Conscientização e cidadania, precisamos ver por aqui

- 13 de março de 2012

Quem conhece este blog sabe que devido ao acidente que há mais de 14 anos mantém minha filha em coma, venho tentando aqui  conscientizar as pessoas para o perigo existente nos ralos de piscinas, cuja sucção tem levado muitas crianças e adolescentes à morte. Quem conhece este blog sabe quão insistente tenho sido na busca de uma LEI FEDERAL para a segurança nas piscinas do Brasil.

A lei  de segurança nas piscinas é importante, muito importante. No entanto, só a lei não basta para evitar que os acidentes causados pela sucção dos ralos das piscinas continuem a fazer vítimas, a maioria fatais. É preciso que todos nós, as  autoridades e a  midia  nos conscientizemos de que podemos fazer algo para mudar esta realidade em nosso país, seja fazendo, implementando e aplicando leis de forma rigorosa, seja divulgando acidentes e formas de evitá-los, seja entendendo que se cada um de nós fizer a sua parte, poderemos sim, mudar esta cruel realidade dos acidentes de afogamento causados pela sucção dos ralos de piscinas. A responsabilidade, assim como esta causa, é de todos nós. Não basta nos indignarmos cada vez que soubermos do afogamento e  morte de mais uma criança sugada pela sucção do  ralo enquanto brincava alegremente em uma piscina de residência, condomínio, clube, escola de natação...

Enquanto essa conscientização não ocorrer, fica-se em suspense. A qualquer momento, um novo afogamento e morte causados pela sucção dos ralos das piscinas vai acontecer, nos entristecer e nos chocar, principalmente tendo em vista que  essa é uma tragédia que vem sendo anunciada. Há tempos.

O texto abaixo escrito por António, amigo e leitor do blog de Flavia, reflete bem esta situação que pode mudar, dependendo apenas de nossas atitudes. E claro, de conscientização e cidadania.

Indiferença.
Mais uma vítima.
Deixa andar.
Mais uma vítima.
Logo se verá.
Mais uma vítima.
Há outras coisas.
Mais uma vítima.
É preciso estudar.
Mais uma vítima.
Lamento.
Mais uma vítima.
Prometo.
Mais uma vítima
Isto é complexo.
Mais uma vítima.
Mais tempo?
Mais vítimas!
Até quando?
Até quando?
Até quando?
Eu já escrevi!
Eu já insisti!
Eu já reclamei!
E tu?

António Peciscas (Portugal)

5 comentários

Fatyly disse...

Nunca é demais falar sobre o assunto e lutarmos para que não surjam mais vitimas.

Junto-me ao teu grito bem como ao do António

e eu???

continuo a escrever, a insistir, a lutar, pela tal Lei e esse de tal Perondi tem que dar uma resposta e vai dar com toda a certeza.

Beijos

Branca disse...

Deixo um beijo para ti Odele e outroa para Flávia.

Não vos esqueço nunca, vou estando por aqui quando posso.

Beijos

peciscas disse...

É bem verdade que estas causas são de todos nós. Não podemos ficar de lado como se nas estivessemos todos no mesmo barco. Como escreveu a nossa grande Sophia de Mello Breyner:
Vemos
ouvimos
e lemos
Não podemos
ignorar.
Agradeço a distinção de teres usado neste post um comentário que há tempos aqui deixei. E que foi escrito com a emoção do momento.

Roberta Aguiar disse...

Olá Odele , aqui é a roberta
a filha da Lica adorei o blog da
Flavinha .. e sinto muito por
tudo que aconteceu. beijos na flavinha ♥

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Tudo bem, Odele? Estou passando por aqui para conferir os novos posts e para agradecer seu comment no meu blog. Parabéns pelo seu trabalho conscientizador. Meu abraço e minha admiração!

Related Posts with Thumbnails