Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Hoje este blog completa 4 anos.

- 1 de janeiro de 2011
Este blog é como uma janela por onde eu e Flavia acenamos para o mundo.

Este blog foi criado por mim há quatro anos. Conforme nos mostra o sitemeter, ali na lateral, nestes quatro anos de existência, passaram pelo blog de Flavia, mais de 400 mil pessoas. Mais de 100 mil pessoas por ano. Portanto, pelo menos 400 mil pessoas tomaram conhecimento do tipo e das causas do acidente que levaram Flavia a viver em coma e passaram a ter consciência de que ralos de piscinas, se VENDIDOS, INSTALADOS e MANTIDOS, de forma irregular, podem matar ou levar uma pessoa ao estado de coma. É gratificante saber que estou colaborando para essa conscientização, não só de pessoas, mas também de empresas, como por exemplo, a Sodramar, que através deste blog e do conhecimento do caso de Flavia, a Sodramar aumentou ainda mais os cuidado com a segurança de seus sistemas de sucção de piscinas, tendo inclusive desenvolvido a tampa FSB mencionada no post anterior. Essa conscientização através do blog de Flavia me faz sentir que podemos dar utilidade à nossa dor. Só assim, a dor por ver minha filha há tantos anos em  coma, adquire certo sentido.

Além das mais de 400 mil pessoas que já visitaram o blog de Flavia, temos hoje, 1.154 seguidores.

O vídeo que está na lateral deste blog  com o resumo da história de Flavia, feito em Setembro de 2008, por nosso amigo António, do blog Peciscas, foi  visto até hoje no YouTube por mais de 113 mil pessoas.

A realidade é que os blogs, entre tantas utilidades, podem ser poderosas ferramentas de protestos, denúncias e exercício de nossa cidadania. Essa realidade é mencionada por Alexandre Inagaki, em sua coluna da Globo.com -  Blogs/Blogosfera,   Blogs e a pergunta que não quer calar. Em sua coluna, entre outros blogs, Inagaki menciona o blog de Flavia e diz:

“Há diversos outros exemplos de sucesso na blogosfera brasileira, provando que só os caducos da vida digital ainda são capazes de definir blogs como “diarinhos online”.....”

“...e uma mãe como Odele Souza criasse o blog Flávia Vivendo em Coma para denunciar ao mundo o caso de sua filha, que está em coma há mais de 12 anos em decorrência de um acidente provocado pelo ralo de uma piscina”

Em 2007, Alexandre Inagaki já havia mencionado o caso de Flavia e o de Ana Virgínia, neste post de seu blog Pensar enlouquece, onde ele escreve: “De link em link, acabo tomando conhecimento de histórias que, em tempos pré-blogs, dificilmente ficaria sabendo...”

Concordo com Alexandre Inagaki, de que antes da existência dos blogs, muitas histórias não chegariam ao nosso conhecimento. Através do blog Flavia, vivendo em coma, milhares de pessoas conheceram e vão conhecendo a história de minha filha. O blog Flavia, vivendo em coma, realmente tem sido minha bandeira de luta para protestar contra uma justiça lenta e alertar para os perigos dos ralos de piscinas. Aqui, além do relato do caso de minha filha, venho documentando muitos outros acidentes graves e fatais causados por esses ralos que podem ser armadilhas silenciosas e submersas nas tranqüilas águas de uma piscina, onde, principalmente as crianças, vão para se divertir, e acabam, como ocorreu com Flavia,  presas por esses ralos sugadores de vidas humanas. A grande maioria dos acidentes causados por ralos de piscinas têm como causa, a negligência e o descaso de empresas que vendem seus produtos sem a adequada orientação ao consumidor e dos locais onde essas piscinas estão instaladas, locais esses, que nem sempre tomam o devido, o necessário, o imprescindível cuidado na instalação e manutenção dos ralos de suas piscinas.

Este blog em sido como uma janela aberta por onde eu e Flavia levamos nossa voz, nossa denúncia e nosso protesto a várias partes do mundo, pois por aqui passam pessoas de diferentes países. O  blog Flavia, vivendo em coma,  é como uma janela  de onde  eu e Flavia acenamos para o  mundo que desejamos ver cada vez melhor. Um mundo onde exista cuidado e respeito com a vida humana, um mundo onde quem errar, assuma seus erros em vez de culpar a mãe da vítima ou a própria vítima, como ocorreu no processo de Flavia, onde os réus, Condomínio Jardim da Juriti e Jacuzzi do Brasil, escusando-se  de suas responsabilidades, nos seus argumentos nos autos, culparam a mim e a Flavia pelo acidente que a deixou em coma. Um mundo, onde o cidadão comum não tenha que mendigar por justiça. Um mundo onde exista uma justiça  empenhada em proteger os mais fracos contra  negligências, contra ricos e poderosos.  Um mundo em que  tenhamos uma justiça  que se faça se forma célere e que realmente trate a todos com igualdade.

Desejo a todos os leitores do blog de Flavia, um FELIZ ANO NOVO!

25 comentários

Gislene disse...

Olá, Odele!

Desejo à você e à Flávia, um ano novo de muita Paz!
Grande beijo!
Fiquem com Deus, sempre!

Com carinho,

Gislene.

Vivian disse...

Bom dia, mãe guerreira!!

Vim desejar um Feliz 2011
à esta família exemplo
de vida a todos nós!

Beijos a todos!!

Unknown disse...

ODELE, NESTE ANO QUE SE INICIA, DESEJO À VC E SUA FAMÍLIA, MAIS E MAIS BENÇÃOS DE DEUS!!!
UM GRANDE ABRAÇO!!!

SANDRA

Daniel Savio disse...

Realmenete, temos muito o que fazer para ter um mundo realmente justo...

E feliz ano novo.

Fiquem com Deus, menina Flavia e menina Odele.
Um abraço.

Fatyly disse...

Desta janela conseguiste o que muitos não conseguiram, por terem baixado os braços.
Faço minhas as tuas palavras para que o mundo seja mais justo e que este vosso espaço continue a ser a vossa "bandeira de luta para protestar contra uma justiça lenta e alertar para os perigos dos ralos de piscinas."

Um Fliz Ano Novo e que neste ano surja a luz da justiça total por parte de quem tanto mal vos fez, nem que seja em forma de um gesto apaziguador.

Beijos meu doce e mil em Flavia

Anônimo disse...

Um ano com coisas boas.
O melhor possível.

E parabéns pelo aniversário do blogue.

eduardo disse...

Hoje ao levantar-me, decidi que a minha primeira mensagem do primeiro dia do ano teria, inevitavelmente, de ser para Flavia. A menina que dorme há doze anos protegida e cuidada por uma Mãe Coragem que resiste a uma dor inconsolável que não é possível explicar por mais palavras que escrevamos.

E é com um sentido único que os seres humanos possuem, que venho aqui sentar-me um bocadinho ao pé das duas. Fazer-lhes um pouco de companhia. Tentar apaziguar a dor. Partilhar o sofrimento e acreditar, sinceramente, num final feliz.

Porque merecem!

Ao sair, deixarei o meu gesto virtual de carinho, pegando na mão das duas, beijando-as, e desejar com todas as minhas forças positivas que 2011 seja o ano abençoado para Odele e Flavia.

Suzete Retti disse...

Odele, desejo para vc e sua familia, muita paz, e fortaleza, vc que nestes anos é uma guerreira e exemplo para todos nós, que a justiça dos homens se realize na vida de vcs durante este ano, porque a de Deus tenho certeza que já se faz com o exemplo e a tua caminhada. Queria muito te abraçar e poder depositar um bjo na Flávia, mas o faço virtualmente com muito carinho.Bjos.

peciscas disse...

Um ano mais. Mais 365 dias decorridos. Muitas horas,inúmeros minutos passaram. Continuam a passar.
Para muita gente, o passar do tempo é algo de que quase se não dá conta.
Mas, para ti, Odele, sei que cada instante é vivido com intensidade sobreelevada. Com a intensidade do amor que dedicas aos teus filhos e, em particular à Flavia. Com a intensidade da dor que todos os dias se renova, por veres a tua filha afastada daquilo que deveria ter sido uma vida de sonhos e projectos. A intensidade da revolta por saberes que há ainda justiça que não foi feita.
Mas, também, com a intensidade de quem quer denunciar, de quem quer avisar, de quem quer prevenir.
Nesse sentido, nem um só segundo de mais estes 365 dias foi desperdiçado.
Porque este blog tem sido tudo isso que dizes. Uma janela de alerta virada para o mundo e muito mais.
A legião de amigos dedicados que tu e a Flavia têm a seu lado, foram, certamente, em grande medida, conquistados por este blog. Mas, como já disse, mais do que tudo, foi a tua exemplar coragem, a tua invulgar dimensão humana que nos cativou.
Por isso, aqui estaremos, hoje e todos os dias. Em mais um ano. Todos os anos. Sempre!

Sue Paula disse...

Odele querida,
o mundo, representado pelas pessoas que tomam conhecimento do seu blog, acena em sinal de agradecimento a vc e Flavia por dividirem sua história de vida.
Parabéns pelos 4 anos do blog!
Abracinhos em vc e Flavia.
Com carinho,
Sueli, Sueny e Bruna

Unknown disse...

Boa noite Odele,
como muito bem diz, este blogue tem sido a vossa janela para o mundo, e nesta altura é também a nossa janela para ir sabendo notícias de si e da Flávia.
É muito bom sentir que a sua luta não tem sido em vão, e que têm havido progressos no que toca à instalação desses equipamentos de sucção.

Deixo um beijinho com o desejo de que 2011 seja o ano da Justiça plena e duradoura.

Ana Martins

Saramar disse...

Odele, sempre me admiro de sua luta, de sua força, do seu amor tão grande.
Aliás, imagino que só o amor consegue fazer com que pessoas especiais estendam os olhos, a alma e o coração para além da própria realidade, tentando ajudar e esclarecer os outros.
Este blog é a prova de que estas pessoas especiais existem.
Obrigada por dividir, por lutar sempre.
Obrigada, por nos amar tanto.

Feliz ano novo para você e para Flávia, a quem, tenho certeza, os anjos invejam.

beijos

Maria Dias disse...

Oi querida...

Passando para te desejar um bom ano e q vc consiga realizar seus sonhos e desejos.Saude e paz!

Parabéns por manter este blog,
Parabens por nao ter desistido,pois com certeza vc ajudou a muitas pessoas...Eu mesma sempre q posso falo deste caso.

Um forte abraço em vc e outro na Flavinha!

Beijinhos

Maria

Blogando Francês disse...

Parabens pelo niver do Blog.
Pra voce e Flavinha, um novo ano de paz, luz e esperança.
Bjs no coração

Zilda Santiago disse...

Desejo que o ano novo seja de fato novo pra você;que lhe traga boas novas.Bjs pra você pra Flávia.

Rosamaria disse...

Odele querida, parabéns pelo aniversário do blog e por seres esta mãe guerreira. Que Deus continue abençoando vocês e dando forças para continuares tua luta. Que vocês tenham muita luz, paz, amor e solidariedade neste 2011.
Bjim pra ti, Flavinha e Fernando.

Luci Lacey disse...

Odele

A blogosfera e um instrumento poderoso mesmo!!

Somos pequenas celulas independentes que quando unidos, nos tornamos fortes, um estrondo espetacular.

O twitter tai provando a rapidez de um comentario (embora nao seja a minha praia o twitter), mas aceito que eh uma grande ferramenta de comunicacao.

Parabens pelos 4 anos do blog Odele.

Feliz ano novo, e tenham uma boa semana!!

Beijinhos

franciete disse...

Flávia meu anjo venho deixar em pensamento em teu lindo rosto o meu beijinho de luz e pedir a Deus que te acompanhe trazendo-te as tuas melhoras.

Sheherazade disse...

Minha amiga guerreira e determinada,
Parabéns pelo aniversário do blog e, acima de tudo, por ser quem você é. Como muitos já disseram aqui, um exemplo de mãe, companheira, cidadã e mulher que dignifica o gênero.
Parabéns, também, a Flávia que, apesar da fatalidade de que foi vítima, ganhou de Deus a bênção de ter nascido de você.
Que Ele continue iluminando o seu árduo caminho em busca da justiça e que 2011 seja um marco em recompensas felizes para ambas.
FELIZ ANO NOVO! Beijos

Nuno de Sousa disse...

Bons dias Odele, mãe guerreira...

Vim deixar aqui uma palavra neste ano novo... desde já os meus parabéns pelo 4ª aniversário deste blog... bem sei que se não existisse era bem melhor sinal que Flavia viveria bem e feliz a seu lado... mas...
Espero que ele continue a montrar e partilhar por esse mundo fora o que se passou avisando e prevenindo outros casos.
Desejar um Feliz ano em 2011 a tuda a sua família, amigos e uma enorme bjoca bem doce na minha linda Flavia...

Beijos a todos deste vosso amigo que um dia espera vos vir a visitar... não sei qdo agora que a minha vida deu uma volta, fiquei desempregado mas espero um dia poder cumprir a minha promessa de estar ai convosco e dar essa bjoca na Flavia e em ti Odele.
Nuno de Sousa

amigona avó e a neta princesa disse...

Minha querida Adele há meses que não passo por aqui...estive ausente do blogue durante este tempo...voltei e deixo-te um abraço solidário com os desejos de que o ano de 2011 seja um BOM ANO para ti , para Flávia e para todos os teus...Beijos minha querida e obrigada pela tua coragem...

Zé "Prisas" Amaral disse...

Quatro anos dum blog em luta constante, contra a prepotência e a injustiça.

Uma luta que eu espero que a Odele vença e que ultrapassou barreiras quase inatingíveis.

Neste aniversário do quarto ano, deixo com sua licença, dois beijinhos de amizade. Um para si, outro para Flavia.

Bom Ano Novo!

Pensando Alto...... disse...

Querida Odele,
vc disse NÃO a omissão e com seu blog, voz e atitude levou a todas essas pessoas que como eu te seguem, mais que informação, levou retratos de amor, perseverança, força e equilibirio.

Parabéns.... ao blog e a todo o resto....bj

Aline Kátia Melo disse...

Olá Odele

Estava agora a pouco na internet, e lendo um blog, vi o link para o seu blog sobre sua filha Flávia. Agora estou aqui lendo e comentando. Nunca tinha ouvido falar do que aconteceu com ela. Fiquei impressionada com a sua garra de mãe, a sua luta, o amor pela sua filha.
É bom ver mães como a senhora, principalmente numa época que a gente vê mãe jogando filho por cima de muro, por cima de janela...
Ver alguém que tranforma o sofrimento numa luta para que acidentes semelhantes não voltem a acontecer.
Que Deus continue dando forças a você e a Flávia!

Aprendendo a falar de Amor disse...

diz a espiritualidade superior que quando as provas e expiações se avolumam em dor, é sinal que a felicidade está próxima em nossos corações pra sempre paz e luz a senhora e a Flavia...

Related Posts with Thumbnails