Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Piscina segura = no mínimo, dois ralos de fundo

- 19 de novembro de 2009
Piscina do Centro de Treinamento da Sodramar – Diadema – São Paulo

Nesta segunda-feira, dia 16, estive visitando a empresa Sodramar, fabricante de piscinas e produtos afins, em Diadema, São Paulo e tive autorização para fotografar o Centro de Treinamento que a empresa mantém para lojistas e funcionários. Fiquei muito bem impressionada com os cuidados que a Sodramar mantém com a segurança de seus produtos. Seria impossível colocar tudo o que vi em um único texto, portanto, aos poucos, e alternadamente com outros posts, irei me utilizando aqui do material que fotografei.

Reparem que nesta piscina, além dos drenos laterais, há DOIS drenos (ralos) de fundo. É assim que deve ser. Uma piscina deve ter no mínimo DOIS drenos de fundo para que a força de sucção seja bem distribuída e não cause acidentes, como eventualmente, sugar cabelos e partes do corpo humano, como temos - com certa freqüência - visto acontecer. No entanto, o que se percebe é que muitas piscinas possuem apenas um dreno de fundo, como no caso da piscina onde Flavia sofreu o acidente. E se esse dreno de fundo estiver fora dos padrões de segurança, como por exemplo, superdimensionado –  como no caso da piscina onde Flavia sofreu o acidente, o perigo para os usuários passa a ser infinitamente maior.

Não posso entender e muito menos aceitar, como é que piscinas - estejam elas onde estiverem - possam funcionar com seus sistemas de sucção fora dos padrões de segurança. Não posso entender e muito menos aceitar que empresas e pessoas que mantêm essas piscinas funcionando sem os imprescindíveis cuidados com a segurança, continuem com suas negligências sem que sofram punições severas pelos acidentes graves e fatais que seus produtos causam aos usuários. Além do acidente que deixou Flavia em coma vigil irreversível, - como sabem quem nos acompanha - estão documentados neste blog, vários outros acidentes causados por ralos de piscinas funcionando de forma irregular, acidentes estes ocorridos por todo o mundo: Brasil, Portugal, Estados Unidos, Tailândia... A negligência que não é punida, tende a se repetir.

Até o fim de minha vida, e todas as vezes que eu olhar para minha filha, imóvel e inconsciente – EM COMA VIGIL - vou defender este ponto de vista, porque é nisto que acredito: O fabricante de piscinas e de seus respectivos equipamentos de sucção, (motor, bomba, filtro) TEM SIM, o dever e a obrigação de se preocupar em corretamente orientar os seus clientes sobre o potencial perigo de seus equipamentos, caso sejam instalados e mantidos de forma irregular. A informação, o conhecimento técnico, é o fabricante quem tem. Portanto, a obrigação de orientar também.

Como sabem os leitores deste blog, o fabricante da bomba e do filtro da piscina que sugou os cabelos de Flavia, deixando-a em coma vigil irreversível, a empresa Jacuzzi do Brasil, depois de mais de 10 anos de luta nos tribunais de São Paulo e Brasília, onde, para se defender, colocou a culpa do acidente em mim, mãe da vítima, chegando a me chamar de “mãe relapsa”,  NÃO FOI CONDENADA pelo acidente causado à Flavia.

Pelo fato da Jacuzzi não ter orientado em seus manuais sobre o risco do tipo de acidente causado à Flavia, (sucçao dos cabelos pelo ralo) sempre vou considerá-la co-responsável (junto com o condomínio) por este acidente que destruiu a vida de minha filha. Mas ao contrário do que penso e do que julgou o Ministro do Superior Tribunal de Justiça em Brasilia ( Luis Felipe Salomão – voto vencido por 5 a 1) a justiça não considerou a Jacuzzi culpada pelo acidente. (Aqui: FLAVIA, UM CASO TRÁGICO, UMA SUCESSÃO DE ERROS)

Infelizmente, é como diz o meu amigo Peciscas de Portugal, no vídeo que está ali, na lateral deste blog, e que já se aproxima das 50 mil visualizações no YOU TUBE: “...mas a justiça nem sempre cumpre o seu dever essencial de proteger os mais frágeis contra prepotências e agressões...”.
E assim continuamos a assistir novos acidentes causados pela forte sucção de ralos de piscinas fora dos padrões de segurança. E assim continuamos a ver pessoas – principalmente crianças - serem vítimas de acidentes causados por ralos de piscinas irregulares. A negligência que não é punida, tende a se repetir...

Até o próximo post.

28 comentários

Daniel Savio disse...

É bom dizer quais empresas seguem um padrão de segurança (e aquelas que de empurram a culpa para os outros)...

Fiquem com Deus, menina Odele e menina Flávia.
Um braço.

Isabel Filipe disse...

Oi Odele ...

Nunca é demais alertar para este perigo ...

Nunca é demais alertar para gente que não cumpre regras de segurança ...

Mas ... também, como aqui fazes, devemos chamar a atenção para os que são conscientes e trabalham implementando a segurança necessária e imprescindível ... como é caso da empresa que aqui referes ...

beijinhose tem um bom dia
isabel

Fatyly disse...

Parabéns a Sodramar pelo magnífico trabalho que fez e tudo começou por este teu espaço, já que a maioria dos fabricantes nem sequer estão para aí virados.
Na tua batalha judicial a JACUZZI foi o elo mais forte, mas com toda a certeza que meio mundo ao procurar os seus produtos lembrar-se-à dos teus constantes alertas e já deve ter tomado providências, o que não consegui confirmar porque no seu site não mostram os produtos ao pormenor.

Mas é preciso continuar a ALERTAR e tu fazes isso tão bem, porque ao olhares para a tua filha vem a revolta, que com a passagem do tempo te tornou NADA NEGLIGENTE E A LUTAR PARA QUE CASOS COMO O DE FLAVIA NÃO SE REPITAM.

Obrigado por este post e recebe aquele chamego de sempre e para sempre

Luci Lacey disse...

Odele

Trabalho bonito e serio, vale mesmo ser mostrado e divulgado.

Vou redirecionar para seu post.

Odele, vc e uma guerreira espartana.

Beijinhos na Flavinha e vc

Anônimo disse...

Odele, a Lucy me enviou uma mensagem e eu vim visitar o seu blog para ler sobre essa empresa. Fiquei encantada com esse sério trabalho. Meu neto virá para cá amanhã e combinamos ir no sábado para a casa de uma amiga que tem piscina. Só me lembrei de você e da Flavinha. Nunca mais na vida vou cair ou deixar algum ente querido meu mergulhar numa piscina sem os devidos cuidados.
Beijocas
Yvonne

Rosamaria disse...

Odele, a gente fica numa indignação muito grande cada vez que se lembra do que aconteceu com a Flavinha, que não dá nem pra imaginar a tua.

Guerreira, segue a tua luta, que vais salvar vidas.
Bjim pra ti e pra Flavinha.

ninguém disse...

Custa tão pouco fazer o que é certo, amiga, que não tem como perdoar quem não faz e ceifa um futuro. Parabéns pela tua reportagem na empresa Sodramar. Bj em ti e na Flavia.
saudades

peciscas disse...

É bem verdade que hoje já há muitos conhecimentos técnicos e muita experiência acumulada que permitem instalar e manter piscinas com muito menos riscos para os utentes.
Fazes muito bem em continuares a campanha de esclarecimento que aqui manténs.
Já tenho dito, diversas vezes, que assim prestas um serviço público.
E também queria destacar o facto de haver empresas que, para além dos legítimos intersses comerciais, também se preocupam em garantir um serviço o mais seguro possivel. A Sodramar parece ser um bom exemplo.

Beezzblogger disse...

Como sempre, Odele, a tua luta e esclarecimento destes factos é de louvar. Ainda bem que há empresas que se preocupam com a divulgação e esclarecimento dos seus clientes, mas nunca é de mais lembrar por este meio, e por todos os outros possíveis, como o fazes aqui.

Um grande e forte abraço para ti, e um Grande beijinho para a doce Flávia, do vosso sempre amigo.

@Beezz
Carlos Rocha

sheila disse...

Odele...pra você duas palavras: determinação e coragem. Te admiro por isso...beijo

sheila disse...

Odele...pra você duas palavras: determinação e coragem. Te admiro por isso...beijo

Anônimo disse...

Parabéns a Sodramar. São poucos que conhecem os padrões a serem seguidos.
É preciso divulgar mais, através de clubes, propagandas, professores na área de Educação Física.
Amiga Odele e Flavinha recebam meu grandioso abraço.
Eliana.
mariaortizdamiao@superig.com.br

Maria disse...

Odele, acabo de conhecer sua história e aos poucos vou conhecendo seu blog. A partir de agora vou acompanhar sua luta diária. Como vários já disseram, É UMA LUTADORA, DETERMINADA E CORAJOSA.
Não posso imaginar o tamanho de sua dor, mas tenho certeza que você vai encontrar o conforto que precisa, e a cada dia que se levantar tenha a certeza de que tem sido uma boa mãe, uma amiga para sua Flávia.
Desejos a vocês muita paz e muita força pra enfrentar esse desafio que é viver um dia de cada vez..

Unknown disse...

Odele,

me emocionou muito saber da história da sua filha e o amor incondicional que vc demonstra por ela. Nesse mundo em que mães abandonam seus filhos saudáveis, é um alento ver tanto amor assim. Te admiro muito! continue cuidando da sua filha com todo o amor que tenha em seu coração. se precisar chore muito, mas fique firme no seu proposito de dar uma vida melhor pra sua linda filha. Parabéns mesmo por não ter medo de demonstrar seu sentimento tão infinito pela Flávia. Se quiser conversar, me add no msn. o e-mail aparece pra vc né?
Força e muito mais amor!

Karol disse...

Odele, já tinha ouvido falar no caso de sua filha,e hj tomei conhecimento de seu blog,fiquei comovida com sua persistência e garra,e ainda nos dá dicas de emprêsas sérias que se preocupam com o bem estar de seus clientes, vc é uma guerreira e toda guerreira é forte e não desiste nunca.Fique bem e força sempre.

Marta disse...

Odele, conheci a sua história e da Flávia hoje no site da Época. Aí vim para cá, ver o blog. Não imagino o tamanho da sua dor, mas posso admirar sua coragem em tentar viver com ela. Acho que eu não poderia.
Obrigada por, no meio da sua dor, nos alertar para os perigos dos ralos de piscina. Acabei de comprar uma coberturinha com uma pequena piscina pensando em meus pais, que virão morar comigo em breve, porque estão velhinhos e achei que ela seria para eles um local para se exercitarem e se divertirem sem riscos. Amanhã mesmo vou mandar avaliar a questão da segurança dos ralos. A piscina é muito pequena e espero que o ralo não seja desses que sugam a vida da gente.
Marta

CHIARA disse...

Odele

Paz e Bem !!!

Jesus ama muitíssimo você e sua linda filha . Lembre - se que quem mais sofreu foi quem Jesus mais amou .

Meu carinho !!!

Anônimo disse...

Oi Odele e Flavia,

Como vcs estao?? Li a reportagem sobre vcs na epoca e tenho que dizer que voce e uma mulher de muita forca e admiravel Flavia voce e lindaaaa... Gostaria de mandar um cartao postal pra Flavia aqui de onde moro na Nova Zelandia pra Flavia e vc Odete, nao sei se adiantaria mais me deu uma vontade de escrever pra vcs se vc me permitir ou me der um contato pode ser por email ou via carta o que for mais coveniente pra vc. um beijo grande e fiquem com Deus.

viviana disse...

Odele querida,........cuanto tiempo sin verlas, y quiero seguir diciendote hasta el cansancio que te admiro,....leí la nota sobre lo que salió en la revista y tu entrevista y se me salieron las lagrimas.
Eres una madre muy valiente y admirable,.....no tengo más palabras, eres un gran ejemplo.
Las quiero mucho,..........Viviana.

Eliane disse...

Odele, boa tarde!
Não sei se vc viu recentemente um caso em que o garoto estava em coma e o pai, em desespero, depois de tentar trazê-lo do coma de várias formas, com vários assuntos, começou a fazer várias perguntas sobre matemática, a matéria que ele ia melhor na escola! O garoto ficou agitado e 24 horas depois saiu do coma...se vc jogar as palavras chaves deste caso no google vc encontra a história, não lembro onde eu vi. Te digo isso porque a impressão que tenho é que sua filha vai acordar a qualquer momento. Não acredito quando os médicos falam a respeito de reações involuntárias do corpo, espasmos, e outras. Ela tem reações e quem está constantemente cuidando dela sabe muito bem que ela reage a estímulos. Continue, não desista, eu acredito que a qualquer momento ela vai abrir os olhos, mas te fitando, e perguntar o que aconteceu...Força.

Anônimo disse...

Boa noite!!!
fiquei mto emocionada c sua historia...há coisas na vida que nao podemos explicar,eu acho que a vida reserva para nós o que podemos aguentar.acho que e isso...vc e uma mulher mto forte...
Que Deus continue te abençoando.bjs

Unknown disse...

Olá Odele!
Minha amada..sua história de vida junto com sua filha Flávia, emociona todos. Sua força, Amor, dedicação..serve de exemplo pra todos nós! Sabe, eu creio em milagres...e sei q Deus pode fazer um grande milagre na vida da Flávia. Ela não esta sós nos seus pensamentos, tenho certeza (sem medo de errar)q o Senhor esta com ela, e também com vc, porque Ele disse que jamais permitiria um luta maior do que poderíamos suportar. Então tenho convicção do quanto vcs são fortes, e por isso já são vitoriosas. Não desista nunca...e creia num só Deus! o criador de todas a coisas, Ele pode mudar sua história, e se vc não ver esse milagre acontecer aqui nessa terra, saiba que q Deus tem preparado um lugar maravilhoso para aqueles que confiam nEle, e lá não haverá mais dor, nem enfermidades, nem tristezas. Por isso te digo busque a Ele com fé. Tenho certeza que Ele te atenderá!!! Fiquem com Deus
Bjs

Hilarina disse...

Odele,nem que eu criasse palavras agora,seria o suficiente para te descrever como mãe,como guerreira,como ser humano...
Não posso imaginar ador que você sente,mas posso te admirar e espalhar a sua história e a de Flávia a todos.
Vôcê fez de sua dor algo produtivo,quer algo mais nobre do que isso?
Sua história mudou alguma coisa bem fundo em mim...OBRIGADA
Que voc~e siga confiante em seus passos,e que Flávia seja sempre esse anjo na sua vida.
Com muito amor

Gabriela Campos disse...

Olá Odele!
Publiquei seu post de 05 de Dezembro em meu blog: http://bailarinasporpaixao.blogspot.com

Parabéns por ser tão abençoada, realmente a admirei muito como mãe.

Tomara que mais pessas colaborem em divulgar sobre a impunidade da JACUZZI.
Parabéns à Masé por fazer seu trabalho com prazer e amor.
Estou orando pela Flávia, com certeza Deus irá abençoá-la cada dia mais. É uma corrente muito grande e forte, podemos ver pelos comentários.

Um abraço e Deus te abençoe!

Fabiane Vasconcellos Dalaneze disse...

Oi Odele querida ,vc não está só !Fale isso a Flavia !A justiça de Deus será Feita !A sua luta não é em vão !Não desanime jamais e não de ouvidos a pessoas que não tem empatia pela dificuldade de um semelhante ,julgam errado pq não tem noção do valor da própria existência!Querida o que vc achou da matária sobre o caso do rapaz que voltou do coma 20 anos depois ,eu vi ontem no JN !Divido com você o assunto que motivou a continuar acreditando que tudo pode ser,bjo nas duas estrelinhas ! http://migre.me/ctCj

Unknown disse...

Olá, Odele.
Como tantos outros fiquei sabendo de sua história e luta através da reportagem da R. Época. Não preciso dizer que me deixou impressionadíssima, e me revoltou muito em comprovar como ainda hoje, a justiça ainda julga em cima de leis retrógadas e com infindáveis brechas, onde advogados escusos se valem para não pagarem pelo erros de seus clientes. É uma grande pena pra sociedade que valores monetários ainda sejam mais importantes que a VIDA humana,vida esta roubada e injustiçada. Mas minha querida, força, coragem, vc não está só. Ainda existem pessoas que se sentem enojadas com esta impunidade e tb estão fazendo a parte deles. Flávia parabéns por não desistir, a sua vida vem salvando e mudando a concepção de muitas outras vidas.

morgana disse...

ola flavia andei olhando suas fotos vc é uma menina muito linda, a sua historia é uma das historias mais emocionantes que eu ja vi!!!nossa vc é uma menina mais que especial, por te uma mae que te adora e tbm por ser adorada por mim. Hoje vc não apenas ganhou uma adimiradora, mas uma amiga, sempre que quiser quero saber noticias sua, nossa vc é um anjo enviado por Deus venho cumprir um madato especial por Deus aqui na terra,peço a Deus que ilumine sua vida, a vida da sua familia, principalmente a da sua mae que é muito especial,desculpa não ter me apresentado antes meu nome é Morgana tenho 17 anos e moro em cabo frio RJ.se vc tiver orkut quero que me add.adoraria ter vc como uma amiga no meu orkut. anny_gatinhacf@hotmail.com
um beijo muito especial e ate mais!!!!

edmara disse...

Flavia, deus está em tudo ,nas coisas minimas com uma flor e nas máximas como nós eu tenho certeza que se nos conhecermos seremos amigas.
beijos
edmara novaes
17 anos
cabo frio , rio de janeiro

Related Posts with Thumbnails