Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

ESCLARECENDO DÚVIDAS

- 6 de agosto de 2007

Acidentes com ralos de piscinas, porque ocorrem e quem deve ser responsabilizado.

No post do dia 31.07 - O OBJETIVO E O FOCO DESTE BLOG - recebi dois comentários de Diana, uma pessoa gentil e delicada, que me pergunta COMO alguém pode saber se o ralo de uma piscina oferece ou não perigo aos seus usuários. Como este blog é público, convido você a ler esses dois comentários de Diana, pois eles contêm dúvidas importantes sobre a segurança no uso de piscinas.

A PISCINA É SEGURA? COMO SABER?
Os usuários de piscinas públicas ou coletivas, não têm saber se a piscina onde pretendam passar seus momentos de lazer, com seus filhos, está ou não em condições de uso ou se vai lhes oferecer perigo. Não têm como saber. Assustador? É. Assustador.

A responsabilidade pela segurança no uso de uma piscina de uso coletivo ou público é, ou deveria ser:

FABRICANTE DO SISTEMA DE SUCÇÃO: (que inclui o ralo) - É preciso INFORMAR em seus manuais sobre a possibilidade de riscos, caso o sistema de sucção seja instalado de forma incorreta. Por exemplo: Um sistema de sucção de potência superior à necessária para o tamanho da piscina, como no caso do acidente ocorrido com Flavia.

CONDOMÍNIOS, CLUBES ou qualquer outro local onde uma piscina seja freqüentada de forma pública ou coletiva: Esses locais têm por obrigação, ou deveriam ter, manter as piscinas em condições de uso, não só no que se refere à higiene, mas principalmente no que diz respeito à segurança. A piscina onde Flavia sofreu o acidente teve, por iniciativa do condomínio - e sem orientação técnica - o sistema de sucção trocado por outro de maior potência – e por causa disso, passando a sugar 78% a mais do que o permitido. O sistema anterior tinha potência de 0,50 cavalos, adequado para o tamanho da piscina de 43m3 de água. Esse equipamento foi substituído pelo condomínio por outro de 1,50 cavalos, portanto com potência inadequada e SUPERDIMENSIONADO para o tamanho daquela piscina. Os usuários de piscinas, principalmente crianças, não têm como saber, da existência ou não desse risco, mas quem for responsável pela venda, instalação e manutenção desses sistemas de sucção SIM!.

Enquanto não houver uma legislação que regulamente a venda, instalação e manutenção de piscinas, principalmente as de uso público e coletivo, os acidentes causados pelo sistema de sucção de piscinas continuarão a acontecer. Enquanto a justiça não PUNIR EXEMPLARMENTE os responsáveis por acidentes já ocorridos, principalmente aqueles em que houve mortes ou seqüelas gravíssimas como no caso de Flavia, como venho documentando neste blog, OS ACIDENTES COM RALOS DE PISCINAS CONTINUARÃO A ACONTECER no Brasil, em Portugal, Grécia, França, Estados Unidos, Rússia....

Diana, obrigada pelo interesse demonstrado no assunto. Sinta-se à vontade para me contatar por e-mail. – odele.souza@gmail.com

13 comentários

Jorge P. Guedes disse...

Deixo o meu beijinho para Flávia e sua mamãe.

Jorge de Lisboa

Anônimo disse...

Querida Odete,

Muitíssimo importante esse esclarecimento que vc fez, mas o que nos deixa tristes é ver que isso cada vez mais tem ocorrido e, é revoltante que não se faça nada para puni-los realmente.

Também venho deixar meu carinho à vc e à Flavia,
Beijos e fiquem com Deus!

Valéria

PS: Recebi o e-mail pela Hilda, eu é que agradeço sua delicadeza em escrever. Mas deixo meu e-mail: cvaleria2007@gmail.com

C Valente disse...

Quem produz equipamentos , é um servidor publico, que cobra dinheiro pela prestação de serviço é responsável pela segurança das coisa e muito em especial das pessoas, não é só receberem dinheiro, tem obrigações juridicas, e morais
Saudações amigas com beijos

Um Poema disse...

Mais um bom trabalho, este teu.

É tempo de a "justiça"(?) deixar de se acoitar atrás das togas e das frases rebuscadas e fazer por merecer o pomposo nome que ostenta "JUSTIÇA".

Um abraço

Anônimo disse...

Informamos que este BlogStars esta concorrendo ao selo dourado do dia 06/Agosto/2007 à 12/Agosto/2007 - Confira no site blogstars.com.br !

Observação : O BlogStars que ficar na segunda colocação no final da votação da semana voltará a concorrer durante a próxima semana - valido apenas para 2 (duas) semanas seguidas.

Anônimo disse...

Sou mãe. Vc, eh claro, não me conhece. Mas cheguei ao blog atraves da Susan.
Como disse, sou mãe e gostaria apenas de aperta-la num grande abraço fraternal.
Nunca tinha lido nada a respeito, a não ser rapidamente e consequentemente nada tenho a acrescentar do que li aqui.
Mas saiba que no RJ haverá uma mãe orando e crendo no despertar da Flávia.
Existem situações em que as palavras se tornam vãs e as orações são com certeza o caminho da benção.
Estive muito doente e orei. E o Pai sempre escuta um pedido. Vou orar pela Flavinha e quero que eu, vc e os que leeem, tomem POSSE DA BENÇAO.A BENÇÃO existe e basta que tomemos posse dela.

janeAFA@hotmail.com

Anônimo disse...

Odele!
Parabéns pelo seu blog. Ótima iniciativa... ótima vez de falar.

Obrigada pela visita também!
Um beijo pra vc, pra Flavinha e pro Fê.

Flávia

Anônimo disse...

Odele, minha amiga... vamos continuar na divulgação desse blog, a união faz a força, tenha fé que conseguirá fazer ouvir teu clamor por justiça!

Beijos e abraço

Anônimo disse...

Odele, presta aqui um serviço público num assunto que é seu e da Flavia, mas que é do interesse de TODOS!


Um abraço carinhoso e amigo
Beijinhos para Flavia

Mário Relvas

C Valente disse...

Passei só para deixar um Olá
Saudações amigascom beijose

Jorge P. Guedes disse...

Queridas amigas:
Vi que estão concorrendo ao Selinho doirado do Blogstars.
hoje já votei. Podem contar com 1 voto meu por dia.
Mas os oponentes desta semana parecem fortes, bomba!...Tem que mobilizar todo o pessoal, pelo menos para ganhar a 2ª colocação que lhe dá direito a disputar o selo na próxima semana também.

Beijinhos para ambas, Flavinha e mamãe.

Jorge G.
O Sino da Aldeia
Lugar ao Som
Os Bigodes do Gato

leituras disse...

Ler-te é sentir post a post a injustiça da «JUSTIÇA», a impunidade que só o compadrio permite, a irresponsbilidade de quem tinha o dever de zelar pela equidade.

(O meu voto diário para o selo é uma certeza).

Boa semana

Isabel Filipe disse...

desde ontem que contas com o meu voto diário ....

era bom que conseguisses a 2ª posição para poderes concorrer para a semana tb.... que tal fazeres um post sobre isso????


beijinhos

Related Posts with Thumbnails