Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

SEM PERDÃO

- 17 de agosto de 2007
Hoje, eu gostaria de deixar aqui no blog de Flavia, um texto dedicado não só a ela, mas à todas as vítimas de acidentes com RALOS DE PISCINAS. Além de minha filha Flavia, acidentada em janeiro de 1998 e desde então em coma vigil, menciono aqui alguns desses acidentes acontecidos no Brasil e no mundo. Todos deixaram vítimas fatais ou seqüelas muito graves.

1990 – Alexandre 4 anos - França.
Ferido gravemente no abdômen e no ânus.

1999 – Thiago Teixeira – 11 anos – Manaus – Brasil
Teve a perna sugada pela força de sucção do ralo - Faleceu.

2001 – Marlei Feliciano – 23 anos – São Paulo – Brasil
Teve os cabelos sugados pelo ralo da piscina – Faleceu.

2002 – criança de 8 anos – Portugal
Ficou com graves seqüelas físicas e neurológicas.

2003 - duas crianças - Aquaparque - Portugal
Também sugadas pelo ralo da piscina. - Faleceram.

2007 – Abigail Taylor – 6 anos – Estados Unidos
Teve parte dos intestinos sugados pelo ralo da piscina.
Ficou com graves seqüelas.

2007 – Sergei Matweyev – 14 anos - Rússia.
Sugado pelo ralo da piscina – Faleceu.

Os acidentes causados por RALOS DE PISCINAS, como vemos, não acontecem só com crianças, no entanto são elas as maiores vítimas. Resta saber QUANDO é que providências serão tomadas para que os ralos de piscinas deixem de ser uma bomba embaixo dágua. Resta saber QUANDO a lei vai PUNIR os culpados por tais acidentes. Flavia, aqui ao meu lado, espera – em coma – há quase dez anos por essa justiça que de tão lenta já se tornou injusta.

Para mostrar meu inconformismo e perplexidade com a INPUNIDADE que se tem visto com relação aos acidentes causados por ralos de piscinas, vou usar, devidamente autorizada, o poema de meu amigo Vítor, do blog Um Poema de Vez em Quando. E o dedico à Flavia, Abigail, Sergei, Marlei, Alexandre, Thiago......

SEM PERDÃO

Quem são esses dirigentes
Que sujeitam inocente
A sofrer tantos tormentos
Sem ouvir os seus lamentos?...

Quem é neste mundo louco,
- Quase sempre por tão pouco -
Que sujeita semelhantes
A martírios tão gritantes?...

Como pode um ser humano,
Só por ter na mão poder,
Deixar outros a sofrer?...

Por vontade, ou por engano,
Egoísmo, ou omisão,
É um crime sem perdão.
Vítor Cintra
No livro: MEMÓRIAS

Vítor, obrigada por me deixar usar suas palavras aqui no blog de Flavia.


11 comentários

Anônimo disse...

Um alerta muito pertinente amiga Odele.

Falta aí a morte de um jovem no AquaParque em Portugal.

Foi notícia durante muito tempo nos jornais e televisões. Foi fechado mais tarde e a justiça -depois de morto- foi demorada, lenta a passo de caracol, conseguida com a activa denúncia dos pais e amigos.

Um belo poema do Victor.

Abraços

Jorge P. Guedes disse...

Para todos os que sofreram e sofrem das incúrias e injustiças, o meu abraço fraterno.

Para a Flávia, um sorriso e um beijinho, com ternura.

J.T. disse...

Hi Odele

Just here to say hello and give you a hug. I will be away from blogging for a while. I hope to get back to regular blogging as soon as I can. You take care. :)

minds disse...

Lindo esse poema, e muito emocionante!!

Continue a dar luta, a gritar, e principalmente a alertar-nos para esse tipo de problemas...

bj e boa semana

( vá ao meu blog, tem la uma prenda!)

Anônimo disse...

Só para deixar um grande beijo para as duas e duzer que continuo passando por aqui sempre sim... E adoro!!! Muitos beijossssssss!!!

C Valente disse...

triste verdade, quem acode a estas situações e os dramas nelas vividas
Saudações amigas com beijos

leituras disse...

É justa essa denúncia contra a injustiça.
Não há razão nenhuma para que os governantes continuem a assumir a costumada atitude de indiferença. É deles a maior responsabilidade.

O poema de Vítor Cintra é, como toda a sua poesia, simplesmente, sublime.

Boa semana

minds disse...

Querida Odele, tenho um favor a pedir!
Gostava de postar algo a respeito da Flávia... será que me deixa copiar um dos seus textos?

Responda no meu blog, sim?

Um beijo

minds disse...

(Resposta ao seu komentario lá no meu blog)

Odele:

É claro que não levo a mal você não levar o prémio! Compreendo perfeitamente...
Quanto á razão pela kual eu visito o seu blog, é pk o seu blog é excelente, serve de alerta para toda a gente... e é claro k vou kontinuar a visita-lo e komentar os seus posts...
E depois, sem a conhecer, nem a si nem á Flávia, não nego k sinto um enorme carinho por vocês...
Sabe, a blogosfera é um mundo mágico, onde sem nos konhecermos pessoalmente, nem por fotos, nos tornamos amigos... pelo menos eu acho!

Em último, achei que o prémio Blog 5 Estrelas era " a sua cara"... se há blogs k merecem ser nomeados e vencer são os k relatam histórias da vida real, e k alertam todos os k os visitam para os verdadeiros perigos...

Um beijo muito grande para si...

Anônimo disse...

Soube de sua história por intermédio de outro blog.

Vim aqui para registrar meu apoio.

Parabéns pela batalha!!!

Águas da Vida News disse...

Passadinha para deixar minha marquinha e desejar uma excelente terça-feira.
Big Kiss

Related Posts with Thumbnails