Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

FLAVIA, 20 ANOS, METADE DOS QUAIS EM COMA VIGIL

- 16 de dezembro de 2007
Hoje, 16 de Dezembro de 2007, é aniversário de Flavia. – 20 anos, metade dos quais em cima de uma cama hospitalar, desde que entrou em coma vigil, por ter quase se afogado quando teve seus cabelos sugados por um ralo de piscina, mal vendido, mal instalado e nunca fiscalizado.

O estado em que fica uma pessoa após sofrer um acidente que deixe seu cérebro lesionado, nunca é igual ao outro, cada caso é diferente, pois isto vai depender da extensão da lesão cerebral sofrida. No caso de Flavia por ela ter ficado, não se sabe quantos minutos presa ao ralo da piscina pelos cabelos, ela sofreu quase afogamento e teve morte dos neurônios e de acordo com o neurologista que a acompanha desde que há quase 10 anos ela, já inconsciente, deu entrada na UTI do Hospital Santa Isabel em São Paulo, Dr.Fernando Norio Arita, a extensão da lesão causada ao cérebro de Flavia é de grandes proporções e seu estado de coma, é considerado irreversível.

Flavia, ficou apenas com a audição preservada. Percebi isso quando ao ouvir os latidos de Michele, nossa poodle, Flavia estremecia na cama como se tivesse levado um susto. Notei que o mesmo acontecia quando uma porta batia ou um trovão se ouvia. A expressão de seu rosto também muda quando ela sente dor. Embora sutilmente, reaje a sensações agradáveis, como um carinho, um beijo no rosto, um afago em seus cabelos. Sempre que lhe faço massagens, percebo na expressão de seu rosto que Flavia sente o toque de minhas mãos.

Fora isso, Flavia ficou completamente dependente de tudo e de todos para toda e qualquer atividade. Não fala, não se move, não responde e nem reage a estímulos verbais. Ficou com uma severa disfagia que é a incapacidade de engolir, e por isso precisa receber aspirações traqueais várias vezes ao dia, para evitar que venha a ter problemas respiratorios. A disfagia faz com que ela tenha que ser alimentada por uma sonda gástrica introduzida cirurgicamente em seu estômago.

Outra seqüela debilitante do acidente é a hipertonia, uma hiper atividade do tônus, que se não forem feitas fisioterapias diárias, a pessoa vai ficando deformada. A fisioterapia é fundamental, mas dependendo da condição em que ficou a pessoa, mesmo recebendo tratamento fisioterápico diário, ela vai adquirindo deformidades ao longo dos anos. Infelizmente é o caso de Flavia que tem as mãozinhas e os pés sempre rígidos e crispados, como se estivessem o tempo todo sob forte e constante tensão. Presenciar isto dia após dia é doído. Sinto uma impotência tamanha, que me faz pequena diante do grande sofrimento de minha filha. Amor de mãe deveria ter mais poder.

Com este relato não pretendo absolutamente despertar pena ou piedade em quem quer que seja. Pena merecem as pessoas que por medo de se expor, não exercem a cidadania para si ou para seus entes queridos. Minha intenção é mostrar em quão dolorosa pode se transformar a rotina de vida das vítimas que sofreram acidentes parecidos com este de Flavia. Conforme venho documentando em posts anteriores, acidentes com ralos de piscinas são mais comuns do que se pensa.

Por favor, leiam os casos documentados no blog de Flavia e precavenham-se. Se você mora em um prédio de condomínio, exija que o síndico providencie, por empresa devidamente habilitada, vistoria técnica no sistema de sucção da piscina. E se você é responsável pela compra e instalação de qualquer equipamento de sucção de piscinas, exija que o fabricante desse sistema, ( no caso de Flavia, a JACUZZI DO BRASIL ) efetue a venda com todas as informações necessárias à correta instalação desse sistema. Precavenham-se.

Fiquem com nossos sorrisos e nossos agradecimentos pela divulgação que possam fazer da história de Flavia, que representa UM CASO, DE TANTOS QUANTOS SABEMOS EXISTIR DE NEGLIGÊNCIA E IMPUNIDADE.

Que o exemplo de Flavia, possa servir para evitar novas tragédias e que a solidariedade de vocês possa acordar nossa Justiça em coma. Este, profundo.

Muito obrigada e até a BLOGAGEM COLETIVA DE AMANHÃ, dia 17.12. Contamos com sua participação.

PS: Isabel, muito obrigada por seu trabalho com nossas fotos, um lindo presente de aniversário para mim e Flavia.

64 comentários

Isabel Filipe disse...

Minha querida ...


um beijinho doce para ti e outro para Flávia.

Anônimo disse...

Não vale a pena pensar no que se deveria ter feito e não se fez.
A Flávia luta pela vida em condições completamente desfavoráveis, desiguais.
O mínimo que podemos fazer é juntarmo-nos, amanhã, nessa blogagem colectiva.
Contem comigo.
Vale o que vale mas creio que assim lhe transmitiremos alguma Força e alguma Luz.

Paula Raposo disse...

Ficou lindo o trabalho da Isabel. Para vocês um grande abraço com todo o meu carinho. Beijos.

wind disse...

Muitos parabéns e beijos:)

Luci Lacey disse...

Parabens a voces duas, guerreiras de Deus.


Beijinhos

Vou postar o seu texto.

Dulce Miller disse...

Dê um beijo na Flávia por mim! Com certeza ele merece todo o carinho e consideração!
Amor de mãe pode tudo sim amiga, e você é a prova viva disso.

Beijos

Letícia Losekann Coelho disse...

Fiquei sem palavras Odele...me emocionei!!
Parabéns para a Flávia e amanhã vamos estar todos juntos!!
beijos meus

Anônimo disse...

Como sabe, porque lhe disse há tempo atrásque iria aderir, o post está já feito!
Que Deuas a ilumine e proteja e a seus filhos.

SÂO

Unknown disse...

Apesar de tudo ... parabéns.

Toda a comunidade está solidaria com vocês.

marinheiroaguadoce a navegar

Meu nome é Saudade. disse...

Sabe Odele,de verdade me emocionei lendo o que vc escreveu, não é pena, não é piedade, mas solidariedade, amor ao próximo, e tantos outros sentimentos que me fazem ser da forma que sou, e me emocionar diante de histórias como a sua. Cada um tem uma cruz a ser carregada, uns mais pesada, outros nem tanto. Seu filho é lindo, sua filha é linda, vc uma mulher linda e guerreira, Deus sabe a força que tem uma mulher, sabe da força e coragem que tem uma mãe, e vejo essa força e coragem em vc. Minhas orações irão em favor à Flavia e à vc,pra que vc continue essa mulher guerreira, esta mulher de luta e fibra que és. E quanto ao sorriso lindo da menina Flavia, eu tenho a certeza que ela te dará outros mais. Fique com Deus!
Beijos.

Menina do Rio disse...

Odele,
Vim deixar meu beijinho pra Flávia pelo seu aniversário.

Vinte anos! Muita luta, muita garra, muito amor. Isso vale a vida!

Fiquem bem

Anônimo disse...

Parabéns para a Flavinha nesse dia tão importante em sua vida. Espero a essa data, somar-se uma OUTRA DATA que será quando a Justiça brasileira reconhecer, julgar e dar ganho de causa para a Flavinha que era inocente (apenas dez anos), quando irresponsavelmente lhe prejudicaram, e CONTINUA INOCENTE depois de mais DEZ ANOS em coma!

NESSA HISTÓRIA só a FLAVINHA é inocente. O Condomínio onde aconteceu o fato é culpado, a JACUZZI é conivente pôr vender equipamento inadequado para piscina naquelas proporções e a AGF BRASIL SEGUROS tem a sua culpa sim, pois fez o seguro e onde ficou às análises técnicas de SEGURANÇA? Ou melhor: onde estava a SEGUNRAÇA INDIVIDUAL dos moradores com tais equipamentos?

A JUSTIÇA não é cega nem burra. Os mais altos tribunais provarão que FLAVINHA FOI A GRANDE PREJUDICADA. E na impossibilidade de RESTITUIR-LHE A VIDA E SUA PLENITUDE honrarão a toga e farão justiça: é preciso indenizar condignamente a sua vida, hoje inerte. E mais do que isso, arcarem com a continuidade dos tratamentos médicos.

As empresas sérias tem uma obrigação social e de respeito ao consumidor, de reparação quando cometem erros diretos ou indiretos. E nesse caso, não é diferente.

QUE A JUSTIÇA DÊ O VEREDICTO a favor do que lesado foi. Nesse caso a Flavinha. A SOCIEDADE está e irá acompanhar o desfecho desse caso palmo a palmo para que não se cometa mais uma injustiça em benefício dos poderosos e ambiciosos de plantão. Quer seja pessoas e/ou empresas.
Abs

ninguém disse...

O presente que eu queria dar, neste dia, para vocês, é uma grande matéria numa mídia importante. Infelizmente, mesmo tendo mandado pauta para Veja, Cláudia e Marie Claire, entre outros, nada aconteceu. Mas os blogs estão suprindo a falha absurda destes veículos. E já que não posso dar a vocês o presente que queria, fica meu abraço beeeem apertado nas duas juntas.

Vitória disse...

Parabéns Flávia e Odele,pois mais um ano de vida mesmo que "suspensa"se vive...beijinhos...

amigona avó e a neta princesa disse...

Parabéns Flávia, parabéns Odele! Um abraço muito, muito apertado...

Anônimo disse...

... Flavia,
deixo-te o pedacinho do meu coração ...
onde guardo toda a ternura que me dás ...
... eu dou para ti, minha querida ...
... o sorriso que te roubaram ...
tenho duas lágrimas ... vê ...
... estou a sorrir ...
... sorri meu amor ... sorri ...

Fatyly disse...

Desconhecia por completo os pequenos sinais de quem está em coma vigil. O cérebro ainda é um mistério que ninguém comanda por completo.

Neste dia "doido e que o poder de mãe fosse conseguido num estalar de deos" um beijo nesse rosto lindo.

A foto está sensacional e comove ver a força que tens.

Beijos e o meu post já foi feito como viste:)

Fatyly disse...

*"doído e que o poder de mãe fosse conseguido num estalar de dedos"
desculpa os erros:(

Cloeh disse...

Parabéns para Flávia,parabéns para vc e sua família.FORçA.
Amanhã dedicarei o post a Flávia,não escreverei nada ou quase nada ,por não cometer erros de expressão q possa ser interpretado mal ,pq essa "história" é muito complexa ,precisa de muito controle e sabedoria pra não cair em palavras ofensivas a "justiça" q ainda não foi feita.

R.Almeida disse...

O SIDADANIA , já está aqui linkado.
A luta de Flávia e sua mãe Odele é a luta de todos nós.Um beijo grande a ambas.

Anônimo disse...

Eu tb estou participando ,já postei hoje pra minhas amigas terem tempo de visitar e ainda participarem tb.Bjs
Drika
http://fashion-family.zip.net

Amaral disse...

Odele
Os meus mais sinceros parabéns para a Flávia (e para si e seu filho também). É uma pena o estado em que ela está, mas é, certamente, uma tremenda injustiça não ter sido feita, ainda, JUSTIÇA. Não desista, porque quem espera sempre alcança.
Bjinhos

Anônimo disse...

Odele conte comigo na coletiva de amanha.
beijos
meire
www.meiroca.com

Anônimo disse...

Odele, minha querida, a Isabel é realmente uma artista talentosa! Que ela continue colaborando contigo! Dentre as muitas que pedi, pela blogagem coletiva, fiquei super, hiper, ultra feliz, pela Drika Kampos. Ela mora na Suíça, o blog é muito acessado, e uma menina de enorme coração, e, no momento necessita de nossas orações. Ah,minha linda, que filho abençoado, parabéns por ele. Pra Flavia, que hoje e sempre, a tua luta seja merecedora a vocês, em nome de Flavia, uma menina! Fico em orações pela blogagem de amanhã! Beijos ... 20 aninhos Flavia? Odele, para vc deve parecer mentira, não? Eliana -Mogi Guaçu-SP

xistosa, josé torres disse...

Não quero agradecimentos.
Sou solidário.
Penso que deveríamos mandar mensagens para o Palácio do Planalto!

Someone happy! disse...

Olá, olá!
Em boa hora voltei a visitar seu site.
PARABÉNS, às duas!!!
Continuo a dizer para ir falando com Flávia, talvez, quem sabe um dia tenha uma surpresa, tem que confiar acima de tudo e nunca perder essa esperança.
Gostava de ter poderes mágicos para a ajudar mas, como não é o caso deixo aqui minha singela mensagem.
Beijos de força para Flávia e para si.

P.S. - Eu não sou do Brasil, mas Portuguesa.

Unknown disse...

Olá Odete, linda família vc tem... apesar do sofrimento, o sorriso de Flávia é lindo, estou solidário a vcs. Olha, dois amigos já blogaram antecipadamente, mas deixarão o post até terça feira, são eles: http://evr.russo.blog.uol.com.br/ e http://pegasuscavaloalado.blog.uol.com.br/ estarei acompanhando meus amigos neste dia de blogagem coletiva e estarei repassando a vc... Hj é aniversário da Flávia, estou enviando energias positivas a ela, se puder dar um abraço nela pensando em mim, estou passando muito carinho e amor a ela.... fiquem com Deus!

aDesenhar disse...

20 anos, flor da idade.
parabéns pela coragem
deixo um beijo Flávia e Odele
e um abraço ao Fernando.
:-)

Anônimo disse...

Odele, neste dia gostaria que você soubesse que estamos unidos a vocês em um misto de sentimentos. Alegria, pelo aniversário da Flávia e por saber que você está com sua filha ao seu lado, e uma fé que Jesus sopre seu Espírito de vida e ressurreição em Flávia.

Com carinho especial,

Alba (corretora) e família

PS: Estamos divulgando todos os dias para a blogagem coletiva

Unknown disse...

Minha querida,

Um beijo super especial à Flávia e, com a graça de Deus, logo teremos seu sorriso de novo em vida. Parabéns.

Meu texto sobre a blogagem coletiva já está no ar e é uma carta à você.

Beijos

lindinha disse...

OI AMIGA!!

PARABENS PRA FLAVIA NESTE DIA ESPECIAL!!

SEMPRE VC ME EMOCIONA COM SEUS TEXTOS... CONFESSO QUE NÃO TENHO PALAVRAS...

QUE BONITO SEU FILHO FERNANDO!!! NOSSA QUANTO TEMPO SE PASSOU NÉ AMIGA... A FOTINHO QUE TENHO E AGORA ESSA FOTO DE VCS... OS DIAS REALMENTE NÃO PARAM!!!

TUDO DE BOM PRA VCS QUERIDA!!
UM SUPER BJO HOJE EM ESPECIAL PRA FLAVINHA!!

redonda disse...

Vim deixar um beijinho para os três e desejar os Parabéns à Flávia. Vou rezar por ela.
Gabriela

Rosamaria disse...

Odele

Já postei antecipada a blogagem, pq amanhã não poderei.

Dá um beijinho na Flávia pelo aniversário e que Deus continue dando forças a vocês.

Teu filho é lindo! Desejo que tenha muito sucesso.

Bjim pra vcs.

Anônimo disse...

Odele, mãe coragem,
toda a força e solidariedade para si e seu filho Fernando.
Para a Flávia um grande beijo de parabéns.
Muitas vezes os milagres acontecem tenha fé.
Beijos para todos, meus e da minha filha Mafalda que hoje faz 21 anos.

Maria Adelina, Abrantes - Portugal

GuGa Flaquer disse...

Linda a foto lindos filhos e conte comigo nessa tua luta sempre. Parabens por Flavinha e parabens por nos ensinar a cada dia.
Um beijo

Paulo Pepulim disse...

PARABÉNS FLÁVIA!
FORÇA NESSA JORNADA.

Beijos e abraços!

Paulo

Papoila disse...

Um grande abraço!

Unknown disse...

Odete, boa noite, passando para confirmar que já postei sobre a Flávia... amanhã a tarde de passarei relação de amigos blogueiros que participaram da blogagem coletiva....um beijo para Flávia e que Deus esteja junto sempre, de todos vcs.

Branca disse...

Parabéns para sua menina.
Só agora vi que ela faz 20 anos.
Um beijinho para ela e outro para si.

Jorge P. Guedes disse...

Hoje, 17 de Dezembro, deixo os meus abraços muitoi especiais.
Que tudo corra pelo melhor para que a justiça seja feita.

Jorge G. Mocho-Real - Lisboa, Portugal

Saramar disse...

Meus parabéns à Flávia e a você pelo amor maior do mundo.
Vou participar da blogagem.

beijos

Anônimo disse...

Prezada Odele,
Acabo de postar a minha participação na Blogagem Coletiva da Flavinha. Espero ter contemplado todos os ângulos e nuances do caso para bem elucidar aqueles que ainda não conheciam o assunto.
Que o resultado seja o esperado. E a vitória uma certeza!
Abs

J.T. disse...

Hello Odele

Just dropping by to wish you and your family a blessed Christmas.

Take care. *hugs*

Analía disse...

Beijos para ti. Escribí mi post sobre Falvia. Estoy contigo.

Betty Vernieri disse...

Que linda ficou essa foto! A Isabel é uma artista e tanto, fez um belo trabalho.
Amanhã estaremos todos unidos pela Flavia, será nosso presente para ela.
Um beijinho carinhoso.

Beezzblogger disse...

Mais um belo trabalho da Isabel Filipe.

Agora, eu não sabia que o seu filho era actor!?!?!

A Profissão de meus sonhos, aliás nessa área, já fiz pequenas coisas, só que infelizmente morando no Porto, fica tudo mais dificil, aqui só em Lisboa é que há incentivos, castings, etc.

Mas a esperança é a última a Morrer, será a minha grande batalha a par com as lutas pelos menos favorecidos.

Família linda Familia feliz, como é bom ver o quanto se amam.
Parabéns e beijinhos do beezz para a Odele e para a minha Guerreira FLÁVIA.

Um Santo NATAL e um Ano de 2008, melhor em termos de justiça do que este que agora quase findou.

Do Beezz

Anônimo disse...

Coloquei o post da blogagem coletiva em meu Blog "Um Pouco de Tudo". Conte comigo sempre. Bjs e fiquem com Deus.

Pata Irada disse...

Flavia
Nessa data querida, sinta o amor que te envolve. Todos nós queremos que tu sejas feliz. Tua familia agora é imensa. Estamos contigo.
Um beijo no teu coração.

Anônimo disse...

Olá
meu nome é Rosa Maria, e vou postar em meu blog o caso da Flávia.
Flávia que Deus te abençoe, muitos beijinhos pra ti

Lusófona disse...

Cheguei atrasada, mas o meu beijo e abraço de carinho em flávia é sincero e de coração.

Cada vez que venho aqui sinto tristeza e alegria...é um conflito de emoções, mas como cristã tenho a certeza que Deus não quer nossa tristeza, nem o nosso sofrimento, os seu designos por vezes nos leva a caminhos que não entendemos, mas um dia vamos compreender.

Odele, vejo você como um exemplo de mulher e mãe... Bendito seja um coração como o teu.

Beijinhos e fiquem bem

paideleo disse...

Parabéns para Flávia.
Eu xa participei na blogaxe colectiva.

abueloscrisytoño disse...

Me impresiono su historia ,desde Galicia (España) un saludo y un deseo para este proximo año "que Flavia se recupere"

Inexorabile Benedictus disse...

Um abraço caloroso a v6 e muito amor para flavia.

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Infelizmente, eu não conhecia o caso da Flávia, nem soube da blogagem, mas farei a minha parte colocando um link para o seu blog lá no meu; peço sua licença , também, para usar um pequeno trecho de sua postagem.
Não é possível que casos como o da Flávia passem despercebidos pela Justiça nem pelas pessoas.

Anônimo disse...

Infelismente a (in)Justiça é a mesma em todos paises. o Judiciário finge estar a trabalhar em prol da justiça quando na verdade fica cuidando apenas das mordomias dos seus integrantes. Coisa triste!
Que Deus abençõe a Flavia!

um abraço bem forte
Jorge a partir de Maputo-Moçambique (jsaiete@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Perdi dois filhos, uma menina de 4 anos e um menino de 7, por isso sei exatamente o que sente o coração deuma mae e sua aflição diante de situaçoes tao tristes como esta.
Muita fé, muita luz e coragem cada vez mais.
Abraços

jo disse...

Oi, fiquei comovida com seu blog e tenho certeza que já deve ter chegado a alguma autoridade, vou orar por vocês sei que Deus vai abençoá-las pois para ele nada é impossível.
E realmente acho que mãe "têm" super poder, pois o que você suporta não é p qualquer um.
Você não só tem super como tem big poder, parabéns!
Fique com Deus!

Lu Chamma Make Up disse...

oi Odele,

encontrei sua historia pelo orkut, pq quero fazer uma comunidade para ajudar as pessoas q vivem c/ parentes em coma vigil, é meu caso tbem, pois minha mãe tbem está em coma vigil há 10 anos (1998 foi um ano bem triste) e tbem luto muito para cuidar dela, no nosso caso, o coma veio do BOTULISMO, ela ingeriu palmito contaminado e tbem espero na justiça lenta uma indenização do PÃO DE AÇUCAR, pois foi onde ela adquiriu o palmito, deixo a vc a minha solidariedade, pois imagino q nossas vidas sejam muito parecidas, e se quiser me procure no orkut LUCIANA CHAMMA.
um abraço

Anônimo disse...

Quando DEUS ama uma alma,ELE permite que tudo aconteça nas nossas vidas, isto porque ELE nos quer cada vez mais por perto, marcando nossas vidas com sinais que para nós são incompreesiveis, por vezes sofrídos, doídos, nós nos lamentamos,choramos,não compreedemos e ao passar o tempo vemos oque DEUS quer de nós.
Mesmo sendo tarde... Um grade abraço à toda a família e com certeza sempre quado DEUS fizer lembrar minhas orações os acompanharão.
Porque a Palavra de Deus diz orai uns pelos outros.
Que DEUS vos abençoe.

Anônimo disse...

ola Odele... conheçi seu caso a pouco tempo e fiquei chocada com a materia... hj quando vi esta foto me arepiei toda , e me emocionei, pois quem olha assim pareçe ate uma familia 'feliz'...q Deus te abençoe e te de forças para continuar sua luta por justiça...e parabens pelo blog!!!fica com Deus!!!

Anônimo disse...

Esteja certa, esse ano ela voltará a vida,,,acredite,,,

Anônimo disse...

Ola Odele! Desejo a voce e sua filha o melhor possivel vindo de nosso Pai que está no Céu (Deus)pois, ele é o ser máximo e tudo esta sobre suas ordens e querendo ele operar, quem impedira? Ele com sua palavra criou tudo. Digo isso com amor e muito carinho. Sou portador de uma certa enfermidade de nascença e espero que Deus tambem vai me colocar em liberdade. Quando a visitar de-lhe um grande abraço e Deus abençõe. Beijos. Lázaro Amaral

Anônimo disse...

Bom dia, Odele!
Fiquei sensibilizada e acabei de fazer um PPS divulgando a história da Flávia e de seu blog.
Que Deus dê a você e ao Fernando muita força para suportar esse sofrimento.
Um abração e vocês estarão em minhas orações.
Simone Perdouza
Goiânia - Goiás

Giliane Piana disse...

Meu Deus me arrepiei ao ver esste blog, tudo isso é lindo, oque voce faz e o modo que voce enfrenta tudo isso, voce é uma mulher de muita força, meus parabens minha querida tenho certeza q sua filha sente e fica muito tranquila por voce enfrentar tudo com tanto amor assim, que Deus esteje sempre com voces, que ilumine sempre e te mantenha firme, que os anjos do nosso senhor seje a companhia da sua filha ja que ela nao pode te ver que ela possa enchergar os anjos que estao em volta de voces! Lindo muito lindo como voce fala, eu tenho certeza que isso é uma prova de Deus!fique com ele !

Related Posts with Thumbnails