Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Piscinas, perigo submerso

- 16 de junho de 2026

 Os acidentes causados pela sucção dos ralos de piscinas, continuam, infelizmente, causando acidentes graves e na sua maioria, fatais, por todo o Brasil (e também por todo o mundo)

Esses acidentes devastadores são causados principalmente por dois motivos: A sucção dos ralos de piscinas sem a devida proteção, ou seja, sem a tampa anti aprisionamento ou tampa anti sucção ou a falta de cercas de proteção ao redor da piscina e portões automáticos (auto travantes).

São muitos os acidentes que continuam causando vítimas e mudando dolorosamente a rotina de famílias. Para dar apenas alguns casos neste ano de 2026. Apenas alguns casos. Muitas outras tragédias causadas pelos acidentes em piscinas, interromperam a vida e os sonhos de muitas crianças.

E é interessante notar nos comentários dessas noticias, o desconhecimento das pessoas sobre a existência da Lei 14.327/22 que obriga as piscinas a terem instalados a tampa antiaprisionamento. A piscina cm essa tampa, certamente evita a sucção do ralo. É preciso que todos se informem sobre a existência e aplicabilidade dessa lei que é Federal.    


Estes dois acidentes a seguir, foram causados sucção do ralo.


Sofia Emanuelli, 8 anos, Mato Grosso, Brasil.

No último domingo, dia 14 de Junho, na piscina da residência da família, a sucção do ralo de uma piscina fez mais uma vitima. Sofia foi sugada pela sucção do ralo e faleceu. O acidente aconteceu na cidade de Porto dos Gaúchos, a 663Km de Cuiabá, Mato Grosso.

Para ler a notícia completa, acesse:

Estadão 


>>>>>>>>>>>>>>>>>
Menina de 12 anos morre após ter o cabelo sugado pelo ralo em piscina no interior de SP

Por g1 

20/04/2026 


Laura Pereira Camargo, 12 anos., São José do Rio Preto, São Paulo

Uma menina de 12 anos morreu na tarde de domingo (19) em São José do Rio Preto (SP) após ter o cabelo sugado pelo ralo de uma piscina, na casa de uma amiga.

Laura Pereira Camargo brincava com outras crianças numa piscina no quintal da casa da amiga quando ocorreu o acidente, na sexta-feira (17), conforme registrado em boletim de ocorrência.

Fonte: G1


>>>>>>>>>>>>>>>>>


Os acidentes abaixo,foram causados, provavelmente,  por falta do portão automático (auto travante).

 24/05/2026

Bebê de 1 ano e 11 meses morre após cair em piscina em Potim, SP

Segundo boletim de ocorrência, criança foi encontrada desacordada por familiares e não resistiu mesmo após tentativas de reanimação feitas pelo Samu.

Uma criança de 1 ano e 11 meses morreu após cair em uma piscina, na tarde deste sábado (23), em Potim, no interior de São Paulo. O acidente aconteceu enquanto os adultos estavam reunidos para o almoço. A irmã do bebê foi quem avisou os adultos que a criança havia caído na piscina.

Fonte: G1


08/06/2026

Bebê fica em estado grave após se afogar na piscina de casa em Maricá - RJ

Criança está internada no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, segundo a Prefeitura.

Por Bianca Chaboudet, g1 — Maricá

Piscinas devem ser cercadas com uma altura de 1,10m, no mínimo, (De acordo com a norma 10339/2018, da ABNT, a altura mínima é mesmo 1,10m, mas a altura ideal recomendada para evitar que crianças pequenas escalem é entre 1,20 e 1,50m) barras verticais de forma que não sejam escaláveis, e o portão deve ser automático, ou seja, fechar automaticamente ao alguém adentrar o recinto e ele deve abrir para fora e não para dentro, e de preferência ser transparente;

PS: O grifo no texto acima, é meu.

Fonte G1

  Acidentes em piscinas: Esta é uma causa de todos nós.



Nenhum comentário

Related Posts with Thumbnails