Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Piscina e sucção do ralo, já são duas vítimas este mês, uma delas morreu.

- 24 de outubro de 2019
Nikaellen de Americana e Rebecca de Viradouro, em locais diferentes, mas a mesma tragédia: Afogamento causado pela sucção do ralo da piscina.

Meninas grandes, quase adolescentes que assim como minha filha Flavia, não  conseguiram desvencilhar os cabelos da imensa força  da sucção do ralo das piscinas onde nadavam. Nikaellen segue internada, Rebecca faleceu e Flavia, vive há 21 anos em coma vigil. (Flavia tinha 10 anos quando sofreu este mesmo tipo de acidente e desde então vive em coma vigil)

Veja a noticia obtida da Revista on line Crescer e no Top Mídia News


"Duas meninas de SP se afogam após terem os cabelos sugados em piscinas; uma delas morreu
Os afogamentos aconteceram no mesmo dia, mas em cidades diferentes. Um em Americana, onde a adolescente de 13 anos continua internada. O outro foi em Viradouro. Nesse, infelizmente, a menina de 12 anos não resistiu.

Um simples banho de piscina terminou em tragédia para duas famílias paulistas na última semana, em São Paulo. No dia 14 de outubro, em Americana, enquanto estava na água, a adolescente Nikaellen Coelho teve os cabelos sugados pelo ralo da piscina e ficou presa. De acordo com os bombeiros, foi por volta das 19h. Segundo o jornal O Liberal, ela teria ficado cerca de 10 minutos sem respirar, até ser retirada por dois vizinhos que ouviram os pedidos de socorro de parentes.

Eles contaram que Nikaellen estava com o cabelo preso e os pés boiando. "A nuca estava colada na parede da piscina. Tentei (tirar) uma vez, não consegui. Na segunda, também não. Eu juntei as duas mãos colocando pressão, foi aí que soltou", relatou um deles. Assim que a tiraram da água, iniciaram os primeiros socorros. Quando chegaram ao local, os bombeiros encontraram a menina com pulsação. Ela foi socorrida e levada ao hospital. De acordo com a mãe, Receba Coelho, a filha continua internada. "Nikaellen está entubada e estável. Estamos aguardando. No momento, ela está colocando a traquio para que volte mais calma", disse.

No mesmo dia, mas em Viradouro, uma menina de 12 anos passou pela mesma situação. Segundo relatos de parentes, ela também teve os cabelos sugados pelo ralo da piscina e ficou presa. Rebecca chegou a ser socorrida com vida. Durante toda a semana, parentes e amigos pediram orações pelas redes sociais. A menina é filha do pastor e cantor evangélico Tales Lopes. Ele chegou a postar frases emocionadas pedindo a recuperação da jovem em seu perfil no Facebook. "Volta Logo, Rebecca. Papai está com saudades de ouvir sua voz", escreveu. No entanto, a menina não resistiu e acabou morrendo nesta segunda-feira (21)." 

Como evitar acidentes:

"Infelizmente, quase todos os dias acontecem acidentes em piscinas e muitas vítimas acabam morrendo", afirma Marcelo Mesquita, secretário executivo da Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP). Os afogamentos podem ser evitados adotando medidas simples. João Marques Junior, coordenador administrativo da ANAPP, explica que a segurança e o bom funcionamento de uma piscina vão muito além do ralo.

"Existe uma série de aspectos envolvidos. O primeiro é o projeto técnico da piscina, que deve ser feito de acordo com as normas técnicas, atualizadas no ano passado, e desenvolvido por uma empresa especializada", diz. Caso compre ou alugue uma casa que já possua piscina, orienta-se contratar uma empresa especializada para vistoriar.

"Orietamos todos os empreendimentos como hotéis, clubes e residências que atualizem sempre suas piscinas. O balanceamento hidráulico, por exemplo, ajuda a evitar que a sucção dos ralos não seja superior ao permitido", completa Marcelo.

"Trinta segundos é tempo suficiente para acontecerem acidentes fatais. Nunca deixa uma criança, nem mesmos adultos, sozinhos em uma piscina", finaliza secretário executivo da ANAPP. Confira as recomendações para aumentar a segurança nestes locais:
  • os ralos devem ter tampas antiaprisionamento com microfuros que impeçam a retenção de cabelo ou alguma parte do corpo;
  • os bocais nas bordas também devem ter tampas, evitando qualquer acidente com sucção;
  • quando mergulhar, mantenha distância dos ralos e bocais;
  • quanto maior a quantidade de ralos, mais segura a piscina;
  • é fundamental ter, fora da piscina, um botão para desligar o bombeamento;
  • sempre que possível, utilize com a bomba desligada;
  • instale grades para isolar a área da piscina;
  • coloque capa de proteção quando a piscina não tiver sendo utilizada." 
As informações acima, se observadas e praticadas, podem evitar tragédias como as que continuam a ocorrer com um frequência assustadora por todos os cantos do Brasil. Infelizmente, apesar das evidências  deste tipo de acidente e da insistência com venho tentando alertar para o perigo existente na sucção dos ralos de piscinas, poucos são os que seguem as normas de segurança.  Enquanto isso, os acidentes continuam a acontecer, sem nenhum aviso prévio de quem poderá ser  próxima vitima.

Um comentário

Ádylla Castro disse...

Por isso que eu sempre tive medo desses ralos, desde criança ouvia isso. Hoje em dia com 24 anos, não entro em piscinas

Related Posts with Thumbnails