Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Piscinas e a indispensável tampa anti aprisionamento

- 28 de julho de 2019
                                         Tampa anti aprisionamento  que deve ser instalada sobre o ralo

Ainda temos, infelizmente no Brasil, muitas piscinas  funcionando com os ralos de sucção  sem a indispensável  tampa anti aprisionamento que evitaria os terríveis acidentes que aprisionam principalmente crianças, pelos cabelos ou por qualquer outra parte do corpo, causando o seu afogamento e consequente morte ou sequelas neurológicas  gravíssimas.

Repetindo o que já foi publicado aqui outras vezes, para evitar tais acidentes, é preciso que se instale na piscina, por sobre o ralo já existente, a tampa anti aprisionamento e que se faça regularmente o controle e manutenção desse dispositivo, devido ao natural desgaste causado pelo uso e pelo tempo. Existem  empresas especializadas nesse tipo de trabalho.  Uma pesquisa no Google e pronto, tem-se a resposta.

Piscinas de residência ou condomínio devem ter esse cuidado com a segurança de suas piscinas. Não somente com o ralo, mas com os portões e demais itens referentes à segurança. Em assim não sendo, em caso de acidente, o local poderá ser responsabilizado e punido judicialmente.

Fique atento.


2 comentários

Fatyly disse...

Os meus quando vão a uma é a primeira coisa que vistoriam e estão sempre atentos. Os dois mais novos estiveram uma semana no Algarve e os meus compadres também têm esse cuidado, mais a mais que o meu compadre foi bombeiro.
O alerta está presente e passam sempre a palavra a quem tem piscinas em casa. Mas infelizmente a incúria ou ignorância continua a fazer das suas.

Beijocas e um bom fim de semana para ti e para a tua/nossa Flavia

Branca disse...

Querida Odele, um aviso muito importante todo o ano e mais ainda é bom lembrar neste tempo de férias em que aqui pela Europa estão todas as piscinas super-lotadas e nâo vejo que haja o mínimo de responsabilização. O caso do menino belga que morreu cá há cerca de um ano numa casa de turismo rural e que partilhaste teve um desfecho judicial vergonhoso. Ninguém foi responsabilizado, nem tão pouco pelo facto de as máquinas a desligar estarem longe num caminho, ninguém saber onde e por isso mesmo a criança não ser libertada no devido tempo. Penso que a casa devia ter essas instruções ou deviam ser dadas às pessoas que a frequentam. O Tribunal decidiu culpar a própria vítima por achar que foi experimentar depois de um amiguinho lhe ter dito que o ralo estava com uma sucção muito forte. Incrível, mas a nossa justiça anda assim!

Related Posts with Thumbnails