Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Flavia, 21 anos vivendo em coma vigil

- 6 de janeiro de 2019
Flavia, aos 10 anos de idade, em foto de 01.01.1998

A data de hoje, 06 de janeiro, sempre mexe com minhas mais profundas emoções. Tristes emoções. Como muitos já sabem, há exatos 21 anos, minha filha Flavia, então com 10 anos de idade, ao nadar e brincar na piscina do prédio onde morávamos, teve os cabelos sugados pela sucção do ralo da piscina, por isso se afogou e desde então Flavia vive em coma vigil.

A vida não me avisou que essa dor chegaria assim tão de repente, assim tão forte e tão pungente. A vida não me avisou que daí pra frente, essa dor seria tatuada em minha e que eu teria que conviver, - diariamente - com uma nova e dolorosa realidade para a qual eu não estava preparada. E quem estaria?!

Como me preparar para não mais ouvir a doce e alegre voz de minha filha? A não receber mais os seus abraços e beijinhos, enfim o seu carinho?! Como me preparar para a ideia de que, de acordo com os diagnósticos médicos, devido ao severo dano cerebral sofrido com o afogamento, o estado de coma de Flavia seria irreversível?! Como assim, vida?! Flavia não mais seguiria com seus estudos, não faria uma Faculdade, nunca teria um namorado, nunca casaria nem nunca me daria netos?! E os sonhos dela, como me preparar para não ver os sonhos de minha filha se realizando? Como assim vida?!

Sim, assim seria, e assim tem sido há 21 anos completados hoje. Tive que me acostumar a essa nova realidade que a vida colocou diante de mim. E em assim sendo, eu só conseguia ver duas opções: Desistir ou lutar. E desistir, deixar me anular pela dor, significaria abandonar meus filhos, Fernando e Flavia, o que para mim estava fora de cogitação.

Na luta que decidi enfrentar, além da rotina de cuidados diários com minha filha, busquei na justiça, os direitos de Flavia. E importava-me em especial , manter e preservar a sua cidadania, o seu direito à vida, com a maior dignidade possível. Nada paga o sofrimento, mas negligências devem ser punidas. Essa punição poderá servir de alerta para que deixem de ocorrer novas negligências.

A segurança das piscinas no Brasil, continua, infelizmente a ser negligenciada. Vem melhorando, é verdade, mas ainda falta muita atenção e conscientização por parte dos proprietários e administradores, com relação à segurança dos usuários de suas piscinas, prova disso, são os constantes acidentes, quase sempre fatais, que vemos ocorrer pelo Brasil afora, vitimando crianças, meninos e/ou meninas, seja por falta das tão importantes cercas de proteção e portões autotravantes, seja por falta dos dispositivos de segurança que, se instalados nas piscinas, evitariam a devastadora sucção dos ralos.

Desde 2007, a Lei Federal para Segurança nas Piscinas, transita no limbo jurídico de Brasilia. Um avanço significativo na segurança das piscinas, foi que em Setembro de 2018, a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, atualizou a norma 10339, graças ao trabalho criterioso de um grupo de empresários do setor, que por dois anos se reuniram regularmente trabalhando na atualização dessa norma, de forma a incluir na 10339, todos os dispositivos necessários a tornar uma piscina segura. Sou muito grata à ABNT e a quem trabalhou para que a atualização da norma sobre segurança nas piscinas, se tornasse uma realidade.

Esperemos agora que a norma 10339 da ABNT seja, o quanto antes, divulgada, conhecida e colocada em prática por proprietários e administrados de piscinas, para que possamos ver, dia após dia, a significativa redução dos trágicos acidentes causados nas piscinas de nosso país. Toda criança merece e  tem o direito e brincar e nadar em uma piscina segura.

Um carinhoso abraço a todos e que 2019 seja um ano de muito amor e saúde para vocês e seus familiares.




22 comentários

Unknown disse...

Que Deus ouça seus pedidos, te protegendo e te dando muito amor, saúde e paz para todos de sua família!
Que seu alerta vire lei rígida!
Fique na paz!
💐

Claudinha Storm disse...

Que Deus te abençoe e continue te forças. Um beijo na Flávia.

Unknown disse...

Simplesmente ..... Não desista!!!!

Unknown disse...

Mãe vc e sua filha são duas guerreiras! Como vc mesma disse nunca estamos preparados para as irreversíveis dores que a vida nos apresenta, mas tenho vercert que há um grande motivo para isso. Sua resignação e força é o que as mantém vivas e aumentam seus creditos junto a Deus. A vida terrena é passageira e todo seu amor lhe garante uma vida eterna de amor e paz. Creia nada é por acaso. Incluirei vcs em minhas orações. Fique em paz e que Deus as abençoe grandemente nesse ano e sempre!

Fatyly disse...

Eu já te tinha dado um abraço neste dia tão amargo mas não sei se recebeste.

Um enorme abraço amiga e força e beijos mil para a tua/nossa Flavia

Lucas disse...

Odele, não conhecia a história de vocês e hoje caí por acaso neste blog. Em 2005 minha mãe sofreu um erro médico e também entrou em coma vigil, com dano cerebral severo.

Enfim, enxerguei em sua história a história de minha tia, que assumiu essa missão de amor que é ser responsável por pessoas que enfrentam este doloroso estado. Assim como enxergo nela uma heroína, um exemplo de história, de amor, de força, de garra e de dedicação, pelo pouco que li sobre vocês, sei que você também é digna desta admiração. Parabéns! Muita força na sua luta, luz na sua caminhada. Que a Flavia e minha mãe, dentro de suas peculiaridades e possibilidades, vivam sem sofrimento e experimentem a boa sorte. E que sorte de terem por perto pessoas como você e minha tia.

Agradeço ao mundo pela existência de minha tia. Agradeço ao mundo pela sua existência. Vocês são pilares e meio da ação superior neste plano material, não tenha dúvida.

Vivian Borges disse...

Apesar de tudo, feliz ano novo pra vcs também ! Um forte abraço.

Cristina Ramalho disse...

Não tenho mais blog, mas não me esqueço nunca da sua luta! grande abraço Adele

Unknown disse...

Parabéns pela sua dedicação. Sou mãe também e sei o quanto é importante lutar pela vida dos nossos filhos. Que Deus continue te abençoando e dando forças para prosseguir.

Unknown disse...

Mulher guerreira de fibra to emocionado com sua história parabéns por ser esse anjo mãe da vida de Flávia bjs

Unknown disse...

Não tem como mensurar a dor q sentiu e sente até hj, graças a vc meus filhos nunca mais entraram em uma piscina sem me certificar q o sugador está desligado,obrigada Odele por compartilhar sua história e seu conhecimento,um grande abraço em sua filha e outro a vc.

Branca disse...

Queridas Odele e Flávia,

Já deveria ter passado por aqui para celebrar a vida de Flávia porque mesmo em coma vigil ela tem uma vida, ela abre os olhos e quem sabe nos sente, sente o nosso carinho â sua volta e o teu amor não é em vão. 21 anos é uma vida, ela é
já uma mulher, vim deixar-lhe a ela e a ti o meu carinho. Estou sempre convosco, mesmo que por vezes a vida e algumas dores me façam estar em falta. Beijinhos do meu coração para vós. Fica bem e que todo o bem te acompanhe.

Unknown disse...

Não consigo mensurar a dor que a senhora sente. Tenho 40 anos . Sou pai de uma menina de 13 e outra de 8 anos, há muito tempo converso com elas sobre seu blog. Sou militar e ao longo de uma carreira de 22 anos, passei meses longe delas em missões de paz. Vi muita coisa nessa vida, que me fizeram amar minhas filhas e minha família da forma mais pura que jamais julguei imaginável. Só queria dizer que admiro a Senhora. Fique com Deus.

Unknown disse...

Deus continue a te abençoar Flavia e que sejam alcançadas as leis de proteção para evitarem acidentes com outras crianças.

Unknown disse...

Sinto muito pela sua filha, acompanho seu blog sempre. Sinta-se abraçada fortemente. Que Deus continue lhe dando forças, de quem lhe admira muito e ora por vocês.

Anônimo disse...

Sinto muito por você força

Unknown disse...

Meu carinho e admiração pela sua força. Bjs, Flavia

Ana Carolina disse...

Me chamo Carol, e acho que tem uns sete anos que acompanho a história da Flávia. Eu fico um tempo sem vir aqui, e sempre que eu volrv, venho com a esperança de ler um texto seu dizendo que ela está se recuperando, mesmo sabendo que o diagnóstico dela é considerado irreversível. Eu não sei porquê, mas desde que conheci a história dela, sempre tive essa esperança. E não vou deixar de ter. Odele, desejo a você muita força e paz de espírito pra continuar sua luta. E a Flávia desejo, que onde quer que a consciência dela esteja, que esteja feliz. Muita paz.

Unknown disse...

Acompanho o blog da Flávia, há algum tempo, e sempre me emociono. Hoje sou mãe tenho filhos que adoram piscina, sou sempre a chata do grupo que manda as crianças ficarem longe do ralo, que liga para o hotel para saber se a piscina segue as normas da ABNT, e tudo isto eu descobri com voces. Parabéns pelo trabalho, sei que ele não diminui a sua dor. Mas saiba que você tem feito a diferença na vida de muitas pessoas. Um abraço pra voces.

Jessica disse...

Ola Odele, nao me lembro como achei seu blog ha muitos anos atras.... sempre acompanhava seus posts. Na epoca eu devia ter uns 20 ou 25 poucos anos, nao sei. È engracado que sempre vira e mexe uma vez por ano, eu me pergunto “cmo esta a flavia?” e volto aqui pra ver se tem noticias de voces. Fico feliz de saber que vc esta bem e ainda lutando pela vida da sua menina. Mando um abraço apertado as duas.

kely disse...

Que nosso Deus continue abençoando vocês,sustento,dando força. Para Deus nada é impossível não desanime Ele está com vocês.

Unknown disse...

Acompanho seu blog há anos, mas so fui entender melhor seus relatos depois que tornei-me mãe... Vc é maravilhosa!

Related Posts with Thumbnails