Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo.
O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.
No início deste mês de novembro, participei de um evento, um workshop oferecido pela ANAPP, Associação Nacional dos Fabricantes Construtores de Piscinas e Produtos Afins, em parceria com a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, onde ouvi sobre a atualização da Norma 10339 da ABNT que versa, entre outros itens relacionados às piscinas, a questão da segurança.
Um dos itens que sempre me chama a atenção é ralo das piscinas, que na sua grande maioria estão sem a devida proteção, ou seja, a grelha antiaprisionamento. Talvez porque tenha sido exatamente a falta dessa proteção que causou o acidente com minha filha, ocorrido há quase 21 anos, quando Flavia, então com 10 anos, nadava na piscina do condomínio onde morávamos, no bairro de Moema, São Paulo. Flavia, como os que acompanham este blog sabem, desde então passou a viver em coma vigil. O coma vigil , como também já expliquei aqui, é quando a pessoa abre os olhos pela manhã e os fecha à noite, não havendo no entanto, nenhuma interação com o meio ambiente.
Como superar a ausência, a falta de consciência de minha filha? Uma das formas que me ajuda a superar essa devastadora ausência, é tentar, através deste blog e do Facebook de Flavia, conscientizar usuários, administradores e proprietários de piscinas, sobre o perigo e a necessidade de termos piscinas seguras para que deixem de ser armadilhas submersas, e as piscinas sejam, de fato, um lugar de lazer e prazer principalmente para as crianças.
No Brasil, de acordo com as últimas estimativas do mercado, temos hoje, algo em torno de 2,5 milhões de piscinas. Infelizmente, a imensa maioria, não possuem instalados os dispositivos de segurança que evitariam o grande número de acidentes em piscinas que ocorrem por todo o nosso pais.
A Lei Federal de Segurança nas Piscinas, segue tramitando na burocracia de Brasilia, passando de Comissão em Comissão, indo e voltando, ou seja, numa morosidade absurda. No dia 14.11.2018, o Projeto substitutivo do (PL 1162/2007) de autoria do deputado Mario Heringer, após passar, mais uma vez pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) , foi devolvido à relatora deputada Flavia Morais (PDT-GO).
Felizmente podemos contar agora com a norma de segurança nas piscinas, atualizada pela ABNT, É de extrema importância que administradores e proprietários de piscinas, sigam as instruções de segurança mencionadas na norma 10339 da ABNT para que as piscinas possam ser consideradas seguras.
É boa essa notícia da actualização da Norma. Mas é fundamental que haja fiscalização para que ela seja cumprida. No entanto, o que é vergonhoso é que essa Lei Federal que há anos anda de Pôncio para Pilatos sem que ninguém assuma a responsabilidade de a aprovar definitivamente. Mas não desarmaremos a luta e continuaremos a não deixar cair o assunto.
Lei Federal para Segurança em Piscinas, prometida para 2011, mas até agora parada no SENADO FEDERAL.
Brasilia, Agosto de 2011. Eu, com dois peritos em segurança de piscinas e com o Deputado Darcisio Perondi, (de gravata vermelha) quando lhe foi entregue texto do Projeto de Lei para Seguranca em Piscinas. Clic na foto e saiba mais.
Lei Federal para Segurança nas Piscinas - Necessária e URGENTE!
A Lei para SEGURANÇA NAS PISCINAS já é uma realidade em vários países, como por exemplo Estados Unidos e Colômbia. Nos países onde a lei existe, os acidentes causados pela sucção dos ralos de piscinas deixaram de acontecer. A Lei Colombiana, é considerada a melhor Lei de Segurança de Piscinas do mundo, pois é para TODAS as piscinas, inclusive as residenciais.
Que nenhuma criança mais venha a falecer ou viver em coma por acidentes nas piscinas do Brasil.
A Colômbia é o país com a melhor Lei de Segurança do Mundo. Porque abrange também as piscinas residenciais.
Aliança para salvar vidas
SODRAMAR - Fabr.de Piscinas, empresa que se preocupa com a segurança dos usuários de seus produtos
Prevenção de afogamentos
SOBRASA
Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático
Resumo da história de Flavia
Flavia, 21 anos em coma, porque nadava em uma piscina que não era segura.
Claro que os pais devem estar sempre atentos às suas crianças, mas a segurança nas piscinas não depende dos pais e sim dos administradores e fabricantes de sistemas de sucção de piscinas. Os pais não têm como saber se a piscina onde seus filhos nadam está ou não funcionando fora dos padrões de segurança.
Este blog tem como objetivo alertar as pessoas para o perigo existente nos ralos de piscinas, denunciando os fatos que levaram Flavia ao estado de coma em que se encontra há 17 anos. Objetiva também lutar por uma LEI FEDERAL PARA SEGURANÇA NAS PISCINAS, a fim de evitar novas tragédias nas piscinas do Brasil e evitar que outras crianças venham a ter o destino de Flavia.
Não aceito doações de nenhuma espécie, mas agradeço pela divulgação deste blog. Muito obrigada.
3 comentários
É boa essa notícia da actualização da Norma. Mas é fundamental que haja fiscalização para que ela seja cumprida. No entanto, o que é vergonhoso é que essa Lei Federal que há anos anda de Pôncio para Pilatos sem que ninguém assuma a responsabilidade de a aprovar definitivamente. Mas não desarmaremos a luta e continuaremos a não deixar cair o assunto.
Mais um passo em frente nesta tua luta!
Deixo-te o meu maior abraço de PARABÉNS PELO DIA DE HOJE a ti e à tua/nossa Flavia e um dia feliz.
Beijos mil de sempre e apara sempre
Querida Odele há tempos não comentava por aqui, mas tenho seu link no meu blog e, assim, não perco de vista a sua luta. Meu forte abraço.