Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Meu e-mail para novo relator da Lei Federal para Segurança nas Piscinas

- 8 de outubro de 2015
Foto de algumas das crianças vitimas de acidentes nas piscinas do Brasil. Das crianças mostradas neste painel, apenas minha filha Flavia sobreviveu, e mesmo assim em coma vigil irreversível.

Como publiquei, no blog de Flavia, no Facebook e no Twitter o PL 71-2014 que trata da Lei Federal para Segurança nas Piscinas, há muito tempo em Brasilia e tendo já sido aprovado por três importantes comissões, está prestes a ser votado no Senado. O novo relator Dário Berger (PMDB-SC) sinalizou que vai votar pela REJEIÇÃO do Projeto.

Nas  tentativas que fiz de falar com o Senador por telefone, não consegui   êxito. Mas estive em contato com o Deputado Darcísio Perondi, (PMDB-RS)  primeiro relator deste projeto, que prometeu falar com o Senador, pedindo que ele vote pela APROVAÇÃO da Lei.

 No último dia 05 de outubro, enviei ao novo relator e-mail abaixo:

"Segunda-feira, 05 de outubro de 2015

Bom dia, Senador Dário Berger,

Sou Odele Souza, autora do blog Flavia, vivendo em coma, moro em São Paulo e sou mãe de Flavia Souza Belo,  uma moça hoje com 27 anos que vive em coma desde 06 de janeiro de 1998, portanto há quase 18 anos. Flavia era  uma menina alegre e saudável até os 10 anos de idade, quando nadando na piscina do condomínio onde morávamos em Moema , aqui em São Paulo, minha filha  teve os cabelos sugados pelo ralo da piscina. Foi resgatada com vida, mas desde então segue vivendo em coma.

Em Janeiro de 2014, quando ocorreram em diferentes estados brasileiros, três acidentes fatais pelo mesmo motivo – sucção dos ralos, o programa Fantástico da TV  Globo entrevistou os pais de uma das vítimas. Fui uma das entrevistadas. A matéria está  na lateral do blog de Flavia mas também neste link: Fantástico – janeiro de 2014

Sou uma forte defensora de que temos que ter uma Lei Federal para Segurança nas Piscinas, para evitar mais tragédias como a que deixou minha filha em coma e como as que temos visto ocorrer pelo Brasil afora, vitimando principalmente crianças. Li que o senhor pretende  votar pela Rejeição do PLC 71/2014, que trata da Segurança nas Piscinas. Senador, estive em Brasília em 2011, acompanhada de dois peritos em segurança em piscinas, o  senhor Augusto Araújo e o senhor Lawrence Doherty quando  entregamos em mãos do Deputado Darcísio Perondi, à época relator do Projeto, um texto cuidadosamente escrito incluindo os dispositivos de segurança que sabemos, se instalados em uma piscina,  vão evitar a sucção dos ralos e com isso evitar também a morte de muitas crianças.  É o mesmo texto que o senhor tem em mãos.

Embora o Brasil ainda não tenha  estatísticas apuradas, de acordo com a ANAPP – Associação  Nacional dos Fabricantes Construtores de Piscinas e Produtos Afins, “calcula-se que o número de mortes de crianças por afogamento em piscinas chega a 80 por ano e as que sobrevivem, porém com sequelas, por volta de 500.”  E de acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), “as piscinas são responsáveis por 53% de todos os casos de óbitos por afogamento na faixa de 1 a 9 anos de idade. Muitos destes   provocados por bombas de sucção. Para evitar estes acidentes, os responsáveis pelas piscinas podem substituir a bomba por um sistema antiaspiração de cabelo e corpo e sempre que se utilizar a piscina deve manter a bomba desligada.”

Os acidentes  em piscinas são devastadores e  causam vítimas graves e fatais  por todo o mundo  constatando-se que esses acidentes ocorrem pela falta  da obrigatoriedade do uso de dispositivos como  por exemplo cercas de proteção, portões auto travantes (protegem  as crianças pequenas) e tampas anti aprisionamentos e sistemas de liberação de vácuo (proteção para crianças maiores).  A Lei de Segurança nas Piscinas já é uma realidade nos Estados Unidos e na Colômbia, com dispositivos idênticos aos que estão no texto do Projeto que o senhor tem em mãos.

O Blog de Flavia, é um site conhecido no Brasil e no exterior e através do blog de minha filha, desde 2007, venho tentando conseguir a aprovação  da Lei de  Segurança nas  piscinas do Brasil. O  link do blog está abaixo de minha assinatura eletrônica neste e-mail, mas também neste link: Flavia, vivendo em coma.

Senador, eu que tenho uma filha em coma irreversível por causa de um acidente ocorrido em uma piscina sem segurança, peço ao senhor que vote A FAVOR  da Lei Federal  para Segurança nas Piscinas. Vote pela APROVAÇÃO dessa Lei que certamente vai salvar a vida de muitas crianças, acredite. Vote pela  APROVAÇÃO, Senador  e SALVE VIDAS. Neste momento o senhor tem esse poder. SALVAR VIDAS.

Estou à sua disposição para conversar sobre este tema  nos telefones de contato que lhes forneço em anexo.

 Muito obrigada por sua atenção a este e-mail.

Atenciosamente,

ODELE SOUZA
Flavia Souza Belo (Facebook)
Segurança nas piscinas, esta é uma causa de todos nós"

Quem quiser escrever ao Senador pedindo pela APROVAÇAO da Lei Federal para Segurança nas Piscinas, o e-mail dele é este:

Nome do senador/relator: Dário Elias Berger
Gabinete: Senado Federal Anexo II Ala Teotônio Vilela Gabinete 26
Telefones: (61) 3303-5947 / 5951
FAX: (61) 3303-5955
E-mail: dario.berger@senador.leg.br
Assessora do Senador: Daniella Ribeiro Maia. drmaia@senado.gov.br 


3 comentários

Fatyly disse...

Também já lá contará com alguns meus, na mesma onda da boa educação que demonstras no teu. Deram como "chegados" ao destino, mas nestas tecnologias nunca se sabe se pelas secretarias do quer que seja não carregam na tecla delete!

Um bom dia

Beijocas e mil em Flavia

peciscas disse...

É uma mensagem muito bem estruturada e fundamentada. O senador Berger, se tiver a devida sensibilidade e compreensão não pode deixar de alterar a sua posição e votar a favor da Lei. Esperamos, pois, que ele possa ainda compreender que estão em causa vidas humanas. E nós, teus amigos e da Flavia, continuaremos a apoiar a tua luta.

pensandoemfamilia disse...

Oi Odele
Que sua mensagem tenha aceitação. Sua garra vencerá os obstáculos nesta luta. bjs

Related Posts with Thumbnails