Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Carta para minha filha em coma, Dia das Mães, Maio de 2015

- 10 de maio de 2015
1998. Flavia, aos 10 anos de idade, uma semana antes do acidente que lhe deixou em coma


Querida filha,

Neste dia das mães de 2015, faz 17 anos que no dia de hoje, eu te escrevo uma carta, em retribuição à cartinha que todos os anos você me escrevia no Dia das Mães. Se por estar em coma você não pode me escrever, eu escrevo para você. Eu escrevo por você filha.

Flavia querida, você já é uma pessoa adulta, muito embora a passagem de menina a mulher tenha acontecido para você de uma forma diferente das outras pessoas. Não vou entrar em detalhes para não te entristecer filha, em vez disso, quero falar do quanto você tem sido importante para mim e para muitas pessoas, que por causa do que te aconteceu tomaram consciência de um perigo que poucos sabiam existir: A sucção dos ralos de piscinas que pode matar ou deixar uma pessoa vivendo em coma

Mas porque hoje é Dia das Mães filha, quero falar menos de dor e mais de amor. Quero falar de gratidão, de carinho e atenção. Dizer muito obrigada aos amigos antigos que continuam em contato e agradecer pelos novos amigos que fizemos, pessoas que mesmo só nos conhecendo virtualmente se fazem presentes em nossas vidas de forma a nos fazer sentir queridas.

Ontem por exemplo filha, recebi um e-mail muito especial de um rapaz que nos escreveu durante a madrugada do dia 08 de maio, após ter lido vários posts de seu blog. Coincidentemente o nome dele é Flavio, tem só dois anos a mais do que você e também nasceu em dezembro. No e-mail, Flavio menciona o Dia das Mães e nos dirige palavras muito carinhosas. Vou ler o e-mail dele mais tarde para você. Entre as coisas bonitas que Flavio escreveu tem frases como estas:

Sei que a sua luta tem objetivos muito maiores do que apenas ouvir palavras de carinho.. Mas também acho que estas palavras podem medir a dimensão daquilo que fazemos!

....Te parabenizo pela luta que, tenho certeza, é válida para evitar tantos outros casos como o que aconteceu com sua filha.

...E fico feliz pela Flávia, pela vida ter dado a ela a chance de ter você como mãe. Muito embora eu saiba que a recíproca também é verdadeira e que você deve ter muito orgulho da força com que a Flávia luta contra essa adversidade da vida!”

Verdade filha, assim como me orgulho de seu irmão, também tenho muito orgulho de você. 

Quero enviar, com muito carinho, um beijo para a mãe do Flavio que me escreveu o e-mail carinhoso na madrugada deste 08 de maio. Um abraço forte para todas as mães que estejam lendo este post. Feliz Dia das Mães.

12 comentários

Jalul disse...

Acho que meu primeiro comentário não chegou aí. Na dúvida, posto outro.

Para dizer que sua carta para Flavinha é linda, como lindas são as cartas anteriores destes longos 17 anos.
É linda esta relação das duas.
Que tenham um domingo de paz.
Meu beijo para você, querida Odele, para Flávia e para o Fernando.
Leila

Fatyly disse...

"Mas porque hoje é Dia das Mães filha, quero falar mais de amor do que de dor. Quero falar de gratidão, de carinho e atenção. Dizer muito obrigada aos amigos antigos que continuam em contato e agradecer pelos novos amigos que fizemos, pessoas que mesmo só nos conhecendo virtualmente se fazem presentes em nossas vidas de forma a nos fazer sentir queridas."

Mais uma carta tua dando voz a Flavia e esta parte que realço comoveu-me e amigo que é amigo nunca desaparece, estará sempre presente até ao fim dos seus dias e ou podendo manter esta janela aberta para o mundo.

Odele já te tinha dito que gosto muito, mas muito de ti? Da tua atitude e luta diária nada fácil pelo sucedido com a tua nossa menina que também gosto muito? Então digo agora numas palavras breves palavras: AMO-VOS MUITOOOOOOO.

Sei que este dia é especial, mas para ti se torna ainda mais especial porque as recordações como as da foto ainda se tornam mais "vivas, dolorosas, pautadas por perguntas sem resposta" e 17 anos Flavia continua no seu mundo e tu és de facto UMA GRANDE MÃE E MULHER. Alertas, lutas e muito pela segurança de outras crianças do mundo mas quem nos governa ou desgoverna está-se nas tintas, mas se algo acontecer o mesmo com um familiar aí não vem uma lei, mas várias

Gostei muito das palavras de Flavio e continua a tua luta, não desistas e que este dia seja passado em paz com a tua filha e com o teu filho que de certeza irá dar-te um duplo abraço, um duplo beijo, um duplo carinho...

Beijos de sempre e para sempre e um feliz dia da MÃE!


Anunciação disse...

Você é uma das mães de quem me lembrei ontem à noite, antes de dormir. Na verdade, a primeira depois de minha mãe. Um abraço bem apertado.

Unknown disse...

FELIZ DIAS DAS MÃES!
Te mando um abraço terno e uma oração para que Deus possa soprar em sua alma todas as coisas mais bonitas que há nesse mundo! Eu admiro muito você, a maternidade é um dom lindo que nem todas tem, eu mesmo vivi a experiencia de ter sido deixada pela minha e sei como é imenso o vazio na alma da gente quando nos falta esse amor que é o mais verdadeiro e essencial na nossa vida, a Flavia tem a benção de ter você e você a ela. Obrigada por existir Odele, seu coração materno e seu amor aquece um mundo tantas vezes frio e desperta esperanças há muito adormecidas...

Anônimo disse...

Falo pela Flávia: feliz dia das mães... Sei q não é fácil não ouvir minha voz... És a melhor mãe do mundo por cuidar tão bem de mim e fazer com que eu me sinta amada! Obrigada por não desistir de mim

peciscas disse...

Estas cartas que escreves no Dia das Mães são sempre enternecedoras e comoventes. Não só porque demonstram um inultrapassável amor pela tua filha como são testemunho de uma mulher com uma sensibilidade fora do comum.
Por isso, os vossos amigos, entre os quais tenho o privilégio de me incluir só podem reafirmar que estarão sempre convosco.
Desde Portugal, um beijo ternurento para vós.

Unknown disse...

Oi Odele! Acompanho você e Flavia aqui pelo blog e na imprensa há alguns anos, mas neste dia das mães pensei muito em vocês e resolvi te escrever, além de escrever sobre vocês no blog que acabo de iniciar. Espero que não se incomode. Foi a forma que encontrei para expressar a emoção que a sua história desperta, principalmente em outras mães, como eu. Que Deus abençoe você e sua família e que Ele te permita estar sempre ao lado da Flavia, com este amor gigante que você tem no coração! Um beijo pra você e outro pra ela! Parabéns por ser este exemplo de mãe para todas nós!

Anônimo disse...

Odele já de algum tempo venho aqui neste espaço desde q te vi no fantástico,realmente me emociono todas as vezes por ver com q garra luta pela vida de sua filha e pelos filhos dos outros também e é por causa de ti q todas as vezes q meus filhos e crianças em geral adentram em uma piscina próximo a mim eu vou verificar se os ralos estão desligados,realmente é um perigo q ñ somos nem informados q corremos e tratados como muitos de suma importância em nosso país com total descaso e desrespeito, mas é porque senti a necessidade de te falar q te admiro muito como ser humano e principalmente como mãe, para mim q sou mãe juntamente com minha mãe vc é uma inspiração do q devo ser a meus filhos, um carinhoso e longo abraço em vc e sua linda filha.

Juh disse...

Odele,
Jesus lhe de forcas para continuar sendo essa mae e mulher guerreira e forte. Te admiro muito pela sua fe e empenho em ser mae. Sua carta foi linda e comovente. Deus a abencoe e saiba que voce eh uma pessoa admiravel. Muitos abracos para vc e Flavia
Juh - http://www.loiraplatinada.com

Amanda disse...

Parabéns, você é uma guerreira. Assim como sua filha.

Anônimo disse...

Querida Odele, você é puro amor e dedicação. Um exemplo de mãe e um ser humano inspirador, sua luta é muito nobre. Te admiro! Emocionante a carta, assim como toda sua história. Lembro que há 5 meses cheguei aqui enquanto buscava informações sobre o coma vigil pois minha avó acabara de se encontrar nessa situação, o tempo passou, minha avó fez sua passagem, mas o blog continua ali na minha aba de favoritos. Curiosamente criei um carinho enorme por você e pela Flávia, a quem várias vezes me refiro como se fosse uma colega, alguém muito próxima. Obrigada por compartilhar com o mundo sua luta, sua história e seu carinho. Você e Flávia foram muito importantes pra mim num momento muito muito difícil, não sei explicar exatamente como, mas te agradeço e rezo para que fiquem em paz. Um abraço, Lorena

Elaine Secundo disse...

Olá, sua luta é grandiosa, parabéns.

Related Posts with Thumbnails