Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Segurança nas Piscinas. A Lei Federal aguarda (ainda) tramitação no Senado

- 3 de novembro de 2014
Vistoria e manutenção feita na tampa antiaprisionamento FSB, de fabricação da empresa Sodramar. O mergulhador da foto é da empresa Stillus Piscinas, empresa especializada em serviços Sub Aquáticos.

A manutenção da tampa antiaprisionamento e de qualquer outro dispositivo de segurança da piscina deve ser feita sempre que se fizer necessário e no mínimo uma vez por ano, por empresa especializada que deixará no local um laudo e se responsabilizando pelo trabalho realizado.

A aprovação da Lei Federal para Segurança nas Piscinas está demorando, infelizmente. Mas o verão não demora a chegar. Estamos a dois meses de janeiro, quando faz muito calor no Brasil e as piscinas ficam lotadas. Antecipe-se à Lei e torne sua piscina mais segura. Alguns condomínios estão se antecipando e já instalaram em suas piscinas a Tampa FSB, existente hoje em pelo menos 50 mil piscinas brasileiras. Fonte: SODRAMAR. Esses condomínios estão corretos, porque se algum acidente ocorrer na piscina e for constatado negligência com a segurança, o local poderá ser legalmente responsabilizado.

Mas a Lei Federal para Segurança nas Piscinas que contém a obrigatoriedade das piscinas terem instalados tampas antiaprisionamento e outros dispositivos de segurança é algo que precisamos ver acontecer em nosso país e por isso, apesar de toda a demora na aprovação dessa Lei e da dificuldade de acesso aos senhores de Brasília, não se pode desistir de uma Lei que vai tornar as piscinas de nosso país mais seguras e com isso evitar mais tragédias como a que aconteceu com minha filha Flavia que por ter seus cabelos sugados por um ralo de piscina, se afogou e vive em coma vigil há quase 17 anos.

Por enquanto, continuamos aguardando que o Senado dê atenção ao Projeto 1162/2007 que trata da Segurança nas Piscinas, projeto esse, devidamente atualizado com as novas tecnologias, como por exemplo, os dispositivos de segurança que evitam a sucção dos ralos como tampas antiaprisionamento, sistemas de liberação de vácuo e os portões autotravantes. O projeto teve sua atualização feita em 2011 quando estivemos em Brasília, reunidos com o relator da Lei, o Deputado Federal Darcisio Perondi. Hoje o Projeto de Segurança nas Piscinas aguarda tramitação no Senado, após ter sido, em 2014, aprovado por três importantes comissões: CSSF – Comissão de Seguridade Social e Família, CDU – Comissão de Desenvolvimento Urbano e Câmara dos Deputados.

Há dois dias fiz contato  com Brasília e me foi dito que o projeto da Lei Federal para Segurança nas Piscinas continua no Senado e não teve alterações mas que será feito um requerimento de urgência e que se tentará apreciar diretamente a votação em plenário.

Passada a euforia da copa do mundo, passada a ansiedade pelo resultado das eleições minha expectativa é de os senhores de Brasília, se conscientizem de quão grave é a falta de segurança nas piscinas do Brasil, e tratem com a necessária urgência a aprovação da Lei Federal de Segurança nas Piscinas, a fim de evitar os terríveis acidentes que temos visto acontecer em diferentes estados do Brasil, vitimando principalmente crianças.

Obrigada pela atenção de vocês e até o próximo post.

5 comentários

Fatyly disse...

Bom dia minha doce amiga

Mais um alerta teu sobre uma Lei que tem levado tempões para ser aprovada. A política e os políticos pouco se interessam com a maioria do seu povo e oxalá que seja desta vez já que acabou "o jogo da bola de milhões" e a "hipocrisia das eleições" cujas campanhas é feita de "promessas e mordomias douradas" mas que depois é o que se sabe.

Vais conseguir terminar essa tua dura batalha em prol de "piscinas seguras" e nessa altura, creio que não tardará, ficarás em paz porque contribuíste e muito, mas muito o teu dever de cidadania.

Força, muita força e coragem!

Beijos para ti, Flavia e mano de sempre e para sempre

peciscas disse...

Mais uma vez aqui se presta um serviço público ao divulgarem-se pertinentes e úteis conselhos sobre cuidados a ter com a segurança nas piscinas.
E este é um blog particular, administrado e gerido por uma cidadã que, tendo sido atingida por um drama pessoal de dimensões terríveis, fez da sua dor inultrapassável uma alavanca para lutar pelo bem comum.
É um exemplo, que deveria inspirar os decisores políticos cumprirem as suas promessas. Realmente, não se compreende que a Lei Federal de que tantas vezes aqui temos falado, ainda esteja encalhada no Senado. Agora que o vosso verão se aproxima, custa a crer que ainda se esteja à espera para agir.
E, nestes casos, esperar pode significar mais vítimas que poderiam ser poupadas.

Isabel Filipe disse...

Olá amiga.
És uma Mulher de força ... fazes bem em não desistir e continuar nesta batalha que é tão importante.
Bjs

# ESPAÇO LADY ELAINE # disse...

Ola....mulher abençoada.....

seu espaço é encantador, vim fazer uma visita!
cheguei em boa hora! amo ler e acabei ficando....
te seguindo, posso? desejo voltar mais vezes...
Bom ano novo, cheio de saúde o resto vc e sua família conquista !

ABRAÇOS !!!

Anônimo disse...

Odele, tenho acompanhado sua luta e seu sofrimento há alguns anos, sempre entro no seu blog e divulgo também sua mensagem, obrigada por abrir os olhos de tantos para que cuidem das crianças visto que o Brasil se arrasta e nós que somos mães ficamos com o coração na mão. Francamente tenho medo do país que vivemos, da falta de proteção das crianças. Minha luta pessoal não sei se te simpatizas é pelo ensino em casa, pois tenho condições de ter prof e não vejo pq meus filhos teriam de ser reféns de instituições de ensino. Já vi no Datena um molestador pulou o muro da escola e abusou da menina pequena. Mas que país é esse. Digo já para ralos obrigatórios anti-hair camêras nas escolas tb. Obrigada pela atencão te admiro muito. Acredito na cura da sua filha e nunca deixem que te digam o contrário, não aceite sei que jamais vc sucumbiria e imagino a pressão que sofres e comentários que magoam. Você é uma mãezona. Ama sua filha muito mais do que a minha mãe jamais me amou. Queria ter uma mãe como você. Paz.

Related Posts with Thumbnails