Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Sucção nas piscinas causa mortes de crianças na Argentina e Espanha

- 16 de outubro de 2011
Foto recolhida da Net e meramente ilustrativa

As bombas de sucção das águas das piscinas continuam matando crianças. Abaixo três mortes recentes ocorridas na Argentina e na Espanha. Dois meninos de 12 e 8 anos. E uma menina de 11.

Na Argentina (na piscina de um clube)
"Muerte trágica:
Un chico de 12 años murió ahogado en el natatorio del Complejo Puelo
01.10.2011 - 15.24
Un chico murió ahogado en la tarde de ayer cuando nadaba en la pileta del Complejo Puelo. El menor, de 12 años, habría sido succionado por una de las bombas que se utilizan para reciclar el agua, que según versiones estaba en funcionamiento pese a que la piscina se encontraba repleta de nadadores, según se informó.
......
El menor, identificado como Emanuel García Ollarburo, habría quedado atrapado con una de sus
manos en la rejilla del fondo de la pileta olímpica. La fuerza del sistema con la que se aspira el agua es
tal que ninguna persona que haya sido sorprendida, por más conocedora que sea, puede zafar,
manifestaron guardavidas consultados."
Para ler a matéria  completa  clic AQUI

Espanha - (na piscina de um hotel)
"Un niño de ocho años muere ahogado en Fuerteventura
El fallecido, de origen alemán, pudo ser succionado por la boca que suministra agua a una piscina
A. CABRERA

PUERTO DEL ROSARIO Un niño de ocho años, de nacionalidad alemana y considerado un buen nadador, perdió la vida en la tarde de ayer ahogado en la piscina de un hotel de Costa Calma, en el municipio de Pájara, Fuerteventura. Según las primeras investigaciones, una de las bocas que suministra agua a la instalación pudo succionar al menor, impidiéndole salir a la superficie."
Para ler  a matéria completa  clic AQUI

Espanha - Julho de 2011 (na piscina de uma residência)
"Fallece ahogada una niña tras quedarle atrapada una mano en la depuradora de la piscina
La menor, de 11 años de edad, se encontraba bañándose en una piscina particular cuando su mano quedó atrapada en un tubo de succión de la depuradora."
Para ler a  materia completa  clic AQUI

Esperemos que nossa Lei Federal para Segurança nas Piscinas, cujo texto, como já publicado aqui,  se encontra em poder do relator Deputado Darcísio Perondi, venha mesmo a sair em breve, para que eu não tenha que noticiar aqui mais uma morte de criança em nosso país, em decorrência da sucção dos ralos de piscinas, funcionando de forma irregular. Porque é só assim que a sucção de cabelos, mãos, pernas, etc. ocorre: Quando a piscina está funcionando fora dos padrões de segurança, o que infelizmente ocorre com muita frequência.  Precisamos mudar essa realidade para que as piscinas do Brasil passem a oferecer um lazer seguro, para que deixem de ser armadilhas submersas que matam, ou deixam pessoas em coma, como ocorreu com minha filha Flavia, que há mais de 13 anos  foi vítima deste tipo de acidente e vive em coma vigil. (este tipo de coma também é chamado de estado vegetativo persistente)

E como não tenho conseguido resposta às minhas tentativas de contato  por e-mail e  telefone com o Deputado Perondi nem com seu chefe de gabinete, pergunto aqui: Alguma notícia da Lei Federal para Segurança nas Piscinas, Deputado Perondi?

7 comentários

Fatyly disse...

Quando li as notícias pensei logo...que coisa terrível de uma irresponsabilidade tremenda... e por não saber escrever espanhol não mandei emails ao governo espanhol e argentino!

O Deputado Perondi não tarda irá dar-te a resposta:)

Beijos extensíveis a Flavia

Fatyly disse...

E QUEM POR AQUI PASSAR QUE ASSINE A PETIÇÃO QUE TENS NA BARRA LATERAL e todos juntos...venceremos!

Sue Paula disse...

Olá, Odele!
Fiz um post em meu blog e gostaria que visse. Se achar que devo mudar algo me avisa, ok?! Estou com voce e Flavia nesta luta. Sou uma "torcedora" deste time maravilhoso que voces fazem.
Obrigada!
Abracinhos floridos para vcs.
Sue

peciscas disse...

Mais três casos!Mais três perdas de vidas de todo absurdas e evitáveis.
E, como se vê, não é só no Brasil, não é só em Portugal.
Será que os responsáveis decisores das leis e da fiscalização continuam surdos, mudos, cegos, perante a realidade?
Cada dia que passa sem que se tomem medidas séias e profundas para obrigar a que as piscinas tenham os devidos dispositivos de segurança, é um dia mais em que vidas inocentes continuam expostas a acidentes letais.
Daqui, de muito longe faço um apelo ao Deputado Perondi para que dâ a máxima urgência ao andamento da lei, Não queira o senhor Deputado ficar com algum peso na conciência, por omissão, se, um destes dias ocorrer por aí mais um acidente que poderia ser evitado.

artemanha disse...

meu Deus, que tristeza, amiga...até quando vamos perder nossas crianças por algo que pode ser resolvido basta empenho das autoridades? é chocante ler essa notícia...que pena!!! um beijo, querida...

Anônimo disse...

Tomara que as imagens e mais essas tragédias aqui divulgadas por você ajudem a sensibilizar as autoridades brasileiras. Você está fazendo um trabalho de muito valor. Pode parecer coisa se formiguinha, levando um graozinho de açúcar a passos lentos. Mas um dia chega lá!
Uma semana de paz para todos nós!
Suely F.

Paul Law disse...

É lamentável que essas coisas continue acontecendo...

Acho que noticiá-las é uma forma consciente de alerta e protesto.

Abraço a você a à Flavia.

Related Posts with Thumbnails