Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

As amigas e os amigos de Flavia - 2

- 23 de outubro de 2011

Conforme convite aqui feito, publico hoje a participação do amigo Paulo, meu ex colega de trabalho na HP.

"Odele,

Acredito que o blog em questão é um dos mais efetivos de que participei pois de um infeliz e doloroso incidente criaste um blog que teve tanta gente contribuindo, compartilhando, divulgando os perigos de uma piscina mal desenhada e construida para as pessoas usuárias (crianças e adultos).

Mesmo que a lei não seja concretizada acredito que já atingiu o objetivo. Torço para que a lei se torne uma realidade e mais que algum expert em normas de engenharia torne uma regulação industrial e social em breve. Eu não consigo entender porque até hoje não existe uma proposição na ABNT. Eu já pesquisei mas não encontro nenhum estudo. Mas vou continuar a pesquisar e influenciar essa norma.

Paulo"

Também não consigo entender Paulo, porque não se atualizam as normas da ABNT NBR 10.339, de 1988.(!!!)  Embora essa normalização já mencione a sucção dos ralos de piscinas, um documento tão antigo obviamente precisa de atualização, tendo em vista as novas tecnologias existentes com relação a dispositivos de segurança para evitar a sucção  dos ralos das piscinas, sucção essa causada por sistemas  hidráulicos mal vendidos, (sem a devida orientação técnica) mal instalados e mal administrados.

Obs: Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país.

6 comentários

Fatyly disse...

O que o Paulo diz também me faz uma certa confusão porque quer aí, quer por cá, a nível de leis só actualizam as que lhes convém. Indecente e hipócrisia e sem desejar mal a ninguém, só o fazem quando algum familiar é atingido por esse ou por qualquer outro flagelo.

Não desistas, porque eu também não desistirei e vamos aguardar por essa lei, pela qual tens batalhado tanto.

Um beijo do lado de cá do oceano

Sue Paula disse...

Oi, Odele!
Devíamos fazer uma carta para a Presidenta Dilma. Uma carta só de mães que se preocupam com seus filhos e netos, sobre o sistema de sucção....O que vc acha?
Sabe, penso que o mal do cidadão é achar que está imune dos maus acontecimentos. Inclusive as pessoas que podem fazer algo, como os políticos (só fazem se tiver muita repercussão).
Abracinhos floridos para vcs.
Sue

peciscas disse...

Saudo a presença do Paulo nesta série de depoimentos que nos convidas a deixar neste espaço. E compartilho a opinião que ele expressa quanto à qualidade deste blog. Assim como estranho o facto de a ABNT não actualizar as suas normas, numa época em que a tecnologia já dispõe de soluções que incrementam a segurança nas piscinas.
É evidente que essa lei federal que todos desejamos, será decisiva para que as coisas possam evoluir no sentido positivo e responder às necessidades já há muito sentidas nesta área.

Mari disse...

Boa Noite Odele!

Esta certissima em sempre estar orientando a todos nós , temos sim que nos concientizar e lutar pelos nossos direitos.Um gde bjo

Marilene e Camila

Luma Rosa disse...

Odele, você já pesquisou neste documento da ABNT? Segurança e higiene de piscinas
Neste documento tem o número do telefone da Associação para contato.
Bom fim de semana!
Beijus,

Anônimo disse...

Há tempos acompanho seu blog e só hoje me apresento. Sou Ana Paula, respeito o seu sofrimento e estou aqui para te fazer uma companhia virtual. O seu blog tem ajudado a muitas famílias com relação à segurança e também com essa lição de amor.
Não sou médica e não entendo dessas coisas de neurologia mas eu acho que a Flávia escuta você senão ela não teria vontade de ficar viva.
Parabéns por assumir a sua missão de mãe: amar e cuidar.
O dia que quiser "conversar" pode contar comigo: anapauladesign@yahoo.com.br.

Abraços afetuosos.

Related Posts with Thumbnails