Conforme convite aqui feito, publico hoje a participação do amigo Paulo, meu ex colega de trabalho na HP.
"Odele,
Acredito que o blog em questão é um dos mais efetivos de que participei pois de um infeliz e doloroso incidente criaste um blog que teve tanta gente contribuindo, compartilhando, divulgando os perigos de uma piscina mal desenhada e construida para as pessoas usuárias (crianças e adultos).
Mesmo que a lei não seja concretizada acredito que já atingiu o objetivo. Torço para que a lei se torne uma realidade e mais que algum expert em normas de engenharia torne uma regulação industrial e social em breve. Eu não consigo entender porque até hoje não existe uma proposição na ABNT. Eu já pesquisei mas não encontro nenhum estudo. Mas vou continuar a pesquisar e influenciar essa norma.
Paulo"
Também não consigo entender Paulo, porque não se atualizam as normas da ABNT NBR 10.339, de 1988.(!!!) Embora essa normalização já mencione a sucção dos ralos de piscinas, um documento tão antigo obviamente precisa de atualização, tendo em vista as novas tecnologias existentes com relação a dispositivos de segurança para evitar a sucção dos ralos das piscinas, sucção essa causada por sistemas hidráulicos mal vendidos, (sem a devida orientação técnica) mal instalados e mal administrados.
Obs: Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país.
6 comentários
O que o Paulo diz também me faz uma certa confusão porque quer aí, quer por cá, a nível de leis só actualizam as que lhes convém. Indecente e hipócrisia e sem desejar mal a ninguém, só o fazem quando algum familiar é atingido por esse ou por qualquer outro flagelo.
Não desistas, porque eu também não desistirei e vamos aguardar por essa lei, pela qual tens batalhado tanto.
Um beijo do lado de cá do oceano
Oi, Odele!
Devíamos fazer uma carta para a Presidenta Dilma. Uma carta só de mães que se preocupam com seus filhos e netos, sobre o sistema de sucção....O que vc acha?
Sabe, penso que o mal do cidadão é achar que está imune dos maus acontecimentos. Inclusive as pessoas que podem fazer algo, como os políticos (só fazem se tiver muita repercussão).
Abracinhos floridos para vcs.
Sue
Saudo a presença do Paulo nesta série de depoimentos que nos convidas a deixar neste espaço. E compartilho a opinião que ele expressa quanto à qualidade deste blog. Assim como estranho o facto de a ABNT não actualizar as suas normas, numa época em que a tecnologia já dispõe de soluções que incrementam a segurança nas piscinas.
É evidente que essa lei federal que todos desejamos, será decisiva para que as coisas possam evoluir no sentido positivo e responder às necessidades já há muito sentidas nesta área.
Boa Noite Odele!
Esta certissima em sempre estar orientando a todos nós , temos sim que nos concientizar e lutar pelos nossos direitos.Um gde bjo
Marilene e Camila
Odele, você já pesquisou neste documento da ABNT? Segurança e higiene de piscinas
Neste documento tem o número do telefone da Associação para contato.
Bom fim de semana!
Beijus,
Há tempos acompanho seu blog e só hoje me apresento. Sou Ana Paula, respeito o seu sofrimento e estou aqui para te fazer uma companhia virtual. O seu blog tem ajudado a muitas famílias com relação à segurança e também com essa lição de amor.
Não sou médica e não entendo dessas coisas de neurologia mas eu acho que a Flávia escuta você senão ela não teria vontade de ficar viva.
Parabéns por assumir a sua missão de mãe: amar e cuidar.
O dia que quiser "conversar" pode contar comigo: anapauladesign@yahoo.com.br.
Abraços afetuosos.