Ontem 21 de março, estive no Hotel Maksoud Plaza em São Paulo, em reunião por 4 horas com os seguintes executivos:
- Lawrence Doherty, Diretor Internacional da empresa norte americana Stingl Products, fabricante de um dispositivo de segurança para prevenir acidentes de sucção nos ralos de piscinas. O Safety Vacuum Release, em português, Sistema de Segurança de Liberação de Vácuo (SSLV). O SSLV é um produto obrigatório nos EUA pela Lei Americana Virginia Graeme Baker.
Safety Vacuum Release (SSLV)
- David Calabria e Jim Paterson, executivos da empresa Australiana D&D Technologies que é uma fabricante de dobradiças e fechaduras (trincos) de segurança para portões. Estes dispositivos fecham automaticamente os portões de entrada das piscinas, impedindo que crianças pequenas tenham acesso a elas. A Stingl Products é representante dos produtos de segurança para piscinas da D&D para a América Latina e colabora a nível mundial para promover as camadas de proteção na prevenção de afogamentos em geral.
Os executivos estrangeiros nos explicando o funcionamento da trava e dobradiça para portões de piscinas.
Os executivos estrangeiros nos explicando o funcionamento da trava e dobradiça para portões de piscinas.
Trava e dobradiças D&D instalados. Crianças menores protegidas.
Todos os produtos de segurança em piscinas fabricados e representados pela empresa Stingl Produtos e que formam as camadas de proteção para as piscinas, são obrigatórios nas leis de segurança nas piscinas nos EUA e Colômbia.
À esta reunião, também compareceram:
Augusto Cesar de Araujo, Diretor da empresa Sodramar, Kaumer Rodrigues, Superintende da ANAPP, Nilson Maierá, autor do livro Piscina Litro a Litro, palestrante e proprietário da Academia de Natação Raia4 em São Paulo.
O objetivo desta reunião foi além de conhecer os produtos da Stingl e D&D, saber como atuam estas empresas no mercado, e assim termos mais elementos para elaborarmos um texto para o Projeto de Lei que possa se tornar na tão necessária Lei Federal para Segurança nas Piscinas do nosso país.
Hoje no Brasil, começam a surgir leis estaduais para segurança em piscinas, por exemplo, em Santo André no estado de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro... porém essas leis além de não beneficiar todo o país, ao serem redigidas, não tiveram – como seria indispensável, a assessoria técnica de especialistas em segurança em piscinas, por isso, essas leis são frouxas, fracas, incompletas. Algumas nem mesmo mencionam a sucção dos ralos, que conforme venho documentando neste blog, a sucção de cabelos (como no caso de Flavia) e partes do corpo de pessoas, principalmente de crianças, têm sido a causa determinante de muitos acidentes com ralos de piscinas ocorridos no Brasil. (e no mundo)
Sai da reunião com o compromisso de redigir um draft para a nossa Lei Federal de Segurança em Piscinas, onde terão que ser considerados pontos importantes da lei Americana, da lei Colombiana e da lei Francesa. Tão logo meu draft esteja pronto, será submetido à apreciação dos especialistas em segurança em piscinas aqui mencionados, até que tenhamos um texto adequado à realidade brasileira, e possamos colocar esse texto nas mãos de um político da esfera federal, para que este apresente o projeto de lei (estaremos atentos e fazendo follow up) que possa vir a se tornar uma Lei Federal para Segurança nas Piscinas, que enfoque TODOS os aspectos que fazem com que hoje MUITAS piscinas do Brasil, sejam verdadeiras armadilhas silenciosas e tantas vítimas graves e fatais têm causado.
Vamos em frente!
Um abraço a todos, a até o próximo post.
10 comentários
olá Odele
admiro sua luta na cobrança de direitos que são inerentes à pessoa, mas ninguém cumpre, e só vêm à tona quando acontecem infortúnios como o que ocorreu com sua amada filha, vitima inocente do descaso e da irresponsabilidade.
Justiça para Flavinha
Luz p/o seu coração
Os objectivos são atingidos...passo a passo ...e aqui deste/deram mais um passo que a meu ver é gigante e só posso ficar feliz, muito felizpor ires alcançando aquilo por que tanto lutas.
Parabéns meu doce e toca de trabalhar, para que saia esse texto e pôr à prova dos políticos que comandam essa nave maravilhosa:BRASIL se de facto se empenham por algo que proteja as vossas crianças...e as de todo o mundo.
Beijos e muita força e em Flavia aquele abraço de sempre e para sempre.
Odele, gostei muito de sua iniciativa de propor uma lei. Lembrando a lei de Ficha Limpa, nós podemos sim propor leis que cheguem no congresso nacional e se tornem uma lei. Da mesma forma que eu fui um incansável divulgador daquela lei, pode contar com o meu apoio para chegar às tais 1 milhão de assinaturas para protocolar a lei no congresso nacional. Avante batalhadora.
Odele tú és incansável,forte e admirável..esta salvando vidas..evitando q maes e crianças sofram.Te admiro mto!!bjs
Fico muito feliz de conferir resultados, Odele. Sabia que eles viriam.
Que esta lei federal possa trazer segurança à nossas crianças. Parabéns por se preocupar com outras crianças.
Um abraço a você e a Flavia
Bem importante essa reunião em que participaste. Com efeito, é sempre bom trocar conhecimentos e experiências, sobretudo quando se podem reunir pessoas qualificadas numa determinada área.
No caso da segurança em piscinas, aqui bem se demonstra que, em alguns países, já se está a acordar para a necessidade de se investir na pesquiza e construção de novos equipamentos que previnam a ocorrência de lamentáveis acidentes.
E também aqui se vê que já há leis bem importantes, que tornam obrigatória a utilização dees tipo de dispositivos protectores.
E, mais uma vez, tu estás presente, a actuar. Tentando que, acumulando ezperiências e conhecimentos, se possa criar no teu país (e em outros, obviamente) uma lei, mais vasta e abrangente, que contribua para uma maior segurança nas piscinas. Bem sabendo que, infelizmente, essa lei já não vai valer para a Flavia, tu estás na primeira linha de um serviço público que, é, no fundo, também uma homenagem à tua filha.
Vamoa, pois, em frente|
...tenho um profundo respeito
e enorme admiração pela tua
força e garra, cobrando,
exigindo e buscando soluções
sérias para que outros pais,
outras mães não tenham que
passar pela tua dolorosa
experiência.
bj, querida!
´Há quase um ano que não vos visitava, estive ausente de mim. Voltei e vejo que a Odele continua sem baixar os braços. Força para continuar.
Um beijo
BF
Odele, vc viu mais esse caso de acidente em piscina???
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/03/policia-indicia-seis-pessoas-pela-morte-de-crianca-em-clube-em-sp.html
Oi minha querida Odele! Estive sumida uns tempos por motivos de saúde, e quando volto, só boas notícias né minha guerreira?! Tá vendo Odele, a sua luta não é em vão, nunca será em vão, prossiga sempre minha querida, não retroceda nunca! Vc já é uma vencedora! Beijos carinhosos, e um cheiro bem gostoso na linda Flávia, fiquem com Deus! Tatiani/RJ