Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Dia das Mães: Maio de 2010

- 9 de maio de 2010
Eu, com Fernando e Flavia, bebês.

No ano passado no dia de hoje, escrevi um post com o título: Dia das Mães: Onde está minha filha?!
Hoje vejo que Flavia está presente não só aqui em casa, mas em muitos outros lugares, aqui no Brasil e outros países. Flavia está presente, por exemplo, na conscientização que através deste blog se conseguiu sobre o perigo dos ralos de piscinas. Recebo e-mails de pessoas que me dizem: -

- “Depois que soube do acidente com Flavia, nunca mais entrei em uma piscina sem pensar no perigo que o ralo pode oferecer, se estiver instalado fora dos padrões de segurança.”

- Outra moça, logo após ler a reportagem da Revista Época, Saudade de Sua Voz, me escreveu dizendo que costumava se irritar com a filha de 11 anos, porque a menina, palavras dela, “falava demais.” No e-mail, essa mulher dizia que a irritação com a filha chegara a tal ponto que o relacionamento entre mãe e filha estava ficando difícil. Depois que leu a matéria da Época, escrita por Eliane Brum sobre minha história com Flavia, onde falo da imensa saudade que sinto da voz de minha filha, essa mulher, me disse ela no e-mail, passou a ser mais tolerante com sua criança tagarela.

- Flavia está presente nos muitos blogs, do Brasil e do exterior, que nos linkan, e de várias formas nos divulgam. Ela está presente no vídeo do You Tube com sua história (já com quase 100 mil visualizações).

- E Flavia está presente quando, por vezes, sorri docemente ao ouvir  o som de meus passos ao entrar em seu quarto e ao me ouvir falar com ela. Esses sorrisos me dão a certeza de que minha filha está aqui, mesmo que não da forma que eu gostaria que estivesse: Saudável e vivendo plenamente a sua juventude.
Mas onde a presença de Flavia se faz mais sentir é na forma como ela, silenciosamente e frágil como uma flor, me faz forte como uma rocha, para continuar lutando e acreditando, que embora a justiça brasileira tarde e falhe - ao contrário do que ocorre hoje - chegará o dia em que a impunidade não mais será uma força indestrutível em nosso país.

Além de Flavia, como muitos sabem, sou também mãe de Fernando, que está com 26 anos e é um filho muito querido. Hoje, em comemoração ao Dia das Mães, Fernando vai me levar para ver um show da Zizi Possi e sua filha Luiza Possi, no Parque Ibirapuera. Depois, voltamos pra casa onde  Fernando,me preparou um gostoso almoço. Vai ser bom. Flavia, mesmo sem gestos e sem palavras, como sempre, você estará conosco.

Quero deixar aqui também minha homenagem à minha mãe Julia, falecida em 2001. Minha mãe foi uma corajosa mulher e  uma avó muito carinhosa para Fernando e Flavia.

Desejo a todas as mães que nos visitam e acompanham, um feliz dia.

43 comentários

eduardo disse...

Bem-hajam, então, todas as Mães.
Mesmo que tenha já perdido as duas que me eram mais directas: a minha e a dos meus filhos, é sempre com muita emoção que as relembro.
Sem elas nada somos, infelizmente.

E saltando sobre essa dor que não perdoa, não posso ficar indiferente a tudo o que a Odele tem escrito.
Por isso, e coincidindo nos Dia das Mães brasileiras, decidi passar aqui um bocadinho junto a vocês. Num silêncio virtual, clicando de post em post. Emocionado. Parando por vezes para respirar fundo. Ganhar ânimo.

Ânimo que já me vai faltando, vendo ir partindo as pessoas queridas que me restam. Como a Nucha, que a Odele fez o favor de partilhar connosco essa amizade.

E assim parto, mais feliz por saber que o som dos passos duma Mãe extraordinária na luta contra a injustiça, continua forte e robusta. E é ouvida em todo o mundo.

Bem-haja, Odele.

Fatyly disse...

Neste dia especial e em todos os dias sabes que estou sempre do teu lado através deste mundo de cabos e quero que saibas uma vez mais que te amo, amo Fernando e Flavia e que tenhas um dia diferente ao disfrutares o show na companhia do teu filho igualmente tão querido e presente e como sabe tão bem "mimos cozinhados pelos filhos". Junto de vós a Flavia igualmente presente no seu "mundo" mas igualmente querida e tão amada.

Beijos sinceros de sempre e para sempre para vós e um dia bem passado

Unknown disse...

Além de estar em muitos blogs, publicações, criar consciência sobre os perigos nas piscinas, em muitos lares!

Feliz dia Odele, suspeito que hoje a passará muito bem junto a Fernando -que ternura preparate o almoço e convidar-te a sair- e nossa menina forte! muito forte!

Abraços enormes, beijos que repartes no lar :)

sheila disse...

Odele.
Realmente a Flavia está presente em muitos lugares, no pensamento e coração de pessoas, que como eu, tiveram o privilégio de conhecê-la, e sentir esse carinho silencioso que ela oferece e que eu tento retribuir da melhor forma possível.
Outro dia minha Iza falou "mãe a Flavia fica dentro da minha cabeça", jeito de criança de dizer que o carinho de Flavia também a alcançou.
Desejo um Bom dia das mães pra você.Beijos

Unknown disse...

FELIZ DIA DAS MAES,CURTA MUITO A FLAVIA E OS SEUS,VC MEREÇE Q SEU DIA SEJA MARAVILHOSO.BJ NO SEU CORAÇAO,FICA COM DEUS.
CINTHYA

:: Nanda :: disse...

Odele, ser mãe é divino e você é ainda mais abençoada por permitir (através do blog e da midia) que Flávia cresça e apareça.. Eu acredito que tudo que acontece em nossas vidas tem um propósito e a condição da Flávia existe para que possamos aprender o verdadeiro sentido da vida. Mesmo em silêncio ela nos mostra o valor da vida, da esperança, da perseverança, do amor e luta para que a justiça tenha seu lugar.
Desejo a você um excelente Dia as mães e espero que o passeio seja agradável!
Parabéns ao Fernando pelo dom na cozinha (preciso de umas aulinhas com ele rs)
beijos

Unknown disse...

Odele, minha querida, desejo à você um super dia das mães pois, como muitas pelo mundo afora, você é uma heroina.

Um beijão à você e a Flávia.

artemanha disse...

é mesmo! e ela está também dentro do meu coração e de todos os que a amam demais assim como eu...Flávia é nosso alento, nosso amanhecer, nosso anoitecer, enfim, ela é nosso caminhar, pois não há um só minuto que fico sem pensar em Flavinha...Odele, grata por compartilhar conosco sua história, sua vida e que Deus as ilumine sempre...beijos, pois já não consigo mais escrever, devido a forte emoção...

pensandoemfamilia disse...

Oi Odele querida

Essa relação mãe e filha é eterna, pois mora em nossa corpo e em nossa alma. Tenha um ótimo dia das mães. Beijos para você e seus filhos.
Norma

Mandem e-mail disse...

Parabéns por tudo que você é, Odele!
Você é um grande exemplo para todas as mães!
Eu também consigo dosar minha intolerãncia, impaciência e decepção com minha filha ao ver a sua luta!
Suely

tania disse...

Oi Odele!! Vivemos um dia das mães às avessas, acompanho seu blog e de uns dias pra cá comecei a devorá-lo pois vivemos o mesmo mundo hoje.
Minha mãe, assim como sua filha, vivem em coma.
Feliz Dias das Mães!
Tania Speroni
www.zerohora.com/sembarreiras

Angela E. M. Knaesel disse...

És um exemplo de força e dedicação Odele, uma mãe mais q especial.
Parabéns e mta luz. Bjo gde.

Ana Raquel dos Santos disse...

Querida Mãe da Flávia,
Você que é exemplo de mulher, mãe e ser humano.
Felicidades MIl. Como Temos que aprender com você, "mãe guerreira"
abraços neste nosso dia.

Anônimo disse...

Parabéns à você, mulher de fibra, inteligente , forte nordestina.
Continue brilhando com sua flor, pois estás com certeza atravessando oceanos, não somente nos blogs, mas em nossos corações.
Meu grandioso abraço.
Elianinha.

Unknown disse...

Um beijão bem grande para si neste Dia das Mães. amiga!

Beijinhos,
Ana Martins

Janah disse...

Odele, sei que é muito difícil esse dia pra você, afinal você não pode ganhar o abraço do seu pequeno anjo, nem ouvir ela dizendo " eu te amo"...mas mesmo assim não posso deixar de te desejar um feliz dia das mães. Você é uma guerreira e um exemplo para todas nós. Queria muito aliviar o teu sofrimento nesse dia...segundo a minha crença, tudo é possível...a Flávia continua nas minhas orações...um abraço.

Anônimo disse...

Odele, mesmo sem o abraço carinho e aconchegante de Flavia você esta feliz porque alem de seu filho todas nós estamos com você. Feliz Dias das Mães. bjs

Glória Tupper disse...

A mãe de Flavia é um exemplo de mãe. Incansável, dedicada, batalhadora e merecedora de muitos beijos e abraços no dia de hoje. Beijos, querida!!

Aída Továr disse...

Feliz dia das mães,e força muita força sempre...beijos para vc e Flávia.

Daniel Savio disse...

Mas principalmente, ela está dentro do teu coração...

Feliz dia das mães Odele.

E meus pêsames devido a Nucha.

Fique com Deus, menina Odele.
Um abraço.

Enfermagem disse...

Feliz Dia da Mães, Odele
Fique com Deus!!
Um abraço!!!

Grace disse...

Querida Odele..
Feliz dia das Mães! Também lembro de vc em vários momentos da minha vida com meus filhos, me inspiro na sua força e na sua coragem!

Tenha certeza que Flávia nao está só aí com vc, está em nossos pensamentos diariamente.

Ummgrande beijo

Cloeh disse...

Odele ,é a sua força que nos faz te admirar MÃE da Flavia também,Flavia que em silêncio chegou em vários lugares e na minha casa será sempre bem vinda com sua voz que sai do coração me faz proteger a minha filha do perigo que pode ser uma tarde em uma piscina ...

bjs

Gaudério disse...

Por mais que se fale sobre o amor, nada será maior que o teu amor de mãe. Grande paz neste dia.

http://mensageirodasestrelas.blogspot.com/

BETH disse...

BOA TARDE ODELE E FLÁVINHA

DESCULPE O ATRASO ODELE,MAS QUERO CUMPRIMENTA-LA PELO DIA DE ONTEM.
APESAR QUE PRÁ MÃE NÃO TEM DIA E HORA MARCADA NÃO É??????
UM ABRAÇO A VC ,NA FLÁVINHA E EM SEU FIHO.

Priscilla Kelly disse...

Oi conheci seu blog hoje e fiquei comovida com a história da Flávia,tenho fé em Deus que um dia tudo voltará ao normal e você verá sua linda filhinha totalmente recuperada! basta ter fé!

bjs

Ps. Bjs tbm para Flávia e para a Michele ;)

Isabel Filipe disse...

Oi Odele,

Que tenhas passado um lindo dia da mãe ... aqui em Portugal já o haviámos comemorado uma semana antes ...

o teu post está bem lindo e ternurento.

beijinhos

Paul Law disse...

Parabéns, Odele, por ser essa mãe exemplar. Mais que isso, por ter tanta força.

Um abraço

Mari S disse...

Oi, amiga. Passo sempre aqui pra ler suas mensagens e acompanhar sua luta e seu amor de mãe guerreira. Um beijo para você, pro Fernando, e pra Flavia, sempre!!!
Você é um exemplo...

Pedro disse...

Odele,

Se todas as mães fossem iguais a você...

Quase nunca comento - o que dizer de tua forma de amar? Mas sempre te leio. Sempre. Quando estou triste, passo por aqui e saio mais animado. Vou reclamar do que? De ter duas filhas saudáveis? Com você, aprendi a não reclamar da vida e a valorizar mais o que tenho. Mesmo quando você escreve um post triste, há sempre uma mensagem positiva de onde podemos tirar uma lição de vida. Você é uma lição de vida para mim.

Que pena que Flávia não pode demonstrar o orgulho que ela certamente tem de você Odele. Acho que você é a mãe que Flávia precisa ter.

Pra você, minha admiração e respeito. E meu carinho também. Mesmo que virtual.

Sheila disse...

Odele querida,

Três dias depois , vim te desejar um feliz dia das mães. Pois todos os dias é o seu dia, Odele.

Vc e Flavinha estão mesmo por todos os lados, em nossos corações. Sua simpatia, seu carinho e sua perseverança são contagiantes.

Um grande beijo !

peciscas disse...

O Dia da Mãe é sempre uma data que nos deixa um tanto nostálgicos. Especialmente para que, já a perdeu, tal como eu.
Mas tu, Odele és bem o símbolo de uma mãe, tal e qual deve ser a que evocamos neste dia especial.
Por tudo o que sabemos de ti e que este tão belo texto mais uma vez confirma.
Claro que a Flavia está aí, aqui, em muito lado. Porque a tua ternura, o teu amor, a fizeram implantar em milhares de corações.
E ela sente essa onda de amor que ultrapassa barreiras e fronteiras, porque tu sabes, como ninguèm, transmitir-lhe esses afectos, essas mensagens de carinho.
E tens, também, a teu lado, um filho maravilhoso, uma artista sensível, um homem atento e carinhoso.
No meio de tantas provações, tens razões para te sentires reconfortada poe estas sensações benéficas que povoam o teu coração de mãe extremosa.

Rosamaria disse...

Odele querida,já tinha vindo desejar, mas espero que tu tenhas passado um dia das mães com paz e alegria com teus filhos.

Com certeza a Flavinha está presente em nossos blogs, nossos corações e orações.

Bjim pra ti, a Flavinha e o Fernando.

Zé Povinho disse...

A minha presença é sempre discreta mas regular. Obrigado pela sua coragem e pelo seu testemunho, que a todos nos toca e faz meditar.
Abraço do Zé

Maria Rita disse...

Passando para lhe desejar boa semana.

Unknown disse...

Oi Odele, li a reportagem sobre a Flavia na revista e fiquei muito emocionada com a história e impressionada com sua força, coragem e determinação. Certeza absoluta que Flavia está ai vendo e principalmente sentindo todo o carinho e tudo k faz por ela, e certamente cheia de orgulho por ter essa mãe maravilhosa ao seu lado....Odele sinta-se abraçada nesse momento e dê um abraço e um super beijo na Flavinha por mim...

e sempre tô por aqui...
Carolina Rostirolla, Campos de Julio- Mato Grosso

Unknown disse...

querida....que deus continue te sustentando com essa força...e que a justiça nao falhe ainda mais com vc e flavia...deus sabe da tua dor...bjos

Rebeca Coimbra disse...

olá Odele....estou lendo o seu Blog a pouco tempo..perdi meu filho a quase 6 meses por Cancer, somente agora tenho tempo de sobra para ficar an internet, infelizment...más enfim...eu t admiro muito e sei bem de onde vem toda tua força e teu amor....vc é uma grande mãe...uma linda mãe de verdade...e Flavia tem mto orgulho de vc..beijos..este foi o 1° dia das maes sem meu pequeno, nada fáçil, más como sempre nós mães vamos seguindo em frente... bejs Odele

El Angel de cari disse...

Hola !
Hace mucho que no pasamos por aquí debido al poco tiempo que tengo.
No podía dejar de saludarte.
Te dejamos un gran beso y un fuerte abrazo

http://graceolsson.com/blog disse...

QUE BELO DIA, oDELE.BJS E DIAS FELIZES

Fátima Campilho disse...

Minhas preocupações não passam nem de perto pelas suas, no entanto aprendi que cada um sabe da sua dor.
Você é uma "mãe-coragem"!
Beijos para você,Flávia e Fernando.

Dmênica disse...

OI...Odele!!!
Me chamo Domênica tenho um bebê nome dele é Juan,depois que li sua reportagem e de sua filha eu percebi que amor de mãe vai alem,não tenho o amor da minha mãe
ela sempre foi fra conigo sempre procuro amala,mas sei que não sou as vezes o fato delame chamr de filha e não pelo meu nome me deixa radiante e meu dia fica maravilhoso,vou amar o Juan me xpelhando nesse seu amor por Flavia;obrigada por você existir mamãe.meu email é dodylins@hotmail.com

Márcia disse...

Odele... Que adminiração sinto por você... sou mãe e imagino sua dor que foi transformada em força!
Já tinha ouvido sua história e hoje que tenho um blog entrei e li com calma... Que mulher maravilhosa você consegue ser e que lição nos dá em sua luta diária.
Tenho absoluta certeza que Deus está presente em sua vida e que a doce Flávia não está ausente, está ao seu lado em uma linda e iluminada luz e que o corpo fisico é apenas um instrumento para nos ensinar algo.
Infelizmente em nosso País a impunidade prevalece... mas quem sabe um dia possamos viver para ver esse País acordar e mudar para melhor!
Oro por você e sei que sua luta não é em vão... pois tem alertado muitas pessoas e tocado o coração de centenas de pessoas!

Vou dedicar o post de hoje em meu blog a bela Flávia... um grande beijo e um abraço bem apertado com amor, carinho, respeito e admiração por sua luta!

Márcia

Related Posts with Thumbnails