Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

FLAVIA NA REVISTA ÉPOCA DESTE SÁBADO

- 21 de novembro de 2009
Odele e Flavia - "SAUDADES DE SUA VOZ"

A Revista Época deste sábado, traz uma reportagem comigo e Flavia. A matéria é da repórter Eliane Brum e as fotos, de Marcelo Min. ( Fotogarrafa)
"
Quando Odele sonha com a filha, Flavia tem 10 anos. A menina de cabelos longos, encaracolados nas pontas, fala sem pausas. Gosta de partilhar seu dia, contar as aventuras na escola, tagarelar sobre o futuro precocemente dividido entre uma carreira de administradora e outra de modelo. Abraça e beija muito. Dança, canta e toca teclado. Sua voz povoa o sono da mãe. Quando Odele acorda, porém, o silêncio continua lá.

Deitada na cama do quarto ao lado, Flavia tem os olhos abertos. Não pode mais falar e, embora possa ver, Odele não sabe se vê. A menina calou-se aos 10 anos, quando seu cabelo foi sugado pelo ralo da piscina do edifício onde vivia, em São Paulo. Em dezembro, no mesmo dia do aniversário da mãe, fará 22. Há quase 12 anos, Odele só ouve a voz da filha em sonhos. Agora é a mãe que parece se afogar ao despertar submersa na ausência da filha. “Ela tinha voz de sino”, diz. É dessa voz de sino que Odele sente mais saudade.

Assim se inicia cada dia. E cada dia em que Flavia não acorda é uma perda para Odele. Quem vai imaginar que a voz da filha, que às vezes perturba com sua premência, será um dia a maior saudade da mãe? Que aquelas histórias de criança, contadas quando falta tempo à mãe, seriam pagas com metade de uma vida ou uma vida inteira, se a mãe soubesse que poderia perdê-las?
É uma existência de subtrações e de delicadezas, a dessas duas mulheres. Só faz sentido porque Odele conseguiu fazer da história de dor também uma narrativa de amor.

.... Meses depois, Odele começou a buscar as causas no fundo da piscina. Dividia seu dia entre os cuidados com a filha no hospital e..."

A matéria completa pode ser lida neste link da Revista Época: SAUDADES DE SUA VOZ.
O meu muito obrigada à repórter Eliane Brum pela realização desta reportagem. Obrigada também ao fotógrafo Marcelo Min.

Agradeço também ao editor do site da Revista Época e ao pessoal do Globo.com pela abertura desta matéria no site. Desta forma, nossos leitores de Portugal, de outros países e de localidades onde a Revista não chega, podem ler a matéria completa on line.

Nota: Na hora de agradecer a tantas pessoas que me apoiam na divulgação da história de Flavia, quando me dou conta, estou sempre devendo agradecimentos. É o caso desta matéria.: Eliane Brum, repórter especial da Revista Época,  tomou conhecimento do blog de Flavia, graças à sensibilidade do blogueiro acreano -  nem sempre bem compreendido em sua própria terra - ALTINO MACHADO, que há tempos conhece a história de Flavia. Neste link,  vocês verão uma mensagem  de Eliane para Altino,  agradecendo a ele pela sugestão  da pauta. A Altino Machado, os meus mais sinceros agradecimentos e minhas desculpas por não ter colocado aqui antes esta nota. MUITO OBRIGADA ALTINO!

409 comentários

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 409   Recentes›   Mais recentes»
SUELY disse...

Li a reportagem e conheci mais alguns detalhes de sua história. Parabéns! Vc é mais do que um exemplo. Sinto-me ridícula quando reclamo de minhas pequenas dificuldades. Mantenho a esperança por você, Odele! Minha admiração fica redobrada e meus pensamentos positivos por vc e Flávia também. Você é de uma elegância e educação ímpar. Tenho plena certeza de que Flávia percebe tudo. BJS
Suely

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Ivonete, tenho um blog que se chama: Diário da mãe de um Anjo, meu anjo tinha 12 anos e era filho único, faleceu faz 08 meses, dia 27 de março deste ano, se vc puder, entre um pouco no meu blog para compartilharmos nossa dor, o único objetivo dele é levar um pouco de conforto para pessoas que estão sofrendo como eu a dor da perda, no seu caso é uma dor muito grande com certeza, mas vc acredita em milagre? eu acredito, te mandei um email sobre isto, sua filha é muito linda e com certeza Deus tem um plano para você e para ela, continue na sua luta que vc vai conseguir com certeza.
abraços
Ivonete de Belém do Pará

Unknown disse...

Cara Odele,
chorei ao ler a reportagem da revista Época. Não conhecia a história da Flávia e fiquei profundamente comovida com a tua luta, tua perseverança, tua fé e teu amor. Que Deus continue a te dar forças e a abençoar tua vida e a da tua família. Espero de coração que algum dia voltes a escutar a "voz de sino" da tua filha. Um grande abraço. Melissa

Blogando Francês disse...

Ainda não vi a materia. Vou ler e fazer uma chamada no Interagindo.
Sua luta nao será em vao, apesar do sofrimento irreparável.
Bjs queridas guerreiras

Unknown disse...

ODELE...VC É A VERDADEIRA MAE,QUE AMA E CUIDA INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA,VC LUTA POR SUA FILHA E ISSO DEUS VE,ELA TEBM VE,ELA SENTE SEU AMOR...ISSO É PRA SEMPRE.QUE DEUS TE ABENÇOE E TE DE FORÇAS PRA SEGUIR.

Blogando Francês disse...

Comovente.
Impossivel não chorar.
Beijos querida querreiras

Unknown disse...

Boa tarde Odele,

Fico admirada pela sua dedicação como mãe! Tenho uma amiga que teve um AVC aos 26 anos e ficou em coma bastante tempo, várias vezes fui visitá-la e ela nem mexia os olhos, hoje ela está bem melhor, a recuperação é super lenta e a mãe dela também tem todo esse amor, dedicação e carinho pela filha! Lhe desejo cada dia mais força para continuar sua caminhada, isso sim é um exemplo de determinação!

Abraço,

Carol

Ve disse...

Olá Odele! Acabei de ler por acaso a reportagem sobre a Flávia na Revista Veja. Nossa só imagino a dimensão de tudo o que você passou! Chorei de verdade ao ler a matéria e te desejo muita força para continuar cuidando da Flávia! Beijoss

Magguie Alves Leão disse...

Olá Odele!
Eu tive a oportunidade de ler o artigo na revista època e, passei para dizer que para mim este sim é o verdadeiro amor.
Minha irmã sofreu um derrame cerebral ao nascer e passou toda sua vida em uma cama mas, minha mãe e eu a amamos muito e nunca vamos esquece-la.
Continue com sua luta mas saiba que você é uma pessoa de muita LUZ.
Fique com DEUS!

Larisa disse...

Fiquei emocionada lendo hoje na revista Época a linda história de dedicação e amor de Odele e Flávia. Fico feliz em saber que no nosso mundo ainda existem pessoas que não só se dedicam, mas amam com afinco, mesmo sem saber se a pessoa do outro lado tem consciência do que está recebendo. Um abraço.

Ila Fox disse...

Vc viu esta matéria sobre um paciente que passou 23 anos em suposto coma, na verdade estava consciente o tempo todo?

http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/11/23/homem+diagnosticado+com+coma+passa+23+anos+consciente+9152934.html

Karen disse...

Odele,
Vi a reportagem no globo.com quis conferir por completo.

Incrível como a vida nos dá força para lutar a cada dia, e fico feliz em saber de pessoas como você, mães que tem histórias de vida e nunca abandonam seus filhos. Perdi minha filha em maio de 2008, e também criei um blog para aliviar toda aquea dor, que se transformou em uma saudade e um amor que jamais pára de crescer.
Se um dia tiver um tempinho, passe por lá.
Que você se torne exemplo assim como a Flávia, desejo toda sorte do mundo e sei que apesa dela não se expressar, tem muita sorte de ter o amor mais verdadeiro do mundo que é o seu. Acredito que de alguma maneira, ela sente.
Grande beijo.
Karen

Ma Abdala disse...

Odele e Flavia.
Acabei de ler a reportagem sobre vcs na uol. Simplismente de uma sensibilidade sem tamanho, assim como vc Odele, que cuida de Favia com tanto amor, carinho e respeito que ela merece.
Adorei a parte em que descreve que ninguem a toca sem que se fale com ela. Ela esta em coma e nao esta morta. Pode nao ver, nao ouvir, nao entender, mas ela por um jeito ou outro conhece o seu amor.
Parabens por seus gestos e por ser uma mae exemplar.
Flavinha (se assim posso chama-la), vc e linda e tens ao teu lado uma fortaleza em forma de mae. Te desejo do fundo de minha alma que vc se recupere e possa saber quantas pessoas torcem por vc!
Bjs as duas

Unknown disse...

Oi D.Odele,

Antes de mais nada, gostaria de parabeniza-la por três coisas: pelo amor e dedicacao com que trata sua filha, pela garra na luta por justica e pelo engajamento pra evitar que outras tragédias como esta acontecam.

Mas a razao de ter voltado aqui é outra: acabei de ler uma reportagem sobre uma pessoa que foi diagnosticada com coma e esteve consciente durante 23 anos: http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/8375326.stm.

É sempre uma esperança!

Que Deus as abençoe!
Adeline

Lícia Marques disse...

Sra Odele

Li a matéria na Revista Época, visitei seu blog,e deixo aqui o registro da minha admiração e respeito.

A senhora,grande guerreira do amor maternal,mostra a cada instante do cotidiano o que realmente é ser mãe (perdoe a inevitável,embora real, redundância).

Conte sempre com minhas preces pela sra e a Flávia.

Um abraço

Lícia

Pablo Ramon disse...

Cara Odele
Pelo pouco que li sobre sua historia, garanto que vc é uma grande lutadora e tem o poder de vencer batalhas que Deus nos manda sem avisar. Passei por uma situação parecida porém em escala menor com a minha mãe, ela veio a falecer de cãncer de mama, e da mesma forma que você, tentei de todas as formas reverter esse mal que esta assolando a humanidade.

Beijos no coração seu e da Flavia.
Deus sabe o que faz, so não nos avisa antes de fazer.

Meu e-mail é
pabloramon55@hotmail.com

Thiago Fetter disse...

Boa tarde, Odele.

Li a reportagem da Época e gostei dela.

Senti-me em parte em seu lugar quando li que muitos aparecem aqui com soluções definitivas para uma questão que não conseguem compreender.

Eu pensei em (tentar) ajudar de uma forma bem mais sutil: indicando uma leitura.

Trata-se do livro Paula, da Isabel Allende, que você provavelmente conhece... acho que vale a pena.

Despeço-me desejando-lhe muita força, e parabenizando-a por sua luta.

Com carinho,

Thiago.

Eduardo Guida disse...

Ola Odele, parabens para voce. E continue com esta sua dedicacao. Emociona so de ler... rezo pela flavia acordar e poder dizer o quanto te ama e te agradece por tudo.

Abracos e continue acreditando em voce e em sua filha, e esqueca aqueles que tentam te desmotivar.

Natacha disse...

Cara Odele, não pude deixar de me emocionar com sua história e da Flávia. Nenhuma mãe conseguiria ler seu depoimento sem chorar. Mas sua força e seu amor por ela são imensos e também acredito que ela ouça e veja tudo que você faz por ela. Hoje coincidentemente saiu uma notícia esperançosa sobre o coma: "Homem diagnosticado com 'coma' passa 23 anos consciente na Bélgica". Que Deus esteja com vocês.

Renata disse...

Você é uma mãe exemplar. Vi as fotos de sua filha quando era bebê e aos 9 anos e me bateu uma tristeza por ter acontecido algo tão trágico com ela. Mas eu sei que ela é extremamente amada e com certeza sente todo esse carinho. Infelizmente a gente fica sem entender o que acontece em nossas vidas, o porquê de acontecer. Por isso concordo que cuidar é a melhor forma de amar.
Um grande abraço,
Renata

Silvia C.P.S. disse...

meu nome é Silvia, tenho 19 anos e acabei de ler a reportagem na revista Època, que me chamou muito a atenção e me deixou comovida com uma história tão triste e ao mesmo tempo inspiradora, de dedicação e amor incondicional.
Espero que tenha sempre muita força e saúde e acredite que no coração de Flávia não deixa de pulsar o mesmo amor e carinho.
Um abraço às duas!

Unknown disse...

Boa Tarde Odele, sou Rodolfo e tenho 17 anos.
Acabei de ler e conhecer a sua vida e de sua filha Flavia. Nessas horas é muito difícil saber o que dizer. Sei que tenho apenas 17 anos e da vida pouco sei. Mas gostaria de lhe dizer que você é um exemplo de mulher e de pessoa, neste mundo onde tantas pessoas disperdiçam suas vidas, outras batalham para ter uma vida feliz e normal. A pouco tempo perdi um grande amigo para o câncer. Ele batalhou muito, lutou e eu sempre estive ali ao seu lado, sei que nada pude fazer, mas sei que ele morreu sabendo que eu o amava, e que para sempre o levarei. Sua filha pode não lhe responder, não sorrir, mas tenha certeza que o mundo que ela habita agora, é muito melhor do que estamos.
Aqui em casa possuo um livrinho de textos pequenos para melhorar a nossa vida, e é assim que termino minha mensagem:

"Nunca é tarde demais para ser feliz"
Compreenda que fomos criados para vivermos saudáveis e em paz e alegria.
Quando assim não acontece é porque transgredimos as leis naturais.
Mas, da mesma forma que as violamos, poderemos restaurá-las procurando viver em harmonia com as leis divinas.
Se tiver dúvidas de como seguir esse caminho, ouça a voz de sua consiência, pois ela é o guia preparado para conduzi-lo ao equilíbrio de seu ser.
A paz é uma herança divina.

Janaina Amado disse...

Odele, li toda a reportagem, e terminei muito emocionada. Parabens à reporter, que soube captar com tanta delicadeza a dignidade a sua dor. E mais uma vez parabens a voce, odele, por seguir em frente, fazendo das trajetorias sua e de Flavia um exemplo, um alerta, um chamamento. Aceite meu abraço solidário.

Marcello disse...

Querida Odele,
fiquei muito emocionado com a história da tua vida e da tua filha. Entendo que teu sofrimento é enorme e que as mágoas com a vida podem ser profundas. Você tem sido uma guerreira em todos estes anos e tenho certeza que existirá uma recompensa valiosa para você. Seja com o restabelecimento da tua filha agora ou numa época diferente desta.
Sei que você não acredita em curas milagrosas(eu também não acredito neste tipo de coisa), porém acredito até o fundo da minha alma que existe um Deus poderoso e que promete a todos os que o sériamente o buscam uma esperança de vida eterna aqui na terra sem pranto e nem dor(você pode verificar isso na bíblia Revelação 21:3 e 4). Vale a pena conhecer esse maravilhoso Deus que fez tanta coisa por seus servos no passado, que faz e fará aqui mesmo na terra numa nova ordem mundial. Se desejar poderá me contatar para falarmos a respeito.

Tudo de bom pra você e para sua linda menina.

Marcello L L Pereira.

Shi Matos disse...

Milagres existem sim, Odele. Pequenos milagres acontecem a cada instante. Acabou de acontecer um, em mim, quando li a sua história. O amor incondicional é a lição sagrada que poucos aprenderam. Mas nessa lição você é letrada, ensinando com simplicidade esse Amor Divino que nutre por sua Flávia.
Ao Senhor Deus pedirei que se não for possível conceder seu primeiro desejo, ouvir a voz da sua menina, que te conceda ao menos o segundo: partir no dia seguinte.
O seu amor será para sempre um exemplo para mim.
Recebi a lição mas só posso te oferecer meu e-mail caso queira ter mais uma amiga. Um grande beijo para você e para Flávia. Fica com Deus!

C disse...

Fiquei muito tocada com sua história, que li na página da Época. A matéria está muito bonita. Gostaria de dizer que estou, daqui de longe, tentando mandar bons pensamentos às duas.

Estava em dúvida se seria correto entrar aqui e comentar sobre uma notícia que acabei de ler, mas vi que alguém já comentou a mesma coisa, então me sinto mais confiante em comentar sobre o assunto também.

http://www.guardian.co.uk/world/2009/nov/23/man-trapped-coma-23-years

O mais alarmante é a proporção de casos que o neurologista afirma que podem ter sido mal diagnosticados.

(Talvez signifique alguma coisa o fato de eu ter recebido as duas notícias, a da sua filha e a do falso coma, praticamente ao mesmo tempo.)

Fique bem!

Unknown disse...

Querida Odele:
No dia 21.04.1982, meu irmão saiu para comprar cigarros, bateram na moto dele, teve TCE e ficou em coma por 18 meses. Ele tinha só 18 anos...sua voz hj não é a mesma...a que tínhamos gravado, perdeu-se...Não pense que seus amigos cansaram da sua dor, nem que vc se acabou em dor! Vc se transformou numa rocha. Todos ficaram com vergonha de aconchegar na sua sombra! Continue sua vida. Sua filha faz parte dela. Faz bem em pedir que qdo a vida de vocês duas for se extinguir, que ela vá 1m antes, para que a perda seja menor possível. Desejamos toda a luz deste mundo...FAMÍLIA PORTO.

marajoarasp disse...

Soube dessa história através da reportagem da revista Época. Sua força e coragem são exemplares, para mim e espero que para muitos. Meus melhores pensamentos e energias para todos vocês, força sempre. Eduardo N.

Unknown disse...

Olá, tudo bom? li a materia toda sobre sua filha e realmente eh como vc mesma falou.. e se? e se varias coisas na vida de todos nos fossem diferentes...minha cara, imagine que essa empresa de ralos, por mais relapsa que tenha sido, graças a sua atitude, deve ter tomado mais cuidado a partir de seu caso e acredito que por causa de sua filha muitas outras pessoas tenham sido salvas dessa situação! realmente muito tragico, mas gostaria de tirar algumas dúvidas.. nao sou medico, curandeiro, milagreiro ou padre, mas talvez possa te ajudar! e os eletro-encefalogramas? eles testam por exemplo espetando dedos e etc e falando com a pessoa em coma para saber se apesar da falta da resposta fisica, se ha alguma resposta cerebral... foi feito? ja procurou tratamento com celulas tronco? o hospital das clinicas em sao paulo eh fantastico.. sugiro procurar! a medicina eh muito cruel do ponto de vista que os medicos nao querem perder a boquinha, assim como a acupunturista que tratava da sua filha... medicos particulares adoram ganhar...medicos publicos como sabemos.. eh aquela coisa.. ta la atendendo miseravelmente soh pra nao deixar o paciente morrer! ja no hospital da clinicas em sao paulo, ele treinam o medico... eh diferente.. o que me diz?

Marcia disse...

Odele, guerreira, certamente alguém já lhe falou do livro "paula", de isabel allende. Não consegui parar de chorar ao ver as semelhanças dos dois casos. Força!

Fernanda Mattos disse...

Boa noite, Odele!

Li a reportagem sobre a Flávia no site da revista epoca e fiquei comovida com essa tragedia e ainda mais com seu amor e dedicação. E queria lhe recomendar uma reportagem que coincidentemente li hoje e imediatamente fiz a ligação com a sua. É a história de um homem que ficou 23 anos em coma, sendo que os medicos declararam o como vegetativo e sem consciência, quando na verdade ele tinha consciência de tudo ao seu redor, porém não conseguia manifestar suas vontades, seu caso teve sucesso com novas tecnologias e o descobrimento que na verdade ele tinha sim consciência. Segue os links:

Onde vi:
http://blogs.r7.com/querido-leitor/2009/11/23/preso-em-seu-proprio-corpo/

E materia original:
http://www.dailymail.co.uk/news/worldnews/article-1230092/Rom-Houben-Patient-trapped-23-year-coma-conscious-along.html

Abraços,

Henri silva disse...

É isso ai mamae odele!!

Dou a maior força com minhas vibraçoes positivas, para q continue assim, dando o melhor remédio para sua flávia q é amor.
Tenho certeza q ela escuta, sente e ve tudo o q se passa na sua vida. No pouco entendimento sobre o assunto, apesar de ter um pai neurologista, tenho como opiniao, q a cura se faz aos poucos. A natureza é muito sábia e q pouco entendemos dela, mas devagar e com sua energia de amor, a cura se faz e um dia ela vai agradecer a vc tudo o q fez e faz por ela.
Deve ser muito bom ter uma mae assim como vc. Minha mamae ta morando la nos EUA, já tem 10 anos, e sei como é ruim nao ter uma mae por perto. Entao continue assim e se possível cada vez melhor. Q saudade da minha mamae!! rsrs
Deus nunca da problemas maiores do q nao possamos suportar. Nada na vida é por acaso, tudo tem um pq. E o final é sempre feliz, e se nao ta feliz é pq ainda nao chegou o final!!

Minha vibraçoes positivas, e q Deus abençoe vc, a flávinha, a sua família e a todos nós.
um bjaaao e muita força!

Henri

Unknown disse...

Odele, hoje lendo a matéria da época me emocionei com a vida de vcs mas também fiquei pensando o porque que a mídia dá tanta atenção para vestidos curtos, pessoas que nem se quer sabem o que querem o que são e deixam de lado acontecimentos como o da Flavia, deixam de cobrar as empresas sobre o as instalações corretas de seus produtos, a formação de profissionais para recomendar o produto a ou b e dão espaço para bobeiras e fofocas do dia...
Mas graças a Deus existem pessoas como você que respeitam a vida e lutam por uma sociedade melhor.
Agora que aprendi o caminho voltarei sempre para saber como estão indo e conversarmos mais...
Que Deus te abençoe e que todos os espiritos amigos estejam ao lado da Flávia e da sua família...
Tatiana

Unknown disse...

Oi Odele!
Foi através do site Globo.com que tive acesso ao link da Revista Época e li a reportagem sobre o caso da sua filha, Flávia.
Meu coração ficou acelerado durante toda a leitura.
A minha família passou pela mesma situação que você hoje passa. Meu tio ficou em coma vigil por 18 anos e eu acompanhei desde os meus 03 anos de idade todo o sofrimento da minha avó. Infelizmente Deus o levou há três anos devido uma parada cardio-respiratória.
É muito difícil, eu sei. Mas assim como você, acredito que pessoas em coma possam reagir a determinados estímulos. Meu tio me olhava de uma maneira tão profunda que parecia querer me dizer algo... Muitas vezes ele suspirava... Sorria... É difícil simplesmente acreditar que isso seja reflexo, involuntário!
Que Deus te proteja e lhe dê forças pra seguir adiante!

Beijos

luciah disse...

Querida mãe,fiquei emocionada tentando imaginar teus dias sem o sorriso de tua amada filha e quão pesado deve ser teu fardo.
Esteja certa de que ela esta contigo todas as noites nos sonhos partilhando com você suas aventuras e anseios foi a maneira que ela encontrou de se comunicar com você...
Duas guerreiras vivendo um dia de cada vez, fiquem com Deus.

Falar de Amor disse...

Olá Odele,
Vi a matéria da revista época e logo fui a vossa página.
Tenho certeza que apesar dos comentários negativos, faz o melhor que pode e principalmente o que sabe à Flávia.
Independente da religião que possamos ter o amor é sempre maior e o melhor caminho!
Adorei ver que ainda existem anjos em sua companhia como a Mazé, sua "ajudante" e o cabelereiro que trata da beleza da sua filha!
Acredito, que de alguma forma todo o carinho e amor que a Flávia recebe ajudam no seu cotidiano.
Que bom seria que todas as mães, com filhos na mesma situação, pudessem dedicar tanto amor aos seus filhos!!
O amor vence todas as batalhas!

Falar de Amor disse...

Olá Odele,
Vi a matéria da revista época e logo fui a vossa página.
Tenho certeza que apesar dos comentários negativos, faz o melhor que pode e principalmente o que sabe à Flávia.
Independente da religião que possamos ter o amor é sempre maior e o melhor caminho!
Adorei ver que ainda existem anjos em sua companhia como a Mazé, sua "ajudante" e o cabelereiro que trata da beleza da sua filha!
Acredito, que de alguma forma todo o carinho e amor que a Flávia recebe ajudam no seu cotidiano.
Que bom seria que todas as mães, com filhos na mesma situação, pudessem dedicar tanto amor aos seus filhos!!
O amor vence todas as batalhas!

Unknown disse...

Ola,meu nome é Renato,sou da religião Tenrikyo desde criança,já vi milagres quando era estudante no Japão.Pesquise sobre a religião na net,existe uma reza chamada Osazuke,eu já recebi a graça uma vez na minha vida,uns 10 anos atrás.Torço por vocês,fiquem com Deus.

Angela E. M. Knaesel disse...

Quem é mãe sente no coração seu sofrimento Odele. Obrigada por nos alertar e compartilhar sua vida conosco.

Cibele disse...

Só o Amor explica os seus atos, o seu cuidado... Só o Amor explica ela ainda estar aí...

Não nos cabe entender, apenas Amar. É o Amor, e não o entendimento, que nos move quando tudo parece querer nos paralizar.

"Esse amor tão grande não é tão poderoso como eu imaginava que fosse." O Amor é tão poderoso e tão grande pra te fazer ter as atitudes que você tem, para fazer com que você se mantenha dia-a-dia com o seu inestimável ato de cuidar. O Amor com certeza lhe leva a atos que antes não imaginava ser capaz.

Com certeza, em algum lugar, e de alguma forma, esse sentimento todo é percebido e retribuido por ela. A proximidade e cumplicidade de vocês um dia poderá ser vivida em outro plano.

Que Deus sempre ilumine vocês, para que consigam passar pelo que lhes cabe no momento.

Que os espíritos de luz que acompanham vocês duas lhes preencham de paz.

Um beijo e um abraço forte nas duas.

Anônimo disse...

http://extra.globo.com/mundo/plantao/2009/11/23/homem-diagnosticado-com-coma-passa-23-anos-consciente-914881468.asp

Unknown disse...

Olá Odele,

Acabei de ler a reportagem muito bem escrita sobre o caso da Flavia.
Estou comovida e emocionada pela sua dedicação a Flavia nestes anos todos e só me cabe lhe desejar toda a força de Deus para estes momentos.
Você é uma lição de amor de mãe!
O que me deixou envergonhada foi o exemplo de evangélicos oportunistas com a sua dor. Pessoas que não tem o minímo de amor ao próximo e carregam uma denominação por motivos alheios aos ensinamentos de amor que Jesus nos deixou.
Jamais lhes dê ouvidos. Elas não são nem de perto exemplos de seguidores de Cristo e sim vergonhas no nome Dele.


Beijos a vc e a Flávia!

Silmara disse...

Tenho a mesma idade de sua filha, e me emocionei muito com a matéria.
Espero que, com a sua idade, tenha pelo menos metade da sua força, pois a admiro muito. Sinceramente- por mais triste que pareça- não acredito na justiça humana, pois mesmo que cumprida não trará de volta nenhum dos anos roubados de Flavia. Mas acredito sim na justiça da vida- independente daqueles que creem em Deus ou não, o fato é que tudo que vai, volta, aqui na Terra, seja nessa vida ou na outra. Nada é por acaso, querida Odele, e o caso da sua filha não será diferente.
Confie como o ar que respiramos.

Um abraço.

Ester disse...

Odele, Hoje a tarde li sua história e fiquei imensamente fascinada por você. Agora a noite sem querer entrei no site no MSN nos EUA e vi uma matéria sobre um rapaz que sofreu um acidente aos 20 anos os medicos disseram que ele estava em estado vegetativo, mas a família nunca desistiu. E agora depois de 23 anos ele se comunica em uma tela "touchscreen" os médicos estavam errados. A mãe dele sempre insistiu dizendo que eles estavam errados. Ele podia sim ouvir e sentir o que acontecia ao redor dele, só não podia expressar. Isso aconteceu a tres anos, mas só agora a história dele veio a tona.
Espero sinceramente que um dia os médicos possam alcançar um meio para que sua princesa se expresse e diga pra você que ela sabe e sente tudo o que você faz por ela.
Com toda minha admiração
Ester

lembrei de voce na hora

Ester disse...

http://www.msnbc.msn.com/id/34109227/ns/health-more_health_news/?gt1=43001

Este é o link da matéria sobre o rapaz que falei no comentário anterior.
Ester

Unknown disse...

Odele, li sua matéria na Revista Época e fiquei muito emocionada. Acho que a definição de "amor de mãe" passa pela descrição do carinho e da dedicação que você dedica à sua querida Flavia por todos esses anos.
Que Deus lhe ilumine e lhe de forças em sua caminhada, incluirei vocês em minhas orações para que Ele possa fortalecê-las em sua luta diária e, quem sabe, não nos conceda a graça de um milagre?
Um forte abraço, com afeto,
Giselle

Unknown disse...

Odele querida, quanta emoção nesta reportagem. Ficou realmente tocante como é a situação que vives.
Sempre fico muito emocionada com as notícias da Flávia, orando muito e enviando muitas energias boas para vocês.
Sei que a tua dor é imensa, mas acredite, esta corrente de energias em torno de tua história com a Flávia está ajudando muito.
Fica com Deus, um beijo na Flávia...

Anônimo disse...

Oi Odele,

Li sua reportagem no site da Época, e fiquei muito emocionado com a historia de vocês, e tambem muito feliz porque você nunca desistiu da sua filha, sempre luta e acredita na recuperação dela... continue assim, exemplo de vida!

parabens pela força Odele!
força sempre!
abraço

Anônimo disse...

O teu exemplo de amor e' emocionante, Obrigada por compartilha-lo conosco. Este artigo saiu ontem no yahoo sobre um homem em coma que ouvia tudo durante 23 anos e agora se comunica por computador. Talvez a tecnologia possa fazer o que os mediums nao conseguiram.

Maria (de Los Angeles)


http://ca.news.yahoo.com/s/capress/091123/health/health_eu_belgium_coma_recovery_2

Livia Cardoso disse...

Odele:
Sua luta ao lado de sua linda e amada Flávia pra mim traduz um amor belo, genuíno e imenso. Você é uma pessoa especial por ter capacidade de viver esse amor e traduzi-lo em várias linguagens.
Seu amor traduz a linguagem da determinação, da força, da coragem , da luta pela impunidade e muitas outras linguagens que vêm imbutidos nesse coração cheio de amor e carinho que você tem.
Muita paz pra você e um beijo enorme em nossa amada Flávia.

Iara disse...

Olá Odele, assim que terminei de ler a matéria, senti muita vontade de falar com vc, talvez nunca vamos nos conhecer, mas olhe só como é a vida, estou eu aqui agora, admirando uma grande mulher que nunca vi...na reportagem li que vc não acredita mais em milagres, eu também não acreditaria, mas eu começo a acreditar mais fortemente agora, sabe porque? Milagre Odele, é esse amor, que vc tem, milagre é a força que vc tem, a maneira que vc cuida da vida da sua filha, que milagre maravilhoso, que missão incrível Deus prá vc e mais incrível é a forma que vc cumpre essa missão, tenho um filho de 8 anos, e tenho por ele um amor extraordinário, muitas pessoas acha exagero, mas é amor, puro amor, e vc Odele é assim puro amor e pode ter certeza absoluta, que sua filha entende tudo, porque amor não se vê, se sente e ela sente e por vc que ela vive!!!

Parabéns...prá vc...prá Flávia...prá Deus...prá vida!!!Beijos

Karin disse...

Olá Odele!
Me emocionei com a reportagem ..
E admiro sua força e sua garra pela vida da Flávia!
Vc é um exemplo para muitas pessoas!

Vou pedir para minha prima add vc, nu blog dela ..
Tenho certeza que em pouco tempo, muitas pessoas estarão rezando por vc'S ..

Força ..
Karin

Jessyka Luz disse...

Odele, a senhora é uma heroína, com uma história assim, eu não sei o que aconteceria com a minha mãe.. que o seu amor seja recompensado, e que o meu carinho, já criado por essa realidade, chegue até você de uma forma ou outra. Um beijo na Flávia!

Mariana disse...

Olá Odele!
Sou Mariana, tenho 16 anos e acabei de ler a reportagem da época no site do G1.
Diante de tantos comentários, acho que voce provavelmente não lerá logo o meu. Mas tive muita vontade de vir aqui escrever pra voce depois de ler a história emocionante que é sua vida e de Flávia.

Gostaria de dizer para que tenha força, e que tente não sentir os dias como uma dor, e sim como uma provação pela qual voce está passando e ,tenho certeza, que vencerá muito bem!

sei que já deve ter procurado muitas ajudas..
se quiser, procure um dia ler algum comentário sobre o coma na visão espírita, de Allan Kardec.
te dará um maior conforto e voce entenderá melhor a situação pela qual passa.

Meus sinceros votos,
Mariana.

Rosinha Menezes disse...

Apenas lendo a reportagem é que vim a saber das consequências do acidente com sua filha. Lembro que, na época, li a notícia no jornal. Mais uma das muitas notícias que não narram o depois, os dias seguintes. Minha avó dizia que Deus não nos dá uma carga maior do que os nossos ombros suportam. Não sei se é verdade, ou apenas uma forma de consolar alguém. Sei, apenas, que você merece todo o meu respeito e admiração, pela mãe extremosa e pela mulher guerreira que é. Como mãe, faria o mesmo que você vem fazendo. Amando, cuidando, esperando, se preocupando, se doando como só as mães sabem e conseguem fazer.

Josi disse...

Querida acabei de ler a materia da revista época, vc é um exemplo de mãe!

Flavia Vieira disse...

Quando eu vi a materia da sua filha e da senhora fiquei muito chocada com o descaso com a senhora da justiça, por ironia do destino eu li essa noticia de uma jovem que tem o mesmo o nome e a mesma idade que eu, que poderia tá levando uma vida normal como eu. Realmente é uma grande perda, D. Odele só Deus sabe o quanto é a sua batalha diária, e fiquei tbm chocada com as pessoas que dizem que a senhora nao ama sua filha, ate eu no seu lugar faria o mesmo, me alimentaria da esperança de escutar a voz dela novamente. Um dia quem sabe isso pode acontecer, por favor nao deixe de acreditar em milagres, sua filha é um milagre! O trabalho que a senhora faz da conscientização de condominios,clubes e parques aquaticos terem mais cuidados com as piscina e que acidentes como que o ocorreu com a sua filha Flavia nao aconteça. D. Odele fico emocionada com sua força de vontade e a força que a Flavinha tem. E que Deus de forças para as duas!

Anônimo disse...

Olá querida... Às vezes me pergunto até onde pode ir o amor de uma mãe??

A resposta está ai...em sua força diaria, nessa sua imensa capacidade de se dar, sem ao menos pedir qualquer coisa em troca a não ser seu direito de se entregar a esse amor de forma tão grande e plena...

Flávia vive... talvez presa em seu corpo, em sua mente... talvez... ela vive mesmo dentro desse coração de mãe...

Beijos.... de uma mãe....que ao conhecer sua história chorou, mas não de piedade...mas de emoção...

Como e belo o amor de mãe!!!!!!!!!!!

Fabiana disse...

Meu carinho para ti querida Odele, nossos votos de melhoras e surpresas para vc e toda sua família, somos muitos a torcer por vcs. Beijos para a Flávia, estamos todos pensando e desejando o que há de melhor, que ela possa ter paz no coração.

giandacarolinadonorte disse...

Sr Odele,e com muito respeito e carinho que mim dirijo a sr,li a materia na epoca....e fiquei muito triste pela sua filha,mas fiquei alegre quando percibi que a senhora,e uma grande mulher,a senhora demonstra atitude,esperanca,amor acima de tudo,nao posso dizer que imagino a sua dor,seria mais um a ti enganar,mas estou triste agora,gostaria de contribuir com a minha atecao e meu carinho de ser humano,um grande abraco.

Lion Heart disse...

Ela vai voltar...

Unknown disse...

Odele,
acabei de ler a reportagem da revista época, e estou me arrepiando até agora.. confesso que estou muito emocionada com sua estória, primeiro porque Flávia é sem exagero uma garota muito LINDA e segundo porque sou mãe e amo incondicionalmente meu filho, e fico desesperada qd ele tem qualquer febrezinha, imagina vc, não consigo nem imaginar como vc se compôs por dentro após essa tragédia, se é que posso acreditar q alguma mãe se recompõe após qualquer ato cometido contra seu filho.
Eu desejo do fundo do meu coração muita força para continuar ao lado de sua preciosidade, sem esquecer do outro filho que embora adulto também precisa de seua afeto é claro... E que vc consiga sim, sair vitoriosa dessa luta na justiça. E q Deus te abençoe sempre, embora algumas pessoas queiram impor um milagre humano ou falso divino, eu creio q ele está sempre ao seu lado... E fique com ele através de sua força, seus amigos, e principalmente atraves de seu amor e é IMENSURÁVEL!!!

Unknown disse...

Odele,
acabei de ler a reportagem da revista época, e estou me arrepiando até agora.. confesso que estou muito emocionada com sua estória, primeiro porque Flávia é sem exagero uma garota muito LINDA e segundo porque sou mãe e amo incondicionalmente meu filho, e fico desesperada qd ele tem qualquer febrezinha, imagina vc, não consigo nem imaginar como vc se compôs por dentro após essa tragédia, se é que posso acreditar q alguma mãe se recompõe após qualquer ato cometido contra seu filho.
Eu desejo do fundo do meu coração muita força para continuar ao lado de sua preciosidade, sem esquecer do outro filho que embora adulto também precisa de seua afeto é claro... E que vc consiga sim, sair vitoriosa dessa luta na justiça. E q Deus te abençoe sempre, embora algumas pessoas queiram impor um milagre humano ou falso divino, eu creio q ele está sempre ao seu lado... E fique com ele através de sua força, seus amigos, e principalmente atraves de seu amor e é IMENSURÁVEL!!!

Sah. disse...

eu vou tentar acompanhar seu blog... moro longe da minha mae... e isso ja me doi... mas eu tentarei te acompanhar... Flavia... e maee!

Unknown disse...

Lindaaaa mais Linda mesmo Flavia, lendo a reportagem na Revista Época sobre tudo que aconteceu com ela, e esses 12 anos do coma, só tenho a dizer que: Flavia é uma pessoa muito forte. E dona Odele é um exemplo de Mulher! Sou de Imperatriz do Maranhão. Há seis meses uma vizinha minha, chamada Ana Paula com 10 anos foi puxada por o sugar de uma piscina, foi um sufoco, foi socorrida por uma adolescente que com a astucia dela, cortou cabelo de Ana Paula com uma faca e a retirou da piscina, ela reagiu depois de horas, e o trauma foi revestido, hoje ela está bem, graças a DEUS. Procurei um outro lugar no blog pra fazer esse relato e não encontrei, estou deixando como comentário que sei que Odele vai ler. Sem palavras pela a linda expressão de amor de mãe para com a filha.. Vou acompanhar sempre esse site.
DEUS está presente no lar de vocês trazendo a cada dia esperança de dias melhores, para que você possa ficar sempre bem perto de Flavia.
"O meu DEUS, é o DEUS do impossível!"
Chorei por achar linda essa histótia de força..
Bjos

Miss.Baladeira disse...

Odele desejo que você e a Flavia acordem desse sonho ruim....

vou torcer por vocês!
fiquem com Deus!!!!!!

Beijos!

Unknown disse...

Mãezinha, só posso dizer o quanto vc emociona todos nós com suas palavras... Como a flávia é linda, como dói meu coração. Queria poder fazer alguma coisa que diminuisse sua dor. Eu conheci a dor da perda...Mas nem posso comparar com a sua. Desejo um milagre em suas vidas. Fica com Deus...

Robson Bartoly disse...

Boa noite Odele e Flavia....
Sou tecnico em enfermagem recem formado...e fico muito emocionado em saber que vc jamais abandono sua filha, que para muitos só da trabalho, pra vc tenho certeza é a sua maior alegria...moro em uma cidade pequena que com por pouca condição as vezes vejo o sofrimentos de familias no hospital que trabalho..O natural da vida não é filhos partirem antes que os pais, mais sim ao contrario..tenho certeza que mesmo neste estado em que c encontra a flavinha, ela vivera bastante e sempre forte como vc a mantem, e como casos que já presenciei um dia ela podera acordar e se lembrar de tudo que tem feito por ela, todas as conversas todas as historias que tem lido para ela..
Desejo tudo de bom para vocês.
Como dizem em um encontro do E.A.C(encontro de adolecentes com Cristo) em que as vezes nos reunimos...familia é a base de tudo. mae sempre é a ruim, xata careta, mais é a ela que quando estamos precisando de um apoio de um hombro amigo nos recolhemos. Você é um exemplo vivo do que é ser Mãe....

Viva intensamente a vida ao lado de sua filha vocês são muito especial...

Com carinho Robson Bartoly

Black Rock Pictures disse...

Que Deus abencoe a senora todos os dias!!
Que Deus lhe de forcas em todos os momentos!!
Deus abencoe esta menina Flavia que ela venha acordar deste sono profundo e que a senhora Odele esteja bem!!
Muita forca para a senhora!!

John Designer disse...

Querida Odele !!!
Sou pai de uma linda criança de 5 anos e me pus no teu lugar agora cedo.. Estou em depressão profunda já um tempo por vários motivos da minha vida. Mas ao ver essa reportagem me fez mudar um pouco a maneira de pensar. Tú és uma pessoa muito forte, Deus escolheu você, pois se fosse outro (a) não aguentaria. E olha, com certeza a tua filha sente e ouve tudo o que você expressa para ela. Podes ter certeza. No "mundo" que ela vive ela está muito feliz por ter uma mãe tão dedicada como você. Parabéns, e obrigado por fazer melhor tantas pessoas nesse mundo com seu gesto. Eu fui uma delas.

João Paulo Martins
martinsjoaop@gmail.com

Anônimo disse...

Um homem que viveu 23 anos em coma de repente saiu do estado (considerado) vegetativo:

Vídeo no site da rede de TV CNN:
http://www.cnn.com/video/#/video/health/2009/11/24/moore.uk.23.year.coma.patient.itn

Erika tudo zen disse...

Odele, como outros leitores, li a sua história na Época. Não sei o que é amor de mãe, pois ainda não tive filhos. Mas, sei o que é a dor de uma filha que perde a sua mãe. Não se incomode com os "seres" que dizem para que você fuja da sua missão, que é profundamente nobre, as pessoas dão aquilo que tem em seus corações. Passei um pouco do seu drama porque em épocas diferentes, tive a minha avó e a minha mãe em coma e as duas vieram a falecer depois de 40 e 20 dias depois, respectivamente. É difícil, tento me colocar no seu lugar,e vejo que você é uma guerreira de luz. Não tive coragem de escrever a minha dor num blog, mas sei que com a sua coragem, você partilha e dilui um pouco da sua imensa dor, para os outros. Deus te ampara tenha certeza. Seu sofrimento não será em vão. Que você e sua filha recebam gotas de paz e luz. Exemplo de vida para todos nós.

faria disse...

Bom dia Odele e Flavia,

vocês já pensaram em comunicação por computador? A gente junta todo mundo aqui do blog e tenta viabilizar recursos.
Conte comigo
bjão
Prof. Faria
Colégio Anglo São José dos Campos

Unknown disse...

Odele, olhe esta reportagem que saiu recentemente. Um homem que ficou 23 anos em coma, não estava em coma de verdade...

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/11/091123_diagnosticocomaml.shtml

Unknown disse...

Em meio a tantos comentários talvez você nem consiga ler este.

Confesso que seu amor me fez perceber o quanto devemso amar nossas mães incondicionalmente, pois são elas que SEMPRE estarão ao nosso lado.

Hoje lembrei de você, pois lendo o jornal vi um caso de de um garoto que os médicos acreditavam estar em coma a 23 anos, porém após um exame moderno eles perceberam que ele ouvia e entendia tudo.

Procure esta matéria, pois está em alguns jornais de hoje como Estadão e Agora SP.

Boa sorte! E Parabéns!

Unknown disse...

Bom dia Dona Odele e Flavinha... Dona Odele, no link abaixo estou lhe enviando um vídeo com a oração de São Francisco. Eu a escuto várias vezes ao dia. Ela me trás muita força e paz de espírito. Com certeza vai trazer p/ vocês (a Sr.ª e a Flavia) também. Abraços e dê um beijo na Flavia por mim. Link: http://www.youtube.com/watch?v=hJMVey4aBFU

Thá disse...

Odele, sou nova, não sou mãe, não conheço muito da vida, portanto, não tenho palavras para dizer que irá talvez lhe trazer um conforto! Li a reportagem pelo site da globo.com e me emocionei com a sua determinação e seu amor! Tenho certeza que sua filha sente todo esse amor!
Que vcs fiquem com Deus!
Um grande beijo para a Flávia! do fundo do meu coração!

Funfas disse...

Você é um exemplo de força. Li a reportagem e, depois de conhecer seu caso, vou acompanhar o blog.

Você e Flávia passarão a constar em minhas orações a partir de hoje. Que Deus ilumine vocês.

Um grande abraço e meus sinceros votos de paz profunda.

- Matheus Bueno Funfas

Anônimo disse...

Odele, sei que ninguém pode sentir sua dor, mas sei exatamente o amor que sente por sua filha. Também amo minha filha mais que tudo, e certamente faria por ela o mesmo que você faz. Não ouso aqui me comparar a você, apenas quero deixar o meu abraço a você, um exemplo a qualquer pai e mãe. Que seja agora ou debaixo do reino de Jeová Deus, você terá sua filha novamente, com voz de sino, dizendo a você "Te amo mamãe, obrigado por tudo".

Geraldo Junior
jneobr@gmail.com

SUELY disse...

Muita força, Odele! Fica aqui o registro de minha admiraçao por você, sobretudo pela serenidade e elegância com que consegue lidar com as pessoas. É realmente infinita a sua sabedoria e paciência. Admiro vc cada vez mais e tentarei aprender um pouco com seu exemplo magnífico. Sinto-me infinitamente pequena, mesquinha e egoísta quando fico sabendo de tudo que vc fez e faz. Um forte e calorosoo abraço.

SUELY disse...

Desculpe-me se fui repetitiva, Odele... Por problemas técnicos, pensei que meu comentário anterior tivesse se perdido... Não se sinta obrigada a publicar nada... Só quis lhe transmitir minha emoçao e impressao. Demoro muitas vezes a lhe escrever para nao cansá-la pela redundância, mas continuo a acompanhar sua luta.

Anônimo disse...

Odele li a matéria hoje pela manhã na Internet e, conseguentemente cehguei ao teu blog, meu nome é Saulo, tenho 28 anos, dois meninos e uma menina, 9,7 e 9 respectivamente. E sou do tipo que acredita que tudo que queremos "mesmo" é possível. Nem me dei o trabalho de pesquisar, mas imagino a quantidade de bobagens que as pessoas já te escreveram ou falaram. Minha "bobagem" que deixo pra você é a seguinte: Acredito plenamente que em Jesus Cristo e somente ele tudo é possível. Me desculpe se o que deixo aqui possa soar covarde, ou te machucar a intenção não é essa é de ajudar, lembre-se pode ser apenas mais uma bobagem. Mas eu acredito que os estímulos dados a Flávia (ressaltando que desconheco completamente o estado de dano neural da mesma) podem contribuir para que ela permaneça em coma.
Deixe me explicar melhor, ela passou por um trauma severo, digamos que ela tivesse voltado a consci~encia logo em seguida, com certeza iria guardar este trauma de piscina por algum tempo. O problema é que ela não retornou a consciência (mas tem um estado de subconsciência, aquele mesmo que às vezes toma nossas forças, faz coisa que não entendemos, nos dão crises de ansiedadee pânico e criam barreiras para nos proteger da vida "lá fora"). E se, não sua filha, mas o subconsciente que resiste estiver acostumado com esta rotina de quase 12 anos, tão gostosa, tão amorosa que simplismente torne os estímulos em "não-estímulos" e se os verdadeiros estímulos fossem algo não habitual e até que "ele" não goste. Sei que é um grande "se", mas ainda não resisti em te escrever beijos. De um pai que ama seus filhos e ainda assim não pode sequer imaginar a dor que você sente. Parabéns Guerreira.

Lidiane Vasconcelos disse...

Li a matéria inteira, Odele, sugerida por outra blogueira, a Luci, do blog VIDA.

Queria apenas desejar que Deus esteja contigo e te dê suporte nessa luta diária tão pesada.

Que Deus as abençoe, a você e Flávia.

Aracy disse...

Fiquei muito tocada com a história de Flávia... é muito amor e dedicação da senhora por ela... este acidente acabou matando toda uma vida... Deus está por vocês.. e a senhora cumpre uma missão com maestria e amor... parabéns maezinha querida e dedicada... bjos pra Flávia

Adônis Belo disse...

Olá Flávia e Odele, bom dia! Estou escrevendo aqui de Recife/PE após ter conhecido um tiquinho de suas histórias. Gostaria de dizer à Flávia que ela tem uma Mãe batalhadora, guerreira, dedicada e amorosa e sinceramente, creio ser este um dos motivos principais que a mantém entre nós. Agora, compartilho energias positivas para você, Flávia, no intuito de te fazer o bem. Para finalizar, comento que diante de tamanha dedicação, quem somos nós, meros espectadores desta batalha “silenciosa” para dizer o que pode ou não pode em situações críticas como esta? E para você, Odele, que Papai do Céu dê forças e energia para continuar sua batalha e cuidados à Flávia. Beijos para as duas junto com um forte e fraterno abraço.

Anônimo disse...

Odele,
Li a reportagem e fiquei muito emocionada e impressionada. Emocionada com o tamanho do amor com que você e as pessoas que trabalham com você têm com a Flávia. E impressionada com sua força, que por tantos anos se dedica à ela e continua de pé.
Sei que você passou por muitas coisas buscando um milagre para a Flávia, nem sei se ainda tem fé, mas eu peço a Deus que te fortaleça a cada dia, e que conforte teu coração, traga alegria e paz para a sua vida, durante essa batalha que você tem travado. Nada disso é em vão, pode ter certeza.
Um grande abraço.

Fabiana
fabisalim@gmail.com

Rachel disse...

Olá, Odete.
moro na Croácia, e sempre me atualizo das notícias do Brasil pelo site da globo. Geralmente são apenas banalidades, ou fatos corriqueiros.
E então, deparo-me com sua história.
Emocionei-me. Não sei o q dizer, acredito que todas as palavras já foram ditas nestes muitos anos de sofrimento. Imagino o quanto deve ser difícil esta - ao mesmo tempo bela - luta diária de se viver em uma história de zelo à bela adormecida.
Como no conto, espero do fundo do meu coração que apareça este príncipe para trazê-la de volta à realidade. Que este príncipe seja um anjo enviado por Deus, que seja um canto, que seja uma luz, que seja o acaso. Mas que seja.
Abençoada sejam vocês duas.
Um grande abraço

Anônimo disse...

Bom dia.
Acabo de ler um pedacinho de sua historia no site da globo, e entre lagrimas entrei em seu blog, e me apaixonei por vc e por sua filha.
A historia de vida de vocês é linda apesar de sofrida; sei que nada do que eu disser fara sua dor sessar, mas acredite meu coração a partir de hj estara ao seu lado.
fique em paz.
Se precisar de uma amiga, pode contar comigo.
Meu nome é aretusa meu email: arejp@ig.com.br
bj no coração de vocês duas.

Juliana disse...

Odele e Flávia,

A história de vocês é surpreendente. É um misto de dor e fé; de conquista e abnegação.
Junto-me ao coro daqueles que torcem e orampor vocês.

Abraços fraternos,

Juliana - Brasília(DF)

Karin disse...

Bom dia Odele!!!!
Fiquei impressionada com a tua força diante dessa situação, acredite e menina Flavia te escuta e é grata por tudo! sabe do amor incondicional!
Forças! vou divulgar teu blog no meu blog tb!
abraços

Mell disse...

Odele,

fico imaginando...10 anos (é inacreditável). Um tempo que nunca termina. Imagino o que você deve sentir, como deve ser difícil cuidar da sua filha, quanto gasto você deve ter. E a expectativa de vê-la um dia melhor (ouvir sua voz).
Porque? você deve se perguntar diversas vezes...
Como nesta nova novela...que no final de cada capítulo um história comovente e dura é relatada.
Pra Deus nada é impossível...sei que as vezes deve perder as esperanças, querer desistir, ficar desesperada, deve se sentir exausta. Mais acredite: a nossa fé é o nosso limite.
Conheço uma pessoa bem próxima que está em uma situação parecida (coma, devido a um aneurisma) e eu a conheci antes do acontecido.
O que pretende fazer?
As vezes fico pensando...não seria melhor que ela fosse em paz para encontrar com os anjos e deixar esse corpo que está deixando-a em tnato sofrimento?

Nest momento envio pensamentos positivos, luz e desejo de que Deus interceda de alguma maneira.

Luz...

Beijo grande - Vc é uma guerreira.
Ah, acessa o meu blog.

Unknown disse...

Olá Odele,
acabo de conhecer sua história e de sua linda princesa, estou aqui maravilhada e ao mesmo tempo envergonhada com certas atitudes que as vezes tenho perante minhas filhas. Você sim é um exemplo de mãe, amor, carinho, serenidade, perseverança, persistência, coragem, valentia ... passaria o dia todo aqui escrevendo adjetivos e ainda sim não diria tudo o que você merece. Parabéns Mulher, parabéns mãe, e à tua Flavinha, um grande beijo, e saiba que a partir de hj ela estará sempre em minhas orações (é o mínimo que posso fazer).
Beijo querida e fiquem com Deus, que os anjos do Senhor estejam sempre pertinho de Ti te auxiliando nos cuidados da sua Princesinha.

Unknown disse...

Se nao tivesse amor de nada valeria.

Parabens.
Enqanto a vida sempre existe esperança.

Unknown disse...

Olá Odele!

Estou impressionada com a sua história, é a coisa mais linda que eu ja vi na minha vida, uma sincera e verdadeira demonstraçao de amor!! Voce esta de parabéns,
um exemplo de vida e de perseverança!!!
Muitaa sorte, e isso é o único que eu posso te desejar
um grande beijo

Dr. Rodrigo Azevedo disse...

Olá Odele.
Que o Senhor possa te encorajar. Li boa parte de seus textos.. e sinceramente me faço umm com teu sofrimento...
O dia que quizer conversar... estarei disposto a ouvir..e a falar.
me add no msn... vou colocar vcs nas minhas orações..

rodrigo@aas.adv.br

Unknown disse...

Olha voce eh uma guerreira e sua menina flavia pode ter certeza de que bem no fundo do seu itnerior percebe e sente o carinho que voce dedica a ela e tem sim de colocar esse caso para todos conhecerem os perigos de uma maldita piscina.Te parabenizo por todo seu esforco e pode ter certeza de que se flavia conseguisse falar diria uam unica coisa.. mamae obrigada por existir.Odele nao posso te ajudar de perto,mas rezarei diariamente por voce e por Flavia tao bela e que ainda dorme como um bebezinho e a qualquer hora despertara.

Sara disse...

Bom dia Sra Odele, estava passeando pela internet quando vi a sua estória de luta. Sou cristã e sei que vc já deve ter ouvido muita coisa, li que vc não acredita em milagres. Não sei qual a vontade de Deus em relação a sua filha, mas uma certeza eu tenho que para ela voltar a uma vida normal só Ele pode fazê-lo...mas se for da vontade Dele, pois tudo que Deus faz tem um propósito, nem sempre é o que nós queremos....Se você crer que Ele pode entrar com providência (seja qual for) converse com Ele, tenha fé, só Ele pode nos ajudar e salvar....
Desculpe a intromissão, mas senti que deveria lhe escrever estas palavras....JESUS TE AMA E A SUA FILHA TAMBÉM...abraços ...Sara

Rosane Martins disse...

Odele,
Sua filha é linda, a sua força o que dizer.. mas eu creio que você procurou tantos caminhos e desculpa a franqueza, você não procurou Deus, o Senhor que Cura e que Sara, não em Templos mas dentro de você mesma amiga, com a tua força e coragem, é impossível Deus não responder, clame com toda a sua força e ele não vai de dar um sinal ele vai descer do trono Dele e Te responder. Não importa os anos que se passaram, fale com Deus com toda intrépidez, faça um voto com Ele.mas clame, clame em voz alta, coloca tudo que você sente e clame, fale em nome de Jeus, ele ressusitou Lazaro, vai trazer a vida a sua filha.
De uma chance para Deus.
Fique com Deus.
bjs.
Rosane

Vi disse...

Oi Odele, li sobre a história de vocês e claro me emocionei muito. você é uma guerreira e Flávia deve estar muito feliz com a mãe dedicada e incansável que ela tem, acredito que um dia sim ela possa despertar deste sono e viver com você bastante tempo de felicidade...Que Deus esteja sempre com vocÊs. Beijo grande. Elvira

Camilinha disse...

Querida MAE, acredito q sua dor seja a maior do mundo, mas DEUS estara e esta contigo nessa batalha, nunca desista de lutar pela vida da sua filha.

Estarei contigo em suas orações e pedindo p nosso PAI que a cada amanhecer possa te dar forças para continuar...

abraços carinhosos
em vcs 2.

Camila e Ivan

Unknown disse...

Bom dia, Odele... Acabei de ler a matéria na Revista Época e corri pro computador pra conhecer um pouco mais sobre a história da Flávia e a sua também.
Sou fisioterapeuta, e me interesso muito por casos como o da Flávia. É bom saber que vocês já contam com 2 profissionais pra ajudar na qualidade da vida da Flávia.
Parabéns pela sua atitude de se manter ao lado da sua filha, renunciando a sua própria liberdade.
Hoje sou mãe e entendo toda demonstração de amor q você faz a sua filha.
Acredito que Flávia entenda e rechonheça a sua voz, e talvez até te enxergue. Mas de qualquer forma, é bem provável que ela pelo menos sinta a sua presença, o que faz toda diferença...
Que Deus continue lhe dando forças...
Um beijo em você e outro na Flávia....

Patrícia disse...

ola Odele,,foi atraves de uma prima que cheguei até aqui ,e li tudo sobre o que aconteceu com vcs,sua força é incrivel,faz com que os problemas que a gente reclama tanto fique tão pequenininho.Naõ sou psicologa,nem médica,só sou uma mãe dona de casa,que quer acompanhar vcs.tenho um blog de ponto cruz e com sua permissão quero divulgar sua história de vida lá .um beijo em seu coração e da flavia também que DEUS continue lhe dando muita força

Unknown disse...

Odele, estou no trabalho e achei seu blog por acaso, lendo a reportagem de O Globo na internet.Não tenho tempo agora de ler tudo, mas vou fazê-lo, em casa
assim q puder.Estou emocionada, muito, com tudo, com vcs duas, com o amor q as une. Não posso chorar, o q vou dizer aqui? Mas, é emoção demais...Vc é uma mulher forte, continue assim, é preciso, por vcs.
Conte com meu carinho, e com meu amor tb. Que Deus ampare vcs sempre, colocando decisões positivas, sempre que necessário. Não desista, existem altos e baixos, eu posso apenas imaginar como é difícil, mas não desista de sua trajetória, por favor. No pouco que li, concordo com vc, em gênero, número e caso, se bem q isso não ajude em nada, infelizmente. Espero que possamos manter contato, Odele, uma pessoa especial como vc a gente não pode deixar passar...Cuide-se... vc merece e precisa, não esqueça!Quero e vou,guardar vcs duas em meu coração, amorosamente, creia.
De hoje em diante serão presenças constantes em minhas orações.Que Nossa Senhora as acompanhe, guarde
e proteja, em todas as horas, sempre!Beijos carinhosos e fraternos queridas Odele e Flavinha! Mara,RJ,RJ. mardevinabetuca@gmail.com

Unknown disse...

Odele, estas de parabéns pela sua luta, tbm parabéns a Flavia, q a cada dia q passa tbm lhe encaminha forças para sobreviver, infelizmente naum conhecia seu blog, conheci atraves da reportagem, por sinal fantastica, um apendizado para as nossas vidas...
Tenha sempre força... Como já tem ah 12 anos né...
Estas de Parabéns....
`
Beijos e td de bom pra ti, para Flavia e para o seu Heroi, seu filho tá???

ah e pra Michele e pra enfermeira tbm...

Parabéns

Beijos

Sonaira San Pedro disse...

Cara Odele,

http://edition.cnn.com/2009/HEALTH/11/24/coma.man.belgium/index.html

Vi, agora, uma reportagem na CNN.com sobre o coma e a consciência. Pode trazer alguma luz a vocês!

Sonaira - sonaira@gmail.com

Anônimo disse...

Oi Odele...
Vi você no programa " Omelhor do Brasil" no ano passado, mas não fui tomar maiores conhecimentos...
Mas sua história me emocionou muito...
Quando li detalhadamente na revista Época, fiquei muito emocionado com sua história...
Com toda a minha sinceridade, você é um exemplo de mãe, lutando pela sua filha e fazendo de tudo para dar a ela, o melhor...
Estou seguindo seu blog e sempre estarei por aqui para acompanhar tudo...
Da um beijo na Flavia por mim!
Prabéns pela pessoa que vc é.
Um beijo pra vc tbm.

Laura Friche disse...

Odele,

vim aqui só deixar um beijo pra vocês.

Laura

Suelen disse...

Olá Odele!!!
Olha li sua história de vida com a sua filha e fiquei muito comovida, sem palavras mesmo. Mas agora tenho orado por vcs duas, pedindo ao Senhor que te dê forças para continuar lutando, e te fazendo entender qual o projeto Dele pra sua vida por meio desta situação. Sabemos que em tudo o Senhor Jesus tem um plano para nós, então o que vc passa hoje é permissão Dele e Ele tem te contemplado, te ajudado viu!! Que Jesus abençõe vc e Flavia...
Com amor...
Suelen...

AnaPaula Chohfi disse...

Amor...
o mais puro amor,o amor de uma mãe por uma filha,acima de tudo e de todos...e o amor desta mãe certamente é recebido por Flávia.

Sarah disse...

Odele,
A sua persistência é fantástica, bato palmas para você. Continue não permitindo que te aconselhem a por a Flavia em eutanásia, pois estas pessoas não sabem o valor de um filho e a dor que é tê-lo no estado da Flavia. O melhor remédio, sempre, é a persistência. E pode ter certeza que sim, sua filha te ouve, te vê, te sente.

Um grande abraço!

Karina disse...

Oi Odele!Sei que você deve ouvir bastante isso,mais fiquei muito comovida pela sua história...li mais de uma vez,primeiro pelo choque,por não conseguir acreditar que sua filha tenha sido condenada a um destino assim,e de imaginar o seu desespero no dia,pois você jamais poderia esperar que algo de ruim fosse acontecer com sua filha na piscina(é algo que ninguém imaginaria).E segundo,pq,é emocionante e comovente o modo como você cuida dela,toda a atenção,o carinho,o amor,a dedicação,enfim...precisava vir aqui te desejar força,para que você continue sendo essa mulher guerreira...e que Deus abençoe você todos os dias e segundos da sua vida...

Anônimo disse...

Olá, Odele.

Estava vendo o site Globo.com, quando um titulo me chamou atenção. Cliquei no link, e comecei a ler, me prendi na leitura.

Quero te dar os parabéns, pela sua coragem, pela sua força, pelo amor incondicional que vc tem pela Flávia. Fiquei emocionada com sua história, me tocou plenamente. Eu não tenho filho, tenho 22 anos, não sou casada. Mas se um dia ter, desejo ter ter apenas 1/3 do seu amor pela sua filha, já ficarei feliz. Sou estudante de Fisioterapia, faço o 3º ano. Vou acompanhar seu blog daqui para frente.

Fiquem com Deus.

talitacsouza@hotmail.com

Talita Caetano Souza

Deco Ribeiro disse...

Odele, li amatéria deÉpoca e fiquei muito tocado. Deve ser duro, companheira... Mas vi uma notícia hoje que imediatamente me lembrou de vc e da Flávia: http://www.dailymail.co.uk/news/worldnews/article-1230092/Rom-Houben-Patient-trapped-23-year-coma-conscious-along.html. Um belga ficou em coma vígil por 23 anos, ouvindo tudo e sem parar de pensar - e acordou, bem.

Ou seja, há esperança, sempre!! bjos!!

"Paidrasto" do Plok disse...

Acima de todas as coisas, o que vale é o amor com que essa mãe desmedidamente ama sua filha...

Independente de opiniões alheias, conselhos fúteis e recorrentes, o maior exemplo que a Odele nos dá é o de amar sem esperar nada em troca e alimentando esse amor só com as lembranças dessa moça linda.

Ao contrário de um mte de pessoas, não tenho nenhum conselho, fórmula mágica ou milagrosa, nem endereço de igrejas ou centros para oferecer. Apenas minha imensa gratidão, por numa manhã de segunda-feira, me ensinar um pouco mais que amar é uma atitude altruísta, que não espera nada em troca.

Hj em dia, exemplos como o seu e Flavinha, nos fazem ver como podemos fazer a diferença na vida das pessoas.

Tudo de bom pra vc e pra Flavinha, Odele...

Qdo quiser escrever, fique à vontade. Favoritei o blog de vcs duas!

Bjs

Betty Vernieri disse...

Odele

Parabéns para Eliane Brum e toda equipe que fez a matéria, pela competência e pela sensibilidade.

Pra você e Flavia um beijinho afetuoso.

Juliana disse...

Odele e Flávia,

Li a reportagem na Revista Época ontem e desde então tenho pensado muito em vocês.
Conversei com meus amigos do trabalho e os alertei sobre os riscos dos ralos de piscina. Eles passarão a mensagem a outros tantos, numa corrente do bem que, certamente, evitará novas tragédias.
Não professo nenhuma religião, mas quero acreditar que nada ocorre aleatoriamente. Vocês estão cumprindo uma missão e são exemplos de amor incondicional, coragem, persistência, fé e vida.
Meus pensamentos sempre estarão com vocês.
Um abraço da nova amiga,
Juliana Roman - Florianópolis - SC

Krishna Soares disse...

Boa tarde Odele. Hoje conheci seu blog por meio da revista época. Fiquei emocionada. E por acaso li uma notícia que igualmente me emocionou e imediatamente me remeteu ao caso de Flávia. http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2727172.xml&template=3898.dwt&edition=13586&section=1014, sobre um rapaz que ficou 23 anos na situação de Flávia e despertou. Um abraço para vocês. Krishna

Kaah disse...

Odele, li a matéria e achei maravilhoso o jeito de você se importar e cuidar da sua filha, sem deixar que os outros interfiram no que você sabe o que é melhor pra ela.
Muita força! Que Deus ilumine seu caminho e o de Flavia.
Parabéns por ser essa maravilhosa mãe. No fim tudo vai dar certo! Acredite, nunca desista!
Um grande abraço.

boapessoa disse...

Odele estou impressionado com sua força e coragem. sou comunicador da Rádio Capital SP e adoraria poder contar sua história amanha dia 25 de novembro ás 10 horas da manha.
Por favor mande-me um e-mail com seu telefone pra possamos fazer contato e combinar sua participaçao pelo telefone mesmo ai de sua casa.

meu e-mail boapessoa@uol.com.br

Abraços do Paulinho Boa Pessoa

Bella disse...

D. Odele,

Já conhecia o caso de Flavia, mas a reportagem mostrou-as, a senhora e sua filha, para além das estastísticas.
Há uma canção que diz que "a dor da gente não sai no jornal", mas a sua saiu na revista e pôde tocar a alma de muitos, como tocou a minha.
Só agora conheci este blog e sua luta para evitar que acidentes como este ainda aconteçam.
Deixei um post no meu. (http://mataashta.blogspot.com/2009/11/saudades-de-sua-voz.html).

Fiquem com Deus :)

Luciana disse...

Li tua história na revista Época e hoje, dia 24/11, li uma outra história de UM HOMEM QUE CONSEGUIU SE COMUNICAR APÓS 23 ANOS DE COMA. Leia o artigo, na ZERO HORA do dia 24/11/2009 na PÁGINA 28.

Temos que ter sempre esperança.
Abraços.

Ana Vicencia Leitão disse...

Li a reportagem da Revista Época,tive uma mistura de admiração,solidariedade,carinho,por sua amada filha,e me curvar diante de Ser Humano tão elevado que és Adele,entendo e compreendo seu AMOR de mãe.Voce uma guerreira!Parabéns pela sua luta em manter viva sua filha.

Anônimo disse...

Odele,

me emocionei muito com a matéria veiculada na revista Época, e por isso resolvi dar uma passadinha aqui.
Penso ser impossível dimensionar o tamanho da tua dor, mas proporcional a ela é a tua força e o teu amor.
É admirável a tua coragem, força e carinho.
Não sou mãe e nem imagino como é sentir esse tipo de amor incondicional por alguém, mas quando li a matéria pude perceber exatamente o que é esse sentimento que as pessoas dizem sentir pelos filhos.
Sou espirita e sempre acreditei que para tudo há uma motivação que nos foge muitas vezes à compreensão e por isso temos todo o direito de nos revoltar, chorar, gritar, afinal o não saber o porque que a vida por diversas vezes faz pessoas sentirem dores tão atrozes é revoltante.
De agora em diante todas as vezes que for fazer minhas orações sempre lembrarei de vcs duas e pedirei que o amor e a luz do Mestre Jesus as ilumine e que te dê forças para seguir na tua jornada.
Abraços fraternos

Elisangela

Beatriz Alves disse...

Olá Odele. Estou por aqui novamente! Bom, eu escrevi um pouco da sua historia com a Flavia no meu blog e espero que não se importe. E gostaria muito que você desse uma olhadinha quando puder! Deixei um recadinho lá pra você!
http://alvesbeatriz.blogspot.com

Beijos e uma boa semana!

Anônimo disse...

Boa tarde

Odele meu nome eh Lea Victoria (USA) li a sua historia e te admiro muito pela forca que tem a pela perseveranca. Nao posso dizer que sei o que esta passando, porque nunca passei por uma situacao como esta, entao seria muita hipocresia de minha parte falar qualquer coisa. A unica coisa que posso lhe falar eh que tenha fe em Deus, nele tudo pode, confie no nosso criador. Estou lhe enviando uma reportagem que saiu ontem, acredito que o caso eh similar e talvez este artigo possa lhe ajudar a achar esta luz que tanta procura. Fique com Deus e que Ele continue lhe dando forca para lutar. Abracos


http://cbs5.com/health/rom.houben.paralyzed.2.1330346.html

Renata Victal disse...

Odele, Por mais que tente jamais conseguirei sentir sua dor. Também não sei se um dia terei sua força. Seu trabalho com sua filha é louvável. O Brasil precisava de mães mais carinhosas como você e de pessoas que lutassem por seus direitos. Força e paz. Beijos, Renata

Dora disse...

Oi Odele! Tomei conhecimento de seu sofrimento através dessa reportagem, fiquei comovida e tentei colocar-me em seu lugar, sentir um pouco do seu sofrimento, também tenho filhos, e tudo isso que vc vive é cruel demais. Ontem, rezei por ti, por um milagre em sua vida, na vida de flávia. E hj, li esta reportagem que gostaria que vc lesse tb,é uma esperança que se abre. Leia a reportagem neste site: http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/homem-esteve-consciente-23-anos-coma-51437.shtml
Deus te abençoe e que Ele te conceda o milagre de matar a saudade de ouvir a voz de sua filha! Abraços

Dora disse...

Oi Odele! Tomei conhecimento de seu sofrimento através dessa reportagem, fiquei comovida e tentei colocar-me em seu lugar, sentir um pouco do seu sofrimento, também tenho filhos, e tudo isso que vc vive é cruel demais. Ontem, rezei por ti, por um milagre em sua vida, na vida de flávia. E hj, li esta reportagem que gostaria que vc lesse tb,é uma esperança que se abre. Leia a reportagem neste site: http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/homem-esteve-consciente-23-anos-coma-51437.shtml
Deus te abençoe e que Ele te conceda o milagre de matar a saudade de ouvir a voz de sua filha! Abraços

Li disse...

Olá Odele! Há poucos dias li a matéria da Época sobre sua filha e cheguei a esse blog. Fiquei tocada com sua luta e com todo seu esforço pra que a Flavia seja bem cuidada.
Hoje li uma reportagem que me lembrou vcs. É sobre um homem nos EUA que sofreu um acidente de carro e ficou em coma por 23 anos. Recentemente um médico descobriu que apesar dele não se mexer e falar, ele era consciente de tudo que estava vivendo e preparou um computador especial com o qual ele pode dizer tudo q sente e q sentiu durante todos esses anos (ele usa o computador com a ajuda de uma terapeuta ocupacional). Se vc puder dê uma olhada (é em inglês, mas no google tem um tradutor ótimo): http://news.yahoo.com/s/ap/eu_belgium_coma_recovery
Q Deus abençoe vc e a Flavia! Nunca perca a esperança!
Bjos!

Visite www.arteautismo.com disse...

Querida Odele, querida Flávia....
A reportagem da revista época foi muito bem feita. Tão bem feita que me fez chorar.... querida seu amor de mãe atingiu todas as esferas máximas de cuidados e atenção . Desde o dia do acidente de Flávia , voce não descansou .
Não deixou impune o que fizeram com sua menina.
Sabe Odele , eu acredito sinceramente , que Flávia vê o que voce faz. É por isso que está viva e deve estar lutando para te dar a alegria de ve-la acordar.
O amor supera todas as coisas , é seu amor de mãe Odele está ajudando e esperando Flávinha. A ciência está muito avançada e quem sabe não haverá algum metodo para ajudar a Flávia?
Odele voce merece todas as reportagens do mundo, porque elas nos dão certeza que voce está sendo ouvida. Te deixo com um beijo muito terno com todo carinho. Força querida. Voce vai vencer!!!!
Mil beijinhos em Flávinha por mim.
Ray
É por isso que voce luta e não se deixa esmorecer.

Evelyn disse...

Odele

Li a história de vocês hoje e fiquei pensando em vocês o dia inteiro. Não posso nem imaginar o tamanho da sua dor, mas oro para que Deus conforte seu coração e quem sabe opere um milagre na vida de vocês!
Você viu a reportagem sobre coma no jornal nacional hoje?

" Belga ficou 23 anos internado como se vegetasse, mas ele ouvia tudo, sem poder se comunicar."
http://jornalnacional.globo.com/

Acho que amanhã já terá a notícia completa no site!

Admiro muito sua força e o amor que você tem por sua filha! O mundo seria muito melhor se todos os pais amassem seus filhos com essa intensidade!

Beijos
Evelyn

Evelyn C, disse...

Odele, o pastor da minha igreja escreveu este texto. Achei muito tocante, creio que fará sentido para você!
Beijos, Evelyn

O SOFRIMENTO

O sofrimento pode ser o caminho através do qual chegamos às nossas verdades. A estrada pela qual alcançamos a maturidade atravessa, necessariamente, a escuridão e a solidão. A escuridão porque sofrer implica perder as referências, desdenhar das explicações, questionar as certezas e aventurar perguntas. A escuridão é o momento quando não caminhamos porque vemos, mas porque intuímos, recordamos e temos fé. Intuímos o rumo certo pelo tanto que já caminhamos, recordamos as experiências aprendidas em momentos semelhantes no passado e andamos por fé, que supera as trevas, prescinde de explicações e transcende as certezas.

A solidão é imprescindível na trilha do sofrimento. A dor pode ser compartilhada, mas jamais transferida. Pode ser percebida, mas não capturada. Pode até ser escondida, mas nunca suprimida. Quem sofre, sofre sempre em solidão. Não necessariamente porque lhe falta boa e providencial companhia, mas porque todo sofrimento pessoal, em sua dimensão mais profunda e essencial é intransferível. O sofrimento tem sua realidade particular, e não podia ser diferente: cada um sofre por uma razão, é vitimado em áreas distintas do ser, por motivos diversos e com respostas as mais variadas, num dégradé de resiliência que vai da meninice do chororô ao heroísmo quase estóico, incluído entre os tons das cores a grandeza da fé, resignada e esperançosa, e por isso engajada e mobilizadora.

O sofrimento desperta para o ético e o estético. Convoca virtudes adormecidas a que subam ao palco: coragem, perseverança, paciência, honradez, respeito à vida. Possibilita o lapidar do caráter, apara arestas, harmoniza as formas, descortina a beleza escondida na frieza do coração. O sofrimento quebranta orgulhosos, vaidosos e prepotentes, faz desmoronar intransigentes, legalistas e moralistas. Como o martelo do escultor, retira os excessos da pedra e dá à luz o belo, o sublime, o majestoso.

Quem sofre descobre seus limites, identifica verdadeiras amizades, vislumbra novos horizontes, abre a mente para novas verdades e o coração para novos amores. O sofrimento produz compaixão, evoca misericórdia, gera solidariedade. O sofrimento cria caminhos para arrependimentos e confissões, subverte juízos e sentenças, possibilita aproximações e reconciliações.

O sofrimento coloca homens, mulheres, velhos e crianças de joelhos. Faz com que os olhos procurem os céus. Dilata a alma para o mistério, conclama o espírito para inefável, inspira poesias e canções, faz surgir nos lábios o perfeito louvor. Quem sofre aprende a perdoar e pedir perdão. Tem a oportunidade de colocar o rosto no chão, em clamor e oração. O sofredor jamais chora em vão. Deus habita também a sombra e a escuridão.

O sofrimento é o ônus do viver, o custo do amor, a paga pelo crescimento, o preço da maturidade. Viver é muito perigoso. Amar é muito precioso. Crescer é muito doloroso. Amadurecer é muito custoso. Crer é coisa de teimoso. O sofrimento diminui o poder da morte, dissolve a crueldade da indiferença, envergonha a pequenez da alma, desmascara o mundo de mentirinha da ingênua infância, quebra a maldição da incredulidade. Aceitar a realidade e inevitabilidade do sofrimento é escolher a vida, decidir amar, optar pela plenitude, apostar na fé.
© 2007 Ed René Kivitz

lira disse...

nossa, impressionante a reportagem na revista ! Parabens por ser essa mae magnifica que é ! Quantos nao gostariam de ter uma mae como voce ! Nao posso oferecer nada, apenas minhas palavras, mas saiba que sao palavras sinceras ! Desejo-lhe felicidades para ti e para sua filha amada ! Vou sugerir uma reportagem no Fantastico . O Brasil precisa conhecer sua historia, sua luta e sua vitoria.

lira disse...

nossa, impressionante a reportagem na revista ! Parabens por ser essa mae magnifica que é ! Quantos nao gostariam de ter uma mae como voce ! Nao posso oferecer nada, apenas minhas palavras, mas saiba que sao palavras sinceras ! Desejo-lhe felicidades para ti e para sua filha amada ! Vou sugerir uma reportagem no Fantastico . O Brasil precisa conhecer sua historia, sua luta e sua vitoria.

lira disse...

nossa, impressionante a reportagem na revista ! Parabens por ser essa mae magnifica que é ! Quantos nao gostariam de ter uma mae como voce ! Nao posso oferecer nada, apenas minhas palavras, mas saiba que sao palavras sinceras ! Desejo-lhe felicidades para ti e para sua filha amada ! Vou sugerir uma reportagem no Fantastico . O Brasil precisa conhecer sua historia, sua luta e sua vitoria.

Caro disse...

Queridas Odele e Flávia,

fiz login hj no blog (que visito sempre) só pra postar rsse link. Vc viu no jornal Nacional? Continue conversando e cuidando da sua menina. Para Deus tudo é possível!!

afetuosos abraços,

Carol


http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1391227-10406,00-MEDICOS+ACHAVAM+QUE+HOMEM+ESTAVA+EM+COMA+POR+ANOS.html

Anônimo disse...

Incrivelmente eu também li essa reportagem hoje pela net e à noite, no Jornal Nacional, mostrou a história de um homem cujos médicos acreditavam estar inconsciente, no entanto ouvia a tudo e via a tudo. Por isso achei tão linda a maneira respeitosa pela qual vc trata sua filha. Um grande abraço...

Natália Carneiro disse...

Li a reportagem hoje e fiquei emocionada. Sua garra e dedicação é exemplar...
Que possa existir muitas Odele's... que não desistem nunca dos seus filhos.
Que Deus lhe ilumine ainda mais.

Sheila disse...

D. Odele,

Acabo de ler a linda matéria escrita pela Eliane Brum com a sensibilidade que lhe é tá particular.

Tão difícil a gente falar alguma coisa que dirrima a dor alheia... o que eu quero é pedir que Deus esteja sempre com a senhora, lhe dando forças, coragem e esperança.

Beijos com muito carinho.

:: Nanda :: disse...

Odele,

Li a reportagem da Epoca e não resisti em vir te visitar aqui.
Sou uma blogueira de carteirinha e sei o quanto essa ferramenta nos faz bem.
Fiquei emocionada com essa história e vou já sou sua seguidora. Estarei por aqui sempre!
beijos

Ana Paula disse...

Ola!!
Assisti essa reportagem e pensei na hora na Flavia!!
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1391227-10406,00-MEDICOS+ACHAVAM+QUE+HOMEM+ESTAVA+EM+COMA+POR+ANOS.html

Acredito SIM que ela esta te ouvindo!!!
Grd bjos.. vc e' uma excelente mae.. nao consigo pensar em vc sem ter lagrimas nos meus olhos!
Bjos bjos bjos!!

Unknown disse...

Odele
li a entrevista pra revista época, fiquei emocionado pela historia, quase chorei... parabens pela força!
Acredito q nada é por acaso (mas não redime as pessoas de culpa, logo a fabricante TEM que ser punida), sou espirita, e acho q é uma provação que você e a flavia devem passar, mas Deus tudo sabe e se deixa fazer, como eu disse acima, não é por acaso.
Deus ecreve certo por linhas tortas, tudo, absolutamente tudo tem uma razão e um pq de acontecer
torço para q vc continue a ter sabedoria para cuidar de sua filha, e que mãe maravilhosa vc é!
parabens de novo, força, força e mais força.
abraços

Priscila Leite disse...

Oi Odele! Muito válida a sua luta, sua determnação em alertar ao perigo que determinados ralos de piscinas nos oferecem. Saiba que seu blog muito me emocionou. Fiquei a imaginar a sua aflição, tenho a mesma idade da Flávia. Este acidente não deverá passar em branco, continue contando aos quatro cantos, continue com esse alerta e no famoso bo-aboca ele se propagará. Agora todo o País conhce a tua luta.

Fica Com Deus!
Grande beijo

Tina disse...

Oi Odele!

Acompanho sua trajetória há bom tempo (apesar de quase não comentar) eu hoje faço questão de dizer que admiro demais sua garra e sua luta. Deus abençoe muito você e Flávia. Cuidem-se.


Grande abraço.

Rary Cunha disse...

Odele boa noite , posso dizer q fiquei comovida com a historia da Flavia e como só descobri a historia de vcs duas a alguns dias isso me chamou a atençao e a comoção me fez ficar varios dias com vcs em minhas orações , eu tbem vi a reportagem q a nossa colega Rosangela Guedes postou ai em cima e o intuito de te mandar um post foi exatamente o mesmo... Se informe sobre esse caso... Leia e tenha paciência , sei q pedir mais é até inapropriado mas, tenho certeza q as coisas boas começarao a surgir em sua vida... Deus esta a seu lado e esta ao lado de Flavia , segura na mão de Deus que ele fará acontecer... Não perca a Fé...
Bj nas duas fiquem na sombra do Altissimo e na paz de suas asas...

Unknown disse...

Odele, li a reportagem da Epoca e fiquei muito tocada com a tua historia de vida e triste por tudo que aconteceu a Flavia. Tenho uma filha e pude sentir um pouco, muito pouco da tua aflicao em cada linha que li. Foi em lagrimas que resolvi escrever pra voce. Minha amiga, posso te chamar assim? Moro na Africa, e convivo com pessoas que sofrem diariamente muitas injusticas e posso te dizer uma coisa, de fato, nesse mundo nao ha justica, nao ha esperanca, nao ha paz. Nao quero te falar de religiao alguma, quero te falar de algo que experimento diariamente que eh chamar o nome do Senhor Jesus, chamo esse nome, Odele, e ele realmente me renova o tempo todo. Nada em nossa vida ocorre sem que Deus permita, nao perca as esperancas nele. Nao estou prometendo que a Flavia levantara dessa cama, ou algo assim, embora esse seja meu desejo assim como o de todos que conhecem tua historia, mas posso te dizer que chamar pelo nome do Senhor vai fazer um grande bem pra voce, que esta passando tudo isso. Chame: Oh Senhor Jesus, Oh Senhor Jesus. Chame perto da Flavia, isso fara bem pra ela Odele...ainda que vc ache uma bobagem, tente, a Biblia cita muitas pessoas que chamavam o nome do Senhor, Paulo, Davi, Pedro e tantos outros. Tem um versiculo que quero que voce conheca: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericordia nos regenerou para uma viva esperanca, mediante a ressurreicao de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma heranca incoruptivel, sem macula, imarcescivel, reservada nos ceus para vos outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fe, para a salvacao preparada para revelar-se no ultimo tempo, Nisso exultais, embora no presente, por breve tempo, se necessario, sejais contristados por varias provacoes, para que uma vez confirmado o valor da vossa fe, muito mais preciosa que o ouro perecivel, mesmo apurado pelo fogo, redunde em louvor, gloria e honra na revelacao de Jesus Cristo" (1 Pedro 1: 3-7)
Odele...esse versiculo fala da esperanca que temos de receber um galardao na vinda do Senhor Jesus...fala que nos somos salvos por meio da morte e ressureicao dele e eh nessa esperanca da vinda dele que nos devemos exultar, mesmo que hoje tenhamos que passar por tanto sofrimento. Creio querida Odele que tudo que voce esta passando tem um proposito e que se voce se abrir cada dia ao Senhor Jesus pra que Ele te renove, te encoraje, te abrace, voce com certeza tera a experiencia do versiculo 7 de ter a tua fe mais preciosa que o ouro. O Fogo que fala naquele versiculo sao os sofrimentos pelos quais passamos, que torna a nossa pessoa pura pro Senhor.

Odele, vou te falar uma coisa...me comovi profundamente com a tua historia de vida, eu estava de viagem marcada e nao fui, e confesso que estava frustrada por isso foi quando li a reportagem, nunca escrevo pra nada desse tipo, mas me emocionei tanto que orei, orei por voce, pela Flavia, e pedi que me desse palavras, pois nunca passei por tamanho sofrimento e nao sei como ajuda-la. E hoje fiquei muuuito feliz quando vi a materia sobre o belga que estava ha 20 anos em "coma" e na verdade estava ouvindo tudo...sabe Odele, nao sei se um dia a Flavia voltara do coma, mas essa materia me deu esperanca. Creio que se a Flavia nao morreu naquele acidente, eh porque ela ainda pode receber alguma coisa. Creio que ela ainda pode chamar pelo Senhor e experimenta-lo, ainda que nao consiga falar, mas interiormente. Realmente eh um mundo desconhecido o que ela vive, mas o Senhor Jesus conhece.

Odele, nao tenho muito a lhe oferecer, sou apenas uma missionaria na Africa, mas meu coracao agora tem a Flavia e voce. Que o Senhor Jesus continue te dando toda forca que Ele tem dado ate agora pra voce perseverar nesse amor. E provar tambem a cada dia o amor inigualavel do Senhor Jesus que foi capaz de dar a vida pelos seus inimigos.
Um forte abraco, Com carinho, Camilla Feo

KSMS disse...

Odele, nao sei se já viu essa matéria q vi ontem aqui na tv alema, e hj no Globo.com; li a matéria sobre tua filha, emocionei-me e refleti sobre a maternidade de forma ainda mais profunda.
Tenho certeza q tua filha reconhece o teu amor...
Leia, acho q pode ser de grande ajuda pra vcs. Bencaos do Senhor e suas vidas, cordial abraco, de uma mae, Keila.
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1391227-10406,00-MEDICOS+ACHAVAM+QUE+HOMEM+ESTAVA+EM+COMA+POR+ANOS.html

Sheilla disse...

http://terratv.terra.com.br/Noticias/Ciencia/4195-255918/Considerado-em-coma-por-23-anos-estava-consciente.htm

DEPOIS DE 23 ANOS ELE ACORDOU. OS MÉDICOS DIZIAM QUE ELE ESTAVA EM COMA, ESTADO VEGETATIVO...E NA VERDADE ELE ESTAVA PLENAMENTE CONSCIENTE!
NÃO DESISTA NUNCA, VC ESTÁ CERTA!
BEIJINHOS, FIQUEM COM DEUS!!

Anônimo disse...

Odele, meu nome é Gislaine, sou de Itapetininga SP. Vi ontem a materia da época sobre Flavia. Li tudo, pesquisei, me concentrei no caso. Vc é uma guerreira, mulher de fibra pois sou ´mãe tbm e não consigo nem me imaginar nesta situação. Sofri demais lendo tudo, mais me serviu de lição opis frequento muito piscinas com minha filha de 3 anos Izabella. Quero conversar com vc nem que seja por email, pois nao tenho blog. Quero saber se viu a reportagem do rapaz belga ontem no jornal nacional. Assim que vi a manchete lembrei de Flavia. Sera!!!???Que temos uma esperança? Por favor, me mande noticias... Muitos bjs e carinhos a vcs 2!!!
Gislaine

Anônimo disse...

Ps: Só postei anônimo pois não tenho blog, nem entendo como se trabalha aqui...rs
meu email é gicaraujo@hotmail.com...
Bjs

Anônimo disse...

Odele,

Vou passando de vez em quando. Leio o que por aqui nos deixa e a maior parte das vezes não comento.
Tenho andado bastante arredado dos blogs. Hoje, no entanto, achei que lhe devia deixar aqui um alerta relacionado com o coma:

Erro de diagnóstico

Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente
por DN.pt

Foram 23 anos preso a uma cama e a ouvir e ver tudo o que se passava à sua volta, mas sem conseguir reagir. Um belga vítima de um acidente de viação ficou totalmente paralisado e os exames médicos diagnosticaram-lhe coma, mas na realidade o homem esteve sempre consciente. Neurologista alerta que pode haver casos semelhantes.
Há 23 anos, quando sofreu o acidente, Rom Houben foi submetido a vários testes motores, verbais e oculares, conta a BBC. Os resultados indicaram que o paciente estava em coma, mas o diagnóstico estava errado, pois o belga estava consciente. A verdadeira situação de Houben só foi descoberta há alguns meses, quando foi submetido a exames de tomografia de última geração: os resultados indicaram que as áreas cerebrais relativas à consciência e à interpretação da informação auditiva e visual estavam a funcionar.
Desde essa altura, o belga tem sido submetido a fisioterapia e já consegue comunicar escrevendo mensagens no computador. “Nunca vou me esquecer do dia em que descobriram qual era o meu verdadeiro problema. Foi o meu segundo nascimento. Em todo este tempo eu tentava gritar, mas não havia nada para as pessoas ouvirem”, disse o belga, citado pela BBC, vincando que “frustração é uma palavra muito pequena para descrever” o que ele sentiu durante 23 anos.
O verdadeiro estado de Houben foi descoberto por uma equipa liderada pelo neurologista Steven Laureys, chefe do Grupo de Coma do Departamento de Neurologia da Universidade de Liège, que publicou o estudo relativo a este caso.
À BBC, Laureys deixou um alerta: “Só na Alemanha, em cada ano, 100 mil pessoas sofrem de traumatismo cerebral grave. Estima-se que de 3 mil a 5 mil se mantêm presos em um estágio intermediário entre o coma verdadeiro e a total recuperação de sentidos e movimentos. Vivem sem nunca mais voltarem.”


Cumprimentos

Iole Godinho disse...

Odele, li hoje uma reportagem no site do Terra e lembrei de você:

http://terratv.terra.com.br/Noticias/Ciencia/4195-255918/Considerado-em-coma-por-23-anos-estava-consciente.htm

Um bom dia para você e para a Flávia!

Iole Godinho

Marcia disse...

Odele, não conhecia a história de vcs, e realmente fiquei muito sensibilizada. Foi uma das melhores matérias que eu já li na revista Época. Achei lindos a sua dedicação, sua força e amor incondicional em relação à Flávia. Acho que esse é o verdadeiro significado de ser mãe. Parabéns! Beijo.

Camila disse...

Odele,

Não sei se você já viu essa reportagem, mas vale a pena dar uma olhada:

http://www.jornalfloripa.com.br/cienciaevida/ver_info_jornalfloripa.asp?NewsID=1573

Um beijo para vc e para sua filhinha.

Fiquem com Deus !

Camila

Pavê & Arte disse...

Odete,

Atraves de um grupo de artesanato cheguei eu seu blog ontem (24/11), fiquei muito triste em ver uma nenina tão nova nesta situação, tem uma pequena de 3 anos se chama Eduarda é minha única filha. Veja a coincidencia ontem mesmo no jornal nacional passou uma reportagem de um rapaz que sofreu um acidente e os médicos diagnosticaram coma, e um outro médico muito tempo depois verificou que ele não esta em coma e sim um outro problema que o impossibilitava de se movimentar e reagir. Agora ele pode se comunicar. tomar decisões graças a esse médico. Não lembro exatamente mas parece que ele ficou 25 anos nesta situação escutando e vendo tudo em sua volta sem poder se comunicar... hoje esse rapaz esta com 40 anos.
Odete admiro você por não desistir.
Um forte abraço.

Pavê & Arte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeísa disse...

Bom dia, Odele!
Não consegui passar aqui ontem. Mas estou aqui hoje pra deixar meu abraço beeeeeeeeeem apertado em você e meu beijo pra Flavinha! Fiquem com Deus!

Unknown disse...

Odele,

Dê uma lida na reportagem sobre esse belga...

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1391227-10406,00-MEDICOS+ACHAVAM+QUE+HOMEM+ESTAVA+EM+COMA+POR+ANOS.html

Dety disse...

Olá Odele, li uma reportagem e pensei muito em você e em sua filha, agora lhe passo o link http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1391227-10406,00-MEDICOS+ACHAVAM+QUE+HOMEM+ESTAVA+EM+COMA+POR+ANOS.html
Derrepente esse novo tipo de tomografia possa fazer você entender melhor o quadro cerebral da Flávia.
Admiro você pela sua força e dedicação.

Anônimo disse...

Odele, as lágrimas que derramei no trem enquanto lia esta reportagem, foram de solidariedade, ao me colocar em seu lugar, de dor e alegria ao ver o amor se manifestado nos extremos da dor... Tudo no universo é bipolar, o bem e o Mal, o ódio e o Amor... Mas tudo se complementam, matéria e espírito são compatíveis... A internet abre as janelas do bem e do mal, já aprendestes a filtrar o bem, este é meu primeiro poste em um blog, somente para lhe cumprimentar e dizer, que és uma vendedora e deves ter muito orgulho de ti...


Você é o grande Milagre desta história, sua luta, suas forças, suas lágrimas... Que se renovam como o Sol de cada dia é a prova que “vós sois Deus”. Cristo disse certa vez “em casa de meu pai tem muitas moradas”, a Flávia está em uma dessas moradas? Pelo menos em sua casa ela tem o amor, premissa básica para a vida...
Todas as suas escolhas foram corretas, porque era a luta de uma mãe em busca do retorno da filha, mas tu encontrastes a fé essencial, no sentido real da palavra fidelidade (fidelidade a Flávia) , ao expressar seu amor, cuidando de sua vida. Os egocêntricos que se acham no direito de lhe criticar, acreditam em suas verdades absolutas, iludidos, pois os mistérios que envolvem nossas existências são complexos, flexíveis etc. E não há espaços para verdades absolutas.

Odele, Masé, Flávia, vocês são os verdadeiros milagres, a ética se manifesta no bom senso, no bem estar comum e principalmente no respeito ao direito a vida, o cuidar, se doar por inteira, sem esperar recompensa é o maior e mais sublime ato de amor, somente encontrados em pouquíssimos seres humanos e mais precisamente em mães

Bandys disse...

Queridas Odele e Flavia,

Já acompanho vocês através do blog da Luma.
Pessoas guerreiras, meninas mulheres batalhadoras, corajosas, dedicadas!
***********************************

Um Anjo para Você
Para iluminar seu caminho,
para colocar ordem na sua vida,
para você ter sempre a certeza,
de que ele está ao seu lado,
em todos os momentos.

Em qualquer situação,
na sua tristeza e na sua alegria.
E mesmo que você se esqueça dele as vezes, ele estará sempre do seu lado, lhe ajudando, lhe dando conselhos,lhe conduzindo na sua estrada, as vezes triste, as vezes alegre.

Ele sempre vai dar o melhor de si,
para lhe ajudar, e em troca disso,
ele só quer que você saiba dele,
que acredite nele.

Não precisa saber o nome do seu anjo, basta lembrar dele como uma luz, a iluminar o seu caminho.

E você pode ter certeza de que ele é assim, uma imensa luz, que não se apaga nunca, que não fica fraca,
que jamais perde sua força e seu brilho.
Um lindo anjo para você...
Que você possa contar com ele,
Sempre....sempre...

Que tua garra não falte à Flavia Odele,
Enorme beiJos no ♥ de voces!

Unknown disse...

Sou assinante da Época e li toda a reportagem!

Fiquei realmente comovida, não só pela história da Flávia (temos quase a mesma idade), como também me emocionei pelo amor incondicional entre vocês!

Parabéns pela luta e muita força sempre!

Unknown disse...

Olá Odele, antes de td, parabéns pela pessoa guerreira q você é! Li sua matéria no jornal e fiquei muito emocionada! Hj, ao ler uma matéria lembrei de vc e vim aqui para passar o link! Quem sabe n é o caso da sua filha (juro q pensei nela qnd li a matéria)! Fica aqui o link: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1391227-10406,00-MEDICOS+ACHAVAM+QUE+HOMEM+ESTAVA+EM+COMA+POR+ANOS.html

Parabéns novamente! Vc é uma mãe de verdade!

=*

Adriana, Brasília.

Anônimo disse...

Odele, não sei se já viu, mas dê uma olhada nessa matéria...

Um grande abraço, com carinho...

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1391227-10406,00-MEDICOS+ACHAVAM+QUE+HOMEM+ESTAVA+EM+COMA+POR+ANOS.html

Unknown disse...

Querida Odele,

Hoje conheço sua história e a de Flávia através da reportagem da Revista Época, e não poderia apenas ler sem deixar aqui o meu depoimento.
Chamo-a “querida” apesar de “conhecê-la” há poucos minutos, porque não há como não lhe querer bem, não há outro adjetivo melhor que este para qualificar uma pessoa tão repleta de um amor indizível como o seu.
Li sua história em lágrimas, não de tristeza ou pena, mas de admiração pela sua força, determinação e dedicação.
Há 3 anos perdi meu grande amor... foi-me tirado por ele mesmo, partiu, sem uma explicação, traição ou qualquer tipo de remorso. Dentre tantos outros problemas que enfrentei naquele momento, tive que sobreviver ao vazio que ele deixou, mas a dor era quase palpável, de tão grande. Mas, decidi que minha dor teria que servir para algo maior e melhor. Passei então a usar o meu testemunho de vida e superação para ajudar outras pessoas. O tempo passou e curou minha ferida, e a dor já não existe mais... somente nas lembranças recontadas a tantas pessoas que já tentei ajudar.
Lendo seu relato hoje sinto que minha dor foi tão pequena e curta... e o que passei em nada serve para diminuir ou amenizar sua dor, o que me deixa com uma sensação de impotência gigantesca.
Mas, mesmo em meio a este completo estado de debilidade diante de tão linda história de amor e abnegação, presto a você, querida Odele, minha solidariedade... E ainda que não possa ajudá-las efetivamente, contem sempre com meu respeito, carinho e orações.

Sua fã inconteste,

Ionita

IPAR disse...

OI Odele, fiquei comovida com a historia de vcs. Eu acredito sim que um dia você vai voltar a escutar a voz da Flávia. Eu acredito!
Um beijo enorme pra vcs duas.

Priscila (Belém do Pará)

Priscila disse...

Ola vcs viram a reportagem sobre o caso dos medicos que se enganaram sobre o come de um rapaz?

segue o link:

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1391227-10406,00-MEDICOS+ACHAVAM+QUE+HOMEM+ESTAVA+EM+COMA+POR+ANOS.html

Priscila disse...

Ola vcs viram a reportagem sobre o caso dos medicos que se enganaram sobre o come de um rapaz?

segue o link:

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1391227-10406,00-MEDICOS+ACHAVAM+QUE+HOMEM+ESTAVA+EM+COMA+POR+ANOS.html

\andreagoes disse...

Olá Odele! Quando fui mãe há 3 anos percebi que estabeleci uma conexão com todas as mães do mundo, um elo, que me faz feliz ao ver uma familia feliz, mas que me faz chorar ao ver a dor de outra mãe, que assim como eu, ama sua cria. Gostaria de deixar declarada aqui a minha admiração pelo seu amor e exemplo. Tenho muitas perguntas em minha cabeça....uma inclusive sobre o que faria uma mãe sem condições financeiras em seu lugar, mas o que mais me preocura é você... Tenho receio de que toda vez que vc toca no nome da Jacuzzi, que isso possa um dia levar vc ao banco dos réus, uma vez que a empresa foi inocentada no processo. Se a justiça os livrou, agora eles não podem te acusar por danos ou difamação? Tenha cuidado viu? Sua filha precisa de você. Há pouco tempo li no G1 uma reportagem de um rapaz que passou 23 anos escutando tudo ao seu redor quando todos achavam que ele estava em como, ou em estado de pouca conciencia. Tá vendo? A esperança daquela mãe que fez outra tomografia, e seu amor, agora faz esse rapaz expor ao mundo que é um alguém. Sucesso, sorte, paz, saúde, vida longa e tudo mais que você puder e precisar.

Anônimo disse...

Ola Odele,

espero que tenha visto essa outra hitória no site da globo... http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1391227-10406,00-MEDICOS+ACHAVAM+QUE+HOMEM+ESTAVA+EM+COMA+POR+ANOS.html

Achei muito interessante, talvez lhe sirva de confortoo...

Vanessa disse...

Ola Odete.Recebi a reportagem que fizeram com voce por email de uma pessoa que nem conheco,mas fui profundamente tocada com seu testemunho. Creio que nao esta sendo facil, mas creio que a esperanca e a ultima que morre. Li tambem sobre sua passagem por varias denominacoes de igreja e tudo que existe e que falavam que iam curar sua filha. Eu nao vim aqui ti falar que Deus pode curar sua filha, mas creio que Deus e so Ele pode ti ajudar com essa dor que esta dentro de voce. Tudo na vida tem uma razao, eu creio que quem tem ti dado tanta forca pra lutar nesses ultimos 12 anos foi Deus, pq Ele ti ama e se preocupa com voce e com sua filha. A unica coisa que gostaria de ti falar eh que se voce render sua vida a Ele, eu creio que muitas coisas iram mudar, nao ti garanto um milagre na vida da sua filha, mas as veses na sua propria.
Fica com Deus e que ele ti abencoe e continue ti dando essa forca.

Anônimo disse...

Odele,

Li seuu blog pela 1a vez no Sábado. Fiquei muito emocionada pois tenho uma filha de 10 anos. Te escrevo para comentar uma reportagem que saiu aqui na Holanda (país onde moro atualmente), hoje, sobre o caso de um rapaz belga, em coma há 23 anos. Na semana passada um neurologista descobriu que este rapaz está consciente de tudo embora nao consiga se expressar ou fazer qq gesto que demosntre isso.Os neurologistas acreditam que 40% dos pacientes em coma podem estar muito mais conscientes do que se imagina. A reportagem está em Ingles, o link é:http://www.nrc.nl/international/Features/article2422536.ece/Discovering_life_in_vegetative_patients

Beijo grande

Marilia

Anônimo disse...

Odele,

Li seuu blog pela 1a vez no Sábado. Fiquei muito emocionada pois tenho uma filha de 10 anos. Te escrevo para comentar uma reportagem que saiu aqui na Holanda (país onde moro atualmente), hoje, sobre o caso de um rapaz belga, em coma há 23 anos. Na semana passada um neurologista descobriu que este rapaz está consciente de tudo embora nao consiga se expressar ou fazer qq gesto que demosntre isso.Os neurologistas acreditam que 40% dos pacientes em coma podem estar muito mais conscientes do que se imagina. A reportagem está em Ingles, o link é:http://www.nrc.nl/international/Features/article2422536.ece/Discovering_life_in_vegetative_patients

Beijo grande

Marilia

SUELY disse...

Odele...Não resisti a voltar aqui e comentar outra vez... Incrível a repercussão da reportagem na Revista Época... Impressionante a solidariedade das pessoas! Confie nos bons fluidos de das manifestaçoes positivas!

Anônimo disse...

olá, acabei de ler a reportagem do site da revista. fiquei emocionada com sua história. Não posso dizer que sei como se sente, ao ver o sofrimento de sua filhinha, mas eu também tenho filhos e uma delas tem 9 anos e também é muito faladeira, e as vezes as historias são tão compridas que não tenho tempo pra ficar ouvindo e reclamo pedindo pra ela parar de falar, mas depois que li sua história sei que vou tentar não fazer mais isso, me coloquei no seu lugar efiquei pensando nom que seria eu não ouvir mais a voz de minha filhinha.
A biblia ensina que Jeová e um Deus que "ama a justiça" e ele não é indiferentea tudo que vc está passando,de fato ele odeia ver o sofrimento que as pessoas no mundo passam, pode ter certeza de que Deus vai acabar com o sofrimento, ele promete isso no livro de Apocalipse, no cap. 21:3 e 4. POr favor leia esse texto, e quando for orar peça que ele te ajude a ter forças para suportar esse sofrimento que vc está passando, porque ele só permite que passemos pq podemos suportar, ....
grande abraço prá vc e de um beijo em sua filha por mim,...
BJS Maria

Anônimo disse...

olá, acabei de ler a reportagem do site da revista. fiquei emocionada com sua história. Não posso dizer que sei como se sente, ao ver o sofrimento de sua filhinha, mas eu também tenho filhos e uma delas tem 9 anos e também é muito faladeira, e as vezes as historias são tão compridas que não tenho tempo pra ficar ouvindo e reclamo pedindo pra ela parar de falar, mas depois que li sua história sei que vou tentar não fazer mais isso, me coloquei no seu lugar efiquei pensando nom que seria eu não ouvir mais a voz de minha filhinha.
A biblia ensina que Jeová e um Deus que "ama a justiça" e ele não é indiferentea tudo que vc está passando,de fato ele odeia ver o sofrimento que as pessoas no mundo passam, pode ter certeza de que Deus vai acabar com o sofrimento, ele promete isso no livro de Apocalipse, no cap. 21:3 e 4. POr favor leia esse texto, e quando for orar peça que ele te ajude a ter forças para suportar esse sofrimento que vc está passando, porque ele só permite que passemos pq podemos suportar, ....
grande abraço prá vc e de um beijo em sua filha por mim,...
BJS Maria

Unknown disse...

olá Odele..

Há dias tenho lido o blog constantemente e acompanhado a história da Flávia..
Essa matéria saiu no Jornal Nacional, vc provavelmente deve ter visto, mas lembrei de vocês e resolvi compartilhar..

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1391227-10406,00-MEDICOS+ACHAVAM+QUE+HOMEM+ESTAVA+EM+COMA+POR+ANOS.html

Apesar dos médicos dizerem que é irreversível, acredito sim que ela possa ao menos nos ouvir, e principalmente sentir.

Beijos e abraços pras duas..
Daniele Parron.

Zuleid Dantas Linhares Mattar disse...

Olá Odele!
Que mulher fantástica você é! Tenho certeza que já recebeu esta elogia inumeras vezes, mas como também recebeu críticas inúmeras vezes acho que vale ser redundante.
Peço a Deus que lhe dê sabedoria para continuar com sua luta não só por você e por Flávia, mas por minorias esquecidas!
Divulgarei em meu blog sua história (se vc me permitir é claro!) porque sou pediatra e falo do dia-a-dia das "minhas" crianças, e se seus pais conhecerem a história de vocês duas poderemos ser mais algumas vozes a gritar em uníssono.
Um beijo!
Zuleid

Unknown disse...

Olá,
Li a matéria na revista Época e fiquei impressionado com a sua força e garra para continuar buscando justiça e manter viva a esperança de ver um dia novamente o sorriso e a voz de sua filha. Sou carioca, moro no bairro de Bangu, na Zona Oeste. Desde já me torno um frequentador assíduo deste Blog. E diga-se de passagem muito bem feito. Textos muito bem escritos e explicativos. Fotos muito bonitas. Fico eu aqui na torcida. Tudo de melhor na vida da senhora e de sua linda filha. Ela é uma guerreira, assim com a senhora.

Forte abraço.

Bruno Martins

Iole disse...

Boa noite Flávia!
Desde que li sobre você que eu comento aqui!
Na realidade tem pouco tempo, foi só com essa última reportagem que sua mãe deu para revistas.
Mas tudo bem...
Temos todo o tempo do mundo!
E resolvi, assim como vi que algumas pessoas fazem, ser sua amiga, mesmo que virtualmente!
Acho que os médicos ainda sabem muito pouco sobre o que acontece com pessoas em coma. Comentei num outro post meu sobre o caso da minha avó.
Então... não vamos achar que tudo acabou, né? São só formas adversas de se viver... e a vida nem sempre é bela, mas também não é feia o tempo todo!
Poderia aqui estar te falando para acreditar em deus, em milagres, mas eu mesma não acredito nisso. Às vezes as pessoas querem acreditar em deus só para ter esperança.
Mas a esperança é independente de religiões!
Sua mãe deve ter falado para você do rapaz que ficou 23 (era isso?) anos em coma e tá aí falando!
Que mágico isso!
Você deve estar se imaginando assim e deve estar muito esperançosa!
Vamos acreditar, né?! A vida é cheia de mistérios!
E eu nem me apresentei...
Me chamo Iole e tenho 27 anos. Nasci em Salvador, na Bahia, ams moro em Fortaleza, Ceará a uns 4 anos. Tenho um filho lindo de 2 anos e meio! Se chama Tuê! É um nome indígena e significa fogo!
Li no blog que sua mãe escreve que quando você tocava piano, na hora dos recitais, quando vinha aerrar uma nota passava por cima que praticamente ninguém notava! Deixa eu te contar uma coisa: eu fiz 10 anos de aula de piano e na minha primeira apresentação, tocando aquelas músicas bem simples, sabe, eu não consegui sair da primeira nota! Começou a me dar um desespero e eu sai correndo e chorando do palco!! Meu avô ficou super chateado comigo, que ia me ver tocar e eu fazia um papelão daqueles! E eu tinha uns 10, 11 anos na época! Depois de calma voltei ao palco e toquei. Pelo menos ele ficou um pouco mais feliz!
Agora eu estou aqui esperando meu filho voltar da casa do pai. São 7 horas da noite e eu já estou morrendo de saudades dele! É que tem alguns dias que ele fica com o pai. Nós, eu e o pai dele, nos separamos mas tentamos fazer uma guarda alternada...
Flávia, tenho que sair agora, pois o pai do meu filho acabou de ligar, olha que coiencidência, dizendo que está trazendo ele!
Tenha uma boa noite!
Beijos!

Iole Godinho

Guta Antonangelo disse...

Querida Odele,
desculpe-me... desconhecia a história de vcs, li hoje na revista. Fiquei muito comovida... Ainda não sou mãe, mas entendo o que é o amor entre mãe e filha. Contarei de história de luta e amor de vcs para todos que a desconhecem e tentarei alertar o maior número possível de pessoas sobre este perigo. Sua luta não será em vão, Odele, tenha certeza disso!! Vc já é uma vencedora, acredito que já possa ter livrado muitas crianças desse perigo. Muita força e luz para vcs duas. Grande abraço e fiquem com Deus! Guta

Mondo Gatto disse...

Oi Odele, oi Flavia. Li hoje a matéria... quando abri a revista e vi vocês, fiquei feliz! Primeiro porque essa matéria foi escrita com muita inspiração (parabéns a Eliane Brum!), segundo porque vocês duas estavam lindas lá, terceiro porque outro dia estava falando com uma amiga minha que acredito que a Flavia vai acordar.
Compartilho da sua dor, me entristeço quando vejo que ela perdura 24 horas por dia, mas ao mesmo tempo me alegre de ver vocês duas tomando o mundo... seilá, não consigo explicar.
De qualquer forma, fica meu beijo de carinho para vocês, Desirée.

Andrea Duarte disse...

Odele, li hoje a reportagem da Época. Por enquanto, a única coisa que posso fazer é rezar muito, muito por voce e por Flávia. Não sei o que te dizer, mas nunca mais vou te esquecer, nunca mais vou esquecer essa sua força. Vou rezar, também, por mim, pra que Deus me mostre alguma coisa que eu possa fazer por vocês, por menor que seja.
Sei te dizer que sou kardecista e que acredito que ela se comunique com voce o tempo todo, porque não somos só um corpo limitado. Mas isso você já ouviu... então, vou continuar emitindo energia muito positiva pra voces. Só queria que você soubesse que há mais uma pessoa pensando em vocês.

Liliane disse...

Odele,

Recebi sua história através de um amigo que a leu no Globo.com.
Me lembrei de já ter ouvido várias notícias sobre acidentes como o de Flávia.
Mas para mim, era sempre mais uma notícia triste, como tantas outras que ouvimos a todo instante.

Mas então, eu li a sua história, eu entrei no seu blog e entrei no blog do seu filho.
Nunca havia sentido com tanta intensidade uma dor alheia.
Sempre me revoltei, mas nunca com tanta angústia, contra a impunidade e o descaso da justiça brasileira.

Também sou mãe, mas se disser que posso imaginar como você se sente, estaria sendo ingênua. Sei que ninguém pode.

Mas o que eu quero mesmo, é lhe dar os parabéns!
Você é sem dúvida um exemplo de mulher, um exemplo de mãe.
Muitas mulheres têm filhos, mas não sabem realmente o que significa ser mãe.
Você me ensinou muitas coisas em poucos minutos de leitura.
Tenho certeza de que a Flávia e o Fernando sentem muito orgulho da mãe que têm.

Coragem, perseverança, garra, dedicação, AMOR.
É o que enxergo em você.

Obriagada por compartilhar sua história e sua luta conosco.

E se a Flávia pudesse falar, certamente diria: "Obrigada por tudo mamãe. Eu te amo mais do que você pode imaginar!"

Eu acredito muito em Deus e acredito que tudo o que acontece em nossas vidas, tem um motivo.
Deus sabe o que é melhor para você e para a Flávia, por mais improvável que isso pareça aos nossos olhos.
Aí você pode me perguntar: como pode ser melhor para minha filha ficar neste estado??
Eu não sei. Ninguém sabe... Mas Deus sabe.
Às vezes acontecem coisas que nunca vamos entender.
Mas se tivermos fé em Deus, se acreditarmos que nossa vida está nas mãos Dele, é mais fácil suportar a dor.
Ele nos conforta e nos consola.

Então...

Que Deus abençoe muito você e sua família e continue lhes dando forças para lutar. Dia após dia!

Um forte abraço!

Liliane Farias de Souza
lilianefarias@uol.com.br

Unknown disse...

Odele, fiquei muito emocionada, indignada e orgulhosa ao ler a reportagem na revista Época! Emocionada pela história triste que mudou a vida de uma menina linda e inteligente e pela luta constante que vc trava diariamente para dar o melhor conforto possivel a ela. Indignada pela fabricante nao ter sido responsabilizada no caso. E orgulhosa da mulher que vc é! Isso me dá coragem de continuar vivendo e acreditando que que somente o amor é o único rémedio para alguns males, o único milagre que realmente existe!!! Mil beijos pra vc e pra Flavinha!

Meire Ruiz disse...

Olá Odele, cheguei hoje em seu blog...e só posso pedir a Deus que te ilumine cada vez mais, te dê forças cada vez mais, você é um exemplo de força e coragem...Deus te abençõe...sempre!
Fiquem com Deus.

Sissa Teixeira disse...

Nossa.. cheguei ao blog através da matéria da revista Época.. ainda não tive oportunidade de ler tudo que aqui está, mas tenha certeza irei ler.. pq uma história de força, coragem e amor como a tua e de tua filha, não pode passar despercebida..
Numa hora como essa de deixar um comentário, a gente se pega pensando exatamente quais palavras usar, visto que aqui dentro do coração nesse momento há um turbilhão de emoções, na cabeça incontáveis pensamentos..
Dizer que fiquei emocionada e que chorei ao ler tua história e dessa menina tão linda, seria pouco..
Dizer que fico encantada com tua força, do quanto és guerreira, ainda seria pouco..
Dizer que fiquei indignada com as pessoas que acham saber o que é melhor pra vida alheia (como? se nem sabem o que é melhor pra elas mesmas) ainda seria bem pouco..
Já diz Caetano Veloso: "cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é"..
Mulher guerreira, que tem carregado o enorme fardo as costas de mostrar ao mundo, o quanto a justiça brasileira é cega, surda e muda (e quando faz uso da voz, acusa a pessoa errada)..
Desejo a ti coisas simples: força para continuar superando os obstáculos, perseverançaem teus intentos e amor no coração para apesar de tua dor, continuar mostrando a essa menina linda o quanto ela é amada, pq sim eu acredito que ela sinta que não está só, que ao lado tem uma mãe amorosa, mesmo que ela não possa demonstrar isso..
Saiba que ganhou mais uma seguidora, tanto no twitter quanto aqui..
Fique com Deus..

Del Montenegro disse...

Minha querida,estava eu hoje com meu filho na Psicóloga dele e pude ler a matéria sobre o ocorrido com tua filha,como mãe de três filhos,evangélica e levita e futura operadora do Direito,confesso que por uns momentos senti revolta com a falta de humanidade das pessoas e com a nossa justiça,nem se fala...Saiba que estou do teu lado e já colei a petição e a história de Flávia em meu Blog! Força! Vocês são umas guerreiras!

SUELY disse...

Força, força e mais força, Odele e Flávia. Continuo ficando emocionada a cada comentário de solidariedade. E admiro vcs cada vez mais. São fone de inspiraçao pra mina luta! Por favor, odele, veja o que lhe enviei por e-mail... e tente! Maura tb lhe escreveu... bjs
Suely

BETH disse...

estou passando para desejar à vc e sua filha Flávia,uma linda semana.
Que Deua as proteja sempre.
Você é um exemplo de ser humano,de mãe,um verdadeiro exemplo para nós todos.
beijo para as duas queridas

Anônimo disse...

Olá, Odele sou assinante da revista Época e estudante de jornalismo, confesso que o que mais me chamou atenção nesta matéria foi a sua luta e persistência. Estava indo pra casa de ônibus ao ler sua história e me vi chorando. Cheguei em casa e contei para minhas irmãs que logo ficaram interessadas na sua história. Hoje em sinal de solidariedade coloquei teus vídeos em meu Blog que fala de outras coisas mas, não poderia ficar de fora da Blogagem Coletiva.
Por Fim quero te dizer que a admiro muito e que rezo por vocês duas, não de ouvidos a pessoas negativas e siga sempre o seu coração de mãe.
Uma abraço grande e boa noite para as duas mulheres mais fortes que fiquei conhecendo.

Paulo disse...

Odele!! Simplesmente não tenho palavras para expressar o que sinto.
Foi movido pela força do destino a ler esta reportagem. Sou assinante da revista, mas nem sempre leio tudo, quando estava em um consultório dentário, a revista que eu peguei estava nesta página. Chorei do começo ao fim. História de luta, perseverança e amor ao próximo. Você está seguindo uns dos maiores ensinamentos de Deus, Parabéns!
Creio que se ela não sentisse vc por perto ela com certeza não estaria mais entre nós. Continue acariciando, dando amor, lendo histórias e amando do seu jeito de amar, pode ter certeza ela sente e isto é muito bom pra ela.

Tenho exatos 22 anos e sei como ela gostaria de estar e vc como gostaria que ela fosse.

Parabéns por não se passar por vítima, não querer q ninguém sinta pena de você, isto só te dá forças para continuar.

Parabéns mais uma vez pelo amor e dedicação e pode ter certeza Deus não te esqueceu!!!

Abraços e muitas bençãos!

Paulo disse...

Odele!! Simplesmente não tenho palavras para expressar o que sinto.
Foi movido pela força do destino a ler esta reportagem. Sou assinante da revista, mas nem sempre leio tudo, quando estava em um consultório dentário, a revista que eu peguei estava nesta página. Chorei do começo ao fim. História de luta, perseverança e amor ao próximo. Você está seguindo uns dos maiores ensinamentos de Deus, Parabéns!
Creio que se ela não sentisse vc por perto ela com certeza não estaria mais entre nós. Continue acariciando, dando amor, lendo histórias e amando do seu jeito de amar, pode ter certeza ela sente e isto é muito bom pra ela.

Tenho exatos 22 anos e sei como ela gostaria de estar e vc como gostaria que ela fosse.

Parabéns por não se passar por vítima, não querer q ninguém sinta pena de você, isto só te dá forças para continuar.

Parabéns mais uma vez pelo amor e dedicação e pode ter certeza Deus não te esqueceu!!!

Abraços e muitas bençãos!

Paulo disse...

Odele!! Simplesmente não tenho palavras para expressar o que sinto.
Foi movido pela força do destino a ler esta reportagem. Sou assinante da revista, mas nem sempre leio tudo, quando estava em um consultório dentário, a revista que eu peguei estava nesta página. Chorei do começo ao fim. História de luta, perseverança e amor ao próximo. Você está seguindo uns dos maiores ensinamentos de Deus, Parabéns!
Creio que se ela não sentisse vc por perto ela com certeza não estaria mais entre nós. Continue acariciando, dando amor, lendo histórias e amando do seu jeito de amar, pode ter certeza ela sente e isto é muito bom pra ela.

Tenho exatos 22 anos e sei como ela gostaria de estar e vc como gostaria que ela fosse.

Parabéns por não se passar por vítima, não querer q ninguém sinta pena de você, isto só te dá forças para continuar.

Parabéns mais uma vez pelo amor e dedicação e pode ter certeza Deus não te esqueceu!!!

Abraços e muitas bençãos!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Odele, que bencao de mae que você é e que exemplo de mae para as outras maes.

Já levei a peticao para o blog.

Que Deus continue te abencoando sempre.

Com carinho e um grande abraco

Zilda Santiago disse...

Odele,sou assinante da Época e tive o prazer de saber de mais uma mulher com nobreza de caráter ímpar!!!Parabéns por sua luta.Tenho um blog,aqui no blogspot e como não poderia deixar de ser,fiz uma postagem hoje de uma história real também de uma mãe que lutou como você e saiu vencedora,como você também será.Grande beijo no coração.Saúde paz e vida sempre!!Espero sua visita para conhecer minha postagem que é em sua homenagem e da Flávia.

Anônimo disse...

Queridos anjos Odele e Flávia !!!

Sua filha teve muita sorte de tê-la em sua vida, pois por filhos temos um amor inexplicável e incondicional !!!
Fiquei muito emocionada de conhecer o seu blog no dia do aniversário de ambas !!!
Não importa quanto tempo se passe, mas sempre, se a Flávia não sabe quem é você, você sempre saberá quem foi e é ela !!! Isso que importa !!!De você só posso dizer que como mãe que sou, sinto plenamente a dor na sua alma e a como nos sentimos incapazes. E que sua luta diária é de uma G R A N D E mulher !!!

Marici Duarte - Guaratinguetá / SP

Anônimo disse...

Queridos anjos Odele e Flávia !!!

Sua filha teve muita sorte de tê-la em sua vida, pois por filhos temos um amor inexplicável e incondicional !!!
Fiquei muito emocionada de conhecer o seu blog no dia do aniversário de ambas !!!
Não importa quanto tempo se passe, mas sempre, se a Flávia não sabe quem é você, você sempre saberá quem foi e é ela !!! Isso que importa !!!De você só posso dizer que como mãe que sou, sinto plenamente a dor na sua alma e a como nos sentimos incapazes. E que sua luta diária é de uma G R A N D E mulher !!!

Marici Duarte - Guaratinguetá / SP

Anônimo disse...

Queridos anjos Odele e Flávia !!!

Sua filha teve muita sorte de tê-la em sua vida, pois por filhos temos um amor inexplicável e incondicional !!!
Fiquei muito emocionada de conhecer o seu blog no dia do aniversário de ambas !!!
Não importa quanto tempo se passe, mas sempre, se a Flávia não sabe quem é você, você sempre saberá quem foi e é ela !!! Isso que importa !!!De você só posso dizer que como mãe que sou, sinto plenamente a dor na sua alma e a como nos sentimos incapazes. E que sua luta diária é de uma G R A N D E mulher !!!

Marici Duarte - Guaratinguetá / SP

Anônimo disse...

Queridos anjos Odele e Flávia !!!

Sua filha teve muita sorte de tê-la em sua vida, pois por filhos temos um amor inexplicável e incondicional !!!
Fiquei muito emocionada de conhecer o seu blog no dia do aniversário de ambas !!!
Não importa quanto tempo se passe, mas sempre, se a Flávia não sabe quem é você, você sempre saberá quem foi e é ela !!! Isso que importa !!!De você só posso dizer que como mãe que sou, sinto plenamente a dor na sua alma e a como nos sentimos incapazes. E que sua luta diária é de uma G R A N D E mulher !!!

Marici Duarte - Guaratinguetá / SP

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 409   Recentes› Mais recentes»
Related Posts with Thumbnails