Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Piscinas: Um projeto de lei para salvar vidas!

- 17 de agosto de 2009
Motivado pelo caso de Flavia, que conheceu através de uma reportagem da Revista da Folha, do Jornal A Folha de São Paulo, o Vereador Gilberto Wachtler, ou Gilberto do Primavera, da cidade de Santo André - São Paulo, apresentou Projeto de Lei que torna obrigatório a utilização da norma ABNT 10.339 para construção de piscinas no município de Santo André. O objetivo é de tornar as piscinas mais seguras, evitando acidentes por sucção pelo ralo de fundo. O Projeto do Vereador Gilberto Wachtler, de número 171/2009 foi protocolado em 25/06/2009. Esperemos que seja aprovado.

Uma lei que regulamente a venda, instalação e manutenção de piscinas de uso público e coletivo, deveria existir - o quanto antes - em nível nacional. Quem sabe algum outro político se inspire no Vereador Gilberto Wachtler e copie sua idéia e apresente um projeto de lei para segurança no uso de piscinas, que possa beneficiar todo o Brasil. Boas idéias devem ser copiadas, obviamente, mencionando-se a fonte. Bons projetos devem ser aprovados. Que este importante projeto de lei do Vereador Gilberto Wachtler seja aprovado e que a lei para segurança no uso de piscinas passe a vigorar em Santo André e possa se ampliar rapidamente por todo o Brasil.

O Vereador Gilberto Wachtler solicitou minha participação em um vídeo para dar mais força ao seu projeto de lei para segurança nas piscinas. Aceitei participar do vídeo, com muito gosto.

Observações:
O especialista em equipamentos que faz a simulação da sucção de cabelos pelo ralo é Vladimir, funcionário da empresa Sodramar.
O médico que faz um comentário durante a apresentação do Vereador Gilberto é o Dr. Israel Zekcer.
"... nós atendemos várias crianças com este tipo de acidente (causado por ralos de piscina) no Pronto Socorro do Hospital Brasil (Hospital de Santo André) ..."
Um Projeto de Lei direcionado para a segurança nas piscinas, pode ser considerado um projeto de lei para salvar vidas humanas. Que venha esta lei. O quanto antes.

Ao Vereador Gilberto Wachtler, o meu MUITO OBRIGADA.

MUITO OBRIGADA também ao Vladimir e à empresa Sodramar pela preocupação que vem demonstrando ter com a segurança de seus sistemas de sucção de piscinas.

Até o próximo post.

17 comentários

Teresa Santos disse...

Parabéns Odele, por mais esta vitória. Espero que este projeto lei seja, não só aprovado, como extensivo a todo o Brasil.

Abraço grande, e um beijinho do tamanho do mundo para a nossa Flávia.

Beezzblogger disse...

Amiga, já está no meu mural do Facebook, este teu post a dar-nos conta dessa iniciativa do deputado. Espero, como dizes que o façam verdadeiramente para todo o mundo, e só há uma maneira, é fazer o que tu fazes, denunciar!

Beijão grande para a Flávia, e um forte abraço para ti amiga.

Beezz

Luma Rosa disse...

Que notícia boa! Espero que a proposta se espalhe por outros municípios. Deveria ser lei federal!!
Odele, e o Procon não se manifesta?
Boa semana! Beijus

Rosamaria disse...

É mais uma vitória tua, Odele. Espero que seja extendida a todo o país.
Já levei lá para o blog.
Bjim pra ti e pra Flavinha.

peciscas disse...

Junto-me a quem já te felicitou por esta vitória.
Porque , no essencial,é mesmo fruto da tua acção, do teu denodo, da tua persistência, da tua coragem, este Projecto de Lei que em boa hora o Vereador Gilberto apresentou.
Para já na cidade de Santo André, mas, esperando nós que, em breve, tenha o condão de fazer nascer uma lei nacional que, regulamentando a construção das piscinas com adeuadas normas de segurança, possa vir a salvar a vida e ou a saúde de muita gente.
Saliento também o modo informal como o Vereador se apresenta. Por aqui, os nossos deputados, os que fazem aprovar as leis na Assembleia da República, sempre aparecem de fato completo e gravata, fazendo passar a ideia de que, só vestidos dessa forma, estarão a "ser importantes". Ora Gilberto Wachtler, mesmo vestido de modo mais desportivo, está a ser bem importante, ao propor esta lei.
E, ainda por cima. fá-lo recorrendo a um vídeo muito bem elaborado. Aqui, na nossa Assembleia da República, só há bem pouco tempo é possível recorrer a estas tecnologias de comunicação, mas, ainda assim, quase nenhum deputado as utiliza.
O Vereador utilizou, fundamentalmente, o teu depoimento para fundamentar a sua proposta. Foi inteligente. De facto, quem melhor poderia falar do assunto do que tu? Creio, sem sombra de dúvida, de que tu, Odele, deves ser uma das pessoas no mundo com mais autoridade e conhecimentos, para falar da questão dos ralos das piscinas.
Destaco aqui, também, mais uma vez, a presença da Sodramar, que bem nos mostra como um investimento, de valor monetário quase ridículo, em equipamentos de segurança, pode ser tão útil e indispensável.
Parabéns, pois, ao Vereador Gilberto, à Sodramar e, principalmente a ti, querida amiga.
Continuaremos!

Elvira Carvalho disse...

Finalmente uma boa noticia que parece mostrar que as pessoas que podem mudar o curso da história se estão consciencializando. E isso é uma vitória sua amiga.
Um abraço e uma boa semana

Letícia Losekann Coelho disse...

Odele,
Fiquei muito feliz com esse projeto de lei! Deveria existir uma lei que obrigasse todos os clubes , piscinas coletivas em todo o Brasil a se fazer cumprir a norma... Mas infelizmente somos o PaÍs do atraso!
Esse vereador está fazendo certo, gostei dele!
Meus olhos ficaram cheios de lágrimas... Primeiro pela tua vitória Odele em influenciar e em mostrar o quanto ralos de piscinas se tornam perigosos para as pessoas , teu trabalho e tua dedicação fazem as coisas acontecer. E segundo pelo pequeno valor de R$ 200,00 ... Nossa é tão pouco, pq não fazem logo? Fiquei realmente chocada!
Mas vamos em frente, esse vereador mostrou que realmente as coisas podem mudar para melhor!
Beijos menina, boa semana para ti e Flávia!

Um Poema disse...

....

Amiga,
É bom saber que alguém, com o dever de se preocupar com o bem público, resolveu fazer algo visando a prevenção.
Pena é que ninguém, com os mesmos deveres, faça nada no sentido de aliviar o sofrimento daqueles que, devido à irresponsabilidade de outros, são vítimas da incúria passada.

Um beijo grande à Flávia.

Um abraço para ti

Sheherazade disse...

Odele,
Aí está a prova de que não deves arrefecer jamais no teu empenho altruista para evitar que mais pessoas possam ser vitimadas pela irresponsabilidade dessas empresas que só visam o lucro, em detrimento da segurança dos usuários dos seus produtos. Parabéns! Ainda é pouco, mas já é o primeiro clarão de luz que avistamos para o alcance do teu objetivo. Agora, vamos torcer pra que outros políticos encampem essa iniciativa do vereador que se sensibilizou com a tua nobre causa.
Um beijo em ti, outro em Flávia.

Daniel Savio disse...

Ainda bem que há um politicio que não seja "apenas" um dos corrompidos pela casa do senado...

Fiquem com Deus, menina Flávia e menina Odele.
Um abraço.

amigona avó e a neta princesa disse...

Fico feliz pelo que contas...fico feliz por te conhecer...beijos amiga...muito na Flávia...

Paula Raposo disse...

Que seja aprovado e cumprido! Que não fique pelo meio caminho das palavras! Admiro-te enormemente, Odele e te abraço com todo o meu carinho e toda a minha força. Um grãozinho de areia que sou, que possa ajudar...muitos beijos.

Unknown disse...

Mais uma vitória Odele, finalmente a sua luta está dando frutos, que essa lei seja aprovada e posta em prática o mais depressa possível.

Beijinhos para si e Flavinha,
Ana Martins

Fatyly disse...

Ironicamente o mundo dá tanta volta e foi precisamente em St.André que vivi os quase 3 anos que estive no Brasil.

Subscrevo na integra as palavras de todos os comentadores, mas nomeadamente o do Peciscas que escreveu o que eu ia escrever: a forma informal (bem diferente do estilo dos nossos) do vereador que inteligentemente e de uma forma simples utilizou os meios mais que CREDÍVEIS que dispunha: o teu próprio testemunho, o da Sodramar e do médico.

Amiga a tua/nossa luta tem tido os seus proveitos e essa lei vai ser aprovada e alargada a todo o Brasil e quem sabe a todo o mundo a braços com este flagelo, porque este blog tem sido visionado por pessoal dos vários cantos do mundo.

Está marcado no teu rosto a dor que tens sempre presente no teu coração, mas sinto na tua forma doce de falar que lutas "por uma causa mais que justa" dando voz à tua/nossa menina.

Beijos comovidos para ti, para Flavia e a todos os comentadores e visitantes para que não larguemos as mãos nem baixemos os braços.

Anunciação disse...

Que já já se transforme em lei federal.Torcendo sempre.

Branca disse...

Fico feliz por conhecer esta notícia. A sua persistência e luta é uma força que através dos anos tem feito crescer uma onda de pressão que acaba por levar alguns responsáveis ao bom-senso.
Feliz por saber que a sua voz e a denúncia de outros acidentes se vão fazendo ouvir e que finalmente se possam fazer leis para os evitar.
Fico a torcer para que esse projecto-Lei venha a ser uma realidade.
Beijinho grande para Flávia e para si.
Branca

Livia Luzete disse...

Ele teve uma ótima e louvável idéia, só falta a louvável ação do voto a favor para que seja lei.

Related Posts with Thumbnails