Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

10 anos depois, é esta a sentença final do processo de Flavia

- 3 de março de 2009
Amigos e leitores do blog de Flavia:
Hoje, 10 anos e um mês depois de eu ter entrado na Justiça Paulista, foi iniciado e concluido o julgamento do processo de Flavia pelo Superior Tribunal de Justiça em Brasilia - última instância - e é este o resultado:

1. A empresa fabricante do ralo da piscina que sugou os cabelos de Flavia, JACUZZI DO BRASIL, NÃO FOI CONDENADA. Quatro votos contra nossos argumentos e um a favor. Ou seja, apenas um dos cinco ministros de justiça considerou a Jacuzzi co-responsavel pelo acidente com Flavia.

2. Foi excluida minha co-responsabilidade no acidente.
Se vocês se lembram, os reús (todos) argumentavam que eu era co-responsável pelo acidente e os juizes de São Paulo, nas duas sentenças aqui proferidas, vinham acatando esses argumentos e me consideram co-responsável pelo ralo da piscina ter sugado os cabelos de minha filha .

3. O CONDOMÍNIO JARDIM DA JURITI FOI RESPONSABILIZADO 100% pelo acidente com Flavia.

4. A empresa de seguros AGF BRASIL SEGUROS FOI CONDENADA por não ter me pago o seguro, quando por mim solicitado e no momento devido.

É isso. Vou chorar um pouco, mas depois eu volto.
Até o próximo post.

Obs: Por e-mail duas pessoas disseram que não entenderam se meu choro é de alegria ou de tristeza. Meu choro, claro, é de TRISTEZA pela decisão dos ministros em Brasilia com relação à empresa fabricante do ralo da piscina que sugou os cabelos de Flavia. Na minha opinião e pelos motivos já amplamente explicados neste blog, a empresa JACUZZI DO BRASIL deveria, junto com o condomínio, ter sido co-responsabilizada pelo acidente ocorrido com Flavia.

Obs2: Esclarecendo a dúvida de algumas pessoas, deixadas nos comentários: A decisão da justiça em última instância, como esta, é definitiva e não posso mais recorrer da sentença que tira a responsabilidade da Jacuzzi.
AGRADECIMENTOS:
Muito obrigada a todas as pessoas que estão deixando comentários neste post. Muito obrigada por suas palavras de apoio e solidariedade para comigo e Flavia. Agradeço também aos blogs que fizeram posts sobre a sentença final do processo de Flavia. Por exemplo:
1. Brasil - SOCIEDADE BRASILIS- Flavia
2. Portugal - BEEZZBLOGGER - 10 anos depois
3. Brasil - ENCANTO DE RENASCER - Choro...
4. Brasil - STURN UND DRANG! - O resultado do julgamento
5. Brasil - SCRIPTUS - Depois de 10 anos...
6. Portugal - UMA NOVA CUBATA - 10 anos depois,é esta a sentença final..
7. Portugal - ADESENHAR - 10 anos depois,é esta a sentença final...
8. U S A - HIPPOS - Sentença final do processo de Flavia.
9. Brasil - POR QUE NO TE CALLAS? - Pausa no BBB para falar...

100 comentários

Natalie Dowsley disse...

Odele, graças a Deus! Mesmo todos os CULPADOS não terem sido responsabilizados, ao menos a maioria o foi! Parabéns por tua força para lutar, por todos esses anos, por justiça! Que Deus ilumine você e Flávia.
Muita luz.

Anônimo disse...

Odele.
Não chore, e continue com a tua luta!
Empresas como Jacuzzi e seus defensores, ainda terão o que merecem.
Um abraço.

Anunciação disse...

Apesar de tudo,a luta continua.Beijos em Flavia e um grande amoroso abraço(eu também estou chorando).

Delfim Peixoto disse...

Para a Flávia, um beijinho... para a mãe, um abraço sentido com votos de que a luta continue e que o seu exemplo de Amor viaje pelo Mundo inteiro...

Paula Raposo disse...

Odele! Sem palavras. A luta continua mesmo. Muitos beijos.

Sofá Amarelo disse...

De certeza que nenhum desses juízes passou sequer de longe pelo que a Flávia e a Odele passaram e estão passando... este não é o mundo dos Homens, é o mundo do terror...

nona e eu disse...

Odele, nao tenho palavras para exprimir o sentimento de revolta contra parte da justiça brasileira, mas ao menos uma parte foi condenada, ja se pode considerar uma parte da vitoria que com certeza virá. Forças para Flavia e para ti. Abraços carinhosos!

Letícia Losekann Coelho disse...

Tô chocada! Braba e triste!
Depois nos falamos ok? Força Odele! Nem sei o que te falar!
Beijos menina conta comigo.

Anônimo disse...

Odele, a luta continua e estamos com você.
Essa sua página se tornou referência sobre esse tipo de acidente em piscinas e precisamos muito de seu trabalho na internet.
Que seu coração seja envolvido por muita paz, nesse momento.

Beijo!

Beezzblogger disse...

Venho aqui amiga, declarar o meu repúdio por este ser o desfecho, mas que Deus te dê forças para continuares a lutar. Não estás, nem nunca estarás sozinha, a luta continua.

A JACUZZI do BRASIL, ao não ser considerada culpada, vai-lhe dar mais força para continuar a negligenciar, e tu, e nós cá estaremos para denunciar, e desmascarar esses bandidos.

Á Flávia, quero lhe dizer, que ela tem a melhor mãe do mundo, com uma força descomunal, que não a vai desiludir nunca, e que vai lutar até ao fim para ver ser feita Justiça.

Amiga o próximo passo é o Tribunal Internacional Penal de Haia, tens de acreditar. Vamos todos te ajudar.

Beijos, e chora amiga, alívia, e dá-te mais força e lucidez.

Beezz

Anônimo disse...

Choro com voce.
O que sabem eles do seu sofrimento? Ficam sentados em seus luxuosos gabinetes, julgando nossas vidas, como se fossem senhores da verdade.
Sei o que isso. Minha filha passou por 10 cirurgias na boca e o juiz não entendeu que tenha sido um erro médico.
Dependemos do ponto de vista( ou da vista do ponto) de cada um. Dependemos da cor com que eles estão vendo o dia . Se for cinza, pior pra nós.
Choro com voce.
Fique com Deus e bjs nos corações dessas guerreiras.

ninguém disse...

Odele.
Concordo comn Francisco.
Esta é a justiça temporal.Existe uma maior, pode ter certeza.
VOCÉ É VENCEDORA.
Beijo em Flavia, um abraço beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem apertado em você, brava Odele!
maris

Juani disse...

Pense que iba a leer otra noticia, pense que al final la justicia seria lenta pero total, pero esta visto que aun queda mucho por luchar, animo amiga mia y aunque todos no han sido culpados quizas algun dia esos 4 jueces y alguno mas se den cuenta que tu tenias razon y que el verdadero problema reside en las empresas que fabrican esos ralos que son los verdaderos responsables y los que deben tomar todas las medidas para que no ocurran estos accidentes.
la lucha continua y nosotros estaremos aqui para ayudarte y darte animos cuando tus fuerzas se
derrumben por el cansancio.
un beso y un abrazo desde España
saluditos

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele
Apesar da minha revolta por a Jacuzzi não ter sido condenada - o que abre um precedente para que continue a descurar as questões de segurança -, considero que foram dados alguns passos em frente.
Ficou claro que houve responsáveis. Ficou claro que a ti não coube qualquer responsabilidade.
Ficou claro que a luta produz efeitos e que tu, como mulher de causas e de coragem, não irás desistir.
Concordo com o que diz o Beez. Também eu nunca te abandonarei na tua luta.

Abraço

http://graceolsson.com/blog disse...

ODELE, QUERIDA...A Justica Divina tarda mas nao falha.Dessa...nada e nem ninguém consegue se eximir.
Sem palavras....Mas nao choro de raiva...choro de vergonha de um país sem nenhuma sensibilidade com os direitos das criancas...
bjs e dirija os pensamentos ao Altissimo.

Branca disse...

Querida Odele,

Foi com muita emoção que li esta sentença e imagino só um pouco como deve estar se sentindo. Chore tudo que tem a chorar, foi uma luta árdua e você vai precisar de algum tempo para se recompor, mas nós todos sempre aqui estaremos consigo, ao lado de Flávia.
Tenho pensado muito em si, embora em silêncio, com o propósito de lhe escrever já há alguns dias, pois tenho andado a remodelar a barra lateral lá no meu sítio, mas o tempo livre não tem existido e quero que saiba que se não viu lá Flávia estes últimos dias foi só porque pensei procurar para ela uma imagem diferente, florida e bonita, mas ainda não encontrei o que queria,tenho saído cedo e chegado aqui à noite, mas agora mais que nunca tenho que procurar uma prenda para ela. Mesmo que não encontre uma tão linda quanto quero, hoje mesmo vou lá recolocá-la, até encontrar algo digno dela.
Deixo-lhe um beijo enorme.
Branca

Anônimo disse...

Não cabe recurso, Odele? Afinal também era um ralo Jacuzzi aquele que vitimou a moça num motel na Marginal Pinheiros, lembra-se? Querida, é uma luta de Davi contra Golias. Não desista. Se quiser um ombro pra chorar, conte com os meus. Beijos.

peciscas disse...

Como disse várias vezes, tínhamos de estar preparados para diversas eventualidades.
A Jacuzzi, dificilmente seria condenada, porque tem muita força e muitos meios.
Deveria ser responsabilizada, é claro, porque omitiu muitas disposições de segurança. quer activas quer preventivas.
Mas, apesar de tudo, a decisão pode-se considerar como uma vitória parcial. Porque há dois condenados inequivocamente e porque foste ilibada dessa tão absurda como iníqua co-responsabilização que os dois julgamentos anteriores te atribuiram.
E mesmo no caso da Jacuzzi, há, pelo menos um juíz que foi sensível aos teus argumentos.O que mostra que houve, durante o julgamento, dúvidas que se geraram quanto à culpabilidade da multinacional.
Por isso, embora tenhamos motivos para sentir alguma tristeza pelo facto de a justiça não ter sido o que tu e a Flavia mereciam poderemos também sentir que, em muitos aspectos, te foi dada razão.
Por isso, vamos secar as lágrimas e, como já foi dito por outras pessoas, seguir em frente.
Mesmo recorrendo a um chavão que a política tem desgastado, vamos dizer, com toda a convicção:
A LUTA CONTINUA!

Anônimo disse...

Cara odele e Flávia, Justiça foi feita. Acredito que a partir de agora a impunidade com relação a esse tipo de "crime" terá jurisprudência e servirá de exemplo para quem instala ou administra um local no qual a piscina está fora do padrão.
Força.......força e força.........
Abraços, Regina Pedroso

Anônimo disse...

Querida Odele, a sentença não foi a desejada, mas pelo menos algo aconteceu já...
Nem sei que te dizer... Deixo um abraço bem apertado, porque nestes momentos valem mais que mil palavras.
Um beijo para ti e outro para a Flávia

Anônimo disse...

Odele

Meus parabéns pela sua força e dou graças a Deus pela sua menina a ter como mãe.

A "justiça" dos homens poucas vezes é justa, mas Deus não dorme.

Muitos beijinhos e o desejo que a paz de Deus vos ilumine.

Alexandra Caracol

Unknown disse...

Querida amiga,
que decepção, sinto o coração apertado e juro que neste momento estou chorando com você. Eu que acreditava que justiça seria feita! A Empresa Jacuzzi continua impune e livre de responsabilidades para continuar cometendo as maiores atrocidades por negligência.
Olha Odele, pensa no que diz o Beezz, ele tem razão, e nós vamos sempre continuar apoiando você nesta luta.
A Flavinha eu quero deixar um beijo com um amor imenso e que Deus vos abençoe,
Ana Martins

Jana Lauxen disse...

Ô meu Deus!
Ô meu Brasil!
Ô merda!

Desculpe não poder te trazer nenhuma palavra de conforto, minha amiga, pois não as tenho nem para mim.
Apenas choro também, de nojo, de raiva, de desilusão, de impotência.

Eles podem não ter sido condecanos pela justiça aqui.
Mas da justiça Dele ninguém escapa.

Um beijo no seu coração

Fatyly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Janaina Amado disse...

Odele, nem tudo foi alcançado, mas muito foi feito: sua responsabilidade foi excluída (impressionante, que tinha sido mantida em 2 instâncias), o condomínio foi punido, assim como o seguro. E a Jacuzzi, se nao foi considerada culpada, ao menos ficou o nome sujo, e muita propaganda se fez contra ela e seus ralos assassinos.
Você é uma mulher excepcional, uma guerreira, e uma pessoa de amor: omo escreveu uma de suas leitoras, ainda bem que Flávia tem você como mãe dela.
Um beijo super carinhoso.

Fatyly disse...

Desculpa ter apagado o comentário anterior mas tinha erros.
................
Odele
Dá vazão ao teu "sufoco" de anos e chora.

Nesta sentença vejo que houve muito empenho da tua parte representada no teu advogado.

Como é óbvio não foi total, mas é com enorme satisfação que vejo nesta sentença o seguinte lado bom e favorável:

1º.- a tua exclusão como co-responsável no acidente, um fardo que saiu desse teu coração tão marcado, mas tão dócil.

2º.- O Condomínio Jardim da Juriti agora foi punida a 100%

3º.- A seguradora AGF Brasil Seguros, que já tinha pago "alguma coisinha" irá pagar o que é devido.

Não há bela sem senão

4º. A Jacuzzi do Brasil não foi condenada porque assim o entenderam.

Mas sabes Odele, a dimensão global deste blogue, onde incluo toda "a boa malha" em redor de Flávia, TEVE O MAIOR IMPACTO JUNTO DE MILHARES CIDADÃOS E ATÉ OUTROS VENDEDORES EXEMPLIFICADOS NO QUE HÁ DIAS MOSTRASTE, NO "FOCO" DO MESMO: ALERTAR E PEDIR JUSTIÇA.

Os donos da JACUZZI DO BRASIL, não são burros e pelo menos aprenderam contigo e com todos, algo muito importante: nos seus produtos já deve constar COM TODA A CERTEZA a adequada "orientação técnica ao consumidor, sobre os potenciais riscos de seu produto caso fosse instalado de forma inaquedaqua. Por exemplo superdimensionado."

Devia ter sido punida, mas não foi.

A meu ver, e tu sobre a orientação do teu advogado melhor saberão o que irão fazer, mas na minha modéstia e frontal como sou, acho que é tempo de descansares e começares a viver mais tranquila tratando de Flávia sem pensares em termos judicias, porque mereces já que 11 anos foi imensamente doloroso.
A última instância será a referida por Beez, mas conforme disse, só tu e o teu advogado é que poderão fazê-lo.
De uma forma ou de outra...estarei sempre do teu/vosso lado, mas mais uma vez...amiga...tens que descansar e clarificar ideias.

Apesar de não ser 100% favorável, tenho que afirmar que os juizes/ministros do STJ foram mais além e mais duros que o juizado de SP.

Não leves a mal o que te digo e deverás manter este blogue ALERTANDO SEMPRE PARA OS PERIGOS COM OS RALOS DAS PISCINAS E DENUNCIANDO OUTROS CASOS QUE INFELIZMENTE CONTINUARÃO A OCORRER e Deus se encarregará de dar justiça aos que não te deram justiça e nem um pedido de DESCULPAS: FALO DA JACUZZI e NÃO DOS JUIZES.

Recebe aquele abração do lado de cá do oceano e numa onda bonita envio-te um grande beijo

victor simoes disse...

A Justiça não foi completa, o fabricante a empresa Jacuzzi do Brasil, é também responsável na medida em que fabrica e disponibiliza um produto inseguro e perigoso.
Mas, tal como no mundo em geral a lei, está feita pelas classes dominantes e proteje os poderosos.
Não conheço o processo, e como tal não posso opinar sobre a pronuncia dos juízes.
Mas sou da opinião que a Odele, deve prosseguir, com a sua luta, caso não haja mais possibilidades, sugeria que se fizesse mais uma divulgação maciça do caso, com apelo ao boicote, à compra de produtos dessa empresa, e à utilização de equipamentos da marca da mesma. Pela minha parte, A Voz do Povo, está disponível!

Um bj para a Odele e para a Flávia

Sue Paula disse...

Minha querida
Penso que Deus nos dá seus filhos para que cuidemos aqui neste mundo, como Mãe que somos. E você Odele, por sua força, é a melhor Mãe que a Flavia pode ter. Sua luta entrou no coração de tantas e tantas pessoas que tenho certeza voce não está só. Seu blog, suas palavras, servem como referencia, como liçao de vida. Devemos, apesar da dor que existe, tirar o que há de bom em tudo que vivemos. E para mim, o seu exemplo é de uma grandeza incomensurável. Deus a abençoe sempre!
Com todo carinho
Sueli, Sueny e Bruna.

Betty Vernieri disse...

Minha querida amiga

Leio, releio, e torno a ler essa sentença sem saber o que vou escrever aqui... Não encontro palavras para expressar a minha tristeza...

Fica a constatação que os poderosos e indignos somente são punidos na ficção - às vezes, nem aí, pois na vida real eles sempre se dão bem na história.

Resta mesmo chorar, desabafar a decepção, mas depois tem que levantar o queixo, sorrir e seguir em frente.

Sinta-se abraçada com muito carinho, por mim, e por todos que acompanham a sua luta.
Para Flavia, um beijinho emocionado.

Anônimo disse...

Odele:

É com muita tristeza e revolta que li o teu post!
Força e a luta continua.
Beijo grande

Maria

Susana disse...

Olá Odele e Flávia,

Graças a Deus, apesar de tudo não ser como deveria, está concluído o processo. Força para continuar na tua luta. E só para constar: desses 5 ministros, algum conheceu Flávia pessoalmente??? (como julgar sem ver de perto a consequência que ficou no corpo de Flávia, da irresponsabilidade dos fabricantes???)
Que Deus continue com vocês!!!
Beijos...

Zé Povinho disse...

Infelizmente ainda não foi desta que se fez Justiça, mas a justiça dos homens falha muitas vezes, até demais.
Percebemos o recolhimento e a revolta, mas estamos presentes e atentos, prontos a dar a força necessária para continuar em frente.
Abraço do Zé

Nuno de Sousa disse...

Penso que aqui não está uma vitória, e pelo que já te conheço amiga Odele, sei que não o foi para ti, neste dia sei o que sentes, de como foi bom isto ter chegado ao fim, mas penso que estás como eu qualquer que fosse a decisão nunca teria vontade de sorrir, nem gritar vitória, porque isto apenas foi uma decisão de justiça, se é que justiça foi feita, mas se olharmos bem à nossa volta, nunca será feita a justiça, porque o que mais queria mesmo, tu mais que qualquer outra pessoa era ter a tua Flavia correndo, sorrindo, amando, crescendo e tudo o resto que tu bem sabes e nada disso vais ter...
Por isso acredito que podes agora descansar um pouco mais, mas o teu coração está frágil por saberes que nunca terás o que mais desejavas a tua Flavia com saúde e feliz...
Amiga Odele fico-me por aqui, estou sem mais palavras porque nada consigo expressar por esta decisão, penso que foi a possível e que muitas pessoas saíram sorrindo mais pelo lado da empresa JACUZZI DO BRASIL, porque não aconteceu isso a um dos seus filhos...
Sinto-me impotente, pois o que mais queria era o que querias...
Amiga, uma coisa sei, podes agora descansar um pouco e dar um pouco mais à Flavia, também mereces um pouco de paz e descanso, pois foram imensas as tuas batalhas, dias sem dormir, dias inteiros a chora, e hoje sinto que é isso que mais precisas agora... descanso.
Mais uma coisa Odele, a minha promessa nunca será esquecida e tudo farei para um dia estar ai junto de ti e da minha doce Flavia e mais, um dia que venhas a Portugal tens aqui uma casa sempre tua disposição e sabes isso, és sempre aqui bem-vinda.
Admiro-te imenso pela tua força e mãe guerreira que és e sempre foste.
Fica aqui a minha força para ti e um grande beijo na minha doce Flavia.
Jamais vos esquecerei.
Nuno de Sousa

Elvira Carvalho disse...

Estou triste e revoltada Odele. A Justiça é cada vez menos isso. Não condenar a Jacizzi, é deixar a porta aberta para novos casos. Mas provar que você não é co-responsável, e que o condomínio foi responsável, já é bom embora seja pouco.
Continue amiga, todos nos estamos consigo
Um abraço às duas

Ví Leardi disse...

Endosso todas as plavras da Fetyly...e te deixo meu mais carinhoso beijo! Podes agora não te sentires assim..mas és vitoriosa...!

João Vicente Lavieri disse...

Odele,

"Yo vengo ofrecer mi coración..."

Com um beijo especial,

Joao

JAIME disse...

Um abraço Odele.
Justiça imperfeita, incompleta, frágil quando não pune o fabricante. Mas muito Vc. conseguiu nessa luta penosa de tantos anos... E muita coisa mudou para melhor com seu exemplo e sua revolta justificada.

Vivi disse...

Querida Odele

Como voce é forte...
guerreira...
e uma doce mãe!!!!!
Voce é vencedora sim....
e eles os perdedores viu!!!!!
ganharam aqui na Terra.. e daí??? mas tems uma outra Justiça - Divina e Ela sim baterá o martelo!!!!
Choro contigo...
fico decepcionada contigo....
mas sinto forte em meu peito aquele refrão:
Segura na mão de Deus e vai!!!!
Minha querida agora é tempo de descanso junto a Flavia viu!!! vcs merecemmm!!!!
Meu coração também está com voces...
bjs

Ela é carioca disse...

É Odele, fizeram justiça [tarde] e ainda assim não fizeram direito.
Meus abraços à vc e à Flávia.

Rosamaria disse...

Odele, meu coração tá apertado, sufocado e fico sem palavras quando estou assim.
O mais importante já foi dito pelos que me precederam, só o que posso te dizer é que seguirei sempre do teu lado para o que der e vier.

Um abraço bem apertado e um bjim pra vocês, em especial pra Flavinha.

artemanha disse...

Odele, querida, seu heroísmo não foi e nem será em vão, pois, você se doou inteiramente à causa não só pela sua querida filha, mas, por tantos outros inocentes...só posso nesse momento pedir à Deus que te derrame muitas, mas, muitas bênçãos e te dê forças para prosseguir...estarei sempre com vocês em minhas orações e pensamentos positivos...beijos minha amiga querida...força! força! força! DEUS ESTÁ CONTIGO!

Anônimo disse...

Amiga querida...nem sei o que dizer a vc em um dia como este. Choramos hoje...amanhã a luta continua!

Maurette disse...

Odele, me pensamento é para você e Flávia neste momento. Meu sentimento se aproxima do que colocou a Natalie, que primeiro comentou a notícia: nem todos foram responsabilizados, mas quase todos o foram. E o melhor: a injustiça das injustiças, representada pela vileza de acusar a mãe como co-responsável, foi reparada. Você é e sempre será um dos maiores exemplos de mãe e mulher que já tive notícia. Tem o respeito, a admiração e o carinho de todos os seus amigos da blogosfera.
Tenha a certeza de que o Universo jamais se esquece de reparar as injustiças, mesmo que os meios nos pareçam às vezes estranhos.
A Jaccuzzi sabe que o seu dia chegará, de um modo ou de outro.
Um beijo grande na tua alma, minha querida. E outro enorme na nossa princesa.
Maurette

Daniel Savio disse...

Fala sério, porque eu isto está parecendo que quem escapou foi o que tinha mais dinheiro...

Fiquem com Deus, menina Odele e menina Flávia.
Um abraço.

Branca disse...

Voltei Odele e gostei de ler a Fartyly, subscrevo. A minha interpretação é de que foste chorar de emoção, pela luta de anos, por finalmente teres uma decisão, pela descarga emocional que isso representa, porque finalmente se fez alguma justiça e podes ter paz. Tudo o que fizeres agora será concerteza feito com outro espírito.
Deixo-te mais um beijo enorme para ti e para Flávia.
Branca

aDesenhar disse...

:-)

Flavia e Odele
Abraço Solidário

Anônimo disse...

Ai Odele, não posso dizer que dos males foi o menor, já que o maior deles já aconteceu.
Pelo menos alguns dos culpados foram condenados.
No mais te desejar mais forças.
bjks

Clemilde disse...

Odele!
Estou emocionada, como tenho certeza que ficam, todas que passam por aqui.

Nem sei o que dizer.
Um abraço amiga.

Nicholas Gimenes disse...

Odele, apesar da vitória não ter sido plena.. quero te parabenizar por sua luta e por tudo que conquistou.. muito além desta sentença... mas a conquista da consciência de muitas pessoas e empresas que muitas vezes sabem das consequências que uma instalação mal-feita de um equipamento pode causar.

Obrigado por nos conscientizar.. por nos inspirar... a tornar o mundo um lugar mais justo, menos negligente, mais humano.

grande abraço.

Nicholas.

Leonor Cordeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Odelle Bom dia!

Era ultima instancia? Nao entendo de leis, mas tem como recorrer?

A Jacuzzi nao foi condenada, é forte, tem grandes defensores, mas os outros foram, entao algumas pedras fora do caminho, ou seja, tua luta nao foi totalmente para o "ralo".

Agora vamos juntar forças para lutar apenas com um.

Um beijo, nao chore, de alguma forma voce venceu.

Um beijo

Meire

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Odele, nao deixo sempre um comentário meu por aqui, mas sempre acompanhei os seu blog e mesmo parecendo estar longe sempre orei por vocês.

Sei que qdo se está envolvida assim como vc, a gente nunca acha que a justica foi completa.

Eu, que estou do lado de fora, vejo um passo gigante em todo esse processo.

Imagina, que estavam acusando você e agora no processo final isso ficou claro que vc nao teria nenhuma responsabilidade. Um vitória grande. Nao sei como eu lidaria se fosse acusada num caso desses. Vioria! Vitória! Vitória!

A meu ver a negligência maior foi mesmo a do Condomínio, pois quem oferece um servico de natacao aos moradores tem que cuidar todos os dias da manutencao. Sei disso porque meu irmao no RJ trabalha cuidando das piscina dos condomínios dos prédios em que ele trabalha. Mede o cloro na água e inspecciona os ralos. Todos os dias.
O condomínio foi acusado 100%, concordo. Vitória! Vitória! Vitória!

A tal seguradora AGF Brasil Seguros, que nao tinha pago nada ou pouca coisa, irá pagar o que é devido. Vitória! Vitória! Vitória!

A Jacuzzi do Brasil não foi condenada porque assim o entenderam. Eu nao entendo muito dessa assunto implicando a Jacuzzi, nao saberia te dizer se ela seria responsável por vender os ralos ou se ela teria que fazer as manutencoes dele. Nesse caso, ela seria sim responsável. Mas, se somente os vende e na hora que vendeu o produto estava tudo em ordem ou se durante a garantia nao teve problemas, volto a responsabilizar o Condomínio no quesito "manutencao". Que tem que ser diário.

Odele, eu acredito meu bem, que o caso da Flávia, serviu de muita ajuda para outras criancas se verem livres desse perigo. É claro que ainda existe, mas eu acredito que pelo teu grito de guerra declarado vocês já salvaram muitas outras criancas que nem sabem.

Chore, chore sim, é bom chorar. Os que choram serao consolados.
Mas chore tb de alegria. Foram 10 anos árduos de luta. A tua luta continua, sabemos disso. E uma dessas lutas é manter o teu blog com as informacoes sempre. Vc com ele atravessou o mundo e se deu a conhecer.

Um grande abraco, regado de oracao e carinho.

Anônimo disse...

Odele,

Prossiga na sua caminhada confiante que, sua luta não foi em vão. Alguma coisa foi positiva.
Não esquecamos dos políticos corruptos que temos ali... se a Jacuzzi tem dinheiro (como deve ter), sabe lá o que não rolou por debaixo dos panos que nem sabemos...
Triste, muito triste.

Sinta-se abracada,

Susana

Bill Falcão disse...

Prossiga, Odele!
Muitas vitórias chegaram!

Edna Federico disse...

Odele...mais uma vez se comprova que aqui nesse país a justiça não é tão justa assim!
Força, amiga...se é que podemos pedir que você tenha mais.
Beijo

Filho para sempre disse...

Querida Odele,

Lamento que ainda tenha permanecido uma impunidade mas, por outro lado fico feliz com a condenação e o reconhecimento da sua não co-responsabilidade.

Um forte abraço

Sérgio

Yvonne disse...

Odele, beijocas para você e para a Flávia. Deus está vendo tudo isso.

PreDatado disse...

Eu não sei se esta era a sentença que Odete esperava, não sei se foi feita toda a justiça, apesar das condenações. Mas é bom chegar ao fim de um processo que demorou tantos anos e deve ter desgastado Odete de um jeito que ninguém consegue imaginar.
Felicidades!

Nubia Brito disse...

Oi Odele, bom dia!
Eu fiquei um pouco confusa com seu post, não sei se você estava chorando de alegria ou tristeza, por um lado acho que era de alegria, pois duas das empresas foram condenadas e graças a Deus pararam de te culpar, porém o fato da Jacuzzi não ter sido condenada é muito frustante, pois o primeiro erro desta história começou com ela. Bom deixo aqui o meu abraço, e reforço, caso algo possa ser feita por nós, nos avise. Bj

Anônimo disse...

Querida, sei que não conforta muito mas, confie na justiça divina. É ela que te deu forças até hoje, ela que mantém Flávia do seu lado..e é ela que se encarregará de fazer o que os homens não fazem...

Beijos no coração!
Larissa

Anônimo disse...

Percebi haver em si um choro misto.

O que mais me choca, o que mais me dói, é que nada, mas mesmo nada, vai tirar a Flávia dos estado em que se encontra.

Aceite um abraço enorme e dê um beijo à Flávia.

Anônimo disse...

Minha querida


CHORO COM VOCÊS..............


BEIJOS INFINITOS!

Maria Dias disse...

Odele,

Entendo vc mas não se sinta como perdedora (a luta continua não é?)ao menos alguém reconheceu que tem culpados na história e q com toda a certeza vc não é culpada.Quando tentaram condenar vc, usaram de covardia.Foi como ver alguem morrendo e cravar um punhal na ferida.Nós mulheres já nascemos culpadas... temos q acertar sempre e não podemos dar um passo em falso.E tudo e qualquer coisa q der errado com nossos filhos a culpa recai sempre sobre nós( as mães) e se eles acertam (os filhos)ninguém nos enobrece por isso(falo da nossa sociedade machista sabe?)terem coragem de acusar vc por negligência foi uma covardia brutal,não tenho nem palavras para classificar estas pessoas e sendo vc a mãe q é e q vc sabe q é e que todos ao seu redor sabem,ter sido excluída da co-responsabilidade não te disse muita coisa, pq VC nunca se sentiu culpada(tenho certeza e vc tb).Entao, ao menos esta cláusula ridícula se apaga e alguém aparece como responsaável e vc foca toda a tua atenção e acredito q vá recorrer.Estou com vc.Estamos com vc.

Beijos no coração

Maria Dias

Marise disse...

Odele,

choro junto contigo pelos seus motivos, a Jacuzzi tinha que ser responsabilizada sim, mas você foi justamente inocentada, isso me alivia. Espero que você e sua família recebam tudo a que tem direito.

sinto que valeu me emocionar sempre por vocês, talvez não tenha ganho a guerra, mas ganhou uma importante batalha!!

beijos

Marise disse...

Odele,

choro junto contigo pelos seus motivos, a Jacuzzi tinha que ser responsabilizada sim, mas você foi justamente inocentada, isso me alivia. Espero que você e sua família recebam tudo a que tem direito.

sinto que valeu me emocionar sempre por vocês, talvez não tenha ganho a guerra, mas ganhou uma importante batalha!!

beijos

Sonia H. disse...

Odele,

Nem sei o que dizer... Lamento a justiça não ter dado a vitória completa a você e a Flavia. Saiba que a justiça de Deus, esta nunca falha.
Você, Odele, é exemplo para o mundo inteiro. A luta continua.
Peço a Deus para que Ele acalme teu coração e te dê paz.
Você é guerreira, vitoriosa sim!
Beijos no coração,

Sandra Rocha disse...

Amiga só hoje tive oportunidade de ir aqui.
Quando vi o titulo mal publicaste pensei que ia ver justiça mas não, aliás, vamos considerar uma semi justiça porque parte foi feita sei que a mais importante não foi concretizada mas Deus existe e ele não esquece.
Sei que a grande justiça que querias ver, era ver a tua filha correr e abraçar-te.
Agora chegou ao fim, chegou o tempo de descansar de tratares de ti e da tua querida filha.
Força amiga que bem precisas.
UM enorme beijo para tia e para Flávia.

amigona avó e a neta princesa disse...

Minha querida Odele chora, chora porque faz bem à alma! Chora e deixa-me chorar contigo...de raiva, de tristeza, de cansaço...mas sei que também estás aliviada porque o fardo de 10 anos é muito pesado mesmo para ti que és muito forte!!! A empresa ficou imune mas outras vitórias foram alcançadas...tens que as valorizar...e como aqui alguém já disse, porque não o tribunal Internacional de Haia? Estamos contigo minha querida...em que podemos ajudar? Deixo-te um grande abraço...mesmo muito grande...parabéns, MÃE CORAGEM...

Marlene Mora disse...

Meus pesames ao Brasil e a justiça brasileira.
A vc minha querida meu abraço com carinho.
Bjusssss

Anônimo disse...

Odele, sempre que venho aqui eu não sei o que comentar...me sinto tão impotente, hj me sinto melhor um pouco pelas suas vitórias se ´q eu assim podemos chamar....enfim um começo de mudança da injustiça que estava sendo feita em vc e com a Flávia, com os teus amigos e parentes...aqui na cidade que moro aconteceu algo parecido no final de ano passado com uma garota de 12 anos e foi fatal....talvez tenha sido o mesmo fabricante - eu não sei- mas as condiçoes que li na reportagem eram identicas...

Desejo lhe muita paz e muita luz sempre!

Anônimo disse...

Dêem-te espaço.
Dêem-te esse direito todo de chorar.
Dêem-te o momento de dares um beijo imenso, doce, doce à Flávia.
Ergo-me, e vou aplaudir-te de pé!

QUE GRANDE MULHER TEMOS À NOSSA FRENTE, AO NOSSO LADO, NO NOSSO CORAÇÃO!

Para a nossa Flávia vai aquele beijinho lambuzado na ponta do nariz.

Com todo o carinho, com toda a admiração por ti fica a promessa de que nos encontraremos e que o abraço vai ser tão sentido, tão cheio de orgulho por te termos, Odele!

Bem Hajas Tu!

Um Poema disse...

....

Odele,
Não sei o que te dizer.
Não sei se a justiça dorme, se erra, se é insensível ou cega. Ou se tinha bases para deliberar como o fez.
Entendo que foi reposta a justiça que reconhece a tua não coorresponsabilidade.
Entendo que a condenação da seguradora e do condomínio vem repor alguma justiça na situação. A isenção de responsabilidade do fabricante deixa-me uma interrogação para a qual não adianta procurar resposta: Será que o fabricante cumpriu mesmo todas as regras de segurança e prestou toda a assistência técnica necessária e a rsponsabilidade é inteira e exclusiva do condomínio, por errada utilização?...

Abraço-te, amiga

Anônimo disse...

Querida Odele

É uma pena que a justiça tenha chegado a uma decisão tão desonrosa.
É uma vergonhaa Jaccuzzi ter sido inocentada.
Continuo contigo.

beijos

Odele Souza disse...

Resposta ao comentário de Um Poema...

Prezado amigo,

A resposta à tua pergunta final é: NÃO, a empresa fabricante NÃO cumpriu com seu dever de informação, pelo menos não na época do acidente causado à Flavia. No manual da Jacuzzi - da época - NÃO havia referencia ao potencial risco de seu produto caso fosse instalado de forma inadequada como foi pelo condomínio. O condomínio errou, COMPROU MAL porque não procurou orientação técnica antes de comprar e instalar o sistema de sucção superdimensionado.O fabricante errou, VENDEU MAL, porque não orientou da forma como deveria, seu consumidor final, o condomínio. E o fabricante foi considerado responsável por um dos juizes de São Paulo mas com recurso conseguiu se livrar. Um ministro de justiça em Brasilia,também considerou a responsabilidade Jacuzzi no acidente, portanto, essa opinião não é apenas minha ou de meu advogado. Mas infelizmente os outros 4 ministros em Brasilia isentaram a Jacuzzi de responsabilidade, o que na minha opinião além de injusto para com Flavia, abre um precedente perigoso: Como não houve punição para esse tipo de negligência do fabricante - vicio de informação - nem todos os fabricantes vão se preocupar em colocar em seus manuais essa importante informação, portanto, acidentes com ralos de piscinas continuarão matando pessoas.

Unknown disse...

Querida Odele! Choras por teres alcançado uma vitória, para ti incompleta, mas não é. Imaginas um grão de areia dentro do oceano; tu és este grão de areia que conseguiu enfrentar uma empresa do porte da JACUZZI, não houve punição para ela,porque no Brasil existe a transferência de responsabilidade.
Podes ter certeza que, depois deste julgamento os edifícios, clubes e outros pensarão antes de comprarem os equipamentos desta empresa.
Descansa, pois a tua luta dura há mais de 10 anos.
Beijos no coração de vocês.

Anônimo disse...

Odele,
Atualizei o post com o resultado do julgamento:
Dez anos de luta e uma vitória parcial. Já esperava que uma gigante como a Jacuzzi ficasse impune, mas , daqui pra frente, esperamos que condomínios pensem mil vezes antes de comprar produtos dela. Continuo orando por Flávia e por você. Precisam mais do que nunca de muita força, muita esperança, muita fé. Beijo nas duas.

Anônimo disse...

Poxa!! Lamentável!!

Odele, se fosse uma empresa brasileira seria punida. O Brasil tá vendido!!

Beijuzinhos solidários!!

alex disse...

Querida odele
tudo já foi dito.
Esta é a justiça que temos.Isto é triste e dá vontade chorar,
mas de lutar também,
Continue
não se pode cruzar os braços
beijo para si e para a flávia
e força muita força

Filoxera disse...

Arrepiada, deixo-lhe um abraço, cheio de carinho e de solidariedade, de mãe para mãe.

Unknown disse...

Querida, entendo perfeitamente sua decepção, mas não se atenha a isso. Você fez o que foi possível, e se não foi punido pela justiça dos homens, com certeza o será pela justiça de Deus.
Essa etapa acabou, não com o resultado desejado, mas acabou e a vida continua.
Erga a cabeça, Flavia precisa de você. E mesmo em coma tenho certeza que ela sente toda o amor e força que você consegue transmitir.
A luta continua.
Beijos!!!

Teresa Santos disse...

Querida Odele,

Acredite que choro consigo por não se ter feito a justiça que se devia ter feito mas, minha Amiga, a justiça dos homens é sempre assim: igual a meia justiça ou injustiça.

Um grande beijinho para ambas, muito especialmente para a Flávia que tem a melhor MÃE do mundo.

Estarei sempre convosco.

Unknown disse...

Odele, o teu blog virou um simbolo de ESPERANÇA, por isto, hoje todos estamos chorando junto, por assistir mais uma vez uma injustiça cometida contra os indefesos, os vulneráveis de toda a sorte que não detem o poder.
Acho que esta decisão pode ser um precedente perigoso pela não condenação da JACUZZI.
Coragem e fé, tua luta chegou onde nem imaginavas, o momento é dfícil, mas tente não desistir e sim continuar a lutar e denunciar os abusos para prevenir outros casos.
É dificil sim, mas sabes que podes contar com os amigos conquistados nesta jornada.
Beijos para a Flávia e que Deus ilumine teu caminho, te confortando sempre.

Luci Lacey disse...

Odele

Sem internet desde domingo, agora ok.

Odele, a luta continua.

Estaremos sempre com vcs.

Conversamos depois.

Beijinhos

Alexandre disse...

Odele, quero dizer que sinto muito mesmo pelo resultado não ter sido totalmente favorável mas você nos mostrou sua luta sua energia não tem como não chorar com você !
Fico abalado cada vez que vejo sua história e admiro sua força .
Fique com Deus .

Maria Clarinda disse...

Odele, eu quero apenas pedir-te para me deixares dar-te um abraço, daqueles que a distância não impede, o tempo não conta...assim, isso...e agora, por favor Mãe Guerreira....descansa só um pouquinho.
´Para a Flávia já mandei e ela já o sentiu aquele beijo que mando todos os dias...com cheiro de maresia...ela sabe!

Anônimo disse...

Oi Odele

Acompanho seu blog e sua luta por justiça, vitória não foi completa, mas tenha certeza que Deus irá te recompensar por toda luta, pra Flávia ele já deu um anjo pra tomar conta dela, que Deus abençoe vcs

bjos

Reina Sophia disse...

Querida Odele,

Acredito que depois de tanta coisa realmente frustra. Porém algumas causas importantes, foram ganhas por você.

Deus as ajude e conte sempre com o apoio do nosso pequeno blog.

Saludos,
Reina Sophia

Anônimo disse...

Odele,

Eu estou sem palavras!
O que posso te dizer pra te confortar? Só você sabe a batalha que foi e é, mas não perca a fé, a esperança. Seja sempre esta mulher, mãe guerreira!
Peço sempre a Deus que te dê forças e abençoe Flávia!
Bjks!!!
Um forte abraço!

Kane disse...

Odele, amiga,

te passei e-mail

Abraço

Anônimo disse...

Odele... no puedo creer que ése haya sido el fallo...
Se me llenan los ojos de lágrimas...
Solo puedo decirte que aunque la Justicia como Institución se haya equivocado, la fuerza con la que diste a conocer la historia de Flavia abrió no solo muchos corazones sino muchas conciencias! El mundo conoce tu historia y eso significa que muchos es´tamos prevenidos y alertas... Te doy las gracias por éso!!!!!
En el fonde de mi corazón se que de alguna manera, aunque no se cómo..., cada uno deberá hacerse responsable de lo que sucedió, como debe ser!
Te mando un abrazo muy fuerte y sentido!!!!
Las tengo siempre presentes!
Fabi, desde Argentina

Isabel Filipe disse...

Olá minha querida Odele,

Estive a ler todos os comentários e acho que já tudo foi dito ...

imagino como não te sentirás ...

a Justiça é muitas vezes injusta e desta vez, embora parcialmente voltou a ser injusta ...

valho-nos que pelo menos ficaste sem a quota-parte de responsabilidade que anteriormente te era atribuida ... e isso foi uma vitória ...

fica o meu beijinho solidário e amigo ....

isabel

WalMasiero disse...

Olá Odele, ei que não era o resultado desejado, pois seria primordial a co-responsabilidade do fabricante, no entanto, vemos hoje um cenário´político pra lá de absurdo, podre no sentido mais amplo da palavra.
Que fique de exemplo às famílias que moram em condomínios ou que pretendem adquirir um apartamentos com lazer para seus filhos. É preciso exigir segurança e garantias antes da aquisição, por parte dos seus construtores, bem como, fornecedores de equipamentos prestadores de serviços, etc.
Um abraço forte e o mais profundo respeito a sua dor, sua nobreza e pela grandeza de espírito de Flavia.
Um grande beijo às duas.
\♥/walkiria ajudemaencontrar.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá Odele,

"O CONDOMÍNIO JARDIM DA JURITI FOI RESPONSABILIZADO 100% pelo acidente com Flavia."

"A empresa de seguros AGF BRASIL SEGUROS FOI CONDENADA por não ter me pago o seguro, quando por mim solicitado e no momento devido."

"Foi excluida minha co-responsabilidade no acidente"!

Odele, Afinal sempre havia culpados.
A exclusão da sua co-responsabilidade é muito importante, embora todos aqui soubéssemos do seu coração inocente.
O mais importante não é a condenação deste ou daquele, é a sensação de ter a consciência tranquila. De tudo ter feito ao seu alcance para responsabilizar os culpados, embora a empresa de ralos de piscina tenha ficado excluída. No entanto, os muitos alertas aqui produzidos e espalhados pelo mundo, colocarão o grau de atenção das pessoas mais acima, esperando que não tenham memória curta.
A Odele continua o amor pela Flavia, a verdadeira vítima disto tudo.

Odele e Flavia,
continuem a mostrar ao mundo o amor que prevalece nas vossas vidas.

Obrigado pelo vosso exemplo.

Saudações e um sorriso

margusta disse...

Odele...sempre pensei que o fabricante fosse responsabilizado!!!

Existem coisas que não dá mesmo para entender...

Parabéns pela tua luta, que tenho a certeza que te tem desgastado muito psicológicamente , para além de todo o sofrimento que já tens!

Um Abraço enorme para ti e mil beijinhos para a Flávia.

Volto!

Regina Coeli Carvalho disse...

Querida Odele
Tive uma semana muito tumultuada e confesso que esqueci de postar sobre o julgamento. Li seu comentário lá no blog e não poderia deixar de abraçar-lhe pelo dia da mulher, essa mulher guerreira que há dez anos luta por justiça. Infelizmente os que julgam muitas vezes o fazem visando outros interesses.
Abraço muito carinhoso para vocês.

Cristiane Marino disse...

Olá Odele!

Estou sempre por aqui apesar de nem sempre conseguir comentar.
Eu sinto muito pelo ocorrido e choro junto com você! Sinto uma imensa tristeza e impotência.
Que Deus a abençõe e lhe dê forças para continuar sua luta. Eu sei que não há palavras que possam minimizar seu sofrimento, mas registro aqui minha indignação!
um abraço

zeladorpublico disse...

Odele, pelo menos o julgamento terminou e alguém foi declarado culpado..obvio que não dá a vida que Flavia tinha mas faz ao menos pensar, embora tarde, que a responsabilidade existe...para si, tudo de bom e continue

Unknown disse...

Odele,
Uma longa jornada por justiça se concluiu e certamente, apesar das dores por uma decisão incompleta, trará um pouco de paz ainda que sob lágrimas.
Eu só posso parabenizá-la pela tenacidade e força na sua luta por Flávia e você.
A justiça dos homens se findou mas a justiça divina certamente está por ser escrita.
Muita paz, muito amor pois a Flávia ainda precisa de você na sua missão.
Um forte abraço,
Paulo Kubota

Unknown disse...

Odele não sei o que dizer, gostaria de poder arrancar essa dor que lhe corroe a alma.
Gostaria de lhe dar um forte abraço, muito apertado.
A única coisa que por hora farei é orar por você e pela Flávia, a partir de hoje, vocês estarão todos os dias em minhas preces.
Que Jesus as abençoes, me desculpe por não poder lhe ser útil.

glauci

Anônimo disse...

Cool website, I had not noticed flaviavivendoemcoma.blogspot.com before during my searches!
Carry on the excellent work!

Related Posts with Thumbnails