Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Hoje este blog completa dois anos

- 1 de janeiro de 2009
Hoje o blog de Flavia completa DOIS ANOS, e há ONZE ANOS espero por justiça para minha filha. Quando criei este blog, em 01 de Janeiro de 2007, pensei em usar esta longa e dolorosa experiência com o acidente ocorrido com Flavia, para além de protestar contra a lentidão da justiça em condenar os responsáveis por esta tragédia que modificou dolorosamente nossas vidas, também ALERTAR as pessoas sobre este silencioso perigo, submerso em PISCINAS APARENTEMENTE SEGURAS, mas cujos sistemas de sucção da água estão funcionando de forma irregular, e por isso continuam causando acidentes graves e fatais, como tem sido mostrado e documentado aqui. Durante estes dois anos, por meio deste blog, eu e Flavia “andamos” pelo Brasil, atravessamos fronteiras, fizemos novos amigos e minha indignação se tornou coletiva.

Neste dois anos em que aqui escrevo, pude perceber que houve alguma conscientização do perigo existente nos ralos de piscinas. Vejam os comentários abaixo:

Joyce_T disse... (Joyce, você tem blog? não localizei....)
Odele, depois de ler e reler o blog de Flávia e de navegar horas pela internet procurando pelas normas de segurança para piscinas (queria saber se o meu condomínio atende às normas) tudo que encontrei foi mais indignação. Os alertas se resumem a "Não tire os olhos de seu filho por um único instante" nada encontrei sobre selos de segurança, vistorias obrigatórias, mecanismos anti sucção... Como uma mãe pode saber se o motor é adequado ao tamanho da piscina ou não? Passarei a indicar às minhas pacientes que façam um cursinho de engenharia antes de tentarem engravidar...Ou essas pessoas creem que a presença de uma mãe pode milagrosamente fazer com que o motor se comporte e não sugue os cabelos, mãos, pés de nossas crianças? Isso pra não citar que esses acidentes não se limitam aos pequenos. Qual seria a sugestão dessas pessoas para evitar que um adulto se acidente? Hummm, talvez eu deva pedir à minha mãe para me vigiar quando eu for à piscina...Desculpe pelo post confuso e indignado...Estarei aqui na torcida por vc e Flávia, para que vc receba o que precisa para cuidar dignamente desta menina linda e para que haja mais responsabilidade nesse país...Segunda-feira, Outubro 27, 2008 (Comentário feito no post NÃO DEIXEMOS QUE ESQUEÇA)

Simone disse... (do blog PLANETA DA LUANNA)Sabe Odele, essa semana chamei o rapaz responsável pela manutenção da piscina do colégio onde trabalho e lembrei-o de inspecionar. A piscina foi construída no meio desse ano e estou toda semana lembrando a galera que não podemos vacilar com isso.Um beijo carinhoso para você e Flávia. Sábado, Novembro 29, 2008 (Comentário feito no post RALOS DE PISCINAS, PERIGOS ESCONDIDOS)

Rosemari disse...(do blog ASAS RÓSEAS)
Mais um caso para nos colocar em alerta. Odele seu blog é mesmo um blog profético apesar de tantos esforços levando a população ao conhecimento ainda falta muita divulgação quanto ao perigo com ralos de piscinas. As próprias empresas deveriam orientar quanto a isso.beijos. Rose Quarta-feira, Novembro 12, 2008 (Comentário feito no post IMPUNIDADE EM MAIS UM ACIDENTE COM RALO DE PISCINA)

Para uma maior conscientização do perigo existente nos ralos de piscinas, teria que haver maior divulgação por parte da mídia, não aquela sensacionalista, mas esta mídia séria, que embora ainda pouca, tem divulgado o caso de Flavia e mostrado outros acidentes causados pela mesma negligência com os sistemas de sucção das piscinas. A TV, por alcançar um grande número de pessoas, seria de grande valia neste alerta, mas de todas as vezes que a procurei não tive resposta. As reportagens que saíram na TV sobre o caso de Flavia, aconteceram porque chegaram a mim, através deste blog.

Quero agradecer à produção dos programas – JORNAL DA RECORD, O MELHOR DO BRASIL e DOMINGO ESPETACULAR, todos da TV Record, pela divulgação respeitosa que fizeram do caso de Flavia. Nos dois últimos, o endereço deste blog e seu objetivo também foram mencionados.
Obrigada também às jornalistas Maurette Brandt que me colocou em contato com Cinthia Dalpino, do site oficial da apresentadora Ana Maria Braga, da TV Globo, Débora Lapa da Revista Condomínio Segurança – Porto Alegre, Silvânia Arriel, da Revista Encontro de Belo Horizonte, Tatiana Farah, do jornal O Globo - São Paulo, e ao jornalista Fábio Saraiva do Jornal Diário de São Paulo, pelas competentes reportagens feitas sobre o caso de Flavia.

Muito obrigada a todas as pessoas que usaram e usam seus blogs para divulgar o blog de Flavia. Impossível citar – sem cometer a indelicadeza de esquecer alguém – todos que usaram e usam seus espaços virtuais para falar de Flavia, seja por Blogagem Coletiva, um post, um link, ou um vídeo. Mesmo não me sendo possível ir a todos os blogs que prestigiam o blog de Flavia, quero que saibam que lhes sou muito grata por este precioso apoio. Muito obrigada também a todos que nos visitam, a todos que nos deixam comentários, a todos que nos acompanham.

Para vocês e seus entes queridos, UM BOM 2009.

Até o próximo post.

26 comentários

nona e eu disse...

olá, Odele, espero que esse ano que se aproxima te traga muitas felicidades e mais de sua fé inabalavel, abraços e Feliz Ano Novo e muita saúde para Flavia!

Leonor Cordeiro disse...

Querida Odele,
Por certo nesses dois anos você ajudou muitas pessoas a perceberem o perigo que pode existir numa hora de lazer e brincadeira.
Parabéns por ter colocado num blog a sua luta, de alguma maneira ela passou a ser uma luta de todos nós.
Com carinho,
Leonor Cordeiro

~Zurama Arencibia Nuñez~ disse...

Hola, deseandole que este nuevo ano, le traiga paz.

Flavia es una princesa!

Paula Raposo disse...

Dois anos à espera de justiça é uma eternidade. Dois anos alertando para o perigo dos ralos de piscina nunca é demais...o blog é um alerta permanente e ainda bem que o criaste. Para vocês que este ano traga o que esperam há tanto. Muitos beijos.

Odele Souza disse...

Paula,
Na verdade, é o BLOG que faz hoje dois anos. Minha luta por justiça para Flavia já leva 11 ANOS! E é sim, como você diz, uma ETERNIDADE. E deveria ser também para a justiça brasileira, uma VERGONHA.

Fatyly disse...

Desde que frequento este teu/vosso espaço luto de mãos dadas contigo Odele e com todos que apoiam esta causa.
11 anos de uma vida roubada mas nota-se a nível mundial que algo se movimenta em termos de justiça, já que aprenderam e estão a aprender na própria pele que a ganância e sede pelo poder não os leva a lado nenhum.
A justiça brasileira e portuguesa são lentas comparadas com aguns países onde o que toca a crianças é muito mais célere.
Este ano de 2009 virás em breve fazer um post com o final desse processo com a sentença favorável e tudo porque os prazos judiciais têm limites também para os poderosos.
ACREDITA PORQUE EU ACREDITO!
Um beijo muito grande para ti e todos os teus e ergue os meus olhos ao céu e peço todos os dias para que finalmente consigas ter paz.

Fá menor disse...

Neste Novo Ano:
"O Senhor vos abençoe e proteja.
O Senhor faça brilhar sobre vós a sua face
e vos seja favorável. e vos conceda a paz".

Bom Ano, com Esperança de um mundo mais justo, fraterno e solidário!

Beijinhos

Daniel Savio disse...

Sempre vou te acompanhar, e na medida possivel divulgar com os meus conhecidos...

Mas lendo o seu post, pensei no seguinte, quantos anos a industria dos cigarros vincularam propagandas para então no rotulo, ou até mesmo na propaganda, estar registrado os males que isso causa?

E as da propaganda de bebidas, passa algo além do aviso "se beber, não diriga"?

Sinceramente só acho que isso vá mudar com a concientização da população e por consequência a cobrança oriunda aos nossos governantes, sendo que você faz isto, apesar da sua dor, na qual todos temos de te agradecer.

Fiquem com Deus, Odele e Flávia.
Um abraço.

Rosamaria disse...

Odele querida, que este ano tua luta com a justiça tenha êxito, que tenhas força suficiente para lutares sempre.

Que apesar de tudo tenhas um ano feliz.
Bjim especial pra ti e pra Flavinha.

Isabel Filipe disse...

Olá querida Odele ...

quer isto dizer que quase há dois anos nos conhecemos ...
se não me falha a memória, foi em Abril de 2007 que me cruzei contigo pela 1ª vez ...

desejo do fundo do coração que 2009 seja para ti em tudo melhor do que foi 2008.

beijinhos com a minha amizade e muito carinho

aDesenhar disse...

:-)
Até parece que foi ontem que aqui entrei.
Como o tempo voa e já lá vão dois anos!

espero que este seja o ano das grandes e definitivas decisões.
Que a Justiça cumpra o seu dever, é o mínimo que podemos e devemos exigir.
:-)
bom ano 2009

bjs Odele e Princesa Flavia

peciscas disse...

Hoje, dia especial, não poderia deixar de estar presente.
Para te deixar uma palavra de incentivo, de que aliás, nem precisas, já que a tua determinação e a tua coragem, fazem parte integrante do teu ser.
Já te conheço há cerca de um ano e posso testemunhar a grandeza de alma que tu manifestas dia a dia.
Eu sei que não te sentes confortável quando aqui deixamos palavras de elogio às tuas qualidades.Achas que te estamos a valorizar excessivamente.
Mas as coisas são como são e tudo o que dissermos a teu respeito, não só será justo como, certamente sempre insuficiente.
Num mundo em que, cada vez mais se vão perdendo valores que o ser humano tem de cultivar tu és um exemplo, um referência. Que demonstra que o amor existe, que é possível a dádiva de uma vida ao serviço de uma missão.
E a tua missão tem sido, nos últimos onze anos, cuidar da tua Flavia, com um carinho, um desvelo, uma entrega, que só nos podem deixar com a sensação de que, face à dimensão da tua luta, somos muito pequenos.
Conheci a Flavia e, pela sua mão a Odele, através de uma amiga comum que é a Isabel Filipe.
Terei por isso de estsr sempre grato à Isabel, que me proporcionou este encontro.
Um encontro sem retorno. Porque aprendi a amar esta menina a quem roubaram o sorriso luminoso e gaiato que me encantou (direi sempre isto porque é verdade), como se fosse a filha que não tive.
E também porque descobri que, afinal, conhecia a Odele desde que me conheço.
Posso, pois, sem exagero, dizer que a Flavia e a Odele, já fazem também parte da minha vida.
Este blog,tem, aliás, feito engrossar a legião de amigos que se têm unido em torno destas duas mulheres tão queridas. Ao longo dos dois anos qu já leva, tem percorrido um caminho ascendente de visibilidade e de relevo. De que são expressão, por exemplo, as blogagens colectivas, amplamente participadas, que já promoveu.
E proporcionou, também, a participação da Odele em órgãos de comunicação, com destaque para atelevisão, o que fez com que o caso da Flavia e a luta jurídica que lhe está subjacente, fosse mais conhecida e por tal mais apoiada.
Mas estes dois anos, são apenas um marco simbólico.
Aqui deixamos expresso o nosso propósito de continuarmos convosco. A exigir justiça.
Que não vai reparar o irreparável mas, que, no mínimo, terá de punir os culpados e, de algum modo,dizer ao mundo que vale a pena não desitir quando se tem razão.
Um beijo especialmente carinhoso para vós, do
António

Simone disse...

Querida Odele, dois anos que por aqui também passo e além da sua grande luta e infinito amor por Flavia vejo você continuar uma luta incansável por justiça. Essa luta tem que continuar, pois através da sua tragédia pessoal levou ao Brasil e ao exterior uma informação que bem poucos tinham.
Através do seu blog pude perceber o perigo encontrado em uma piscina e assim pude proteger minha filha e os filhos dos outros também.
Agradeço a menção de um dos meus comentários em seu post e saiba que estarei sempre alerta e junto com você nessa luta.
Um beijo carinhoso na Flávia e outro especial para você.

Unknown disse...

Encantada de poder tender-te meu coração à distância...Odele que tenhas dias ternos, Flavia meus beijinhos!!!

Anônimo disse...

Odele e Flavia,

Espero que vocês tenham um Feliz 2009!

E que neste ano a Justiça finalmente conceda uma resposta adequada à gravidade dos males que lhes foram causados.

Bjs,

Yoly disse...

Feliz Año Nuevo y que el 2009 sea un año lleno de muchos logros, progresosy sobre todo Bendiciones para ustedes.

Besos

ninguém disse...

Odele, amiga querida. Hoje, lá na casa de minha mãe, falamos sobre as dores e as superações, e lembrei muito de você. Ando tão atrapalhada que esqueci que hoje era aniversário do blog e de sua luta dignamente indignada. Abraço você e Flavia e espero que 2009 não nos decepcione pelo menos no que diz respeito a justiça para você.

Unknown disse...

Querida amiga,
onze anos a lutar por Justiça, é realmente uma vergonha, esperemos que a Justiça Brasileira resolva punir este ano e o mais depressa possivel os culpados que à onze anos se passeiam e divertem impunemente.

Beijinhos para ti e Flavinha

Maria Dias disse...

Minha querida Odele,

Venho aqui lhe desejar um 2009 com muitas vitórias e principalmente com justiça.Para vc e para Flávia.

P.S. Eu não sei pq, mas vejo Flávinha sempre como uma flor delicada.E teria inúmeras flores para por mas é sempre Hortências... Não sei bem explicar mas é assim que gosto de retrata-la em meu Avesso.Acho q nada é por acaso...Então vou procurar saber o significado das Hortências e se descobrir te conto!

Desejo força pra vc amiga...Muita força e saúde neste ano e muito sol para te iluminar!

Abraços de quem te admira!

Maria Dias

Maria Dias disse...

Voltei com o significado da flor que escolhi para retratar o caso de Flávia sem nem saber o pq a escolhi.Acredite:Hortência significa: Frieza e indiferença.Inicialmente achei q nada tinha a ver com Flavinha e com o q sinto por vcs. Mas vendo com outros olhos,por outro angulo. Penso q este caso sempre foi tratado com frieza e indiferença por muitos e principalmente pelas autoridades de nosso pais.Acho sim que é um alerta.E penso em manter a Hortência como bandeira no caso Flávia.O que acha minha amiga?Se importaria de manter em meu Avesso as Hortencias como janela para chegar até aqui?

P.S. Estas flores são belas mas nao sao as minhas preferidas e portanto, se assim desejar posso prontamente mudar para uma outra flor.

Pena disse...

Amiga:
Um perfeito 2009!
Parabéns pela magia terna, justa e doce com que sempre nos contemplou em belos e significativos poemas ou textos de pureza e beleza que são qualidades suas.
Um Beijinho Especial e lindo à Flávia. Diga-lhe que estou lado a lado com ela. Com o meu pensamento nela.
Beijinhos de respeito.
Maravilhado...

pena

OBRIGADO pela sua amizade e por existir.

Je Vois La Vie en Vert disse...

Querida Odele,

Fez tudo o que podia e a sua linda filha, là no mundo dela, deve estar muito orgulhosa de si !
Desejo sinceramente que o ano de 2009 lhe traga aquilo que mais deseje no mundo !

Muito beijos verdes de esperança para si e para a Flávia.

A sua amiga Verdinha

Maria Dias disse...

Após descobrir o significado das flores (as Hortências) pude compreender o pq elas teimavam em aparecer para mim.Amiga nada é por acaso.Olha...Vou viajar por uma semana, mas fiz um outro texto para Flávia hoje pela manhã por conta destas flores(e desta descoberta).Na volta arrumarei no blog e lhe avisarei.Ah! aquelas fotos fui eu sim quem tirou mas estão tremidas por conta da chuva e da emoção do momento e aqueles sao meus pés(digamos que um alto retrato de mim mesma!rs...).

Fique bem amiga,vc e Flávia!

Um forte Abraço

Crika

Anônimo disse...

Odele

Conheço seu blog faz algum tempo. Hoje estou te escrevendo pra contar sobre mais um caso. Ontem aqui em Salvador morreu uma menina de 13 anos, mais uma vítima de ralo de piscina.
Tem algum email que possa falar contigo?

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

A esperança é uma chama que não queremos que se extinga.

É de facto preciso muita força moral para sustentar essa luta contra a injustiça.

Beijos para a Mãe e Filha

Anônimo disse...

Odele

È isso amiga. Quanto mais falarmos desse tema maior a conscientização.
O coma de Flávia não pode ser em vão.

beijos

Rosemari

Related Posts with Thumbnails