Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Flavia: Vida roubada, indiferença dos réus e lentidão da justiça

- 1 de junho de 2008
Nota: Saiu uma reportagem sobre a história de Flavia  - A Longa espera de uma mãe por justiça em SP -  no jornal "O Globo" de hoje, 01.06.2008. Reportagem de Tatiana Farah.

Algumas vezes faço questão de dar uma pausa no que venho escrevendo sobre o acidente ocorrido com Flavia, para publicar o que outras pessoas escrevem sobre a história de minha filha. São textos que refletem indignação com a lentidão da justiça, em condenar os culpados por este acidente que destruiu a vida de Flavia, e que foi causado por pura negligência do CONDOMÍNIO JARDIM DA JURITI e da empresa JACUZZI DO BRASIL, fabricante do ralo da piscina que sugou os cabelos de Flavia. Como eu já disse, esta minha afirmação está baseada no laudo pericial anexado aos autos do processo que há mais de 9 anos deu entrada na justiça paulista. No laudo está escrito que o ralo estava superdimensionado para o tamanho da piscina e com força de sucção superior em 78% ao que seria adequado.

No momento, aguardo ainda que o recurso onde solicito uma indenização coerente com a gravidade do acidente com Flavia, chegue ao Superior Tribunal de Justiça em Brasília, onde será julgado em última instância. Uma das causas da demora do processo chegar à Brasília tem sido os constantes agravos que os réus vêm apresentando na justiça, com a clara intenção de atrasar ainda mais a chegada do processo de Flavia à Brasília. Falham os réus, que com sua atitude de indiferença com o destino de Flavia, mostram que estão mais preocupados com dinheiro do que com uma vida humana. Falha a justiça que por ser tão lenta beneficia os réus e pune a vítima, Flavia, que há mais de 9 anos espera - em coma - pela condenação dos culpados por esse acidente que lhe destruiu a vida.

O texto abaixo foi escrito por Désirée, do blog Vento, Ventania. no post de 03/04/2008.
"Ontem, passeando pelos meus blogs favoritos, cheguei ao blog da Flavia.
Este blog é uma homenagem de uma ..... Da. Odele, a sua filha Flavia, que está em coma há 10 anos após afogar-se na piscina do prédio onde morava porque seus cabelos ficaram presos no ralo da piscina. O blog assume uma função social de alerta para o risco dos ralos de piscina e mostra que tal fatalidade é mais comum do que podemos imaginar.

O que mais me impressionou foi o amor incondicional e a perseverança desta mãe com um poder judiciário injusto, míope e lento. Vi solidariedade surgindo por todos os lados, mas encontrei também traços de perversidade e indiferença, que muito nobremente esta mãe soube superar.

Meu Deus, este blog teve o efeito de uma bofetada para mim! Fiz questão de ler todos os posts, mesmo estando atrasada com meus estudos, e um tempo depois, me senti um pouco mal. Acho que minha pressão caiu...
Dei uma pausa, deitei, mas a história de Flavia e Da. Odele não saiu da minha cabeça: Flavia, entrou em coma aos 10 anos. Hoje está com 20!!!!!

Quanta coisa foi subtraída da vida desta menina!
... a primeira menstruação;
... o garoto bonitinho;
... aquela roupa linda, aquele sapatinho boneca e o batom;
... o primeiro beijo, o primeiro namorado!!!!
... as fofocas com as amigas no telefone, cinema, pipoca e sorvete no shopping
... a escolha do vestido de 15 anos;
... o boletim, as provas, passar de ano;
... o stress do vestibular, do que-vou-ser-quando-crescer
... os torras da mãe, a hora marcada prá chegar;
... baladas, passeios, novidades...
... enfim, a vida foi roubada da Flavia.

Como a justiça e os executivos da Jacuzzi puderam ficar indiferentes a isso??? Acordar uma indenização de 100 mil para a Da. Odele cuidar de sua pequena por toda a vida???
Hoje, Da. Odele amarga há 10 anos entre tribunais, advogados e toda parafernália judiciária, para ter direito a uma indenização digna, jamais justa, porque nada substitui o sorriso de Flavia... Alguém por favor me explique, porque eu não consigo entender! E estamos aí, vivendo dia após dia, acreditando que este país tem jeito, que a justiça tarda, mas não falha..."

Désirée mudou de endereço e o nome de seu blog agora é Revoadas.
Obrigada por este texto Désirée. Do que você escreveu, suprimi apenas uma palavra: "supermãe", porque infelizmente não sou. Mas como eu gostaria de ser uma supermãe e ter superpoderes para tirar de Flavia todo o sofrimento e lhe devolver ....enfim, a vida que lhe foi roubada.

Até o próximo post.

49 comentários

Isabel Filipe disse...

Este texto de Désirée está lindo e nãopude deixar de me emocionar com ele.

Beijinhos para ti querida Odele.

errando por aí disse...

Odele
Ninguém é super mas se houver alguém super você é concerteza.
Comovi-me muito com este texto onde está implícita uma vida de desistências e aquela mágoa que não dá tréguas.

Um beijão para vocês

Anônimo disse...

Odele,

Vi a matéria sobre a Flavinha no Jornal "O globo" de hoje.
Quero,mais uma vez,registrar aqui minha admiração e solidariedade à você.
Que Deus as abençôe sempre.

Beijos,

encanto de renascer disse...

ODELE

VENHO AGRADECER A PREOCUPAÇÃO DE TODOS E FELIZMENTE AVISAR QUE ELISABETE JA ENCONTRA-SE EM UM APARTAMENTO,NENHUM ORGÃO FOI ATINGIDO E FORA DE PERIGO,AGORA É SE RECUPERAR!

OBRIGADA A TODOSSSSSS!
GLÓRIA

Meg disse...

Odele, minha Amiga,

Estou aqui com meu SILÊNCIO e

É COM MUITA EMOÇÃO QUE DEIXO MEUS ABRAÇOS.

Branca disse...

Odele, minha querida,
Muito bom o texto que saiu hoje no jornal "O Globo", mais uma força para pressionar a justiça. Fiquei muito contente por si e por Flávia.
Também o texto que reproduz de Désirée está muito lindo e emocionante e claro que você é uma super-mãe, a isso nem faço observações, porque a sua atitude e o amor que está implícito em todos os seus gestos, sofrimentos e esforços durante estes dez anos diz tudo e é único.
Um beijo grande para si, outro para Flávia e outro para seu filho, me desculpe mas não lembrei agora o nome dele. Prometo que vou ler outros posts para tràs até reencontrar o seu nome. Sou uma desmemoriada. É a velhice!
Tud de bom.
Branca

Fatyly disse...

Obrigado pela partilha e subscrevo todas as palavras deste texto.

Oxalá que a reportagem de hoje - Dia mundial da Criança - saida no "O Globo" faça com que tudo se resolva rapidamente. Mais um passo!

Força Odele e neste dia um beijo muitooooooooo especial à nossa menina e já agora ao maninho:)

Um abraço do tamanho do mundo

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele
Sempre que por aqui passo emociono-me com o que vejo dum passado subitamente interrompido.
Hoje dia Internacional da Criança não posso deixar de homenagear Flávia a menina que deixou de ser menina sem dar por isso, que guarda em si um hiato no tempo que nunca recordará, que não se apercebe das mudanças que à sua volta se operam.
Apenas poderá dar conta de que é amada e de que existem dias plenos, mesmo no vazio, porque o amor preenche todas as lacunas.
Flávia, este é o teu dia, um dia que representa todos os que te foram roubados.
Que outro dia nasça em que possas reviver e tenhas os necessários meios para o fazer porque a justiça se cumpriu.
Um beijo especial para ti e para tua mãe

peciscas disse...

Este texto da Desirée é, talvez, um dos mais tocantes que já aqui li e dos que melhor espelham a situação da Flavia e a tua, Odele.
Qualquer um de nós,que descobriu a tua luta , o teu exemplo, a tua coragem, e, desde aí, tenta viver a teu lado, com o apoio e a solidariedade possíveis, nunca deixamos de nos emocionar quando regressamos a este espaço que também já é um um bocadinho nosso.
O pouco que te podemos dar, a nossa presença, a nossa participação na divulgação do caso da Flavia, a expressão da nossa indignação pela injustiça com que tendes sido tratadas, enfim, o nosso amor por vós, aqui permanecerão sempre.
Podes continuar a contar connosco.

Mondo Gatto disse...

Hei Odele! Bons ventos me trouxeram novamente aqui! Fico feliz que este post tenha tocado o coração das pessoas... como disse, quando vi seu blog, fiquei tãoooo sem palavras que me senti mal. Vez ou outra tenho você e sua filha na minha mente e sempre que possível passo por aqui para saber se temos boas notícias. Também vi sua notícia no O Globo e logo depois assistim um filme "Erin Brockovich" e pensei: Odele vai conseguir a sua justiça. Acredito nisto firmemente! Um beijo grande no coração de vocês duas! Désirée.

Mondo Gatto disse...

Falando um pouco mais, quero justificar o porque da super-mãe. Espero que aceite de bom grado este título, sem a modéstia que não cabe nesta situação, veja:
- super mãe não porque tem super poderes. Oxalá tivesse, sei que daria sua vida pela de Flávia. Mas super mãe pelo dia-a-dia sem tréguas e pela força de vontade SUPERior a de muitos de nós.
- super mãe por acreditar e lutar pelo restabelecimento de sua pequena.
- super mãe por não se calar diante das injustiças
- super mãe, porque é assim que tem que ser, e é assim que eu vejo você! ;)

Bjok.

amigona avó e a neta princesa disse...

Hoje saio com lágrimas nos olhos...me dá a mão Odele...nada posso fazer mas queria tanto dar-te um abraço e estar ao teu lado...às vezes penso em ti, na Flávia e não sei não...obrigada amiga, obrigada por nos mostrares o IMENSO coração que tens...eu estou aqui...a minha amizade também...

Eternamente disse...

Odele/Flávia

Choro por esta vida interrompida no seu curso normal.
Tanto que se perdeu e como é possível que haja ainda quem tape os ouvidos?

Beijos

Mondo Gatto disse...

Ahhh... ando pensativa, tô ficando velha. rsrs
Hoje escrevi sobre o paradoxo, e em muito pensei em vocês! Amamos, acreditamso, celebramos e pessoas iguais a gente, odeiam, ignoram, amoitam-se... muito estranho isso né?!
Como será que estas pessoas se setem, com o peso de uma culpa nas costas?! Será que elas já foram convidadas a refletir?! Será que elas têm a noção da real dimensão do caso da Flávia?
Odele, onde fica a fábrica da Jacuzzi? Será que lá tem associação de funcionários? Você já pensou em um movimento de baixo para cima, ou seja, dos funcionários até a presidência?
Talvez você já tenha feito isto, mas não custa nada perguntar, né?!
Aguardo notícias.
Bjo, Desirée

moona :* disse...

Estou ouvindo a sua carta para o Eli Correa agora mesmo, ouvindo e refletindo. Querida, queria mesmo ter a sua força,desde hoje pra mim você é um exemplo ! Queria dizer mil paravras e gastar todos os espaços do seu blog,mais nada que eu diga pra te confortar vai trazer a garotinha que agora já é uma moça de volta ... Espero que entenda que me fuja palavras pra te dizer o que siinto,Pois eu também sei o que é uma saudade.Espero que Deus continue mandando forças pra você enfrentaaar até o fim, pois se faz 10 anos e você ainda naão desistiu de sua filha, é porque Deus te deu forças pra você enfrentar as dores dessa vida que nem sempre é justa.Bom, mais não fique triste, porque sua filha JÁ É UM MILAGRE. Pode contar comigo e agora com todo o Brasil. Beeijos :*


monaliza vasconcelos ( monaah_princess.s2@hotmail.com )

Arnaldo Reis Trindade disse...

Amiga Odele, fiz um comentário pra tí e enviei mas fiquei triste agora pois deve ter havido algum problema com o blog e o comentário não apareceu, amiga, espero sim e sempre melhoras pra tua filha, força pra tí, pois és mais do que a maioria das mães és um exemplo a ser seguido e merece nosso apoio em tua causa, não por tua filha estar em coma e ter perdido 10 anos da vida, mas por tantas outras crianças que por falta de justiça também perderam parte da vida delas ou toda a vida, espero que o número de pessoas lutando por tí, pela Flávia e por um mundo onde os diferentes se tornem cada vez mais iguais aumente, quero parabenizar-te por ser um anjo de pessoa e quero também mandar aqui um beijo pra Flavinha e a todos que estão na luta com a gente, seja qual for a causa, contanto que seja para o bem, não só individual mas do mundo, pois hoje nossas doenças são mais mentais do que qualquer outra coisa e cabe a nós , um por um lutar contra sua própria doença e ajudar quem está do nosso lado ou até mesmo quem está distante de nós pra assim podermos fazer desse mundo um lugar mais justo e melhor pra se viver.

Beijos em especial pra tí e pra Flávia

Curiosa Qb disse...

"Falha a justiça que por ser tão lenta beneficia os réus e pune a vítima, Flavia, que há mais de 9 anos espera - em coma - pela condenação dos culpados por esse acidente que lhe destruiu a vida."

Odele, esta frase sua diz tudo.

Tristemente não se salvaguardam as vítimas... que barbárie...

Um forte abraço de solidariedade

Sue Paula disse...

Oi Odele

Quantas palavras carregadas de emoção pude ler, de tantos que se sensibilizam com sua história de vida. Muito bom a reportagem no jornal. Tomara Deus que toda a imprensa faça mais e mais reportagens.
Abracinhos com carinho
Sue, Sueny e Bruna

encanto de renascer disse...

OBRIGADAAAAAAAAAAAAA!!!!


lindas!!!

http://elisabetecunha2008.wordpress.com/
novo endereço da elisabete.
deixe um recadinho pra ela!

Paula Raposo disse...

Faço minhas as palavras da Désirée, porque eu também não entendo. Comovente o que ela escreveu. Muitos beijos para vós.

moona :* disse...

Sim querida, é um progama, passou ontem as 2:00 da tarde, na radio capital ... deve ter sido outra pessoa que escreveu, Porque passou sim.... o numero da radio é 1040...! Nossa qu estranho, disse que era você que tinha escrevido.
A senhora teria orkut, msn ou outro contato? Bom, de qualquer forma obrigada por ter respondido, ! passarei no seu blog sempre quando puder, que Deus lhe proteja e lhe dê forças, Beeijos :*

Mandei por email :D
( monaah_princess.s2@hotmail.com) monaliza vasconcelos

Anônimo disse...

"Os que bebem juntos da mesma fonte de tristeza descobrem,
surpresos, que a tristeza partilhada se transmuta em comunhão."

(Rubem Alves)

Odele, compartilhar forças faz com que tenhamos a sensação que lutar ainda é o melhor caminho. Dói, mais faz sentido.

Meu carinho e meus pensamentos elevados , torcendo para que a Justiça se faça.

Conte comigo!!!

Meg disse...

Odele,

Um abraço, dois abraços, é só o que tenho para te dizer, minha amiga, "Mãe Coragem"!
E Abreijos

Anônimo disse...

Quanta coisa subtraída...

ninguém disse...

vou procurar a matéria. ando atrasada com todas as minhas visitas, tu sabes por que.
bj
maris

Arnaldo Reis Trindade disse...

Amiga Odele, acabo de postar o artigo sobre Flavia no meu blog, espero poder estar ajudando e quanto a qualquer falha na postagem espero que em teu comentário você o corrija de tal forma qe eu possa mudar o original.

Beijos pra tí e pra Flavia.

disse...

Orando sempre e sempre por Flvia e por você.
Que Deus lhe forças sobrehumanas para poder suprotar tanta dor e indignação.
Mas tenho certeza de que serás vitoriosa em sua luta.
Venho sempre por aqui, mas nem sempre deixo meu comentário, paenas oro por ti...
beijos em seu coração
Fique com Deus e que ele te abençoe sempre e sempre junto a Flavia e ao seu filho...
Rô!

anamarta disse...

Li emocionada este texto da Désirée! E faço minhas as suas palavras! Não compreendo como se pode roubar tanto a alguém e ficar indiferente! E querida Odele és realmnte uma Super Mãe! Como mãe penso que és um exemplo para todas nós!
Beijos carinhosos para ti e para Flávia

Mónica disse...

Olá mãe sim porque nunca vais deixar de ser uma mãe coragem...descobri o teu blog por acaso e éimpossivel ficar indeferente a história...á dor...não devem haver palavras que te reconfortem...só te posso dizer que nunca percas a esperança...nunca...acredita que um dia vais ter a tua menina de volta!!
Beijinhos e muita força!!

Unknown disse...

Buen día Odele, buen día Flavia!!!, cuando te decimos súper mamá es por apoyarte en todo lo que has tenido que trabajar, para dar a conocer lo sucedido, por toda la tarea que tienes en tu casa, fuera de ella...con Flavia, también con el niño.
Nada de lo sucedido ha sido tu culpa, la justicia muchas veces no tiene oídos. Muchos hacemos fuerza, de cualquier lugar del mundo (tienes amigos/as en todos lados!!!) para que se solucione y puedas darte un respiro y mejorar la vida de la niña. De mi parte hago fuerza, para que ella algún día despierte y te vuelva a decir Mamá.
Cuenta siempre conmigo, mis besitos chuik chuik y unos abrazos muy muy profundos!!!

Michael disse...

ODELE
Não vos esqueço embora a minha vida profissional não permita aparecer com frequência.
Estou convosco e felicito a Désirée por este trabalho tão bem conseguido sobre Flávia e que me comoveu.

A justiça tarda mas não deixará de ser feita.

Beijos

Anônimo disse...

Também soltei a minha lágrimazita, sou assim, que hei-de fazer? Mas a minha supermãe, e eu quero-te chamar assim, que embora aches que não, para mim és uma grandiosa Supermãe.

A nossa Flávia, sabe, ela sente, ela tem ao lado a melhor mãe do mundo. Este texto da Desirée, é comovente, e cheio de realidade.

Parabéns, à autora, parabéns pelo esforço, e vcs minhas queridas, força, não esmoreçam, pois a luta continua, e juntos venceremos.

Beijão do Beezz, pra Supermãe, e um milhão de beijos com carinho para a Flávia.

Elvira Carvalho disse...

Hoje, mais do que nunca me emocionei, com o que li neste blog. E não pude deixar de sentir também um aperto de revolta no peito. Em que raio de mundo vivemos nós, e em que justiça confiar?
Um abraço às duas.

Heduardo Kiesse disse...

que Deus possa abrir os caminhos!!
um fortisssimo abraço com emoção!!!

sem palavras

david santos disse...

És tão linda, Flavia!
És seda em mãos de Deus.
Quantos não comprariam uma Arábia,
Para ver sorrisos teus?


David Santos

diario da Fafi disse...

Odele,

Obrigado pela visita.

Nada mais fiz que um pequeno gesto de solidariedade. E a vida é assim mesmo, feita de pequenos gestos de amor.

Que Deus guarde você,a Flavia e seus familiares dentro do seu coração sagrado como um ninho.
Um lugar quentinho, repleto de amor.

beijos e carinhos.

Ray Gonçalves Mélo disse...

Oi Odele, eu vi tua entrevista no O Globo e eme emocionei.
Os juízes também leram.
Eu espero que os Juizes Federais, ponham fim a este sofrimento teu e de Flávinha.
Que eles vejam que ela precisa deste dinheiro para manter este tratamento. O tratamento pode se tornar melhor se tiver mais dinheiro para isso.
Mas ele nunca pagará o que Flávia passa.
Conta coisa Flávia precisa Odele! Basta olhar o seu gasto agora com ela e como se você se desdobra para isso.
Flávia há de acordar porque voce tem estimulado muito seu cérebro com todo seu carinho de mamãe. Até fazer suas unhas e vesti-la muito bem voce faz, Odele.
Voce dá muita dignidade para sua filhinha
Foi bom a reportagem do O globo, por certo os juízes a leram e vão se apiedar do seu caso, aliás nem se trata de piedade não, mas de justiça. Não adianta advogados para justificar um erros desses.
Qualquer juiz em sã consciência vê isso.
E vai tomar uma decisão sábia e humana.
Um beijo grande em Flávia e outro grande para você Minha querida Odele, força mãe coragem, força mãe amor, força mãe guerreira.
Ray

Ray Gonçalves Mélo disse...

Odele tem flores para voce no meu blog.
beijinhos.
Ray

Elisabete Cunha disse...

ODELE

Não sei como agradecer tanto carinho por mim minha linda!

obrigadaaaaaaaaaaaaaaa

Que Deus ilumine sua filhinha todo o tempo!

voltei a blogar
elisabetecunha2008.wordpress.com

Rosa Silvestre disse...

Olá Odele:
Este texto da Désirée está lindo e profundamente emocional. Faço minhas as suas palvras....

Beijinhos a mãe coragem Odele e para a sua jovem Flávia.

Anônimo disse...

Odele, eu garanto que Flavia está nas minhas orações diárias do Santo Terço; pode ter certeza que a Virgem e Jesus estão bem ao lado dela! E a Justiça está em andamento, fique tranquila. Um beijo para as duas, Roque Barros.

Anônimo disse...

D. Odele, pesquisando na internet, tomei conhecimento do teu drama, e me solidarizo contigo.
Como tenho um blog o qual passo o endereço
http://revista.virtual.diversos.temas.zip.net/, tomei a liberdade de postar a foto de Fávia e o artigo do dia 01/06/2008, espero que quem o visitar tome conhecimento desse fato doloroso e vergohoso e divulgue, pode ser que chegue ao conhecimento das autoridades e esse processo que caminha a passos lentíssimos seja resolvido o mais breve possível.
O meu abraço carinhoso e as minhas orações para vocês.
Harriete Champoudry

Ray Gonçalves Mélo disse...

Oi Odele querida, peguei este artigo do jornal online JB online
Falando de um dado importante quem me chamou atenção foi meu marido advogado que é especialista em defesa do consumidor.
Ele disse que obrigatóriamente seu condominío tinha de ter um SALVA_VIDAS, para ajudar num momento desses, se esta piscina tinha esta bomba de sucção tão grande por certo sua dimensão, era grande etão,pedia esta segurança.
Estou feliz de saber que vai ter uma reportagem na Record sobre Flávia, quero muito ver.
Sabe, chorei ao ter ver debruçada sobre a cama onde Flávinha estava deitada, na foto da reportagem do Globo, Muita dor minha Odele. Mas eu tenho certeza que Flávia consegue ver tua luta, tua dedicação incondicional.
Tua luta por certo ajudará outros pais e Confio No Deus Verdadeiro que Flávia vai acordar e vai dar no Jornal.
FLAVIA ACORDOU!!!!

Um beijo minha querida com muito carinho , para voce e a Flávia
**********************************************************************
http://noticias.condominiais.com.br/news/2466.html

Piscinas de condomínios não tinham segurança
04/01/2008

Surpresa e preocupação. Estas foram as reações da equipe de oficiais do Grupamento Marítimo da Barra (2º G-Mar) após constatar graves irregularidades em 22 piscinas de condomínios particulares da Barra da Tijuca. Ausência de guardiões e falta de licença para utilização junto ao Corpo de Bombeiros foram algumas das infrações descobertas na manhã de quinta-feira, durante a Operação de Verão, que teve início no dia 17 de dezembro.

- Estou surpreso e assustado com os números - disse o comandante do 2º G-Mar, coronel Ricardo Nunes. - São condomínios de alto luxo, localizados na beira da praia, agindo com total falta de conscientização e colocando em risco a vida dos banhistas, grande parte deles crianças em férias.

Críticas aos síndicos

O risco é grande. Das 22 piscinas vistoriadas pelos bombeiros, 18 foram notificadas por falta de registro na corporação, inexistência de gradil e de equipamentos de primeiros socorros. Segundo o coronel Ricardo Nunes, o condomínio com maior número de moradores onde foram encontradas irregularidades foi o Ocean Front, na Avenida Sernambetiba, próximo ao Posto 3, que foi notificado. Outras quatro piscinas foram interditadas imediatamente, na presença dos usuários. Elas não tinham guardião de plantão no local.

- São várias as desculpas dadas pelos síndicos dos prédios - revelou comandante do 2º G-Mar. - Entre elas, a de que haviam acabado de demitir o guardião ou que só fazem a contratação do profissional para atuar nos fins de semana, quando aumenta o número de banhistas.

O coronel dos bombeiros critica a postura de síndicos, que estariam priorizando a economia de gastos em detrimento da segurança.

- Eles não entendem que é uma economia irracional, pois, caso aconteça um acidente grave, serão responsabilizados e o custo de um processo será bem maior.

Após a vistoria, os bombeiros colocam um lacre nas piscinas interditadas. O responsável, síndico ou administrador é obrigado a assinar um termo de responsabilidade. Uma guia é enviada para a Polícia Militar e outra para a Polícia Civil. Se a interdição for desrespeitada e a piscina, utilizada, o responsável poderá ser preso por desobediência. Os condomínios notificados têm um prazo de cinco dias para realizar as adapatações exigidas.

- Os notificados estão procurando o quartel para regularizar a situação - comentou Ricardo Nunes.

A operação nos condomínios aconteceu em duas fases. Uma no dia 17 deste mês e outra na manhã de quinta-feira, quando uma equipe com três oficiais percorreu os condomínios localizados entre o Posto 4 e a Avenida Armando Lombardi.

- O que causa mais surpresa é que, em um trecho pequeno da Barra, do Quebra-Mar ao Posto 4, nos deparamos com um número expressivo de irregularidades - contou o comandante.

A surpresa pode ser ainda maior quando, a partir da próxima semana, a equipe do 2º G-Mar começar a percorrer os grandes condomínios no sentido Recreio.

- Acho que encontraremos sérios problemas - prevê Nunes.

Fonte: JB Online

Lucia disse...

Odele:

Eu gostaria de ler a reportagem que você citou, mas não estou encontrando. Você sabe como posso ter acesso a ela? Se souber, eu gostaria muito que dissesse.
Um beijo enorme em vocês duas.

Anônimo disse...

Porque eu também não entendo. Comovente o que ela escreveu. Muitos beijos para vós.

Um Poema disse...

...
É gratificante ver o número de amigos da Flávia continuar a crescer.

Mas dóí perceber quanta coisa lhe foi roubada. Tal como revolta ver a inoperância da justiça.

Um beijo grande para a Flavinha.

Um abraço

Nuno de Sousa disse...

Pois é amiga Odele, a tua luta cada vez está mais forte e já nos meios de comunicação do teu Brasil, a luta continua e em breve terás uma vitória na justiça, demorada mais vais lá amiga, és uma guerreira.
Bonito o post que a Désirée também colocou em seu blog.
E assim o munda vai dando as mãos pela Flávia.
Um beijp bem doce nela e outros grandes em ti minha amiga
Nuno de Sousa

Anônimo disse...

NESSA INFINITA DOR QUE ESTA NO SEU CORAÇAO QUE MARIA POSSO TE CUBRIR COM O MANTO SAGRADO DELA E VC POSSA DURMIR E SENTIR O CONFORTO DELA NO SEU SONHO...
QUE DEUS TE ABENÇOE E TE GUARDE FICA COM DEUS FILHA
CRIS

Anônimo disse...

oie Odele, fiquei muito emocionada ao ler a historia da sua filha!
Que Deus lhe abencoe e te de forcas pra continuar a sua luta.
beijos no coracao, Helena

Related Posts with Thumbnails