Fiquei sabendo que o blog Saia Justa está organizando Blogagem Coletiva contra o analfabetismo e resolvi participar.
No Brasil o analfabetismo realmente é gritante, notadamente nas regiões Norte e Nordeste do país. Muitas iniciativas privadas, ONGs que promovem a alfabetização solidária, trabalham na tentativa de resolver esse grave problema social do Brasil, o que é louvável, mas além disso sou de opinião que deveríamos cobrar de forma veemente do governo, programas e ações eficazes no combate ao analfabetismo.
Seria preciso que a educação passasse a ser considerada um valor fundamental, não só para os governos mas como para as próprias pessoas. E nisto, mais uma vez a mídia, principalmente a televisão, falha, se omite e não cumpre seu papel social de incentivar a educação, mostrando às pessoas, com campanhas por exemplo, que saber ler e escrever pode mudar suas vidas para melhor, inclusive dando-lhes condições de exercer a sua cidadania, pois somente através da alfabetização e da educação ficarão sabendo de seus direitos e deveres. Mas não é só no Brasil. No mundo inteiro o analfabetismo é muito grande e seu combate deveria ser prioridade absoluta de qualquer governo. Em não sendo, cabe a nós cobrar isso deles.
Nota: Flavia, a caminho de Brasília. Acompanhe, no blog Adesenhar, de Portugal
10 comentários
Querida Odele, um caminho tortuoso e com total falta de vontade e visão política para se resolver os problemas educacionais, uma pena...
Beijão na Flávia e tenha um ótimo final de semana
é realmente revoltante que por todo o mundo continue o analfabetismo ...
a culpa para mim, aqui em Portugal, é essencialemnte do Governo ... fechando escolas e dificultando cada vez mais a deslocação de alunos ...
beijinhos e tem um lindo fim de semana
Odele, muito importante a sua participaçao.
Educaçao é o alicerce de tudo.
Desculpe se voces nao estavam linkadas ao post convocatoria, mas realmente eu nao recebi nenhum comunicado de que voces participariam.
Um abraço
meire
Até à meia noite ainda é dia:) e subscrevendo as tuas palavras também ADERI!
Um beijo enorme a Flávia que está quase em Brasília e logo, logo se fará justiça.
Força mulheri lutadora e aconchego-te num abraço.
Também ao homem da casa aquele abraço:)
Bom fim de semana
Odele
Muito importante esta blogagem.
Em Portugal o analfabetismo é residual.
Pelo menos esse analfabetismo porque há outros de igual importância: não conseguir ler o que os olhos lêem, não conseguir compreender o semelhante, etc.
Beijo para ti e outro para Flávia
Odele,
Vou passar pelo blogue do Adesenhar, até porque sou seu leitor regular há já muito tempo.
Bom fds.
Bjs.
Há tbém o anafalbetismo funcional, qdo a pessoa consegue decodificar a escrita, mas NÃO COMPREENDE o que está lendo. Este tipo, sequer aparece nas estatísticas. Camufla uma deficiência na educação básica que só vai aparecer anos mais tarde, muitas vezes dificultado o acesso do indivíduo ao mercado de trabalho. Abraço.
verdades incontornáveis.
Alfabetizar é urgente
para não hipotecar-mos as gerações
vindouras.
:-)
bj Odele
OI Odele, obrigada pelo seu texto e por sua participacao.
Preciso me desculpar com você ér que recebi seu link na véspera da postagem e já de madrugada e só o vi pela manha no dia da blogagem, por isso seu nome entrou mais tarde.
Mas vim aqui te agradecer e ler o seu texto.
Obrigada e um garnde abraco em você.
Odele
Perfeita blogagem!!!
esqueceu de me linkar,buáaaaaa´´aaaa