Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Que o blog de Flavia não saia de sua cabeça

- 20 de fevereiro de 2008

Os prédios de apartamentos mais modernos quase todos têm piscina. A piscina que aparece nesta foto é do prédio onde atualmente moro com meus filhos. Reparem que bem abaixo de meu nome está o ralo de sucção da água, que é um componente do sistema de sucção de água de qualquer piscina. O ralo desta piscina não oferece o menor perigo para os usuários porque o motor que faz circular a água, tem a potência adequada ao tamanho da piscina. Além disso, são feitas inspeções periódicas para ver se tudo está em ordem com o sistema de sucção. É assim que deveria ser em todas as piscinas, mas infelizmente isto nem sempre ocorre, e é exatamente por isto que acidentes graves e fatais continuam a acontecer em vários lugares do mundo.

No post deste blog do dia 05 de Fevereiro, mencionei um prêmio que me foi dado pelo blog Silêncio Culpado. ESTE BLOG NÃO SAI DE MINHA CABEÇA. Outros blogs me concederam este mesmo prêmio aos quais agradeci e a quem ainda não o tenha feito, peço desculpas e agradeço agora. Em principio sinto-me pouco à vontade com os prêmios concedidos pelos blogs, principalmente em forma de correntes e tenho cá minhas razões, mas vou aproveitar o nome do prêmio para escrever este post.

Realmente, ter nosso blog na cabeça das pessoas é muito bom pois significa um reconhecimento pelo nosso trabalho. Quero cumprimentar os outros blogs que receberam ou que ainda vão receber este prêmio. Quanto a mim, meu melhor prêmio tem sido e continuará sendo, receber as visitas e os comentários de vocês aqui no blog de Flavia. Neste momento, em que escrevo este post o número verde do Tecnhnorati, mostra que Flavia está nos favoritos de 320 blogs. Isto para mim é um prêmio. Quero aproveitar este post para agradecer a todos que mesmo sem eu precisar pedir, fazem posts, linkan e divulgam o blog de Flavia. E peço a compreensão de vocês por eu não visitá-los com a freqüência que eu gostaria. Cuido de Flavia, da casa, do blog, etc... Falta-me tempo.

Um prêmio: Meu melhor prêmio é que você tenha este blog na sua cabeça cada vez que for participar da reunião de condomínio do prédio onde você mora e por lembrar-se do que aqui leu e viu documentado, exija do síndico ou do administrador de seu condomínio que haja fiscalização e manutenção – periódicas – no sistema de sucção da piscina. Com relação a piscinas de clubes e motéis a interferência do usuário na fiscalização e manutenção fica mais difícil. Deveria existir uma lei que obrigasse esses locais a apresentar documentação comprobatória de que suas piscinas estão em ordem com a fiscalização. Se você mora ou tem casa com piscina, a responsabilidade dessa fiscalização e manutenção passa a ser sua, mas chame um técnico especializado e os faça também periodicamente.

Meu melhor prêmio é saber que o que aqui venho escrevendo, está servindo para conscientizar as pessoas de um perigo que poucos ou ninguém se dava conta de existir: Ralos de piscinas se não estiverem funcionando absolutamente de acordo com as normas de segurança, oferecem grande perigo para os usuários, sendo as crianças as maiores vítimas. A força de sucção de um ralo cujo motor esteja superdimensionado prende embaixo dágua pessoas pelos cabelos ou qualquer outra parte do corpo. Como muitos de vocês já sabem, Flavia ficou presa ao ralo da piscina do prédio onde morávamos, pelos cabelos.

Meu melhor prêmio seria saber que minha experiência com o acidente de Flavia, apesar de extremamente dolorosa, possa servir para que outras pessoas percam o medo de se expor e reclamem pelos seus direitos e/ou de seus filhos, e que exerçam da melhor forma que lhes for possível, a sua cidadania. Vou me sentir premiada se as pessoas que por aqui passarem se dêem conta de que a exposição é inerente a qualquer luta. Não há como denunciarmos a negligência, a impunidade, o desrespeito, a indiferença, o abandono, sem que nos identifiquemos e mostremos a nossa cara. A exposição vai sempre fazer parte de qualquer luta.

Muito obrigada e até o próximo post.

40 comentários

Isabel Filipe disse...

Bom dia Odele,

Sem dúvida que o te Blog não me sai da cabeça.

Parabéns pela forma como pegaste no nome deste prémio e fizeste este Post. Parabéns pelo mesmo.

Pelos comentários que por aqui tenho lido, tenho a certeza que tens alertado muitas pessoas, pois muitas têm dito que desconheciam os perigos dos problemas de sucção das piscinas ...

beijinhos

Zé Povinho disse...

Um prémio mais do que merecido e uma postagem bem conseguida aproveitando o tema. Os alertas nunca são em excesso.
Abraço do Zé

Fatyly disse...

A Flávia e todos e todas que sofrem, padecem e são injustiçados, descriminados, etc, etc....não saem da minha cabeça e este prémio é mais que merecido. Perante textos como este...não tenho palavras!

Obrigado por existires e seres tu a dar-nos força.

Beijos sinceros

Paula Pereira disse...

OLÁ Odele
Cá estou eu de volta em mais um abraço de solidariedade para manter esta cadeia humana viva.
Para que o caso da Flávia não caia no esquecimento dos responsáveis.
Beijinhos de Portugal inteiro.

Paula

Branca disse...

Olá Odele,
Acabei de ler este post. Percebo o seu problema com a atribuição destes prémios,mas você pegou neste de uma forma muito original, criativa e elegante e sobretudo dando-lhe a utilidade de mais uma vez nos alertar para um problema que a maior parte das pessoas ainda desconhece.
Beijinhos

Claudia S disse...

Oi Odele! Pode contar comigo para esta e muitas outras campanhas em prol de muitas crianças! Campanha Salva-Vidas!!! Bjs

Anônimo disse...

Dez anos se passram e nunca ninguem faz nada? Ao entrar aqui me lembrei de ter lido ou ouvido reportagens sobre o fato mais jamais iria imaginar q apos tanto tempo a justiça ainda nao tivesse sido feita,sei o qto eh dificil cuidar de um filho especialpois tenhoi uma , mas nao consigo imaginar o tamanho de sua dor por ver uma menina linda cheia de vida hj vivendo em coma, mas quero dizer q araves desta foto sua filha nos passa serenidade e paz, parece um anjo dormindo a bela adormecida dos contos de fadas, mas desta vez a estoria nao teve um final feliz,me emociono com a luta q vc trava diariamente para mostar ao muindo o perigo das piscinas e a irresponsabilidade de certos fabricantes, olhando sua filha sinto uma paz muito grande acredito muito q ela esteja ouvindo tudo como vc relata mas tb creio atraves de seu semblante q eh uma menina q nao guarda rancores q eh uma menina de paz de luz, pq nao nos passa de forma nenhuma do mas vontade de brigar de gritar cade a Justiça desse pais? Qtas outras maes terao q derramar lagrimas e se juntar a esse grito para q se tomem alguma atitude, parar ler e dizer nossaaaaa eh muito facil nao eh isso q Flavia quer com certeza e sim q nos juntemos ao um grito de uma so voz, chega q se façam a justiça q se punam os culpados a dez anos foi Flavia depois vieram outras flavias e nada foi feito!!!Foi mais um caso esquecido?AAhhh !!! Nao era filha de nenhum politico, nenhum magistrado?Querioa so ver estou indignada refoltada com a justiça q so serve para dizer q eh cega !!!Flavia anjo de DEus se vc ta ate hj aqui conosco eh q DEus minha linda quer falar atraves de vc, chamar a atençao para a palavra solidariedade entre as pessoas,vc eh mais q iluminada e eu creio q ainda DEus ha de ter dar a oportunidade de reverter aquilo q os homens julgam impossivel olha querida eh mais posivel vc acordar do q vermos a justiça, pq vc tem a pureça dentro de vc e essas pessoas nao tem nem coraçao . Desculpa se me alonguei mais me revoltei e com certeza nao eh para menos,Odele sei q nao eh facil mas olha com certeza vc ta tirando tudo com nota dez um dia perante a DEus vc recebera o verdadeiro premio , pena q essas pessoas nunca poderao saber o qto fazer o bem eh gratificante, me perdoe pelo desabafo, beijos a todos q os anjos velem o soo dessa princesa.

Luci Lacey disse...

Odele

O blog de Flavia, sera sempre lembrado, sempre.

Vcs sao 2 mulheres fortes.

Beijinhos

Isabel Filipe disse...

Oi Odele,


Hoje tive saudades tuas ... e apetceu-me visitar-te e estar contigo; assim, estou aqui só para te deixar um grande beijinho, e todo o meu carinho

Anônimo disse...

O blog já está em nossos corações!!! Diga a Flavia, Odele, por gentileza, que ela é muito amada por nós. Tal motivo, passamos por aqui . Beijos... Eliana.

Sol disse...

Odele, boa Tarde!
Sou a Sol, que está entre teus amigos do orkut, preciso falar com vc, tenho máxima urgência...
Consegui com uma pessoa, um contato em uma revista de grande circulação, estão interessados no caso de Flávia. Me procure urgente. MontedebeijOs, Sol...

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele
Este blog não me sai da cabeça e o caso de Flávia também não.
Lutaremos sempre até onde houver espaço.

Beijinhos

peciscas disse...

Este é um espaço de visita diária.
Por isso, posso dizer que é um dos que não me sai da memória.
Por tudo aquilo que já disse e por tudo aquilo que nem preciso de dizer.
Porque, para descrever certas emoções, as palavras estão gastas.
Um beijo para vós.

Anônimo disse...

Querida Odele, este blog não me sai da cabeça desde o primeiro minuto que o li, e continuará no coração.

Este prémio é totalmente merecido.

Beijos para as minhas duas guerreiras, do Beezz

Anônimo disse...

encontrei o link no pensar enlouquece, e lendo seu blog, não podia deixar de comentar, são 10 anos de muita luta, e pela quantidade de post, links, saiba q nunca estará só! com certeza digulgarei esse perigo para q fiquem alertas qto a esse perigo!

um grande abraço.
marcia harumi Oshiro - maringá PR

Anônimo disse...

Odele, eu sou daqueles que nunca nem ouvira falar do problema com os ralos de piscina antes de conhecer o blogue da Flávia. Já falei muito a respeito com a minha filha, mostrei a ela a foto da Flávia e expliquei como se deu o acidente e porque isso ocorreu em face da negligência de terceiros. Pedi para ela conversar com as amiguinhas dela porque todas moram em casas ou prédios com piscina. veja como este blogue é importante. Quantas pessoas não estão nesta mesma minha situação? Parabéns pelo seu trabalho nesta luta em favor da informação de utilidade pública. Acredite, este blogue realmente não sai da minha mente e anda comiogo sempre que penso em piscinas. Bom final de semana, minha amiga.

R.Almeida disse...

Não me vai sair da cabeça, não só o blog mas também as pessoas que estão por trás dele e estão envolvidas neste drama,vivendo-o 24 horas por dia.
Certo que Flavia é a menina de milhares de amigos que tem no espaço da blogosfera e não só,mas também é certo que a vivência com o drama na primeira pessoa está com vocês.
A vossa luta tem contribuido em muito e passou fronteiras vindo até nós o alerta para a maquinaria das piscinas.
É a luta da sociedade civil fazendo o que compete ao estado fazer o qual não olha pela segurança dos seus cidadãos.
Beijos solidários

Anônimo disse...

Oi Odele,
Estava navegando pela net, quando vim parar em seu blog.
Achei ele muito interessante, gostei das palavras e das dicas que você deu sobre a piscina!
Aproveito para parabeniza-la pelo premio.
Um Abraço
Bom final de semana,
Paulo
http://visao-masculina.zip.net

amigona avó e a neta princesa disse...

Minha querida, palavras para quê? Tu sabes dizê-las de uma forma comovente...um abraço (tens mais um prémio no meu cantinho)...

Unknown disse...

Alguns, em nome de todos nós blogueiros, te premiaram pois vocês merecem.

Não se preocupe em me visitar não, visitando ou não, a consideração que tenho por vocês só tende a aumentar e saiba, assim como os demais amigos e amigas, estaremos sempre ao seu lado quando precisar, é só avisar um que a mensagem se espalha...

Um ótimo final de semana à você e dê um super beijo na Flávia..

Johnny Ciocca disse...

Olá Odele!

Acompanho o blog faz alguns meses, acho que cheguei a deixar um ou outro comentário, mas depois dei uma sumida... correrias da vida.

Mas nunca deixei de ler! E realmente, este é um blog que me tocou bastante, e que não sai da minha cabeça!

Continuo na torcida pela recuperação de Flávia, como tenho estado desde a primeira vez que vi este blog!

Abraços!

Johnny C

Johnny Ciocca disse...

ah sim, fui procurar o blog no BlogBlogs para adicionar como fã por lá, mas não consegui - o site informa que o blog está com o cadastro incompleto...

Acessa o blogblogs.com.br quando tiver um tempinho e finaliza o cadastro! =)

Depois te mando um email com um convite, se interessar, ok?

Abraços!

Johnny C

Anônimo disse...

Oi, Odele. Hoje pela manhã, lembrei de você. Meu filho começou a fazer natação e, de cara, perguntei sobre a manutenção nos ralos, como era feito. A moça não soube me responder, mas na próxima aula procurarei por alguém que saiba. Isso é realmente muito sério, ainda mais pelo fato de não poder ficar lá, acompanhando as aulas; quero sentir segurança em deixá-lo.
Super beijo querida e muita força sempre!

Anônimo disse...

Odele querida, você se lembra quando citei do acidente de um guaçuano na montanha-russa em Poços de Caldas, num parque temático? É ... ele veio a falecer esta semana, deixando dois filhos menores, com idade de 6, 5 e 3. Os meninos estavam juntos no acidente, mas sofreram pequenas escoriações, quer dizer, por fora. E por dentro, o que fica? O maior importante disso tudo, é o que você sempre reforça sobre as inspeções que devem ser feitas. No caso da montanha-russa,no Walter World, a perícia constatou que não faziam inspeções desde 2001.Que negligência!Fica mais um grito de alerta. Um pai, dedicado, presente, trabalhador, e, que só queria como a Flavinha ter o direito de se divertir. Beijos, um ótimo final de semana à vocês. Eliana - Mogi Guaçu -SP

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele
Estou sempre consigo.
Um beijinho

Fatyly disse...

Porque penso tanto em voz...fiz um gesto muito simples mas com muito carinho:))))))))))))))
Espero que gostes!

Beijocas

wind disse...

Vim dar um beijo emocionado (sem estupidez:) a ti, para dares à Flávia:)

Cadinho RoCo disse...

Este blog é merecedor de muito recohecimento porque sem ele como é que saberíamos das informações aqui publicadas? Infelizmente temos uma grande mídia por demais ocupada com temas e matérias vinculadas a interesses, sobretudo comerciais, que impedem divulgação de toda esta realidade porque passa a Flávia e família.
Cadinho RoCo

Anônimo disse...

Odele,

eu tenho este blog na cabeça.Tenho a Flavia, a Odele e filho no coração.
Fico muito satisfeito pelas visitas sempre crescentes.Pelos alertas lançados aqui.Pela solidariedade que exulta das tuas palavras.

saudações

Laurentina disse...

Odele aqui tens o link espero que consigas gravar porque a Flavia vai concerteza gostar.

http://mwanasimba.online.fr/music/malaika[5].mp3

Beijão grande

Anônimo disse...

Odele, boa tarde! Passando para desejar-lhes um início de semana feliz, com muita coragem!!! Beijos especiais em Flavinha!!! Eliana

Anônimo disse...

Odele querida,

Seu trabalho aqui é admirável, incansável querida. E esse blog não me sai mesmo da cabeça viu?
Mas hoje vim em especial para te convidar para comemorar comigo meu anive´rsário lá no Fragmentos, vc é muito especial, e quero as pessoas que tanto gosto comigo hoje, te espero lá tá?
Beijo na flavinha, e outro tb tão especial em vc!

Jacky - Simples assim!!! disse...

Bom dia Odele...
Li pela primeira vez estes relatos, e fiquei chocada, não com a história, Que me deixou abalada sim, confesso, mas com sua luta para que os responsáveis sejam punidos.
Em pensar que pessoas por situações tão pequenas, desistem de viver, e vc, tem uma força muito linda.
Admiro sua luta, E a partir de agora ganha mais uma amiga para lutar a favor da punidade dos responsáveis.
Fique com Deus, e que ele continue dando forças a vc, hoje e sempre.
Abraços, Jackeline

aDesenhar disse...

merecido prémio Odele
:-)
por tudo o que representa,
este blog não me sai da cabeça.

bjs Odele e Flavia

Anônimo disse...

Li a historia de sua filha e eu realmente sinto muito pelo o que aconteceu. enquanto estava lendo senti uma dor muito grande no meu peito, mas temos que ser fortes e lutar! nao desista nunca, voce e sua filha terao um final feliz, eu tenho certeza! deus esta vendo tudo, confie nele! te desejo tudo de bom para vc e sua filha! muita paz e luz!

Campanita de BarZaires disse...

Odele, no he podido contestarte antes porque estaba afuera, gracias por pasar a verme, , ha sido estupendo llegar a casita, abrir el blog y encontrarte, al mirar los comentarios he sentido el calor de tu abrazo.

Un beso muy grande y un abrazo enorme para ti y para Flavia.

Anônimo disse...

Não desistas, a justiça será feita ainda que o tempo passe.

Ana Pallito disse...

Teces assim uma rede de luz.

Bendita sejas!

Edu Sarsur disse...

Olá Odele,estou visitando pela primeira vez o seu blog, li alguns posts e vi que a sua luta é enorme, espero que a vitória um dia chegue...e que Deus ilumine seu coração e a sua alma bondosa...
Abs do amigo

Peyples disse...

Odele , por favor precido lhes passar uma mensagem que fiz, não por aqui pois é muito grande, mas preciso mandar, não sei como, meu endereço de contato. o meu é anjovado@hotmail.com

Estou sempre com voces, faz pouco tempo, mas daqui pra frente saiba que nao esquecerei.

Sei como ajudar, mais isso depende de voce.

Related Posts with Thumbnails