Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

A vida, uma lição a cada dia

- 16 de agosto de 2007
Recentemente passei por uma situação, que deixa no mínimo, uma lição e um exemplo de humildade. Como tem a ver com este blog, vou registrar aqui.

Susan, do De Cara Pra Lua, um blog que recebe um grande número de visitantes por dia, publicou um post sobre a história de Flavia. Ao ler o que fora escrito, percebi alguns equívocos. Imediatamente contatei Susan por e-mail e tentei, não sei se consegui, mas tentei ser o mais delicada possível, e depois de agradecer pelo favor de publicar o post sobre Flavia no blog dela, lhe pedi que, por favor, modificasse um parágrafo e expliquei o motivo: Tenho o compromisso comigo mesma de na história de Flavia, continuar sempre comprometida com a verdade dos fatos.

Susan, atenciosa e gentil, rapidamente modificou o texto conforme minha sugestão. Voltei a ler o post publicado, e percebi que da primeira vez que o li, não havia me dado conta de que mais um parágrafo precisaria ser corrigido. Aflita, enviei novo e-mail para Susan, pedindo que ela alterasse também esse outro parágrafo e lhe passei o número do telefone de minha casa, pedindo a ela que se possível, me fornecesse também seu número, que se ela assim preferisse, eu lhe telefonaria para resolver mais rapidamente o assunto, assim como lhe dar as explicações necessárias, e assim, evitar longos e-mails. Susan, novamente atendeu meu pedido, e me passou o número de seu celular, não sem antes mudar de novo o post colocado em seu blog.

Mesmo assim eu telefonei para Susan, até para agradecer por tamanha compreensão e gentileza. A ligação caiu na caixa postal, e preferi não deixar recado, pensando em tentar falar com ela novamente daí a alguns minutos. Como o número de meu telefone ficou registrado no celular de Susan, não se passaram cinco minutos e ela me retornou o telefonema, e então pudemos conversar e eu lhe explicar o porque de toda a minha preocupação com as informações publicadas sobre o caso de Flavia. E tudo ficou bem.

Passei algum tempo pensando sobre a postura de Susan, que é uma pessoa muito ocupada. Não bastasse isso, por aqueles dias o pai dela havia sido hospitalizado, o que certamente faria aumentar seu nível de estresse. Mas nem por ser uma pessoa muito ocupada nem por estar com o pai hospitalizado, foram motivos para que Susan deixasse de ser atenciosa e delicada comigo. Aceitou e entendeu minha preocupação com o que se escreve sobre o caso de Flavia e sem que eu precisasse insistir, corrigiu rapidamente o que havia publicado. E isto por duas vezes.

Estas qualidades são admiráveis num ser humano: Compreensão, delicadeza, atenção e humildade. GENEROSIDADE. Percebi todas estas qualidades em Susan, e agora, além de lhe ser agradecida por ter publicado em seu blog um post sobre Flavia, o que nos trouxe muitas visitas, sou também uma admiradora de Susan. Aprende-se muito com estes exemplos.

Quero aproveitar para agradecer também à minha amiga Hilda, do blog Casa da Sogra que também tem se empenhado muito em divulgar o blog de Flavia, e foi quem me apresentou à Susan.

Acho importante demonstrar gratidão pelo bem que nos fazem, por isso, a todos vocês que têm me ajudado na divulgação da história de Flavia, onde além de mostrar minha indignação pela lentidão da justiça brasileira em condenar os culpados pelo acidente ocorrido com minha filha, tento chamar a atenção para o real perigo dos ralos de piscinas, o meu MUITO OBRIGADA.

Fiquem com meu carinho.

10 comentários

Anônimo disse...

Tem razão Odele, a vida é a melhor universidade que frequentamos e em cursos, que não se findam, sempre existem atrualiuzações para tudo que já aprendemos.

Odele, vamos continuar divulgando o blog da Flávia, na Net onde envio o link para o site aos meus amigos e peço que façam o mesmo, e também nos contatos do mundo real.

Beijocas

C Valente disse...

Neste mundo ainda há pessoas boas, sensiveis e rectas a Susana é um exemplo de como os povos e as pessoas podem ser unidas
Um bem haja a susana e para você e Flávia um beijo
Saudações amigas

Maria Clarinda disse...

E que bom termos acesso a esses Seres admiráveis como foi a Susana.
Tu também o és...lutando da maneira que o fazes, és um exemplo que não me canso de referir.
O meu beijo especial na Flávia, uma festa em seu rosto levando o meu calor.
Para ti a Ternura e o Carinho de sempre

Sandokan disse...

Os sentimentos não são meras emoções que nos acontecem, mas sim reações que decidimos ter.
Foi o que senti, quando a Vera Carvalho me informou deste blogue. Confesso que me sinto pequenino e venho aqui para dar o meu amor, a minha solidariedade. Contem comigo!

Anônimo disse...

Querida Odele,

Como é bom ver pessoas que têm gentileza e doam um pouquinho do seu tempo para o próximo, isso é um exemplo! Mas vc tbém deu um exemplo...o da gratidão!

E vms continuar divulgando, como disse a Hilda, não só na net mais aos amigos fora da rede.

Beijos carinhosos à vc e à Flavinha.

Val

Anônimo disse...

Olá
semana passada encontrei o seu blog, e desde então sempre passo aqui para lê-lo, ele me ensina muitas coisas, por isso o indiquei para os "blog 5 estrelas", vc pode passar o meu blog para entender melhor o que é, e se gostaria de participar.
beijo

Anônimo disse...

Odele,

espero que o pouco que eu faço consiga te trazer alguma paz e algum benefício real para Flavia. Conte comigo.
Beijos,
Susan

Anônimo disse...

A amizade é desinteressada.Não é todos os dias que vemos ações destas!

BONITO

Saudações solidárias

Vitória disse...

Odele minha querida, na realidade fica difícil encontrar meios ou palavras p/consolar uma mãe ou uma família em circunstâncias como essa.
Mas de qualquer maneira quero expressar-lhe a minha solidariedade.E se precisar de mim, do meu ombro amigo, estarei pronta a fazer o puder p/ lhe ajudar.Que Deus sempre esteja enxugando suas lágrimas.Beijos na Flávia.Susan realmente é mulher especial!

Anônimo disse...

esperO qui um dia a flavia possa
sair da coma. =/

Related Posts with Thumbnails