Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

ALÉM DOS OUTROS, O DANO ESTÉTICO

- 26 de agosto de 2007
Voltando ao caso de Flavia.
Ano de 1999 – Meses de Outubro a Dezembro.

Tendo se passado quase dois anos do acidente, a hipertonia, que como já expliquei em posts anteriores é uma hiper atividade do tônus, devido ao dano cerebral sofrido por Flavia, foi lhe entortando a coluna. Já não se conseguia mantê-la sentada, mesmo apoiada em sua cama hospitalar e calçando seu corpo com travesseiros e almofadas. Flavia havia adquirido uma escoliose, que dia a dia transformava seu corpinho antes perfeito, em algo que se assemelhava a um arco.

Após consultar a fisiatra Dra.Cristiane Camargo, e por indicação dela Flavia ter sido avaliada pelo ortopedista Dr.Djalma Pereira Mota, tive que me render à difícil decisão de operar Flavia. Uma haste de metal seria introduzida em sua coluna, de forma a desentortá-la e com o objetivo de conter o avanço da deformidade. E assim, no dia 13 de Dezembro de 1999, na AACD de São Paulo, Flavia foi operada da coluna. Ficou seis horas na mesa de cirurgia. Do lado de fora, enfrentando medo e angústia eu e Fernando aguardávamos, um abraçado ao outro, torcendo e rezando por nossa Princesa, que mais uma vez, provando ser uma menina forte e valente, sobreviveu a mais esse sofrimento. Após dois dias na UTI, Flavia foi encaminhada ao quarto e após uma semana voltou a ser cuidada em casa pelo Home Care.

A cirurgia de coluna, embora seja um procedimento cirúrgico de alto risco e profundamente invasivo, é um recurso interessante para conter a escoliose que normalmente atinge as pessoas que sofrem danos cerebrais. A escoliose, além de causar deformidade entortando a coluna da pessoa, se não for contida a tempo, pode pouco a pouco comprimir órgãos vitais e levar a pessoa a óbito, em condições de grande sofrimento. No caso de Flavia, essa cirurgia significou melhoria de sua qualidade de vida. Óbvio, esta é uma decisão muito pessoal e se tomada, a cirurgia de coluna para correção da escoliose, só deverá ser feita por médico especialista e de total confiança da pessoa ou da família.

Por conta da cirurgia na coluna, Flavia ficou com uma cicatriz de 70 cm nas costas. Esta marca em seu corpo, assim como outras como por exemplo a gastrostomia, um orifício em seu estômago para que ela possa ser alimentada, e deformidades nas mãos e pés causadas pela rigidez nos músculos, é o que se chama de DANO ESTÉTICO. No processo que há tantos anos corre na justiça paulista, além da indenização por danos físicos e moral, também peço indenização para Flavia pelo dano estético que o acidente lhe causou. No entanto, como já venho relatando aqui, apesar de todas as provas apresentadas mostrando irregularidades no ralo da piscina que sugou os cabelos de Flavia, causando este grave acidente, até hoje, A INDENIZAÇÃO PLEITEADA NÃO LHE FOI CONCEDIDA.

13 comentários

Anônimo disse...

Queria apenas dizer que vc é uma vencedora, parabéns por lutar pela Flávia, Deus tem algum propósito na vida de vcs, de alguma forma este sofrimento vai se transformar, e se Deus quiser a Flávia vai melhorar.

Beijos

Maria Clarinda disse...

Continua com essa FORÇA enorme, e dá sempre meu carinho a Flávia.
Jinhos.

Anônimo disse...

Odele,

Cada vez que leio os posts nos quais vc conta toda história, dói, tamanha indignação por tudo que houve e por essa justiça inerte que nem sei pq tem o nome de "Justiça".

Grande beijo na Flavinha e para vc, fiquem com Deus!
Val

C Valente disse...

Saudações com um beijos
aí para casa

Jorge P. Guedes disse...

Mais um relato doloroso para vós e diro para quem lê.

Há que continuar, sempre! Não há indemnização que chegue, mas um proincípio de elementar justiça reclama a sua atribuição.

Um beijinho para as duas.

(Meu voto, é só um modesto contributo para a vossa justa luta)

Unknown disse...

Querida Odele, no regresso das férias vim-te deixar um beijo grande!

Espero que estejas bem!

Um Poema disse...

JUSTIÇA?...
E isso é o quê, além dum mito?...

Um beijo para a Flávia.

Um abraço

Menina Marota disse...

Odele minha querida MÃE CORAGEM, ler-te é saber como o teu coração de Mãe é enorme e como pequenina é a Justiça dos "homens"...

Vim deixar-te um GRANDE ABRAÇO de admiração e carinho e que continues a tua luta pela Flavinha.

Beijos carinhosos a ambas.

Anônimo disse...

É muito difícil fazer um comentário sobre um acontecimento tão dramático, tão profundamente doloroso.
Que Deus dê aos pais de Flávia muita Força, muita iluminação, que Deus guie seus caminhos para a vitória de Flávia e de todos.

Flávia é uma doce menina que se tornou a razão de vida de seus pais.
Flávia possue um infinito Amor, que une pessoas diferentes e distantes, em prol de uma causa.
Flávia é capaz de mover montanhas, mesmo adormecida.
Flávia tem uma Força divina, de manter-se viva, em condições de quase impossibilidade.
Flávia é um anjo que Deus escolheu, pra levar esta palavra muda, mas grandiosa com o poder de ecoar ao mais distante lugar.
Flávia é vida, é amor, é paixão, é pureza d'alma, é um ser que hoje dorme cercada de carinho, de esperança de um dia vê-la acordar, de tê-la novamente com alegria ao lado de quem a ama.
Pra Deus nada é impossível, manter a fé e acreditar que poderão ver Flávia superar cada barreira desta vida.
O amor de Deus, o amor dos pais, o amor dos amigos e parentes, o amor de quem torce por ela é muito importante para a vida de Flávia.
Acreditem sempre!
Com esperança e muito carinho,
beijos da Cássia

Anônimo disse...

Odele,
A beleza angelical da Flavia oculta qualquer dano estético.
Beijos para Flavia e para você.
Geny.

Águas da Vida News disse...

Passadinha para ti deixar meu carinho e desejar um feliz final de semana.
Big Kiss

Anônimo disse...

Odele, ao ler este seu texto,fico com uma dor enorme. Uma revolta pelo que o mundo reserva a quem nada fez de mal. Por outro lado me dá a alegria de conhecer uma Mãe excepcional.

Desejo-vos carinhosa e sentidamente forças para prosseguir esta viagem no combóio da vida.

bjs

Unknown disse...

Odele...sei de casos que se assemelham ao de sua filha e gostaria de ajudar. Há a prática de uma arte japonesa chamada Mahikari que poderá ajudar você e sua filha. Procure a da sua cidade.Tenho certeza que irá gostar.
Até mais..Fiquem com Deus
Juliana

Related Posts with Thumbnails