Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

VOLTANDO PARA CASA!!

- 8 de maio de 2007

A foto que ilustra este post foi extraida do blog Art&Design, de Isabel Filipe.

Isabel, coloquei tua arte neste post, para simbolicamente representar as flores que enfeitaram o quarto de Flavia no dia em que ela voltou para casa, após longos oito meses no hospital.

24 de Agosto de 1998. Finalmente Flavia sai do hospital. Dr.Fernando deixou claro que ela só poderia ir para casa se fosse cuidada pelo sistema Home Care.(*) com toda a estrutura que o estado dela exigia: Enfermagem 24 horas, Equipe médica multidisciplinar, Fisioterapia, Fonoaudiologia e entre outras coisas, era preciso ter no quarto dela cama hospitalar, inalador, cilindros de oxigênio, oxímetro, cadeira especial para o banho, suporte para soro e dieta enteral, etc.

A certeza de ter Flavia novamente em casa depois de tanto tempo, me fez sentir de certa forma aliviada. Sentia-me também um pouco nervosa, com um misto de medo e alegria, ansiedade e euforia. Meu Deus, e se eu não conseguisse cuidar dela mesmo com todo esse aparato dentro de nossa casa? Procurei  me acalmar.

(*) Home Care: Significa Cuidados em Casa ou Internação Domiciliar – O paciente recebe em sua residência, serviços médicos e de enfermagem. Dependendo da gravidade do caso, o paciente pode ser atendido por equipe multidisciplinar 24h. (Foi o caso de Flavia) É uma alternativa à internação hospitalar, com a vantagem de que em casa, o risco de se contrair infecções é muito menor, uma vez que se está fora do ambiente hospitalar. Além disso, a proximidade com a família e o ambiente doméstico reduzem o estresse emocional.

A assistência médica pelo sistema Home Care tem um custo bastante alto, mas ainda inferior ao custo de uma longa permanência no hospital, e talvez por isso o Home Care tem cobertura por muitos planos de saúde no Brasil. Não fosse isso, dificilmente alguém teria condições financeiras de pagar por esse serviço.

26 comentários

Águas da Vida News disse...

E todos esses cuidados requer despesas que imagino que vc deve estar tendo, alem do fator emocional que vc deve enfrentar tem o fator financeiro, por esse motivo o governo deveria olhar com maior carinho para o seu problema.
Rezando que tudo si resolva da melhor maneira possivel ti deixo aqui meu carinho.
Big Kiss

Isabel Filipe disse...

Querida Odele,

Fiquei deveras comovida por teres escolhido para este Post - que representa uma fase tão importante nas vossas vidas - um trabalho meu.
MUITO OBRIGADA.

Beijinhos

P.S.: Esse seviço aí chamado Home Care é coisa que não existe em Portugal ... pelo menhos eu não tenho conhecimento que algum seguro faça tudo isso que Odele diz: transformar uma casa particular num hospital ... só mesmo para quem tiver muito dinheiro

Beezzblogger disse...

Olá, passei aqui para deixar um beijão para a Flávia, e para si também.

O Home Care, é coisa enexistente aqui em portugal, como diz a Isabel, se existe, é carissímo, e o seguro não cobre, oxalá a Flávia sinta todo o seu amor, e todo o seu empenho, de certeza que ela estará muito feliz.

Beijos do beezz

Águas da Vida News disse...

Querida Odele o post de hoje no Aguas da Vida sobre a Flavia ja foi publicado.
Uma excelente quarta-feira para ti.
Big Kiss

Anônimo disse...

Desejo que tudo corra pelo melhor...com o home care.

Para si Odele e para a Flavia um beijinho de carinho e muita esperança do vosso

Mário

Anônimo disse...

Cheguei aqui através do Águas da Vida.
Que Deus tenha comapaixão da sua filha e dê força a você e a todos envolvidos nesta questão.Um sofrimento que só mesmo a fé em Deus pode deixar a caminhada melhor.
A empresa continua funcionando?

Anônimo disse...

Oi Odele, tudo bem?? Nossa quanta gente que comenta aqui todo dia... Isso é maravilhoso, né?! Puxa, fiquei muito feliz com seu recadinho no meu fotolog, estou muito em falta com você, eu sei, me desculpe, essa vida de tentar ser alguém na área da veterinária está me deixando maluquinha, mas sei que vai dar tudo certo... Pelo menos estou batalhando para isso!!! Pode deixar, vou conversar com o Con e nós vamos sim te visitar!!! Estou com saudades, muitos beijos cheios de carinho!!!

Águas da Vida News disse...

Passadinha para ti desejar uma explendida quinta-feira.
Big Kiss

Chawca disse...

Com certezad eve ter sidfo um dia muito especial pra vc, apesar dos medos...

Um beijo para vcs duas

leituras disse...

Aproxima-se a data em que aí se comemora o Dia da Mãe.
Se as mães, todas as mães, merecem ser homenageadas neste dia, tu Mãe da Flávia, mereces particularmente essa homenagem.

Boa semana

Águas da Vida News disse...

Passadinha para ti desejar uma excelente sexta-feira.
Big kiss

Isabel Filipe disse...

um bom fim de semana para ti Odele ... e um excelente dia da mãe neste domingo que se aproxima ...

beijinho cheio de ternura na Flávia e outro para ti

Um Poema disse...

É absolutamente espantosa a ligeireza de comportamento de algumas pessoas. O que será que pensa uma criatura que está mais interessada em exibir-se (como mercadoria em montra) do que em concentrar-se no auxílio que era suposto ser o seu primeiro objectivo?

Um bom fim de semana para ti, Odele. Um "Dia da Mãe" com muita paz e alegria.
Beijinho para a Flávia.

Um abraço

Odele Souza disse...

Isabel,
Eu é que agradeço por você ter me autorizado a usar sua arte no blog de Flavia.

Quanto ao Home Care, no Brasil isto é possível sim, pois muitos Planos de Saúde permitem que seus usuários se utilizem do Home Care, desde claro que haja uma justificativa e uma solicitação médica para tal.

Odele Souza disse...

Aguas da Vida,
Obrigada por sua solidariedade.

Odele Souza disse...

Beezz,
Veja a resposta que dei à Isabel. No Brasil, o Home Care beneficia muitas pessoas, inclusive pessoas muito simples, desde que trabalhem em uma empresa cujo Plano de Saúde permita o uso desse serviço. Muitos Planos de Saúde por aqui autorizam o uso do Home Care, desde que seja uma solicitação médica.

Odele Souza disse...

Blogue da magui:
Sim, a empresa continua funcionando.

Odele Souza disse...

Isabel,
Obrigada pelos cumprimentos pelo dia das Mães. Escrevi um texto para a minha mãe no meu blogue Oficina de Palavras. Um beijo.

Odele Souza disse...

leituras.
Obrigada. Escrevi um texto para minha mãe em meu blog Oficina de Palavras. Dê-me o prazer de sua visita.Um abraço.

Odele Souza disse...

um poema:
Também me faço a mesma pergunta.
Penso que são pessoas exibicionistas, com necessidade de chamar a atenção para si, não importa em que circunstâncias...

Odele Souza disse...

Aguas da Vida.
Sua análise está correta. Ao desgaste emocional somam-se os problemas financeiros que certamente surgem em situações como esta.

Odele Souza disse...

Chawca,
Foi sim, foi um dia muito especial. O prazer de ter minha filha novamente em casa foi maior que o medo de cuidar dela numa situação tão nova e delicada...

Luci Lacey disse...

Odele

Boa noite

Vim deixar meu beijinho a vc e Flavia, neste dia especial.

Vc e uma guerreira e Deus esta do seu lado.

Tem uma frase que ouvia de minha mae quando era pequena:

"Deus andava muito atarefado e comprometido com muitas coisas, e precisa de alguem que desse continuidade a sua obra, com fidelidade e despreendimento, entao ... ele criou as maes"

Tenha um bom Domingo e estejam sempre com Deus.

Odele Souza disse...

Luci,

Obrigada. Feliz Dia das Mães para você também. Um beijo.

Anônimo disse...

Querida, um Feliz dia das Mães pra vc!!! Saudades... Mtos bjosss!!!

Um Poema disse...

Que o teu "Dia da Mãe" tenha sido vivido em paz, na certeza do carinho dos teus filhos.

Um abraço

Related Posts with Thumbnails