Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

LEI FEDERAL para Segurança em Piscinas - Estamos trabalhando!

- 22 de março de 2011
Da esq. para a direita: Kaumer Rodrigues, Jim Paterson, Augusto Cesar, David Calabria, Lawrence Doherty e eu.

Ontem 21 de março, estive no Hotel Maksoud Plaza em São Paulo, em reunião por 4 horas com os seguintes executivos:

- Lawrence Doherty, Diretor Internacional da empresa norte americana Stingl Products, fabricante de um dispositivo de segurança para prevenir acidentes de sucção nos ralos de piscinas. O Safety Vacuum Release, em português, Sistema de Segurança de Liberação de Vácuo (SSLV). O SSLV é um produto obrigatório nos EUA pela Lei Americana Virginia Graeme Baker.

Safety Vacuum Release (SSLV)

- David Calabria e Jim Paterson, executivos da empresa Australiana D&D Technologies que é uma fabricante de dobradiças e fechaduras (trincos) de segurança para portões. Estes dispositivos fecham automaticamente os portões de entrada das piscinas, impedindo que crianças pequenas tenham acesso a elas. A Stingl Products é representante dos produtos de segurança para piscinas da D&D para a América Latina e colabora a nível mundial para promover as camadas de proteção na prevenção de afogamentos em geral.


Os executivos estrangeiros nos explicando o funcionamento da trava e dobradiça para portões de piscinas.
Trava e dobradiças D&D instalados. Crianças menores protegidas.

Todos os produtos de segurança em piscinas fabricados e representados pela empresa Stingl Produtos e que formam as camadas de proteção para as piscinas, são obrigatórios nas leis de segurança nas piscinas nos EUA e Colômbia.

À esta reunião, também compareceram:

Augusto Cesar de Araujo, Diretor da empresa Sodramar, Kaumer Rodrigues, Superintende da ANAPP, Nilson Maierá, autor do livro Piscina Litro a Litro, palestrante e proprietário da Academia de Natação Raia4 em São Paulo.

O objetivo desta reunião foi além de conhecer os produtos da Stingl e D&D, saber como atuam estas empresas no mercado, e assim termos mais elementos para  elaborarmos um texto para o Projeto de Lei que possa se tornar na tão necessária Lei Federal para Segurança nas Piscinas do nosso país.

Hoje no Brasil, começam a surgir leis estaduais para segurança em piscinas, por exemplo, em Santo André no estado de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro... porém essas leis além de não beneficiar todo o país, ao serem redigidas, não tiveram – como seria indispensável, a assessoria técnica de especialistas em segurança em piscinas, por isso, essas leis  são frouxas, fracas, incompletas. Algumas nem mesmo mencionam a sucção dos ralos, que conforme venho documentando  neste blog, a sucção de cabelos (como no caso de Flavia) e partes do corpo de pessoas, principalmente de crianças, têm sido a causa determinante de muitos acidentes com ralos de piscinas ocorridos no Brasil. (e no mundo)

Sai da reunião com o compromisso de redigir um draft para a nossa Lei Federal de Segurança em Piscinas, onde terão que ser considerados pontos importantes da lei Americana, da lei Colombiana e da lei Francesa. Tão logo meu draft esteja pronto, será submetido à  apreciação dos especialistas em segurança em piscinas aqui mencionados, até que tenhamos um texto adequado  à realidade brasileira, e possamos colocar esse texto nas mãos de um político da esfera federal, para que este apresente o projeto de lei (estaremos atentos e fazendo follow up) que possa vir a se tornar uma Lei Federal para Segurança nas Piscinas, que enfoque TODOS os aspectos que fazem com que hoje MUITAS piscinas do Brasil, sejam verdadeiras armadilhas silenciosas e tantas vítimas graves e fatais têm causado.

Vamos em frente!

Um abraço a todos, a até o próximo post.

10 comentários

Fátima Garcia disse...

olá Odele
admiro sua luta na cobrança de direitos que são inerentes à pessoa, mas ninguém cumpre, e só vêm à tona quando acontecem infortúnios como o que ocorreu com sua amada filha, vitima inocente do descaso e da irresponsabilidade.
Justiça para Flavinha
Luz p/o seu coração

Fatyly disse...

Os objectivos são atingidos...passo a passo ...e aqui deste/deram mais um passo que a meu ver é gigante e só posso ficar feliz, muito felizpor ires alcançando aquilo por que tanto lutas.

Parabéns meu doce e toca de trabalhar, para que saia esse texto e pôr à prova dos políticos que comandam essa nave maravilhosa:BRASIL se de facto se empenham por algo que proteja as vossas crianças...e as de todo o mundo.

Beijos e muita força e em Flavia aquele abraço de sempre e para sempre.

Unknown disse...

Odele, gostei muito de sua iniciativa de propor uma lei. Lembrando a lei de Ficha Limpa, nós podemos sim propor leis que cheguem no congresso nacional e se tornem uma lei. Da mesma forma que eu fui um incansável divulgador daquela lei, pode contar com o meu apoio para chegar às tais 1 milhão de assinaturas para protocolar a lei no congresso nacional. Avante batalhadora.

Rebeca Coimbra disse...

Odele tú és incansável,forte e admirável..esta salvando vidas..evitando q maes e crianças sofram.Te admiro mto!!bjs

Paul Law disse...

Fico muito feliz de conferir resultados, Odele. Sabia que eles viriam.

Que esta lei federal possa trazer segurança à nossas crianças. Parabéns por se preocupar com outras crianças.

Um abraço a você e a Flavia

peciscas disse...

Bem importante essa reunião em que participaste. Com efeito, é sempre bom trocar conhecimentos e experiências, sobretudo quando se podem reunir pessoas qualificadas numa determinada área.
No caso da segurança em piscinas, aqui bem se demonstra que, em alguns países, já se está a acordar para a necessidade de se investir na pesquiza e construção de novos equipamentos que previnam a ocorrência de lamentáveis acidentes.
E também aqui se vê que já há leis bem importantes, que tornam obrigatória a utilização dees tipo de dispositivos protectores.
E, mais uma vez, tu estás presente, a actuar. Tentando que, acumulando ezperiências e conhecimentos, se possa criar no teu país (e em outros, obviamente) uma lei, mais vasta e abrangente, que contribua para uma maior segurança nas piscinas. Bem sabendo que, infelizmente, essa lei já não vai valer para a Flavia, tu estás na primeira linha de um serviço público que, é, no fundo, também uma homenagem à tua filha.
Vamoa, pois, em frente|

Vivian disse...

...tenho um profundo respeito
e enorme admiração pela tua
força e garra, cobrando,
exigindo e buscando soluções
sérias para que outros pais,
outras mães não tenham que
passar pela tua dolorosa
experiência.

bj, querida!

BF disse...

´Há quase um ano que não vos visitava, estive ausente de mim. Voltei e vejo que a Odele continua sem baixar os braços. Força para continuar.
Um beijo
BF

Gloria Perez disse...

Odele, vc viu mais esse caso de acidente em piscina???
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/03/policia-indicia-seis-pessoas-pela-morte-de-crianca-em-clube-em-sp.html

Anônimo disse...

Oi minha querida Odele! Estive sumida uns tempos por motivos de saúde, e quando volto, só boas notícias né minha guerreira?! Tá vendo Odele, a sua luta não é em vão, nunca será em vão, prossiga sempre minha querida, não retroceda nunca! Vc já é uma vencedora! Beijos carinhosos, e um cheiro bem gostoso na linda Flávia, fiquem com Deus! Tatiani/RJ

Related Posts with Thumbnails