Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Verão, calor, cuidado com a sucção dos ralos de piscinas

- 15 de janeiro de 2026

 Tampa anti aprisionamento que evita a sucção dos ralos de piscinas.


 A sucção com ralos de piscinas continua fazendo vítimas graves e/ou fatais em várias partes do Brasil.

Já na primeira quinzena de janeiro deste ano de 2026.


ADOLESCENTE DE 13 ANOS

"Continua em estado grave uma adolescente de 13 anos que teve o cabelo sugado pelo ralo de uma piscina em João Pessoa. O caso aconteceu no domingo (12), no bairro Valentina de Figueiredo.


A adolescente mergulhava em uma piscina quando teve o cabelo sugado por um ralo e se afogou. Ela foi socorrida e levada para o Hospital de Trauma de João Pessoa, onde permanece na UTI.

O tenente Coelho, do Corpo de Bombeiros da Paraíba, alertou, nesta quarta-feira (14), à TV Cabo Branco, sobre a importância de desligar esses ralos de sucção quando a piscina estiver sendo utilizada.

“Uma regra que favorece a prevenção é você desligar a recirculação, a filtragem, que o pessoal gosta de deixar ligada para que a piscina sempre fique limpinha e com o aspecto mais claro”.

O tenente destacou também a existência de ralos antissucção ou antiaprisionamento. “Ele é um pouco mais caro do que o tradicional, mas não causa o aprisionamento dos cabelos, principalmente em mulheres que têm cabelos maiores que os homens”.

Fonte: G1
----
OUTRO CASO, ANA CLARA, 11 ANOS

"Menina morre após ser sugada por ralo de piscina em Campinas (SP)

Criança ficou presa ao sistema de sucção da piscina enquanto a bomba estava ligada; caso acende alerta para riscos silenciosos em piscinas residenciais.
Uma brincadeira que durou segundos terminou em tragédia. A morte de Anna Clara, de 11 anos, após ser sugada pelo ralo de uma piscina na casa da avó, em Campinas, no interior de São Paulo, expõe um perigo muitas vezes ignorado por famílias e responsáveis.

Imagens de circuito interno mostram o momento em que a menina entra na piscina e é puxada com força pelo sistema de sucção. Pessoas circulam ao redor, mas não percebem o que está acontecendo. A amiga que estava com ela também não entende a gravidade da situação. Anna Clara só foi retirada da água cerca de 15 minutos depois.

Para especialistas, tragédias como essa não são fatalidades. São resultado da falta de protocolos básicos de segurança.

Fonte: SBTnews

-----

OUTRO CASO: GUILHERME, salva vidas do parque aquático Wet’n Wild

Salva-vidas morre após ser sugado por ralo em famoso parque de SP

Vítima foi identificada como Guilherme da Guerra Domingos; parque é localizado em Itupeva, no interior do estado

.... segundo o registro policial, Guilherme atuava em um dos brinquedos do parque, chamado Water Bomb, quando realizou um mergulho e acabou sendo sugado pelo ralo da atração, ficando preso. A vítima se afogou no local.

Fonte: CNN Brasil

Conclusão: Ninguém faz uso da Lei Federal para Segurança nas Piscinas. Lei 14.327/22 que obriga as piscinas a terem instalados os ralos anti succão.ou anti aprisionamento. Não existe fiscalização para que a lei seja de fato aplicada. Não existem, por parte das grandes mídias,  campanhas de conscientização para o perigo existente na sucção dos ralos de piscinas. 

A desinformação sobre a lei federal é tanta que algumas cidades chegam a publicar que  estão trabalhando em Lei para segurança nas piscinas. Bastaria aplicar a Lei Federal que já existe. Difícil continuar  a falar deste assunto sem ser repetitiva.

Meus sentimentos aos familiares das vítimas deste início de janeiro. Conheço de perto essa dor.


Nenhum comentário

Related Posts with Thumbnails