Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Segurança nas Piscinas - Câmara aprova projeto de Lei, 15 anos depois

- 28 de março de 2022

 PL 1162/2007 de autoria do Deputado Mario Heringer, (PDT - MG) foi APROVADO pela Câmara dos Deputados, na última terca-feira, 22 de março, 15 anos depois de sua apresentação em Brasília. Você leu certo, 15 anos depois. De lá pra cá, muitas crianças foram sugadas pela sucção dos ralos das piscinas. A maior parte, foi a óbito. Esses acidentes graves e fatais ocorreram e continuam a ocorrer por todo o Brasil.

No ano de 2011, eu e alguns empresários do setor de piscina, estivemos em Brasília, conversando com o então relator do projeto, Dep. Darcisio Perondi, que nos garantiu que ano seguinte o projeto seria aprovado. Perondi, eu e outros pais de vítimas até fomos entrevistados pela jornalista Sonia Bridi, no programa fantástico de janeiro de 2014. Veja aqui.

Em 2014, eu e os mesmos empresários estivemos reunidos no Rio de Janeiro para de novo tratar de segurança nas piscinas. Tem sido uma luta constante de algumas pessoas realmente interessadas em evitar que as piscinas, um lugar de lazer se transformem em armadilhas submersas, vitimando principalmente crianças. 

Além das pessoas das fotos, muitas outras também trabalharam no texto desse  projeto de Segurança nas Piscinas, por exemplo,  Lawrence Doherty, (citado nas fotos abaixo) Nilson Maiera, autor do Livro Piscina Litro a Litro  e Kaumer Rodrigues,  antes executivo da ANAPP , Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas e Executivo da Revista Piscinas e Afins. Infelizmente o senhor Kaumer já faleceu.  O meu respeito, gratidão e admiração por todos eles.

Vamos aguardar agora que o Presidente Jair Bolsonaro sancione a Lei que, se seguida à risca salvará muitas vidas e evitará tragédias como a que ocorreu com minha filha Flavia, em janeiro de 1998.

Ao final das fotos neste post, está o link para a leitura completa do texto sobre a aprovação do Projeto PL-1162/2007, publicado no site da Câmara dos Deputados.

Brasilia 2011 - Da esquerda para a direita: Lawrence Doherty - Perito americano em segurança de piscinas, Augusto Araújo, Diretor da empresa de Piscinas Sodramar, Dep.Darcisio Perondi, (à época, relator do projeto) Prof. Antonio Santos - Chefe do Depto. Piscina + Segura da Sobrasa, Odele Souza, (mãe de Flavia, em coma vigil há mais de 24 anos, depois de ter tido os cabelos sugados por um ralo de piscina, Frederico Borges (sentado, em frente a mim)- Chefe de Gabinete do Dep.Darcisio Perondi.

Brasilia 2011 - Deputado Darcisio Perondi, Odele Souza, Lawrence Doherty (já qualificados na foto acima)
Rio 2014 - David Szpilman - Diretor médico e fundados da Sobrasa,Sociedade Brasileira  de Salvamento Aquático, Augusto Araújo, Lawrence Doherty, Antonio Santos, Odele Souza, e Marcio Morato, Diretor da Sobrasa.

Rio 2014 - Marcio Morato, Augusto Araujo, David Szpilman, Antônio Santos, Lawrence Doherty e  Odele Souza

Câmara aprova mudanças do Senado a projeto sobre segurança em piscinas - Notícias - Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br)


Um abraço a todos.

Segurança nas Piscinas, esta é uma causa de todos nós.

Nenhum comentário

Related Posts with Thumbnails