Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Menino de 8 anos, tem braço sugado por ralo de piscina em Goiânia

- 1 de fevereiro de 2022

 

HUGOL - Hospital de Urgências Governador Otavio Lage de Siqueira

No Radison Hotel, em  Anápolis, a 60 km de Goiânia no  último dia 30.01, domingo à tarde, um garoto de 8 anos sofreu afogamento, porque teve o braço sugado pelo ralo da piscina onde brincava. Foi retirado da água e levado ao UPA  - Unidade de Pronto Atendimento pediátrica do município, mas devido a gravidade do caso, a criança foi transferida para   Hospital  mostrado na foto deste post, onde ficou internado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o menino, ao ser retirado da água,  apresentava cianose (pele azulada) no antebraço e algumas escoriações, devido à força que fizeram para soltá-lo da sucção. Até a leitura do artigo divulgando este acidente, não se tinha notícia do estado atual da criança.

Causa-me perplexidade o fato de tantos anos depois - 24 anos - do acidente causado pela sucção de um ralo de piscina que deixou Flavia vivendo em estado mínimo de consciência, que a sucção dos ralos de piscinas, sigam afogando crianças, sendo que a imensa maioria, morre em decorrência desse afogamento.

Causa-me perplexidade, que assunto de tamanho interesse público, a mortalidade de crianças pela sucção dos ralos de piscinas, não desperte nas autoridades, a vontade de prevenir ou evitar esse tipo de acidente. Fossem as piscinas obrigadas a seguir a norma 10.339-2018 da ABNT  - Associação Brasileira de Normas Técnicas -  não teríamos esse alarmante numero de acidentes graves e/ou fatais, causados pela sucção dos ralos das piscinas. São acidentes que poderiam ter sido evitados. Para resolver essa questão, falta boa vontade, falta atitude. Os acidentes com ralos de piscinas são tragédias anunciadas.

Para quem quiser ler a matéria completa,  o link é . Este

Bom mês de fevereiro para todos nós.


Nenhum comentário

Related Posts with Thumbnails