Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Segurança nas piscinas, uma boa noticia: Norma 10339 atualizada pela ABNT

- 20 de setembro de 2018
Flavia, no jardim do prédio onde atualmente moramos.

Há 20 anos, um acidente ocorrido numa piscina que funcionava sem os devidos dispositivos de segurança, tirou de forma irreversível, a consciência (minha filha vive em coma vigil) e os movimentos de Flavia. Eu desejo, do fundo de meu coração, que nenhuma outra criança tenha seus sonhos desfeitos e sua vida interrompida porque apenas nadava numa piscina.

O acidente com Flavia ocorreu em 1998. de lá pra cá, inúmeros acidentes causados nas piscinas do Brasil têm levado à morte crianças de diferentes faixas etárias. Desde bebês até crianças de 10 anos ou até mais. A causa desses acidentes tem sido principalmente a falta de segurança que acabam tornando as piscinas  do Brasil,  verdadeiras  armadilhas submersas.

Uma boa notícia:

No dia 19 deste mês de Setembro, a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, publicou a atualização da norma 10339-2018 que versa sobre SEGURANÇA NAS PISCINAS. As normas mencionam  o que deve ser feito para tornar a piscina segura, como por exemplo ter instalados portões auto-travantes e tampas anti aprisionamento que vão evitar a queda de crianças pequenas e aprisionamento das crianças maiores.

A atualização da norma 10339 da ABNT , significa  um avanço importante na busca de segurança nas piscinas do Brasil. É mais um apoio aos familiares na hora de cobrar  dos administradores e proprietários de piscinas, a devida segurança nas piscinas onde brincam suas crianças.

Na dúvida, consulte o site da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas:

Não nos esqueçamos de que segurança nas piscinas é uma causa de todos nós.

Um abraço a todos.
--------------------------------------------

Norma Técnica
Código
ABNT NBR 10339:2018  
Data de Publicação :19/09/2018
Título :Piscina — Projeto, execução e manutenção
Título Idioma Sec. :Swimming pool — Design, implementation and maintenance
Nota de Título :Esta Norma necessita impressão colorida.
Comitê :ABNT/CEE-215 Piscinas
Páginas :45
Status :Em Vigor  
Idioma :Português
Organismo :ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas

Objetivo :Esta Norma estabelece os requisitos e parâmetros para projeto, construção, instalação e segurança no uso e operação aplicáveis a todos os tipos de piscinas.

Nenhum comentário

Related Posts with Thumbnails