Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Flavia, mais um aniversário sem ver proteção nas piscinas do Brasil

- 16 de dezembro de 2015
Fotos de algumas das crianças vítimas da sucçao dos ralos de piscinas
As fotos começam a ser repetidas aqui, mas a negligência com esse tipo de acidente também é.

Hoje é aniversário de Flavia, 28 anos, 18 dos quais vivendo em coma, desde que em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, minha filha teve os cabelos sugados por um ralo de piscina que funcionava fora dos padrões de segurança.

Vivendo à margem da vida. 18 anos em que minha filha vive sim, à margem da vida devido a um acidente que poderia ter sido evitado. Por falta de segurança na piscina onde nadava, Flavia perdeu parte da infância, toda a adolescência e está perdendo sua juventude. Flavia não pode continuar seus estudos, não teve festas de 15 anos, não foi às festas, não namorou, não se casou e nunca vai me dar netos. Flavia vive em coma.

Ao escrever e dar entrevistas sobre os acidentes causados pela sucção dos ralos de piscinas, minha ideia era alertar as pessoas e conscientizar as autoridades de que ralos de piscinas podem matar ou deixar uma pessoa em coma, e em assim sendo, urgente se faz termos uma Lei Federal para Segurança nas Piscinas. Uma Lei que obrigue proprietários e administradores de piscinas a terem instalados dispositivos de segurança que evitam a sucção dos ralos.

O texto, o conteúdo da Lei foi entregue pronto em Brasília, mas apesar de o Projeto da Lei Federal para Segurança nas Piscinas ter passado por três importantes comissões, o Projeto continua PARADO lá em Brasília, por falta de interesse público. Há sempre uma desculpa, o carnaval, a copa, as eleições, o final do ano, o recesso dos parlamentares.... E a Lei não sai do papel. E enquanto isso crianças continuam a morrer em piscinas sem segurança.

Sinto uma imensa frustração por ver que mesmo depois de tanta luta, o gravíssimo acidente ocorrido com minha filha e o longo e irreversível estado de coma de Flavia não serviu para sensibilizar os políticos da necessidade de uma Lei que possa evitar que outras crianças morram ou venham a ter o destino de Flavia.

Por tudo isso não há o que comemorar hoje, apenas lamentar. Por Flavia e por tantas outras crianças que perderam a vida em mergulhos sem volta.

9 comentários

Unknown disse...

Odele, a sua luta nunca será em vão, mesmo com o descaso político ( que já era de se esperar ), repito, nunca será em vão. Mãe Guerreira, pessoa exemplar, amiga querida, tudo o que há de melhor para você hoje e sempre. Parabéns pelo seu aniversário.
Flávia, parabéns. Desejo que o Papai do Céu continue te iluminando como sempre fez. Energias de amor! Bjs

Unknown disse...

Odele, a sua luta nunca será em vão, mesmo com o descaso político ( que já era de se esperar ), repito, nunca será em vão. Mãe Guerreira, pessoa exemplar, amiga querida, tudo o que há de melhor para você hoje e sempre. Parabéns pelo seu aniversário.
Flávia, parabéns. Desejo que o Papai do Céu continue te iluminando como sempre fez. Energias de amor! Bjs

Anônimo disse...

Força, fica em paz <3

peciscas disse...

É bem verdade tudo o que aqui dizes neste dia que deveria ser de festa e de alegria.
Mas se os decisores políticos tivessem um pingo de sensibilidade poderiam assinalar esta data promulgando a Lei que não devolvendo o sorriso e os sonhos da Flavia, poderiam, no mínimo, evitar muitas das tragédias que continuam a ocorrer em piscinas.Uma lei datada de 16 de Dezembro poderia ser uma homenagem, pequena mas simbólica, ao sacrifício da nossa Princesa.

Branca disse...

Um beijo grande para as duas. Estou sempre por aqui.
Branca

Fatyly disse...

O que te dizer amiga de coração, perante este teu enorme cansaço? Não me esqueci do aniversário de Flavia e o teu, jamais esquecerei e enviei-te um mail e de mão dada contigo digo-te baixinho: levanta-te, anda, continua e força, porque pego um pouco na tua mochila da vida para que sintas que não estás só.

Um enorme abraço para ti e mil em Flavia...de sempre e para sempre

Jalul disse...

Uma coisa é certa, Odele: Você fez a sua parte!

Anônimo disse...

Odele, sua luta será recompensada.
Estava pesquisando um pouco sobre dispositivos de proteção ante sucção para piscinas e cheguei até seu blog. Estou pensado em iniciar o desenvolvimento de um quadro elétrico para comando de bombas de piscinas que já vem com o dispositivo eletrônico de proteção ante sucção de fábrica. Somos um indústria de quadros de comando em Belo Horizonte.

Francisco Belato disse...

Odele. Que Deus continue lhe dando forças nessa missão tão àrdua quanto especial.

Related Posts with Thumbnails