Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

A importância da Fisioterapia em pessoas acamadas

- 12 de setembro de 2015
Flavia em sua sessão diária de Fisioterapia

Um dos motivos de Flavia estar bem (sempre dentro do possível, claro) é que desde o acidente que lhe deixou em coma, ocorrido há quase 18 anos, ela faz fisioterapia diária. (menos aos domingos) Vejam como ela tem um bom alongamento e assim é tanto nas pernas quanto nos braços. Flavia tem uma boa musculatura e isso se deve principalmente à fisioterapia.

Quando a pessoa perde a mobilidade e fica acamada, a fisioterapia é indispensável a fim de evitar que os membros fiquem rígidos e atrofiados. Mas é preciso cuidado com a escolha dos profissionais, é preciso ver se aquele profissional tem o perfil adequado para trabalhar com o seu ente querido. Fazer fisioterapia em um homem por exemplo, deve ser diferente dos movimentos feitos em mulheres que têm estrutura física mais delicada. Sempre que possível, fique por perto, observe o fisioterapeuta trabalhando, opine (você tem esse direito) e se necessário for, troque o profissional. Não basta cuidar, é preciso cuidar bem.

Se não temos o poder de trazer de volta a saúde perfeita de nosso ente querido, esse poder está em nossas mãos, quando se trata de lhe proporcionar a melhor qualidade de vida possível. Para isso, uma boa dose de amor é fundamental. Cuidar com amor, é bem diferente de apenas cuidar.

5 comentários

Fatyly disse...

Concordo inteiramente com o que dizes, mas infelizmente por cá ter um fisioterapeuta diário não é para a maioria dos portugueses com acamados a seu cargo, porque é caro demais e nem que toda a família se junte...não dá!

Em lares deveria haver esse cuidado já que são igualmente caros, mas ao invés, além da "dura" mensalidade, os medicamentos, fraldas, idas ao hospital e fisioterapia é pago à parte por serem despesas extras.

O Estado que deveria zelar pelos velhos e crianças...é o que se sabe, triste, muito triste e revoltante.

Beijos de sempre e para sempre e mil em Flavia

peciscas disse...

Mais um excelente texto que poderá ser particularmente útil para quem se defronta com situações de doentes acamados. Mas a frase decisiva é a que termina o post. Com efeito cuidar com amor é a atitude que faz toda a diferença.
E é bem evidente que a flexibilidade da Flavia patente nessa foto é ilustração inequívoca da forma competente e amorosa como ela tem sido cuidada ao longo dos quase 18 anos que leva de coma vigil. Dir-se-ia que parece um milagre mas sabemos que essa seria uma explicação simplista para uma algo que é, afinal, resultado de muito amor, muito empenho, muito trabalho.

SUELY disse...

Amigos de Portugal, aqui também tudo é muito caro e sacrificado para quem arca com as despesas. Odele é um exemplo de dedicaçao, administra cada detalhe do que é oferecido a Flavinha.. Eu sempre aprendo com vc, Odele.

Anônimo disse...

Boa tarde, amiga a alguns anos descobri seu blog, na epoca lembro ter chorado muito com sua dedicação, e amor por sua filha, lembro que na época, estava passando a novela com a Aline Moraes, que na epoca sofria um acidente e ficava em coma tbm, se nao me engano, voce é um exemplo, de mãe, e a cerca de uns 2 anos nao acompanhava mais sua dedicação a Flavia, parabéns pelo ser humano que voce é, e acritamos que a medicina um dia ira, tirar flavia desta situação, e voce sera recompensada por tamanho esforço e dedicação! Beijos Abraço, de uma grande admiradora!!

Silvia Helena Santos Chaves disse...

Lhe admiro muito, minha querida amiga Odele. Que o Pai Celestial lhe abençoe a vc e a Flávia e que ela possa voltar do coma. Tenho esperança que isso ocorra. 🙏🏻💕

Related Posts with Thumbnails