Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Dia das Mães, Maio de 2012 – Carta para minha filha em coma

- 13 de maio de 2012

 

Flavia,  de novo é dia das mães e de novo aqui estou  para retribuir a cartinha que todos os anos você me escrevia neste dia.  Recordar  de você e seu irmão me fazendo mimos no Dia das Mães  é sempre e para sempre  uma lembrança preciosa.

Na verdade querida,  não tenho muitas novidades para te contar já  que dia a dia  vou te  atualizando dos acontecimentos  deste mundo que ficou mais triste sem a sua alegria e mais   silencioso sem a sua voz.

A sua voz: “Mãe! olha o desenho que fiz do Fe!  Mãe! estou com saudades da vovó Julia! (eu também filha, eu também estou com saudades de minha mãe) Mãe! posso chamar a Marina pra brincar comigo?  Mãe! vou dançar aqui na sala! você pode ser minha plateia?  Mãe!!! eu te amo!"  

Filha, como sinto saudades de sua voz.

Neste Dia das Mães querida eu quero de novo te agradecer  por todas as coisas que você tem me ensinado nesses quase 15 anos de silêncio. E obrigada principalmente por  você me ensinar a ouvir o seu silêncio. Ah! E quanta coisa  bonita o seu silêncio me diz filha.

E olha aqui Flavia, lembra desta flor amarela que nosso amigo António, de Portugal, colheu do jardim dele e te enviou no início de março? Está enfeitando o teu post de hoje filha! Olha querida, não ficou bonito? Assim nós dividimos  a beleza de tua  flor  com os teus leitores e aproveitamos para desejar às todas as mães que tenham um ótimo dia  junto aos seus filhos.

A todos vocês que nos leem, um feliz Dia das Mães!

Com carinho, Odele e Flavia.

24 comentários

Anônimo disse...

Um carinhoso beijinho para ambas.

Força!!!

Fatyly disse...

...........silêncio........silêncio.............silêncio........e de mão dada contigo...silêncio.....silêncio e todos aprendemos a ouvir Flavia porque estamos contigo e com ela...nestes quase 15 anos!!!!

Um grande beijo MULHER, MÃE, AMIGA e outro na tua/nossa Flavia por este dia...por todos os dias!

Letargia disse...

Muito me emocionei lendo as historias deste blog.
A magia da internet nos faz conhecer tantas coisas, tantas pessoas que, de outra forma, nao teriamos como.
Engracado que de repente nos apegamos, nos afeicoamos, acompanhamos a vida de gente que, provavelmente, nunca vamos chegar a encontrar.
E aprendemos, crescemos sempre um pouco mais a cada dia.
Sinto a mais profunda admiracao por voce, Odele, pela garra que voce demonstra, por ser essa fortaleza cheia de ternura e amor.
Um Feliz Dia Das Maes para voce!
Sem duvida uma mulher que sabe como ser Mae com M maiusculo.

Anônimo disse...

Um grande beijinho a uma mãe coragem.
Um beijinho também para a Flávia.
Kao.

Unknown disse...

Hoje vim apenas deixar um beijo e todo o meu carinho a uma Mãe coragem, uma Mulher maravilhosa e um Ser Humano grandioso, um beijo para você Odele, que é o exemplo vivo do amor em toda a sua plenitude.

Beijo bem grande, minha amiga. Um para si e outro para a nossa Flávia.

Ana Martins

Anônimo disse...

Odele,
Que você possa passar muitos dias assim, tranquilos, com a natureza ao lado de vocês!! E o dia das mães? É todo o dia!! Então, aproveite todos os dias!!

peciscas disse...

Perante este texto tão belo como comovente, poucas palavras sobram.
Não te conhecesse há anos, não conhecesse a Flavia e bastaria este post de hoje para ficar preso a uma admiração em que se misturam sentimentos tão diversos e poderosos como o carinho, o respeito, a solidariedade.
Mesmo sem nunca ter ouvido a voz de sininho da Princesa, também eu tenho saudades da sua voz. Por isso, a cada passo converso com ela, mesmo à distância, usando os instrumentos que as tecnologias nos disponibilizam.
Ao englobares, neste Dia das Mães brasileiro que em Portugal foi antes e entre nós se chama apenas nos singular,todas as nossas mães, eu agradeço em nome dos mais belos olhos azuis que existiram no mundo e que eram os da Maria José, minha mais do que amada mãe, esta sentida homenagem.
E se pudesse eleger um símbolo deste dia simbólico, serias tu, Odele, a escolhida, mãe coragem exemplar e única.
Um muito obrigado também por teres ilustrado este belo post com uma modesta flor do meu singelo jardim, que em tempos colhi para transmitir à Flavia a grande ternura que ela sempre me desperta.

Anônimo disse...

Obrigada! Você e Flávia tem me ensinado a viver melhor. Parabéns pelo amor!

Ana Paula

Flavia Vieira disse...

Feliz Dias das Mães atrasado, e um beijo para minha xará Flavinha!
Você é uma pessoa muito forte e guerreira, me orgulho muito que ainda existem mulheres fortes como você D. Odele! Força!

Amiga disse...

Odele, conheci vc pessoalmente num encontro do DCPL. Vc é o verdadeiro exemplo do que é " amor de mãe "!!
Toda a minha admiração pela mãe fantástica que vc é!!
Bjs!

Lilian

Anônimo disse...

Odele,

Apesar de acompanhar o blog ha algum tempo é apenas a segunda vez que escrevo a você. Obrigada por esse Post, emocionante, carinhoso, delicado, sinto o amor entre vocês duas como se conhecesse pessoalmente.
Que seus dias sejam tranquilos e que Flávia continue a ensinar tantas coisas a você.
Tenho duas filhas, de dois e quatro anos e entendo bem esse amor incondicional.
Parabéns por sua coragem, parabéns por seguir em frente.
um beijo carinhoso.

Daniela

Paul Law disse...

Uma carta emocionante. Nos faz refletir sobre o sentimento maternal...

Abraço, Odele. Outro para Flavia.

Teresa Santos disse...

Odele,

Há já algum tempo que não comentava, se bem que nunca esqueça a "nossa" Flávia.
Não tenho a menor dúvida: os silêncios da Flávia são entendidos pela Mãe, se são...
Ainda que com algum atraso, quero deixar um grande, grande abraço para ambas.

Jack Machado da Silva de Aragão disse...

OI ODELE E FLÁVIA!
FAZ ALGUM TEMPO QUE VENHO ACOMPANHANDO VOCÊS MAS NUNCA ESCREVI UM RECADO, PENSO QUE UMA SUPER MÃE COMO TU, EM TODOS OS DIAS É DIA DAS MÃES E IMAGINO QUE A FLÁVIA TAMBÉM QUERIA QUE FOSSE ASSIM.
ADMIRO MUITO A TUA DETERMINAÇÃO EM DAR VOZ A FLÁVIA CONTANDO A SUA HISTÓRIA DESDE O DIA EM QUE ELA FOI "SUGADA" PELA PISCINA.
A FLÁVIA FALA ATRAVÉS DE TI.
DESEJO QUE VOCÊS TENHAM MUITA SAÚDE E FORÇAS PARA CONTINUAREM NA LUTA POR JUSTIÇA, SE PRECISAREM DE UMA AMIGA DE SANTA CATARINA É SÓ CHAMAR!
BJS

Anônimo disse...

FELIZ DIA DAS MÃES PARA VC QUE É UM EXEMPLO DE MÃE E QUE NUNCA DESISTIU DE SUA QUERIDA FILHA.PARABÉNS VC É UMA SUPER MÃE E DEUS SEMPRE ESTARÁ OLHADO POR VC POIS A FLAVIA PRESCISA MUITO DO SEU CARINHO E AMOR.

Mandem e-mail disse...

Oi, Odele...
Somente hoje, com certo atraso, vim ao blog. Eu fiquei meio devagar, melancólica, mas não triste. Aconteceu, mas já passou. Ontem, minha mamãe faria 96 anos. E todos os anos acabo lastimando não poder ir ao cemitério, como ela sempre fez nessas datas em homenagem a minha avó. Fiquei com as lembranças e procurei resgatar as tantas lições... Parabéns atrasados a essa mãe incrível que vc é, Odele. Abração apertado.
Suely

Vivian disse...

...palavras tão lindas quanto
o amor que impera unindo-as
em todo tempo.

beijos para as duas
almas guerreiras!

SUELY disse...

Odele,

Parabéns com atraso. À mãe maravilhosa e insuperável que você é. Parabéns a Flavia pela capacidade de lhe levar alegrias com seu jeitinho que o tempo e os acontecimentos não mudaram.
bjs
Suely (tentei postar antes, mas acho que errei algo)

Pastora Gelma Carvalho disse...

Querida Odele! Boa noite!!!

Há algum tempo, fazendo pesquisa na internet sobre coma, me deparei com a história de sua filha. E hoje um bom tempo depois algo me fez lembrar ela, mesmo sem conhecê-la, Flavia veio em meus pensamentos. No entanto resolvi passar por aqui para dizer pra ambas que as admiro bastante e creio na recuperação de Flavia. Eu sei que a presença de Deus fará um grande mover na vida dela. Eu creio!

Oro por você princesa Flavinha... Deus é contigo linda. Fica aos cuidados do pai.

Com imenso carinho, um abraço ...

Bruna Araújo disse...

Eu não tinha conhecimento que tantos acidentes são causados por causa desses ralos de piscina. Nossa me assustei, pois eu e minha irmã vivemos na piscina e temos cabelos longos. Nossa adorei seu blog, parabéns mesmo.

ontendency.blogspot.com

Unknown disse...

Um grande beijinho, Odele! Para si e para a Flávia! :)
Vanessa Pedroso

Isabel Filipe disse...

deixo-vos um grande beijinho.

chica disse...

Que lindo e comovente amor de mãe. beijos às duas,chica

Evelyn Rocha disse...

Nao fazia ideia do quao perigoso pode se tornar um simples banho de piscina. Seu blog é, sem duvida, o mais util que eu ja vi. Fico triste por Flavia ter sido mais uma vitima da negligencia, e fico triste com os nossos representantes, que descaradamente desmonstram o egoismo, e o descaso com problemas serios, que porém, nao foram tomadas as devidas providencias, porque nao aconteceu com nenhum ente querido deles. É incrivel o amor de mãe, é incrivel sua fé. Desejo de coração, que Flávia "acorde", e lhe venha dar muito mais alegrias, que possa cantar sempre pra ti, e dizer o quanto ela foi grata por vc nao ter desistido, e que é imensamente feliz, por te ter como mãe! Estou na torcida por vcs!

Related Posts with Thumbnails