Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Segurança nas piscinas e as leis estaduais que vão surgindo no Brasil

- 15 de janeiro de 2012
A sucção dos ralos de piscinas continua causando a morte de crianças em vários estados brasileiros.

Recentemente, em Recife, Pernambuco, mais precisamente em  31.8.2011,  foi aprovada uma LEI de segurança para piscinas, obrigando o uso de dispositivo de segurança que interrompe a sucção dos ralos.

Aqui o link da notícia:

RECIFE, PERNAMBUCO

http://www.camara.recife.pe.gov.br/noticias/comissao-de-legislacao-e-justica-analisa-17-projetos/

No Estado de Minas Gerais tramita um projeto de lei idêntica que se encontra em fase de revisão e aprovação pela comissão de legislação.

ESTADO DE MINAS GERAIS

http://ws.mp.mg.gov.br/biblio/informa/180314686.htm

É lamentável a demora e a falta de atenção para a LEI FEDERAL PARA SEGURANÇA NAS PISCINAS pela qual tanto venho lutando e cujo texto de emenda ao projeto 7414, foi entregue em Brasília em agosto de 2011. A demora para termos a tão necessária LEI FEDERAL e o surgimento de novos acidentes causados pela sucção dos ralos das piscinas podem explicar  as leis para segurança nas piscinas que estamos vendo pipocar em diferentes municípios e estados brasileiros.

Algumas das leis estaduais que vão surgindo sequer mencionam a sucção dos ralos que tem causado muitas mortes nas piscinas, em  estados como São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Brasilia...  Além disso, leis estaduais vão certamente dificultar uma eficaz solução do problema dos acidentes por sucção dos ralos, pela dificuldade que terá a indústria de dispositivos de segurança em  piscinas para atender e cumprir a variedade de regulamentos que passarão a existir.

Como não tenho conseguido respostas aos e-mails e telefonemas feitos para Brasília em busca de notícias da LEI FEDERAL, estou usando o blog, Flavia, vivendo em coma, para fazer publicamente a pergunta ao relator desta Lei, o Deputado Federal Darcisio Perondi, com quem eu e peritos em segurança de piscinas nos reunimos em Brasilia, em agosto de 2011.

- Deputado Darcisio Perondi, quantas crianças ainda veremos morrer ou ficar em coma até que tenhamos a LEI FEDERAL para segurança nas piscinas com a obrigatoriedade do uso de dispositivos de segurança que impedem a sucção dos ralos?!

8 comentários

Anônimo disse...

E o que se promete não se cumpre?

Quem ganha com este estado de coisas?

Um abraço, Odele.
Um beijinho para a Flávia.

peciscas disse...

Estas leis estaduais dispersas são, evidentemente meritórias mas não resolvem o problema de fundo. E terão, até, o inconveniente que aqui mencionas, ou seja, o de criarem uma diversidade de regulamentos e exigências, que levem a uma multiplicação desnecessára de recursos técnicos.
Por isso, essa Fei Federal pela qual tu e teus amigos tão denodadamente se têm batido, já não pode fazer-se esperar mais.
Assim, nós aqui ampliamos essa pergunta que endereças ao Deputado Perondi.
E posso mesmo dizer:
-Senhor Deputado:apesar de não ser cidadão do seu país, mas sim de um outro que tem uma ligação histórica secular com o seu, sinto-me no direito de lhe exigir o final desse intrigante silêncio em torno do projecto de Lei que foi depositado em suas mãos. Diga, pelo menos, em que estado estão as coisas. Dê alguma justificação, adiante alguma palavra. Quaquer pergunta merece sempre ums resposta. Principalmente por parte de quem jurou servir o interesse público. E, salvar vidas não é mesmo uma missão de serviço público ?

Fatyly disse...

Subscrevo as palavras do Peciscas e que tal se todos nós lhe déssemos o recado por mail?:

http://www.camara.gov.br/internet/deputado/dep_Detalhe.asp?id=523144

e tem este seu(particular):

http://darcisioperondi.com.br/

Confere minha amiga se efectivamente estão certos, julgo que sim:)

Beijos de sempre e para sempre e vamos à luta

Odele Souza disse...

Os e-mails estão corretos Fatyly. E tem também os endereços abaixo. E a cada e-mail que envio ao Deputado Perondi, tenho copiado também seus assessores.

Deputado Darcisio Perondi: dperondi@yahoo.com.br

Chefe de Gabinete:Frederico Borges Fredericoborges@yahoo.com.br

Assessor de Imprensa:Fábio Paiva - fabio_paiva@yahoo.com.br

Secretária: Suely Barbosa - suelybarbosa@yahoo.com.br

Fatyly disse...

Obrigado Odele são esses mesmo e muitos mais:) e todos de mãos dadas vamos continuar essa luta.

Força

Beijos sinceros

::::FER:::: disse...

Oi Odele fazia um tempão que não vinha aqui por falta mesmo de tempo, fico impressionado com sua determinação e de tudo que tornou-se parte da sua vida e que certamente fara, sua divulgação de um assunto tão pouco comentado na mídia, é pra mim a certeza de que desistir não faz bem, e me revigoro quando vejo atitudes como a tua, parabéns pelo engajamento, muito bem merecido e sei que assistido também. Relendo um pouco na lateral do blog vi que meia justiça foi feita, o que me deixou bem decepcionado, mas por outro lado, sei que a credibilidade da empresa hoje em dia é questionada, isso é algo pouco significante mas é a maneira que encontrei de ver positividade em 14 anos de processo. Vamos que vamos, nosso DEUS é perfeito e não deixa um propósito inacabado, se apegue a isso. bjs do seu já quase esquecido amigo virtual Fernando

peciscas disse...

Volto, para apoiar a sugestão da amiga Fatyly: vamos enviar mensagens ao Deputado Perondi, lembrando-lhe o compromisso que assumiu e a obrigação de dar resposta aos pedidos de informação sobre o andamento do processo.
Pela minha parte, já enviei essa mensagem.
Apelo, pois, para que outros amigos e amigas o façam também.

satellite tracking disse...

Appreciate your efforts and time taken here, fantastic blog.

satellite tracking

Related Posts with Thumbnails