Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

John Van Hoy Jr., 33 anos, porte atlético. Morre preso pela sucção da piscina.

- 28 de maio de 2011
“Man Sucked Into Resort Hot Tub Dies”

"According to the lawsuit, John Van Hoy Jr., 33, was taking a dip in the resort spa when he decided to submerge himself under the water. He somehow became caught in a suction drain and was unable to release himself." 

 
 John Van Hoy Jr e sua noiva, Nicole  Cleaveland.
  Piscina e Hot Tub do Sandals, Bahamas.
 
No dia 28 de Dezembro de 2010, o americano John Van Hoy Jr., de 33 anos, um ex-jogador de beisebol em excelente forma física, foi sugado pelo dreno de sucção da piscina,  uma HOT TUB do SPA Sandals Resort  in Nassau,  nas  Bahamas. John estava com sua noiva, Nicole Cleaveland, que não conseguiu salvá-lo.Tampouco as outras pessoas que puxaram John pelas pernas e braços. A extrema força da suçção do dreno da água fez mais uma vítima. John faleceu.

HOT TUB é uma piscina térmica, em português também chamada de piscina terapêutica. Nos Estados Unidos este tipo de piscina também é chamada de SPA, WHIRLPOOL e até JACUZZI, que apesar de ser uma marca é usada também para descrever este tipo de piscina. A maioria dos hotéis têm a HOT TUB próximo à piscina de natação, como mostra a foto acima e esta abaixo.

HOT TUB comercial, construida com ralo de fundo.

Tipicamente HOT TUB é residencial e um tipo de piscina pré-fabricada.

HOT TUB residencial, também construida com ralo de  fundo.

É preciso ter em conta que esses tanques de água recreativa são muito perigosos, pois como a água não é profunda como a água da piscina comum, a recirculação da água com jatos é feita em tempo integral, ou seja, a água é sugada sem parar. E por ser a Hot Tub mais rasa que uma piscina comum, o banhista está sempre próximo aos ralos de fundo.

No dia 12 deste mês de Maio, a família de John entrou com processo contra o Sandals Resort alegando que o Resort sabia, ou deveria saber do perigo da suçção, assim como deveria ter tomado as devidas medidas de segurança para evitar o acidente.

Na verdade, os acidentes causados pela forte sucção dos drenos das piscinas, poderiam SIM ser evitados se fossem tomadas as necessárias medidas de segurança. Proprietários e administradores de piscinas  precisam se conscientizar da necessidade de investir em dispositivos de segurança para as suas piscinas. No caso de uma condenação por um acidente causado em uma piscina sem o devido cuidado com a segurança, o custo de uma indenização  às vitimas, será infinitamente maior do que o investimento em segurança. E não se esqueçam senhores de se fazerem esta pergunta: Quanto vale uma vida?  Quanto vale e como pagar o sofrimento das famílias que tiveram seus entes queridos vitimados por um acidente que poderia ter sido evitado?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas,  - ABNT NBR 10.339 -    mesmo sendo muito antiga, (1988)  tem mencionadas  normas de segurança para as piscinas.  Infelizmente, como até hoje não houve uma LEI que obrigue a aplicação de  normas de segurança mencionadas pela ABNT e outras normas atualizadas com as modernas técnicas de segurança, os acidentes causados pela forte sucção dos ralos  de piscinas, continuam ocorrendo, vitimando pessoas, principalmente crianças. Se John, 33 anos e porte atlético não conseguiu se desvencilhar da forte sucção do dreno da piscina Hot Tub, como poderiam as frágeis crianças,  muitas delas vitimadas em piscinas ainda maiores?

A Lei Federal  para  a Segurança em Piscinas no Brasil  há de sair. E com isso, muitas  tragédias serão evitadas e muitas vidas  poupadas.

Noticias do acidente com John Van Hoy Jr, podem ser lidas por exemplo, nestes links:

Courthouse News Service
The Miami News Time Blog
Pool & SPA News

Até o próximo post.

14 comentários

Unknown disse...

Até quando Odele?
Continuam fazendo vítimas e providências nenhumas são tomadas.
Beijos.

Luma Rosa disse...

Os fabricantes só pensam em lucros e esquecem das vidas que colocam em risco. As famílias que ficam com o prejuízo de não mais compartilhar da presença da pessoa querida motivo do acidente. Como a Angela, pergunto: Até quando?
Bom fim de semana! Beijus,

Unknown disse...

Odele...
é impressionante o descaso com as pessoas, simplesmente deixam acontecer..
Lamentável...

abraço Odele

Anônimo disse...

Hi - I am certainly happy to discover this. great job!

peciscas disse...

Mais um exemplo de como se têm perdido ou estropeado vidas, por causas perfeitamente evitáveis. Não se compreende como espaços que deveriam ser de lazer, prazer, conforto, se tornam armadilhas letais.
Como já tantas vezes aqui tens demonstrado, há já no mercado, há bastante tempo, dispositivos que bloqueiam essas temíveis bombas de sucção, em caso de obstrução, designadamente por um corpo humano. Neste caso que aqui relatas, vê-se que essa força de sucção é demasiada pelo que, mesmo pessoas com poder físico, ficam incapazes de reagir.
É claro que os responsáveis pela incúria que causa esses acidentes, podem e devem ser punidos. Mas nós sabemos que a Justiça nem sempre funciona ou é parcial.
Por isso, a existência de leis que regulem o funcionamento deste tipo de equipamentos e a fiscalização do seu cumprimento são essenciais.
Por isso, também, o teu denodado e empenhado trabalho para que no Brasil, em breve, seja promulgada uma lei desse tipo, terá sempre de ser valorizado.
Muito se ficará a dever a essa lei e a esse teu esforço e persistência.

Unknown disse...

Boa noite Odele,
É incrível como estes acidentes continuam a acontecer e uns não servem de exemplo para os outros, inadmissível!

Beijinho,
Ana Martins

pensandoemfamilia disse...

Mais um caso e como todos os tipos são perigosos. É realmente necessário todo cuidado....
bjs

Fatyly disse...

Infelizmente mais um caso da incúria de quem negoceia espaços de lazer e que se tornam "poços da morte". Quase sempre saem impunes. Já há países com leis bem duras e não perdoam, julgo que os EUA já a têm, mas não tenho a certeza.

Nunca é demais falar e espalhar noticias destas pelas entidades reguladoras dos espaços de lazer.

Obrigado e recebe aquele abraço de sempre e para sempre!

SUELY disse...

Boa tarde, Odele...
Quero muito lhe escrever algo que acrescente muito. Então, compreenda meu silêncio como um apoio incondicional a tudo que diz, de tão perfeitos que são seus textos.
obrigada por nos manter informadas!
Sinto que este outono será tranquilo para Flavinha. bjs

Vivian disse...

...tanta informação e as
pessoas ainda morrem vítimas
de descaso por conta de
fabricantes irresposáveis
e quase sempre, mercenários.

um dia chegaremos lá,
se Deus quiser.

bjs, guerreiras!

Cristina Ramalho disse...

Me pergunto: Como podem ignorar o perigo que as pessoas e crianças correm em piscinas, onde deveria ser um momento de prazer e alegria. Lamentável....

VReatti disse...

Oi Odele, tudo bem?
Meu nome é Vanessa tenho 25 anos, e a alguns dias encontrei na internet seu blog, e li sobre a história da sua filha, hoje eu estou vivendo uma situação bem parecida com a sua meu pai teve um AVC no tronco encefálico, e está a 42 dias em coma na UTI, é desesperador, por que na verdade a gente nunca acha que isso vai acontecer com a gente, na nossa casa com a nossa família, confesso que isso era algo fora da minha realidade (na verdade eu achava que isso era coisa de novela) e hoje eu me vejo dentro dessa realidade.
Quando li sobre sua filha fiquei muito comovida, até contei a historia para amigos e familiares alertando sobre o perigo que as piscinas oferecem principalmente as nossas crianças.
Enfim o que mais me chamou a atenção e que embora a internet seja cheia de conhecimento, não encontrei muitas coisas para ler sobre pessoas em Coma, nem muitas pessoas que passaram por isso para trocar experiências, estou sofrendo muito, e acho que nesse momento conversar com pessoas que passam pela mesma situação ajuda e muito.
Gostaria muito de me comunicar com você...
Eu já coloquei o nome da sua princesinha em minhas orações...
“Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor”.
Salmos 34.15

Beijos Vanessa Reatti.

Anônimo disse...

Odele, querida, passando para lhes entregar um grandioso abraço. Aqui todos bem, graças à Deus. Beijos do coração ...
Elianinha.

micas disse...

ola Odele, nem sei oque dizer a vc, mais estou lendo seu blog e vejo que minha vida e muito boa, hoje mesmo me vi reclamando dos meus problemas tao pequenos perto dos seus, sem parar para pensar que nesse momento existem gente como vc que luta pela vida juntamente com sua filha sem perder a esperanca...Parabens, vc é uma mulher forte e que igual a vc nao há...Apartir de hoje saberei agradecer pela saude da minha filha que e saudavel pois nao sabemos do dia de amanha...Fique com Deus

Related Posts with Thumbnails