Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

O mistério do estado de coma.

- 2 de março de 2011
Para quem não viu a reportagem sobre o estado de coma apresentado no programa "Tudo é Possível" da TV Record,  onde também fui entrevistada no domingo passado, dia 27 de Fevereiro,  aqui está o vídeo colocado no YOU TUBE.
O estado de coma: Um mistério que nem a medicina sabe ainda desvandar.

A psicóloga Elaine Alves  nesta entrevista confirma: A pessoa em coma precisa de conversa, toque e carinho. Com bom senso e moderação, tudo isso venho fazendo com Flavia, desde que ela sofreu o acidente e entrou em coma vigil.  Todas as manhãs quando Flavia  acorda, informo-a sobre o dia da semana, se o tempo está chuvoso ou se faz sol. Leio e canto para Flavia. Ela ouve músicas de variados estilos. E pelo menos uma vez ao dia, Flavia ouve  as mensagens que com frequência lhe chegam de nosso amigo António, de Portugal. Oriento as técnicas  de enfermagem que me ajudam a  cuidar de Flavia, a  lhe dizer que roupa Flavia vai usar  no dia, o calçado que vai combinar, o brinco e a gargantilha, a presilha no cabelo...E enquanto lhe faço massagens procuro conversar sobre coisas da infância de minha filha. Cantarolo as músicas que ela gostava. Relembro episódios com pessoas que ela amava. Acredito que isso lhe faça bem.

A medicina ainda não sabe explicar o  que se passa no cérebro de uma pessoa em coma. Mas nós que estamos dia e noite  em contato com um ente querido em coma, podemos lhes perceber sutis reações que nos mostram que amor e dedicação podem tornar menos doloroso esse mistério.

Quero deixar aqui o meu abraço com muito carinho para Shaolin, um humorista muito talentoso e muito querido de todos.

23 comentários

Paul Law disse...

Pude notar todo este carinho e dedicação que você tem com Flavia. Todo este cuidado por certo faz bem a ela.

Um abraço, Odele.

Sue Paula disse...

Bom dia, Odele
Com certeza muito mais pessoas tiveram conhecimento da história da Flavia e muitos acidentes serão evitados.
Abraços em vc e Flavia
Sueli

peciscas disse...

Esta peça que a Record preparou, em homenagem ao seu humorista, é mais um documento bem elaborado sobre o que se passa com pessoas em estado de coma e onde, mais uma vez, a tua participação foi determinante.
E ele revela que, como bem dizes,há ainda toda uma margem de dúvidas e incertezas sobre o que realmente acontece com essas pessoas. Que estímulos lhes chegam? Que percepção podem ou não ter do mundo que as rodeia?
A ciência, ainda não explica tudo, apesar da aparente segurança com que alguns técnicos respondem a interrogações.
No caso da Flavia, assim como tu, estou plenamente convencido de que, pelo menos ao nível dos estímulos auditivos, eles chegam. Lá a um cantinho do cérebro da Princesa que ainda está receptivo.
Por isso, é importante que tu, a Masé e outras pessoas que contactam com a tua filha, continuem a fazer-lhe chegar essas comunicações. Por isso, continuo a gravar, de vez em quando, faixas em que procuro contar à Flavia coisas tão diversas como o tempo que faz aqui, como cantam os pássaros da minha rua, como toca o sino da igreja ou até cantarolar musiquinhas. Assim, com a minha modesta presença, procuro transmitir-lhe o afecto que ela merece e com que, apesar de longe, a tento acompanhar.
É bom, entretanto, saber, que há órgãos de comunicação que procuram contribuir para que mais pessoas sejam informadas sobre realidades pessoais e familiares que são tão duras para quem as vive.

Daniel Savio disse...

Espero que o Shaolim se recupere, é que a mulher dele também saiba os cuidados para com a pele e musculo neste tempo de cama dele...

Fiquem com Deus, menina Flavia e menina Odele.
Um abraço.

Unknown disse...

Odele, também acredito que as pessoas em coma sentem a irradiação do carinho e cuidados que lhes são administrados.
Continua com esta luz maravilhosa cuidando do teu tesouro e tomara que Deus dê forças a esposa do Shaolin para que ela tenha a força que demonstras há tantos anos.
Beijos para vocês duas.

Blogando Francês disse...

Odele queridA
Uma pena. espero tb que ele recupere o mais rápido.
Passei ainda pra deixar um cheiro amazõnico pra Flavia .
Bjs

tecas disse...

Olá Odele, de Portugal, envio-lhe um grande abraço pela sua participação no programa. É uma MULHER E MÃE, com letras maiúsculas.
Desejo que continue com essa força que só o amor de mãe pode ter, e mil bjitos para a Flávia. Um dia virá que se fará justiça.
Mil bjitos desta amiga, além oceanos.
Tg

Luci Lacey disse...

Odele

Paciencia e perseveranca, ... uma conquista diaria ...

O amor nao desisti nunca.

Beijinhos para vc e Flavinha!!

Cristina Ramalho disse...

Oi Odele seu AMOR é algo maravilhoso para a vida de Flavia, uma blogueira leitora de meu blog disse que desconhecia esse problema nas piscina e que irá levar o assunto para o sindico do condominio... obrigada por divulgar... bjos,

Kátia Soares disse...

Absolutamete por acaso vi seu blg e estou chorando horrores aqui. sou mãe de 1 casal de crianças e ia almoçar mas vou esperar pq meu r osto está inchado e vermelho.
Força Odele! Sua força é a esperança e muitos. Acredite! Sua filha por dentro é a mesma. Bjs
Sou de Vitória/ES

Letícia Losekann Coelho disse...

Odele,
A reportagem ficou ótima e explicativa, né? Gostei!
Também divulguei no blog!
Beijos querida :D

Fatyly disse...

Eu vi, ouvi e fiquei comovida e já comentei.

És uma mulher e mãe com M grande e a minha modesta presença neste teu espaço é sincero e verdadeiro e tudo o que estiver ao meu alcance faço sem pensar duas vezes.

Beijos meu doce e outro grandão em Flavia

Gloria Perez disse...

Odele, se essa recuperação foi possivel pra tanta gente, há de ser possivel pra sua Flavia tambem! amor de mãe não acredita em impossivel, e por isso é capaz de vencê-lo! Estou sempre por aqui, acompanhando vocês

Je Vois La Vie en Vert disse...

Olá Odele !

Não escrevo aqui há muito tempo mas nunca deixei de pensar em você e na Flavia.
É-me muito penoso ver o sofrimento e principalmente o duma mãe porque também o sou.
Aprendi algumas coisas com o vídeo, descobri você e ouvi "Não me arrependi". Fiquei com esta frase na mente porque penso que nunca poderá arrepender-se : fez tudo o que é possível e até quase impossível para a sua filha. É uma mãe maravilhosa que a Flavia tem.

O meu melhor desejo seria que a Flavia saísse do seu coma e que lhe dissesse "Mamai, ouvi tudo o que me disse, senti tudo o que me fez, só não podia era lhe transmitir".

Um grande abraço para si, Odele e faça-me o favor de depositar um beijinho na face da Flávia e de lhe dizer "esse é um beijinho da Verdinha, uma belga que se tornou portuguesa".

Rosamaria disse...

Odele, o carinho e amor com que tratas a Flavinha só pode dar em bons resultados. Com certeza alguma coisa ela deve se. Espero que o Shaolin saia desta e que sua mulher tenha um ínfimo da tua paciëncia e carinho para com ele.
Bjim pra ti e pra Flavinha.

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Odele querida!
Assisti a sua entrevista e vim conhecer este espaço. Fiquei muito sensibilizada com o que narraste, minha amada!
Peço a Deus que te dê muita força, saúde e perseverança, pois amor tem de sobra no teu lindo coração.
Nunca desista da fé. A vida nos surpreende também com coisas maravilhosas.
Beijos para ti e para a Flávia!

Luma Rosa disse...

Assisti ao programa no dia da apresentação e gostei muito! Esclarecedor para famílias que possuem alguém em coma e não sabem como tratar. Algumas pessoas por falta de informação podem se angustiar e sentir desesperança; programas como este é incentivador.
Odele, mais uma vez tenho que parabenizá-la por este exemplo de mãe que é!
Bom fim de semana!

Gabriela! disse...

olá Odele...
Desde que conheci o blog de Flávia,não a tirei mais dos meus pensamentos, sempre oro muito por ela, por vc, e sempre que alguém fala de piscinas, eu sempre alerto sobre os ralos...
Hoje é dia das mulheres,e me veio o desejo de abraçar Flávia, uma mulher que com certeza , mesmo "dormindo",luta dia a dia...
e a vc também, uma mãe, uma guerreira, que protege, da amor, uma admiravel mulher...
Mulheres como vc, como Flávia,merecem sim um Parabéns, e muito mais que isso...
um Muito Obrigada, por existir..e nos ensinar tanto...
Um abraço a vc, e a Querida Flávia..
Que Deus continue a abençoar, vc , Flávia e toda Familia...

Carinhosamente

Gabi.

Nick Vila Maior disse...

Odele, sou amigo do Fernando.. que o levou para o aeroporto na vez passada.. Sempre acompanho seu blog, mas desta vez registro aqui meu comentário, além de toda a força e admiração!
Beijos

Vivian disse...

...olá Guerreiras!

vídeo encantador!

você é um anjo, Odele!


......

Mulher que sonha.
Mulher que trabalha.
Mulher que luta.

Mulher mãe.
Mulher filha.
Mulher que manda
e que ama.

Mulher de erros e acertos.
Mulher de atitudes.

Mulher de palavras doces
Mulher decidida.

São tantas qualidades para
tentar definir esta criatura
abençoada por Deus, e que,
por vezes nos perdemos
em palavras.

Você, mulher, faz parte
disso, representando com
doçura e determinação um
universo totalmente
desconhecido, que a
cada dia revela-se
ainda mais misterioso
e, portanto,
apaixonante.

Parabéns MULHER,
pelo seu dia, pelo
nosso dia!

Beijos, alma linda!!

Anônimo disse...

Odele,

Mais uma vez, parabéns pela força, luta, e queria dizer que gostei do visual novo do blog. Leve e claro, como o amor que você e todos os que acompanham essa história emanam à Flavia.

Carolina Raimundo disse...

Cada vez que entro no seu blog me emociono...você exerce o real significado da palavra Mãe.

KELLY DEL RIO disse...

ODELE, TUDO BEM COM VC E A FLÁVIA ESPERO QUE SIM. MEU NOME É KELLY
PRECISO DE SUA AJUDA, TENHO UMA IRMÃ DE 49 ANOS QUE TEVE UMA PCR DEVIDO A UMA CONVULSÃO DE EPILEPCIA, FICOU MUITOS MINUTOS SEM OXIGENAÇÃO NO CÉREBRO E HOJE DIA 02/07/2011 FAZ 9 DIAS QUE ESTÁ EM COMA SEM SEDATIVOS E NÃO REAGE, PRECISO DE SUA FORÇA O QUE FAÇO?

Related Posts with Thumbnails