Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Hoje este blog completa três anos

- 1 de janeiro de 2010
Que as piscinas possam ser espaços de lazer e prazer e não de tragédias.

Hoje, 1º de Janeiro de 2010, o FLAVIA, VIVENDO EM COMA completa três anos. Durante este tempo, da janela deste blog Flavia, no silêncio de seu estado de coma, acenou para o mundo, percorreu países, comunicou-se com milhares de pessoas e sua voz fez-se de novo ouvir. Nestes três anos, as mais de 318 mil pessoas que por aqui passaram, tomaram conhecimento de um perigo que até então, poucos sabiam existir: Ralos de piscinas podem prender embaixo d’água, matar ou deixar uma pessoa em coma. Se este alerta tiver servido para evitar uma morte, um acidente que seja, terá valido a pena o tempo que dediquei aos posts que aqui venho publicando.

Pela longa batalha judicial - já se vão onze anos - para ver condenados os que comprovadamente foram culpados pelo acidente que deixou Flavia em coma vigil irreversível, e sem a mínima pretensão de servir de exemplo para ninguém, gostaria de, através do blog de Flavia, ter passado a certeza de que sempre vale a pena lutar por nossos direitos, mesmo que dessa luta não logremos o êxito esperado e merecido. Mesmo que a justiça se mostre lenta, - como se mostrou - burocrática e tantas vezes injusta, - como tem sido - mesmo que a impunidade nos pareça ser uma força indestrutível, há que lutarmos por mudanças. Se mesmo diante de nossa luta, de nossa resistência, o cenário é este, imaginemos como seria se nos conformássemos com esta realidade vergonhosa.

E eu que sou movida também pela esperança, estou sempre acreditando que a qualquer dia, a qualquer hora, - apesar de tudo - algo haverá de mudar para melhor. Para mim, para Flavia, para vocês. Para todos nós.

Obrigada a todos pelas visitas, pelos comentários, pelo carinho. Obrigada pela divulgação do blog de Flavia. Obrigada por nos ajudar neste alerta sobre o perigo dos ralos de piscinas. Isto já de nada servirá para Flavia, mas poderá evitar novas tragédias e salvar muitas outras vidas.
Para vocês e seus entes queridos, o meu desejo é de que tenham um EXCELENTE 2010.
FELIZ ANO NOVO!

42 comentários

Isabel Filipe disse...

Querida Odele ...

Claro que o teu trabalho valeu a pena ...
eram muitos os que desconheciam o perigo que uma piscina pode encerrar ...
o teu trabalho foi extraordinário ...

que o ano de 2010, seja óptimo para ti, Flávia e Fernando

Beijinhos
com amor e carinho
isabel

Anônimo disse...

Três anos de muito sofrimento e de muita solidariedade.
De exemplo de cidadania, de esforço para dar a entender o que fazer e como fazer.

Um abraço muito grande.

Desejo que este ano, recém nascido, não seja apenas mais um ano.

Flávia, ouve-me: tens que dizer a todos, principalmente à tua doce mãe, que a luta ainda não terminou e que vais sair vencedora.

FORÇA, Flávia e Odele!!!

Unknown disse...

Querida Odele, Deus te abençoe e fortaleça a dada dia, mais um ano iniciando, mais um ano de lutas e vitórias, pra você, para flávia e todos à sua volta. Persevere, jamais se permita desistir, lute, ame, com esse amor inigualável, voces são um exemplo pra todos nós.
e muitas vitórias nesse Ano Novo.
2010, seja um ano de muita vida e muito amor.

Fatyly disse...

E eu que sou movida também pela esperança, estou sempre acreditando que a qualquer dia, a qualquer hora, - apesar de tudo - algo haverá de mudar para melhor. Para mim, para Flavia, para vocês. Para todos nós.
.....................

Um texto sentido e estas tuas palavras dizem tudo.
Valeu a pena ter-me cruzado contigo e ficar "de pedra e cal" sempre ao vosso lado neste espaço que usas com tanta sabedoria e sempre em prol dos outros, alertando para que não passam o que já passaste e não sofram o que já sofreste. Chamo a isso "a essência verdadeira do ser humano" e tu és isso e muito mais.

Força e Feliz Ano Novo com mil beijos do lado de cá do oceano

denise rangel disse...

Acredito que sim, minha querida. Confesso que me sinto envergonhada por não ter tido a mesma coragem de lutar por justiça. Que Deus a ilumine e multiplique suas forças. Quer saber? Acredito em milagres.
beijo,menina

Paula Raposo disse...

E eu digo: presente!
Beijos.

Maria Faia disse...

Querida Amiga,

Venho até tua casa hoje, primeiro dia da nova década para te desejar as maiores Felicidades todos os dias da tua vida, para ti e para a Flávia. Que a vida desperte e renasça.

Beijo amigo,
Maria Faia

Unknown disse...

Feliz Ano Novo Odele!
E muitos parabéns pela pela coragem, luta e dedicação que tem dedicado a esta causa, é uma MULHER FANTÁSTICA.

Beijinhos,
Ana Martins

Å®t Øf £övë disse...

Odele,
Parabéns por este 3 anos de luta, sem nunca baixares os braços. Espero que continues a lutar e que que este ano que agora se iniciou venha renovado de esperança e de justiça.
Bjo.

Daniel Savio disse...

Mas já temos algo de bom, o teu trabalho para educar para impedir que esta nova tragédia aconteça...

Feliz ano novo, para vocês duas =P

Fique com Deus, menina Odele e menina Flávia.
Um abraço.

edineia disse...

Oi Odele é a primeira vez que passo pelo blog e fiquei impressionada com a história da Flávia, saiba que vc é uma lutadora incrível com um amor de mãe incondicional, o que vc faz pela sua filha é o gesto mais puro que pode existir,que Deus ilumine vc todos os dias com luz ,força e garra para continuar nessa luta. Eu desejo de todo o coração que vc seja feliz mesmo nessa situação pois tudo na vida tem o seu valor e vc será recompensada por isso senão aqui na terra, será no céu junto de Deus.Um abraço

*Lisa_B* disse...

Querida Odele,
é com tristeza que se faz esta comemoração porque o principal culpado não levou a responsabilidade mas...o seu trabalho e dedicação meree quanto a mim um valente prémio, troféu :CORAGEM !
Se eu tivesse esse poder e enquanto pessoa virtual aqui neste nosso mundo eu te dou esse prémio pela sua persistência, dedicação, laerta, informação tudo isso que vc vem fazendo aqui na internet e fazendo com que a sua palavra e verdade corra o Mundo e alerte outros pais para este perigo terrivel.
Neste novo Ano de 2010 desejo e peço a Deus que condene essa empresa de alguma forma, sei que sua "paz" começaria nesse momento assim como o de muitas pessoas que sofrem junto esta situação.
Beijos nossos pra vc e um muito especial para Flávia.

Anônimo disse...

Odele e Flávia: sou novo por aqui, mas já contei a história da Flávia a outras pessoas. Eu desejo um ano de 2010 onde haja um milagre extraordinário que devolva a vocês o que lhes foi tirado. Que haja restituição em vossas vidas! Eu acredito em milagres! Irei continuar a orar por eles!

Lívio

Janaina Amado disse...

Parabéns, Odele. Você e Flávia conseguiram muito nesses 3 anos, são lutadoras - e vencedoras. Tudo de bom em 2010.

Luna disse...

Quero desejar um ano com muita força e amor, pois um ser como tu com tanto sofrimento é preciso ter um grande coração de amor não só por seres mãe mas por toda a carga negativa que tens tido e tens superado, lutado mostrado ao mundo que uma mãe nunca baixa os braços para os seus filhos e para todos os seres do mundo, que Deus continue a semear no teu coração essa força e amor que tanto precisas.
Beijinhos

Branca disse...

Para Flávia e para si Odele, quero desejar um ano novo com muita força e muita esperança. Algumas batalhas já foram vencidas, ainda que de forma muito lenta, ainda que nem todas quantas a que queria, mas como diz o seu post este blog é um ensinamento para muitos de nós a quem nem passava pela cabeça quanto uma piscina pode ser perigosa.
Muito temos aprendido consigo, desde as questões judiciais até outras bem práticas que têm a ver com o tratamento de doentes acamados.
Por tudo isso te devemos muito e estes três anos de trabalho no blog valeram bastante. Parabéns por tudo o que etm realizado aqui.
Deixo-te um grande beijinho, a ti e a Flávia.
Que Deus vos dê o melhor.
Beijinhos.
Branca

aDesenhar disse...

Parabéns
queridas Flávia e Odele

:-)

bjs

Ir. Marcelo disse...

Mãe, somente com esse nome posso te tratar querida Odele. Falo querida, pois mesmo sem te conhecer percebo sua humanidade e amor maternal e fraternal. Penso eu que é esse amor o real motivo de sua caminhada e isso ninguém pode tirar de você. Sou um irmão religioso (frei)de 27 anos de idade e conheço pessoas que passam e passaram por situações difíceis como a sua e da Flávia. Saiba mãe que Deus acompanha e sofre com vcs cada instante, cada esperança, cada pensamento e diferente de nós humanos, ele nunca julga. Talvez seja necessário um milagre para a Flavia se recuperar, porém a maior graça vocês já possuem: Uma a outra! Saiba que estarei em união com vocês em minhas orações e de toda a comunidade fraterna e diga pra Flávia que contemplarei a Sagrada Face nos ícones pensando nela. Graça e paz querida mãe, graça e paz querida filha Flávia.
Ir. Marcelo de Jesus e da Sagrada Face.

Reginaldo disse...

QUERIDA ODELE.
DESEJO A VOCE , FLAVIA E FERNANDO PAZ AMOR E SAUDE E ESPERANÇA .
QUE EM 2010 VOCES REALIZEM SEUS DESEJOS E VITÓRIA NESTE PROCESSO.
BEIJOS.

Anônimo disse...

Odele,

Três anos de muita dedicação. Parabéns e Bom Ano de 2010. Que a Flávia continue sentindo o carinho da mãe Odele, do mano, e de quem visita este blog.

Saudações e um sorriso

jane disse...

Sempre vou me perguntar pq umas pessoas tem essa força interior e outras não.Eu seri q questionamento
não leva a nada sim a luta mas tem pessoas que assim como eu se escondem
dentro de si mesma para que ninguém saiba o real motivo de tanta descrença em tudo e em todos...vc é um grande amiga virtual q um dia espero que se torne real.

Desejo pra vc e sua família e principalmente pra Flávia uma justiça concreta

Bia disse...

Querida Odele!!!Sou mais uma por aqui para te passar força, coisa que não te falta, tenho hj uma filha de 9 anos (que faz aniversário em 4 de dezembro), e posso imaginar uma pontinha da sua dor...O que vc faz por sua filha é lindo, tudo o que fazemos por amor não será em vão...Te admiro muito por tudo que faz, um grande abraço e que Deus continue te iluminando sempre...Bjs Bia (Itu/SP)

>Lika disse...

Ola Odele, parabens pelo seu blog e por toda a sua luta por justiça, voce é um exemplo de superação!!é de arrepiar o corpo e a alma!!
feliz ano novo pra voce e pra flavia!!!

Um Poema disse...

....

Odele,

Que 2010 seja para vós um ano cheio de realizações, com alegria, paz, saúde e muitos amigos.

Um abraço

Rosamaria disse...

Odele querida! Tu mereces todos os parabéns por este blog e pela mãe guerreira que és. Que 2010 seja para vocês, um ano de muita fé, esperança, paz, amor, união. Continuo ao teu lado sempre.
Bjim pra ti, Flavinha e Fernando.

betty mello disse...

Querida Família : Todos temos que agradecer a vocês por este alerta - persistente, esperançoso , corajoso e cheio de calor - que vocês colocam no ar há 3 anos . Não importa se "não foi comigo"...porque na verdade foi com todos nós, somos UMA Humanidade ( uma super família de Humanos, pelo menos deveríamos ser e sentir-nos assim ). Vocês nos deram a grande oportunidade de refletir sobre diversos aspectos da VIDA , e isto já é um grande presente .Obrigada por todas e cada uma das postagens feitas. Obrigada pelo jeito doce, caloroso e compreensivo que deixa transparecer em cada palavra. Desejo a vocês um 2010 melhor, e com muito amor. Um beijo carinhoso de todos nós, Betty e família

Anunciação disse...

Feliz aniversário para o seu blog e um 2010 cheio de paz,saúde,coragem renovada apesar do sofrimento.Beijos em você e Flávia.

Anônimo disse...

Querida odele e Flávia, dias melhores virão, Deus que tudo vê, lhe trará a vitória, e será verdadeiramente feliz..
Paz e amor.

Pensando Bem disse...

Bom dia Odele, espero que esse comentário lhe encontre feliz, é isso que vim desejar a você, à Flávia e a seu filho... Um Feliz 2010 que as suas forças sejam renovadas todos os dias, que Deus continue iluminando vocês!!! Muitas felicidades, muitos sorrisos, muita saúde e paz no coração de vocês!!! São os desejos sinceros do meu coração, pra vocês que são merecedoras!!!


Um beijo enorme cheio de carinho!!!

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

Unknown disse...

Feliz Ano Novo para vc e seus filhos! Que Deus continue te abençoando com mta saúde para a Flavia continuar se fazendo ouvir pela tua voz!

Unknown disse...

Minha querida amiga, talvez não tenhas tomado consciência da consciência -valha a redundância- que provocaste nos pais.

Ademais nestes anos te preocupaste por outros meninos, jovens, uma solidária!!!

O melhor para todos em casa no ano que começou, segue falando-nos de nossa Flavia, queremos-te!!!

peciscas disse...

Porque, por diversos motivos, tenho estado ausente da internet, só hoje posso vir aqui saudar o terceiro aniversário deste blog onde, através de ti, a nossa querida Flavia faz ouvir a sua voz.
Ao longo destes três anos, aqui encontrámos os ecos das lutas que, corajosa e empenhadamente, tens desenvolvido. Não só no que se refere à justa reparação dos danos causados à nossa querida Princesa (uma reparação que nunca iria repor a vida a que esta menina estava destinada, com sonhos e projectos que não pôde cumprir) como, também, no que diz respeito ao alerta para essa questão essencial que é a necessidade de se criar legislação e implementar fiscalização que privinam acidentes em piscinas que tão graves podem ser.
É claro que nos fica sempre uma sensação amarga pelo facto de nem todos os responsáveis pelo acidente que vitimou a Flavia terem sido punidos. Como sabemos, a Jacuzzi continua ilibada o que, à base de tudo o que parece ser óbvio,não deveria ter acontecido.
Mas, para além de tudo isso, este blog teve ainda a clara virtude de construir um poderoso círculo de afectos em torno da Flavia e de ti que vai permanecer ao longo dos tempos.
De entre os muitos milhares de pessoas que têm passado por aqui (com particular relevo para a altura em que saíu a reportagem na Época, dessa grande jornalista e grande mulher que é a Eliane Brum) muitos ficaram, presos pelo exemplo de coragem, determinação e grandeza moral e ética que tu Odele, nos transmites.
Pela parte que me toca, foi um privilégio ter encontrado, há mais de dois anos, este espaço e ter ficado cativado pelo que vi e senti por aqui.
O ter encontrado esta história de amor e entrega que tu escreves, todos os dias, junto da tua filha, foi um acontecimento que, inegavelmente, me enriqueceu e me valorizou.
Nada ficou como dantes, deste que conheci a Flavia e a Odele.
Por isso, aqui deixo, para além da saudação pelo terceiro aniversário, a certeza de que sempre estarei aqui, ao vosso lado, com carinho solidário, com um afecto que de tão sólido é já irreversível.

Paul Law disse...

Odele, é com muita admiração q comento este seu post de ano novo. Tb temos esperanças, sempre...

Obrigado pelo q tem feito por nós...

Um forte abraço a vc e a Flávia.

Bella disse...

Odele,
Parabéns pelo blog e pela sua luta.
Desejo tudo de bom a você, a Flavia e a toda sua família neste novo ano e sempre.

"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá, mais se tem.
Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos."
(Antoine de Saint-Exupéry)

Bete disse...

O que dizer deste blog, que ainda não foi dito? somente ratificar que vc é mulher coragem, que admiro muito.
Parabens pelo blog e que seja um meio de divulgar sua luta e sofrimento, sofrimento este que tambem é nosso.
Que o novo ano seja de paz, conquistas, esperança e justiça para voce, Flavinha e demais familiares.
Bjs no coração

Luma Rosa disse...

Odele, tenho certeza que em muito ajudou pessoas que por aqui passaram, mesmo que por uma única vez.
Parabéns pelo cuidado e delicadeza que enfrenta a realidade e as situações que se apresentam.
Feliz ano novo!! Beijus,

Unknown disse...

Querida Odele
Estivemos fora e só hoje pude ler o Post que nos passa os três anos de vida do seu Blog.
Posso dizer parabéns pela sua luta e coragem! Não foram em vão as suas palavras alertando a muitos sobre o perigo que ronda as piscinas, sem a devida assistência.
Desejamos a vc, todos os seus parentes, amigos e especialmente a sua querida Flávia um 2010 mais justo e com muito amor!
Um abraço e tudo de bom!

Unknown disse...

Querida,
Acompanho o blog, e assim a sua história e de Flávia, há um ano apenas. Mas devo dizer que nunca comento, pois não tenho certeza se os comentários são capazes de confortá-la ou somente serve para nos confortar (a nós, leitores que sofremos o sofrimento de vcs)...
Enfim, fica aqui meu voto de paz para ambas, e que a vida seja capaz de proporcionar boas coisas, apesar de todo o desafio... Nos momentos de tristeza, espero que tenha algum tipo de conforto, nos seus filhos, nos amigos, e quem sabem, em Deus...
Gostaria que houvesse algo que pudesse ser feito para devolver sua filha ao mundo...
E lembre-se, ela certamente tem muito orgulho de você, por ser uma pessoa e mãe tão maravilhosa e forte...
Paz, e que a vida possa proporcionar bons momentos a vcs...

ritinha disse...

olá odele tudo bem?encontrei o endereço do blog da sua pequena estava na faculdade lendo uma materia em uma revista então achei esse fato lamentavel resolvir entrar pra fazer parte desse blog quero poder deixar uma pequena palvra para tua meditação:vc pode todas a s coisa naquele que te fortalece Desu é contigo creia somente nisso Deus abençoe sua filha eu creio na sua vitoria tudo ainda é possivel por que existe um Deus maravilhoso que olha para te e esse pode fazer o milagre eu creio.

Unknown disse...

Odele,admiro voce como mae, como mulher,nao perca a fe em Deus,acredito que as pessoas em coma escute ,fale sempre com a Flavia,nunca pensei num perigo que ha na piscina,pois tenho uma filha de 9 anos que deixava ela numa boa,mas depois desse fato,estou atenta.Ha coisas na nossa vida que so Deus sabe porque temos que passar e perguntamos por que eu?E nao temos resposta,mas eu tenho certeza que nesse momento ele esta de carregando nos bracos,beijos de uma mae para outra.Queria muito te conhecer.

Unknown disse...

Odele e Flavia,Parabéns a vocês.Odele muitos anos de vida e saúde,para cuidar de Flavia,e a Fafa grande guerreira por todos esses anos, muitos,muitos e muitos beijos neste dia. Acredito que mesmo no mundinho dela,ela entende que é o seu aniversário...


beijinhos Mazé....

Related Posts with Thumbnails